Morre Romeu Tuma com 79 anos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Johnny »

Romeu Tuma deixa nove netos e quatro filhos
26 de outubro de 2010 | 14h 21

GUSTAVO URIBE - Agência Estado

O senador Romeu Tuma, que havia completado 79 anos no dia 4 deste mês, deixa nove netos e quatro filhos, entre eles o ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Jr., o ex-deputado federal Robson Tuma (PTB) e o médico Rogério Tuma. Ele era casado com a professora Zilda. O parlamentar morreu na tarde de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, decorrente de falência múltipla de órgãos.

O senador foi submetido no início deste mês a uma cirurgia cardíaca, para colocação de um dispositivo de assistência ventricular que auxilia o coração, chamado Berlin Heart, equipamento de metal utilizado em casos de insuficiência cardíaca.

Tuma estava internado desde o dia 1º de setembro, inicialmente para um tratamento de um quadro infeccioso de afonia, a perda ou diminuição da voz. Posteriormente, a assessoria do senador informou que ela apresentou durante a sua internação insuficiências cardíaca e renal. Tuma sofria ainda de diabetes e fazia tratamento há anos para o controle da doença e apresentava um histórico de problemas cardíacos, tendo sido submetido em 1998 a uma operação para colocação de pontes de safena.

Romeu Tuma era descendente de sírios e se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No início de sua carreira, em 1967, foi investigador e delegado da Polícia Civil, em São Paulo. Entre 1977 e 1983, durante a ditadura militar (1964-1985), desempenhou o cargo de diretor-geral do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), antigo DOPS, o principal centro de repressão do regime.

Quando estava no antigo DOPS, teria conquistado a simpatia de militantes de partidos de esquerda por adotar uma postura mais branda com os presos políticos. "O Tuma mandava o carcereiro me chamar para ler todos os jornais. E falava para mim: ''Você não conta para ninguém lá embaixo que você leu''", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em depoimento na propaganda eleitoral do senador deste ano. Tuma teria ainda permitido a saída do presidente da prisão para o enterro de sua mãe, dona Lindu, em 1980.

''Xerife''

Com o fim da ditadura, em 1985, o senador tornou-se diretor-geral da Polícia Federal (PF) em São Paulo, quando ficou conhecido como "xerife". Ficou à frente do órgão até 1992, quando deixou a função para ocupar o cargo de assessor especial do então governador paulista, Luiz Antônio Fleury, do PMDB. Em 1995, após quarenta anos de atuação como policial, Tuma deu início à sua carreira política, candidatando-se a senador por São Paulo e se elegendo em 1994 com mais de 5,5 milhões de votos.

Nas eleições de 2002, quando se reelegeu ao posto, obteve 7,2 milhões votos. No PTB, sigla a que se filiou em 2007, disputou este ano mais uma reeleição, amargando um quinto lugar na disputa, com apenas 3,8 milhões de votos.

O senador se orgulhava de uma carreira política íntegra, mas nos últimos anos tanto ele como sua família foram alvos de denúncias. No final de 2009, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) ofereceu denúncia contra Romeu Tuma por ocultação de cadáveres durante o período da ditadura militar.

Em junho deste ano, foi a vez de um dos filhos do senador se envolver em outro imbróglio. Romeu Tuma Jr. foi exonerado do cargo de secretário nacional de Justiça em decorrência de uma série de denúncias publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, dando conta do seu suposto envolvimento com a máfia do contrabando de produtos falsificados. Nas gravações divulgadas pelo jornal, Tuma Júnior fazia encomenda de produtos ao chinês Paulo Li, um dos chefes da máfia e preso em 2009.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Apo »

Já foi tarde. Uma vez também confiava nele.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por marta »

Eu lamento. Lamento profundamente que o tal "xerife" de merda não tenha morrido ANTES de ter torrado R$ 700 mil do convênio do encenado (dinheiro meu, seu, nosso) para colocar um coração artificial.
Já que está feito, já foi tarde.
Aguardo o alencar, a dilma, o quércia, o maluf e demais cancerosos do phoder. A fila tem de andar.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Eu lamento. Lamento profundamente que o tal "xerife" de merda não tenha morrido ANTES de ter torrado R$ 700 mil do convênio do encenado (dinheiro meu, seu, nosso) para colocar um coração artificial.
Já que está feito, já foi tarde.
Aguardo o alencar, a dilma, o quércia, o maluf e demais cancerosos do phoder. A fila tem de andar.


Por que Lula e Dirceu não são abençoados com alguma peste destas?

Marta, tens feito muito falta aqui!
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Edson Jr »

Menos um...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:Eu lamento. Lamento profundamente que o tal "xerife" de merda não tenha morrido ANTES de ter torrado R$ 700 mil do convênio do encenado (dinheiro meu, seu, nosso) para colocar um coração artificial.
Já que está feito, já foi tarde.
Aguardo o alencar, a dilma, o quércia, o maluf e demais cancerosos do phoder. A fila tem de andar.


Por que Lula e Dirceu não são abençoados com alguma peste destas?

Marta, tens feito muito falta aqui!


Lullorota e dirceu não podem morrer. Eles precisam viver e viver muito para verem suas respectivas biografias serem atiradas no esgoto da história do Brasil.

E aí minha amiga, tudo bem?
Nem te conto! Mudei de emprego e entrei numa verdadeira centrífuga. Estou trabalhando pra caramba. Não tenho tempo pra nada. Mas as coisas já estão entrando na rotina e eu tb.

bjs
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:
marta escreveu:Eu lamento. Lamento profundamente que o tal "xerife" de merda não tenha morrido ANTES de ter torrado R$ 700 mil do convênio do encenado (dinheiro meu, seu, nosso) para colocar um coração artificial.
Já que está feito, já foi tarde.
Aguardo o alencar, a dilma, o quércia, o maluf e demais cancerosos do phoder. A fila tem de andar.


Por que Lula e Dirceu não são abençoados com alguma peste destas?

Marta, tens feito muito falta aqui!


Lullorota e dirceu não podem morrer. Eles precisam viver e viver muito para verem suas respectivas biografias serem atiradas no esgoto da história do Brasil.


Não sei, não. Neste país onde Collor volta com toda a pompa e circunstância, estes dois aí serão enterrados com honras.

E aí minha amiga, tudo bem?


Como deus quer, né?

Nem te conto! Mudei de emprego e entrei numa verdadeira centrífuga. Estou trabalhando pra caramba. Não tenho tempo pra nada. Mas a
s coisas já estão entrando na rotina e eu tb.

bjs


Imaginei uma coisa mais ou menos assim.
Beijos!
Imagem

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Rapidfire »

Esse tópico foi reconfortante. Pensava ser o único a ter sentimentos positivos (eufemismo eu sei) com as mortes dessas pessoas. Estou anos "torcendo" pelo Roriz.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Johnny »

Depois dizem que violência é quem joga bolinha de papel. Quanta hipocrisia.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Judas »

Tomara que tenha sofrido muito, e morrido urrando de dor. MORRE TORTURADOR FILHO DA PUTA!
Vai fazer compania pra esse aqui
Imagem

Na minha lista

Silas Malafaia (pra ontem)
Lula antes de 2014
Dilma e Serra (antes do próximo domingo)
e segue aqui mais pelo menos mais 500...
Editado pela última vez por Judas em 26 Out 2010, 20:25, em um total de 1 vez.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Judas »

Vou fazer uma reedição do Titanic, encher de gente que não presta e afundar ele de novo.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Johnny »

Judas escreveu:Vou fazer uma reedição do Titanic, encher de gente que não presta e afundar ele de novo.


Poderia se juntar aos evangélicos e fazer uma lista de gente que presta.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Judas »

Johnny escreveu:
Judas escreveu:Vou fazer uma reedição do Titanic, encher de gente que não presta e afundar ele de novo.


Poderia se juntar aos evangélicos e fazer uma lista de gente que presta.



Gente que presta? Na política?
Não enche nem isso aqui


Imagem
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Lúcifer »

Mais um aqui...
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Depois dizem que violência é quem joga bolinha de papel. Quanta hipocrisia.

Não. Já expliquei algumas vezes, mas parece que você se nega a ler.
Violência é o que fazem as FARC, O MST a DILMA, Ahamadinejad e outros amigos do Lula. O que estes imbecis estavam fazendo era tentar impedir um candidato de circular livremente. A bolinha foi apenas um modo idiota de agir. Serra nem deu muito atenção, tanto que seguiu em frente. Mas depois, como todos sabem, atiraram outra coisa nele ( que não tinha meio quilo, mas eram mais uma forma de demonstrar que, se fosse permitido, atirariam de verdade). É a essência desta gente.Aliás, a mesma do MST, porque eles justificam como querem. E ainda fazem chacota.

Acho que fui clara.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Fernando Silva »

E o filho dele vai pelo mesmo caminho.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Morre Romeu Tuma com 79 anos

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:E o filho dele vai pelo mesmo caminho.


Neste ponto ( tal pai, tal filho...) o filho do Lula foi mais esperto.
Imagem

Trancado