Ateus manjam mais de religião do que os crentes, diz pesquisa
Essa saiu no New York Times. Uma pesquisa simples, realizada pela Pew Forum on Religion and Public Life, foi feita para saber qual o grau de conhecimento religioso que o americano possui. Foram entrevistadas 3.400 pessoas por telefone e perguntadas 32 questões por telefone sobre a Bíblia, Cristianismo e as grandes religiões do mundo.
Os que responderam melhor os questionários foram os ateus e agnósticos, seguidos pelos judeus e, em seguida, pelos mórmons. Os resultados se mantiveram mesmo controlando fatores como idade e diferenças raciais.
O resultado da pesquisa não surpreendeu Dave Silverman, atual presidente da American Atheists.
“Eu sempre ouvi dizer que ateus sabiam mais sobre religião do que os próprios religiosos. Ateísmo é um efeito desse conhecimento, e não da falta dele. Eu dei uma Bíblia para a minha filha. É assim que se faz ateus.”
Veja mais coisas interessantes, bem como um gráfico bacana mostrando nossa superioridade no site do New York Times:
http://www.nytimes.com/2010/09/28/us/28religion.html
Pesquisa mostra que ateus sabem mais de religião que crentes
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Pesquisa mostra que ateus sabem mais de religião que crentes
http://ateusdobrasil.com.br/p/1950/
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Re: Pesquisa mostra que ateus sabem mais de religião que cre
Veja mais coisas interessantes, bem como um gráfico bacana mostrando nossa superioridade no site do New York Times

“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
- Apo
Superioridade é quando o resultado de uma pesquisa mostra o óbvio?
A menos que a pessoa seja um estudioso em religiões, se enfia apenas naquilo que escolheu como melhor para si, dentro da sua fé. Geralmente, se praticante da religião, se aprofunda apenas em seus fundamentos, geralmente impostos por algum "mentor" espiritual. Obviamente que são fundamentos tendenciosos, porque ninguém pretende vender o peixe alheio.
Quem é desapegado de crenças e religiões pode ter 2 perfis: ou não entende, porque fé e religião não são assuntos que o interessam. Ou pesquisa de tudo, pensa em tudo, ouve de tudo e convive com tudo. Logo, é muito mais coerente que não seja um bitolado. Como a maioria dos ateus vive em sociedades onde mensagens religiosas vem de todos os lados ( até porque deve ter sido criado em meio a elas e teve que ponderar muito até saltar fora), acaba por conhecer muito mais de tudo.
A pesquisa quer dizer que, em se tratando de cultura sobre todas as religiões, os que não tem nenhuma, têm a mente muito mais aberta. A balela de manter a mente aberta alegada pelos religiosos é apenas em relação à sua própria ideologia, ou para desfazer das demais. Geralmente omitindo seus podres e aumentando os podres dos opositores.
A menos que a pessoa seja um estudioso em religiões, se enfia apenas naquilo que escolheu como melhor para si, dentro da sua fé. Geralmente, se praticante da religião, se aprofunda apenas em seus fundamentos, geralmente impostos por algum "mentor" espiritual. Obviamente que são fundamentos tendenciosos, porque ninguém pretende vender o peixe alheio.
Quem é desapegado de crenças e religiões pode ter 2 perfis: ou não entende, porque fé e religião não são assuntos que o interessam. Ou pesquisa de tudo, pensa em tudo, ouve de tudo e convive com tudo. Logo, é muito mais coerente que não seja um bitolado. Como a maioria dos ateus vive em sociedades onde mensagens religiosas vem de todos os lados ( até porque deve ter sido criado em meio a elas e teve que ponderar muito até saltar fora), acaba por conhecer muito mais de tudo.
A pesquisa quer dizer que, em se tratando de cultura sobre todas as religiões, os que não tem nenhuma, têm a mente muito mais aberta. A balela de manter a mente aberta alegada pelos religiosos é apenas em relação à sua própria ideologia, ou para desfazer das demais. Geralmente omitindo seus podres e aumentando os podres dos opositores.

- Apo
“Eu sempre ouvi dizer que ateus sabiam mais sobre religião do que os próprios religiosos. Ateísmo é um efeito desse conhecimento, e não da falta dele. .”
Simplinho.
Eu dei uma Bíblia para a minha filha. É assim que se faz ateus.
Aí, cada um que sabe do seu filho. A minha filha não vive trancafiada. O mundo e a capacidade dela mostram o caminho natural.

Também não entendi a tal superioridade. É normal que ateus saibam mais do que a maioria dos fiéis relgiosos sobre as religiões de maneira geral. Meu tio por exemplo sempre soube muito mais sobre religiões de maneira geral do que minha família inteira. Em geral porque para ateus, diferentemente do que ocorre para religiosos, o envolvimento com filosofias espirituais se dá pela razão e não pela emoção, logo a busca é mais profunda e intensa do que da maioria dos religiosos, que nasce cristão não praticante, conhece pouco da crença que lhe foi transmitida e mais tarde se apenas se for um pouco curioso, ou tiver algum tipo de experiência anômala, ou quebrar o preconceito e tiver contato com religiões que envolvem catarse ou êxtase, se embrenham pelas religiões que envolvem contato com o mundo dos "espíritos".
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Prá saber mais sobre religião que o católico brasileiro médio basta ter uma vaga idéia de onde fica a igreja do seu bairro.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Apo
Anna escreveu:Também não entendi a tal superioridade. É normal que ateus saibam mais do que a maioria dos fiéis relgiosos sobre as religiões de maneira geral. Meu tio por exemplo sempre soube muito mais sobre religiões de maneira geral do que minha família inteira. Em geral porque para ateus, diferentemente do que ocorre para religiosos, o envolvimento com filosofias espirituais se dá pela razão e não pela emoção, logo a busca é mais profunda e intensa do que da maioria dos religiosos, que nasce cristão não praticante, conhece pouco da crença que lhe foi transmitida e mais tarde se apenas se for um pouco curioso, ou tiver algum tipo de experiência anômala, ou quebrar o preconceito e tiver contato com religiões que envolvem catarse ou êxtase, se embrenham pelas religiões que envolvem contato com o mundo dos "espíritos".
Perfeito. E ainda parece que as noções do que seja razão e emoção ficam um tanto difusas para o religioso ou o crente. Porque o aspecto emocional e o contemplativo estão muito interligados. A razão aqui só serve para validar as próprias convicções para si mesmos.