Marx, o grande economista!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
arlindof
Gênero: Masculino

Marx, o grande economista!

Mensagem por arlindof »

Estava eu, lendo um artigo sobre o Mises (http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=254) que muito me fez lembrar da minha grande surpresa quando finalmente decidi ler "O Capital" pela primeira vez.
Fiquei surpreso pois encontrei logo no primeiro capitulo um idiota arrogante fazendo uso da razão pura, negando o conhecimento científico e se referindo com entonação pejorativa a uma tal de ciência burguesa.

Fiquei surpreso por não entender como pode então um cara desses ser um dos grandes 'economistas' da história, um grande teórico do capitalismo como dizem alguns e fundador da 'Economia marxiana', um dos ramos da ciência econômica. (o que não falta é site por ai dizendo isso e até um globo ciência recentemente apresentou Adam Smith X Marx como os dois grandes teóricos do capitalismo)

Qual o problema com a ciência econômica? O fundamentalismo político tem nessa ciência conseguido promover pseudociencias ao status de ciência real ou eu estou sendo extremista?

Os economistas de verdade sabem que o marxismo é um monte de bobagem e o erro se mantém na esfera do publico leigo (incluindo os produtores da globo), ou o marxismo tem realmente peso entre os economistas?

Botanico

Re: Marx, o grande economista!

Mensagem por Botanico »

Considerando a história econômica do Brasil, desde que comecei a entender alguma coisa no antigo ginásio, formei a seguinte opinião sobre os Grandes Economistas do Brasil: eles entendem tanto de economia quanto o Ramsés II entendia de Astronáutica...

Daí então, não é de se estranhar que um bando de idiotas elogiem a outro idiota.

Trancado