Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Correção. Não devo mesmo ter afimado que seja pura ciência, mas a definição do espiritismo diz:Espiritismo é considerado uma Doutrina Tríplice, pois sua estrutura consiste em
[...]
Religião, na medida em que seu fim último consiste na restauração do Evangelho e na prática dos príncipios cristãos. Importa porém considerar que, embora de essência religiosa, o Espiritismo não se vale de formalismos exteriores, de práticas sagradas, rituais ou técnicas coletivas, mas a busca de religiosidade dá-se na intimidade afetiva de cada um, a partir de uma atitude interior consciente.
Estes três aspectos encontram-se bem definidos na Codificação de Allan Kardec, respectivamente:[/i]
Isto me parece com sites recomendados por crentes como prova de que a religião se baseia na lógica: eu dou uma olhada e lá está o "É preciso ter fé".
Levando em conta que, quem busca o espiritismo não é cético, acho válido a colocação. No caso cético, nenhuma definição seria válida por excessão.
Fernando Silva escreveu:Espiritismo Definição escreveu:Filosofia, pois a sua temática abrange essencialmente objetos de conhecimento que estão além da experiência sensível, qual: a existência de Deus, os Príncipios constitutivos do Universo (Causas Primárias), as Leis Morais e outros. Para tanto, possui como instrumento seguro o método racional.
Usar a razão para se falar de Deus? A única conclusão racional é a de que Deus é apenas uma possibilidade, até agora sem evidências objetivas.
O que seriam evidências objetivas? Qual a evidência objetiva de um fenômeno sem explicação?
Fernando Silva escreveu:Se o espiritismo é uma mesa com 3 pernas e uma delas é duvidosa e a outra especulativa, como é que ela fica em pé?
Nenhuma é excludente.
Fernando Silva escreveu:Nota: o fim último do espiritismo "consiste na restauração do evangelho" ?!
Isso se deve ao fato da obra se basear na "trilogia" citada acima. E como se baseia na exemplificação do evangelho através de Jesus (SIC).