Como quebrar o ciclo vicioso da corrupção no Brasil?
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Re: Como quebrar o ciclo vicioso da corrupção no Brasil?
Apo, a única coisa que posso fazer é a minha parte bem feita e dormir tranquilamente pois vivo em consonäncia com a minha consciëncia e não com a dos outros.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Apo
salgueiro escreveu:Apo, a única coisa que posso fazer é a minha parte bem feita e dormir tranquilamente pois vivo em consonäncia com a minha consciëncia e não com a dos outros.
Não votar em corruptos também ajuda. Mas pouco se pode saber das reais intenções de um candidato novo no metier, por exemplo.
Mas a questão do tópico é justamente como quebrar o ciclo vicioso que existe em nossa cultura, está enraizada e nem sequer admitimos que votamos ou convivemos com gente corrupta, por mínima ou justificável que seja a corrupção. Na verdade, estamos sempre encalacrados num sistema corrupto, às vezes sem ter como sair dele. Fazer aquele deverzinho de casa básico ( como criar filhinhos com amor e valores corretos) não quebra ciclo nacional algum. E dizer que dorme tranquila só com isto é o mesmo que lavar as mãos e fazer de conta que tudo se resume à sua vidinha. O buraco é muito mais embaixo!

- salgueiro
Se as pessoas possuíssem esses valores e todas fizessem o deverzinho básico transmitindo-os aos filhos esse tema não estaria em debate.
Lavar as mãos seria compactuar o que não faço e vivo a minha vidinha tranquila sabendo que não possuo superpoderes para mudar o mundo e escolhi não passar a vida arrancando as calcinhas pela cabeça frustada por não ser superpoderosa.
Lavar as mãos seria compactuar o que não faço e vivo a minha vidinha tranquila sabendo que não possuo superpoderes para mudar o mundo e escolhi não passar a vida arrancando as calcinhas pela cabeça frustada por não ser superpoderosa.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Apo
salgueiro escreveu:Se as pessoas possuíssem esses valores e todas fizessem o deverzinho básico transmitindo-os aos filhos esse tema não estaria em debate.
Como as pessoas não possuem todas estes valores, tal deverzinho básico não pode ser feito sem encontrar a verdadae que está lá fora, no cotidiano REAL de todos nós, infelizmente. O debate continuará acontecendo inutilmente, infelizmente também.
Lavar as mãos seria compactuar o que não faço
Você costuma e/ou pretende votar em quem?
e vivo a minha vidinha tranquila sabendo que não possuo superpoderes para mudar o mundo e escolhi não passar a vida arrancando as calcinhas pela cabeça frustada por não ser superpoderosa.
Idem eu. Mas então é isto: este debate leva a mesma conclusão de sempre. O Brasil é corrupto porque aqui vale a cultura da corrupção. É vício. Como todo viciado, juram que não fez mal algum, qu eestão exagerando, que é invejinha das oposições e que é preciso destruir azelite ( seja lá o que for isto).

Apo escreveu:Como as pessoas não possuem todas estes valores, tal deverzinho básico não pode ser feito sem encontrar a verdadae que está lá fora, no cotidiano REAL de todos nós, infelizmente. O debate continuará acontecendo inutilmente, infelizmente também.
Nunca um debate será inútil. Antes, quando ficava restrito às rodinhas talvez. Hoje, tenho certeza de que este tópico, assim cmomo outros, são vizitados e digeridos
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Fenrir escreveu:A coisa só mudaria mesmo se não somente eu, como toda a gente deixasse de dar dinheiro aos piratas, de fazer gatos, de subornar, mentir, etc, etc. Aí sim, os corruptos, sendo minoria absoluta, teriam que se endireitar por simples 'pressão ambiental'.
Agora digam, por favor, como fazer isto.
Um bom começo é você fazer a sua parte. Já é um a menos. E talvez o seu exemplo influencie alguém.
Seus filhos, por exemplo.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
joaomichelazzo escreveu:Fernando Silva escreveu:É difícil ensinar um filho a ser honesto quando os maus exemplos vêm de cima.
É o tal: "Se fulano faz, porque eu não posso?"
Resposta: "Porque eu não sou o Fulano e nem quero ser o Fulano".
Fernando Silva escreveu:joaomichelazzo escreveu:Fernando Silva escreveu:É difícil ensinar um filho a ser honesto quando os maus exemplos vêm de cima.
O problema é quando ele começa a calcular as desvantagens em se ser honesto e ético, e não tem alguém para refrescar sua cabeça de que não é uma questão de vantagem e sim de bom senso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- salgueiro
Apo escreveu:Como as pessoas não possuem todas estes valores, tal deverzinho básico não pode ser feito sem encontrar a verdadae que está lá fora, no cotidiano REAL de todos nós, infelizmente. O debate continuará acontecendo inutilmente, infelizmente também.
Não disse que é fácil viver de forma séria em meio a pilantragem todo mundo brada contra o errado mas quando encontra quem faz certo esse ganha a pecha de "certinho" mostrando a verdadeira face do desprezo aos valores do Bem. Em boa parte é só discurso prá ficar bem na fita, é o que mostra a r e a l i d a d e.
Você costuma e/ou pretende votar em quem?
Em gente séria senão anulo.
Idem eu. Mas então é isto: este debate leva a mesma conclusão de sempre. O Brasil é corrupto porque aqui vale a cultura da corrupção. É vício. Como todo viciado, juram que não fez mal algum, qu eestão exagerando, que é invejinha das oposições e que é preciso destruir azelite ( seja lá o que for isto).
Corrupção é um mal que existe no mundo todo em todas as camadas sociais e é uma escolha
- salgueiro
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:joaomichelazzo escreveu:Fernando Silva escreveu:É difícil ensinar um filho a ser honesto quando os maus exemplos vêm de cima.
O problema é quando ele começa a calcular as desvantagens em se ser honesto e ético, e não tem alguém para refrescar sua cabeça de que não é uma questão de vantagem e sim de bom senso.
Isso só acontece porque tentamos por "preço" em valores que não tem dinheiro/fortuna/ "qualidade" de vida que pague. A Mastercard incorporou o slogan.