Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
cabeludo171 escreveu:O Alcool poderia, por um tempo, substituir a gasolina como combustível até encontrarem outra forma de combustível. Acho eu.
Pois é, todos pensando em energia nuclear, solar e hidrogênio. Coisas mirabolantes, etc ... mas logo pensei no alcool caso fosse urgente a necessidade. Mas creio que ele não supre tudo, acho que tem certas coisas que não poderiam depender do alcool. Errada, eu?
Caminhões, ônibus, aviões etc. precisam de combutíveis fósseis.
Mr.Hammond escreveu:Concordo, Fernando. Carvão não dá certo. Os prováveis substitutos do petróleo são a energia do hidrogênio, solar e nuclear. Se bem que prognósticos deste tipo podem estar totalmente errados...
Enfim, é esperar para ver.
Geralmente não é lembrado que é possível produzir gasolina sintética a partir do carvão. Os alemães fizeram isto na Segunda Guerra Mundial. Com a tecnologia atual seria possível dar viabilidade econômica ao processo, não fosse a prioridade das pesquisas ser por fontes limpas de energia.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!
Neuromancer escreveu:Vcs não estão considerando que com a falta do petróleo enfrentamos dois problemas simultâneos, a produção de energia e a fabricação de plásticos.
Plásticos ou polímeros podem ser obtidos, a priori, a partir de qualquer tipo de molécula orgânica. O petróleo é usado porque é a matéria prima mais barata, mas pode-se sintetizar plásticos a partir de uma infinidade de matérias primas carbônicas, aperfeiçoando-se as tecnologias para dar-lhe viabilidade econômica, o que é bastante factível dado o consumo de plásticos permitir economia de escala que justifica pesquisas no setor.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!
No mais, as previsões sobre o fim da era do petróleo tendem a ser alarmistas. Durante as crises de 1973 e 1979, previa-se o caos no fim do século XX com o barril ultrapassando o preço de cem dólares, a valores da época. Aconteceu o inverso e o petróleo retrocedeu a preços muito inferiores aos praticados naquele período nas décadas seguintes, só retomando impulso quando o excesso de demanda provocado pelo crescimento econômico da China inflou as cotações. Mesmo assim, descontada a inflação, o petróleo é hoje mais barato do que era em 1979. E o melhor indicador de escassez ainda é o preço.
Nós, Índios.
cabeludo171 escreveu:O Alcool poderia, por um tempo, substituir a gasolina como combustível até encontrarem outra forma de combustível. Acho eu.
Pois é, todos pensando em energia nuclear, solar e hidrogênio. Coisas mirabolantes, etc ... mas logo pensei no alcool caso fosse urgente a necessidade. Mas creio que ele não supre tudo, acho que tem certas coisas que não poderiam depender do alcool. Errada, eu?
Caminhões, ônibus, aviões etc. precisam de combutíveis fósseis.
Uma possibilidade a ser considerada é que a era do petróleo se estique por mais tempo que os alarmistas pregam. Basta que uma nova grande reserva seja descoberta para que as previsões se tornem menos pessimistas, como foi o caso das do Mar do Norte e do México.
Gostem ou não os ambientalistas, a única opção viável para produzir energia elétrica ainda é a geração nuclear. Poucos países podem se dar ao luxo de ter hidrelétricas e os que podem já se encontram no limite da capacidade de seus recursos hídricos.
A petroquímica pode obter nafta de outras fontes, é um problema menor.
Ficam os motores a explosão (e reação). Antes de seguir para uma guinada por combustíveis alternativos é possível reduzir em muito o consumo atual melhorando o rendimento dos motores, que como máquinas térmicas desperdiçam a maior parte da energia fornecida. Há muitos projetos neste sentido, o mais viável é o do carro híbrido elétrico, que aproveita os momentos de baixo rendimento do motor a explosão para recarregar as baterias.
Por conta deste problema não devemos voltar à Idade Média tão já.
Nós, Índios.
Mr.Hammond escreveu:Concordo, Fernando. Carvão não dá certo. Os prováveis substitutos do petróleo são a energia do hidrogênio, solar e nuclear. Se bem que prognósticos deste tipo podem estar totalmente errados...
Geralmente não é lembrado que é possível produzir gasolina sintética a partir do carvão. Os alemães fizeram isto na Segunda Guerra Mundial. Com a tecnologia atual seria possível dar viabilidade econômica ao processo, não fosse a prioridade das pesquisas ser por fontes limpas de energia.
Interessante!Não sabia disso...
Então somos dois Aurélio!rs... mas é como eu sempre digo, RéV também é conhecimento e cultura.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre