Ubuntu se afasta do Gnome e adotará Wayland

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Ubuntu se afasta do Gnome e adotará Wayland

Mensagem por Johnny »

Decisão ainda não é definitiva, mas se levada adiante, seria mais radical que a adoção da interface Unity.

Geek
Aylons Hazzud

Depois de anunciar que o Ubuntu não usará o Gnome Shell em favor da interface Unity, o diretor da Canonical Mark Shuttleworth publicou em seu blog uma alternativa ainda mais profunda e radical para o futuro do sistema: o abandono do X Window System em prol do Wayland, que não é usado por nenhuma das grandes distribuições GNU/Linux.

Tanto o X (também conhecido como X11 ou X.org) quanto o Wayland são servidores gráficos, recebendo comandos dos programas e transformando em imagens que serão exibidas na tela. Por exemplo, quando um programa cria uma janela, o servidor gráfico recebe as informações sobre as características da janela e transforma em uma imagem que a placa de vídeo entende e envia para a tela. Todas as grandes distribuições GNU/Linux – inclusive o Ubuntu – usam o X atualmente, enquanto o Wayland ainda não teve a sua prova de fogo em nenhum grande projeto.

Como estes programas são a base de toda a parte gráfica do sistema, seu funcionamento é crítico para uma distribuição desktop. Por isto a decisão é ainda mais radical que a adoção do Unity, e poderá afetar o funcionamento de muitos aplicativos. Antes mesmo da decisão definitiva, o próprio Shuttleworth reconhece em seu blog que a possível transição não seria fácil e que a mudança não deve ser esperada para antes da versão 11.10, que sai em outubro de 2011.

Para auxiliar na migração, Shuttleworth promete ajudar programadores Gnome e KDE a tornar estes ambientes compatíveis com o Wayland. Todo o esforço é para aproveitar a “leveza” do Wayland, o que permitiria ao Ubuntu ter uma aparência moderna sem exigir muito do computador. Para alcançar esta meta, o fundador da Canonical diz que até o servidor gráfico dos celulares Android foi cogitado, mas as dificuldades de adaptação o demoveram a ideia.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Rapidfire

Re: Ubuntu se afasta do Gnome e adotará Wayland

Mensagem por Rapidfire »

Rapaz, já me acostumei ao Gnome. Nunca tinha ouvido falar nesse Wayland.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:Rapaz, já me acostumei ao Gnome. Nunca tinha ouvido falar nesse Wayland.

Nem sei o que é isso. Mas algo me diz que saberemos em breve.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
Rapidfire escreveu:Rapaz, já me acostumei ao Gnome. Nunca tinha ouvido falar nesse Wayland.

wayland.freedesktop.org

no caso vai ser substituido o x11

e pelo que parece nvidia até o momento ja se pronunciou que não vai dar suporte :emoticon27:

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Reid escreveu:
Johnny escreveu:

wayland.freedesktop.org

e pelo que parece nvidia até o momento ja se pronunciou que não vai dar suporte :emoticon27:

Excelente, já não bastava o Flash. Acho que terei de migrar de Linux.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rapidfire escreveu:
Reid escreveu:
Johnny escreveu:

wayland.freedesktop.org

Excelente, já não bastava o Flash. Acho que terei de migrar de Linux.

Estão fechando o cerco ao LInux. Logo o Linux terá tanta utilidade quando o FreeDos.

Seja livre, não use sistemas operacionais. :emoticon12:

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

O Wayland substitui o X11, que é a base para o KDE, o Gnome e outras interfaces gráficas, portanto pode-se ter KDE e Gnome rodando sobre o Wayland.

Por outro lado, ele também fornece uma interface gráfica própria, portanto resta saber se a Canonic vai manter Gnome e KDE como opção ou se vai só usar a GUI do Wayland, ou seja, Wayland sobre Wayland.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:O Wayland substitui o X11, que é a base para o KDE, o Gnome e outras interfaces gráficas, portanto pode-se ter KDE e Gnome rodando sobre o Wayland.

Por outro lado, ele também fornece uma interface gráfica própria, portanto resta saber se a Canonic vai manter Gnome e KDE como opção ou se vai só usar a GUI do Wayland, ou seja, Wayland sobre Wayland.

O que é Gnome-shell????

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Johnny escreveu:O que é Gnome-shell????

Imagem
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Trancado