Nada acrescentar.

salgueiro escreveu:Samael escreveu:salgueiro escreveu:Samael escreveu:Sim ficou em aberto a questão: Se todo sofrimento advém do carma, por que é que animais sofrem?
Acho que este foi o ponto central do Res que ninguém abordou.
Não acho que todo sofrimento venha do carma, só faz parte do nosso sistema
Bjs
Agora sim!![]()
Mas então, não seria mais lógico considerar que todo o sofrimento faça parte desse sistema? Ou que seja imanente à vida?
Sim,
Bjs
Res Cogitans escreveu:salgueiro escreveu:Samael escreveu:salgueiro escreveu:Samael escreveu:Sim ficou em aberto a questão: Se todo sofrimento advém do carma, por que é que animais sofrem?
Bjs
Agora sim!![]()
Mas então, não seria mais lógico considerar que todo o sofrimento faça parte desse sistema? Ou que seja imanente à vida?
Sim,
Bjs
Que espécie de ser benevolente cria sofrimento imanente a vida?
Luis Dantas escreveu:Samael escreveu:Creio que não entendi, Luís. Se alguém comete vingança, esta é uma ação intencionalmente boa? Ou, digamos, um estupro? A segunda é uma ação que denota fragilidade de caráter acima de tudo, mas daí a considerá-la uma psicopatologia eu considero um passo incerto...
Você viu a apologética dos satanistas aqui no fórum. Sabe que do ponto de vista deles (e em muitos casos, de outros também) vingança é uma boa ação porque resolve um problema pendente. Eu não concordo completamente, mas há um núcleo de verdade nessa interpretação - e para muitas pessoas pode ser a única verdade cabível em certas situações. Por isso alguns confundem justiça com vingança.
Do ponto de vista do vingativo, a intenção de vingança é boa. Se ele tivesse outra compreensão, não seria vingativo ou pelo menos estaria conflitado a respeito. O problema é menos de intenção do que de amplitude de compreensão.
salgueiro escreveu:Res Cogitans escreveu:salgueiro escreveu:Samael escreveu:salgueiro escreveu:Samael escreveu:Sim ficou em aberto a questão: Se todo sofrimento advém do carma, por que é que animais sofrem?
Bjs
Agora sim!![]()
Sim,
Bjs
Que espécie de ser benevolente cria sofrimento imanente a vida?
E, por um acaso, já escrevi o "benevolente" em algum lugar ? Vc acha, que eu acho, o que não acho![]()
Bjs
Najma escreveu:Aliás, vingança eu tenho visto de forma velada em pessoas que se dizem puras e não satanistas, através da transmissão de idéias e preconceitos visando derrubar a imagem de alguém que pelo jeito é mais forte e mais poderoso do que se podia imaginar, ou não mais daria as caras...
Luis Dantas escreveu:Uma hora dessas leio e comento sua análise do satanismo. Ou não. Depende da programação da TV.
salgueiro escreveu:E, por um acaso, já escrevi o "benevolente" em algum lugar ? Vc acha, que eu acho, o que não acho
Wik escreveu:Sabem, o problema de um Deus benevolente fica resolvido com uma personificação qualquer do mal. Por isso é que para muitos acreditar em Deus implica acreditar no Diabo.
Res Cogitans escreveu:salgueiro escreveu:E, por um acaso, já escrevi o "benevolente" em algum lugar ? Vc acha, que eu acho, o que não acho
Espera-se que pessoam que se autodenominam pertencentes de um determinado grupo, aceitem os pontos essenciais doutrinários deste grupo.
"Deus é bom e justo; só almeja o bem" O que é o Espiritismo - Allan Kardec
"Deus não poderia ser ao mesmo tempo bom e mau, pois então, não possuindo nenhuma de tais qualidades no grau máximo, não seria Deus; todas as coisas seriam submetidas ao seu capricho, e não haveria estabilidade para nada. Ele não poderia ser senão infinitamente bom, ou infinitamente mau; ora, como suas obras testemunham sua sabedoria, sua bondade e sua solicitude, necessariamente se conclui que, não podendo ao mesmo tempo ser bom e mau, sem cessar de ser Deus, deve ser infinitamente bom."
"Deus é, pois, a suprema e soberana inteligência; é único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, absoluto em todas as suas perfeições, e não pode deixar de ser assim. " (Allan Kardec - A Gênese, Capítulo II, item 19).
sal escreveu:Já ouviu falar em diversidade humana ? Em interação com o conhecimento ? Vez por outra, isso acontece
Res Cogitans escreveu:sal escreveu:Já ouviu falar em diversidade humana ? Em interação com o conhecimento ? Vez por outra, isso acontece
Já ouviu falar em definição?
salgueiro escreveu:Res Cogitans escreveu:sal escreveu:Já ouviu falar em diversidade humana ? Em interação com o conhecimento ? Vez por outra, isso acontece
Já ouviu falar em raciocínio ?
Bjs
Res Cogitans escreveu:salgueiro escreveu:Res Cogitans escreveu:sal escreveu:Já ouviu falar em diversidade humana ? Em interação com o conhecimento ? Vez por outra, isso acontece
Já ouviu falar em raciocínio ?
Bjs
É... você não sabe o que é uma definição. Existem características essenciais que definem um grupo, caso alguém fuja destas características não pode se denominar pertencente ao mesmo. Você é livre para aceitar e rejeitar pressopostos de um ou mais grupos, mas a partir do momento que se define como pertencente a um grupo você deve ser coerente com a definição do próprio. Acompanhou o raciocínio ou tá difícil?
sal escreveu:O que vejo, é um raciocínio bitolado, fechado em compartimentos e totalmente alienado da realidade
Concordo com a maior parte do que conheço da doutrina, o que a meu ver, é suficiente para me declarar como uma.
A isso, chamo de interação com o conhecimento
além de ser alérgica a fundamentalismos
sal escreveu:O fundamentalismo começa, ao se engolir todos os pressupostos, como verdades absolutas
Res Cogitans escreveu:sal escreveu:O fundamentalismo começa, ao se engolir todos os pressupostos, como verdades absolutas
continua sendo irrelevante para a questão que levantei.
sal escreveu:Se vc acha que não caibo na sua " definição ", sem problemas, pode chamar de espiritualista , não vou deixar de ser espírita por isso