Edson Jr escreveu:Res Cogitans escreveu:A pergunta correta, neste caso, seria: qual a correlação entre "agir assim e assado" com a felicidade? Encontrada a correlação qual pode ser a relação de causa e efeito?
A possibilidade de não haver essa correlação (causa e efeito) também seria possível, já que "felicidade" e "agir assim ou assado" podem ocorrer simultaneamente.
A primeira pergunta continua correta, uma de suas respostas é "não há correlação".
Sim, mas o que está em questão é a bagagem cultural herdada. No nosso caso, de forte influência européia. Respondi essa questão ao Fernando! Claro que com o tempo muita coisa pode mudar (o que inclui as interpretações astrológicas), mas não ocorreria rapidamente. Todo esse processo de mudança seria lento e gradual.
Cada vez você se complica mais. Anteriormente você disse "nasceríamos com certas predisposições para pensar, entender ou agir", isso significa que predisposição inata geneticamente herdável. Agora você diz que a herança é cultural. Se a "herança cultural astrológica" é mais ou menos forte conforme a influência européia, os perfis traçados pela astrologia devem ser mais fidedignos para europeus que para nós, além de totalmente inúteis para os pirahãs amazonenses ou os !Kung africanos.
Você cita a questão do tempo para mudanças, o quanto você chamada de lento?
O Tetrabiblos de Ptolomeu tem uns dois mil anos, quais atualizações foram consideradas nas interpretações astrológicas?
Estudo Astrologia porque a considero uma arte fascinante. Não vejo porque me prender apenas ao que pode ser provado objetivamente.
O problema maior é você ignorar o que pode ser provado objetivamente.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.