Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego escreveu:Pois eu já estou bastante "tentado" a crer que o sistema carcerário deve ser, sim, meramente punitivo. Ou alguém, de fato, acredita que um bandido vai sair bonzinho da cadeia porque ficou lá plantando umas hortaliças?
Não Igorzinho (ou reserva este só para as mulheres também), do jeito que a coisa está, não vai não. Mas deve existir alguma forma de promover a recuperação de uma boa parte das pessoas que cometem crimes. Pode-se dar opções, ele pode não sair bonzinho mas pode perceber que vale mais a pena trabalhar do que roubar.
Mas falando sério, agora.
Não gosto de falar detalhes de minha vida em foruns, mas vá lá.
Recentemente, empreguei na reforma da minha casa, entre outros, um ex-detento. Fora envolvido com pequenos furtos, tráfico de entorpecentes (também avião pequeno) e porte ilegal de armas. Mesmo sabendo, resolví apostar no ser humano. O que não significa que eu vou abrir as portas e chamá-lo para jantar comigo.
Eu, sinceramente, duvido que qualquer sistema seja capaz de recuperar alguém.
Alter-ego escreveu:Pois eu já estou bastante "tentado" a crer que o sistema carcerário deve ser, sim, meramente punitivo. Ou alguém, de fato, acredita que um bandido vai sair bonzinho da cadeia porque ficou lá plantando umas hortaliças?
Não Igorzinho (ou reserva este só para as mulheres também), do jeito que a coisa está, não vai não. Mas deve existir alguma forma de promover a recuperação de uma boa parte das pessoas que cometem crimes. Pode-se dar opções, ele pode não sair bonzinho mas pode perceber que vale mais a pena trabalhar do que roubar.
Mas falando sério, agora. Não gosto de falar detalhes de minha vida em foruns, mas vá lá. Recentemente, empreguei na reforma da minha casa, entre outros, um ex-detento. Fora envolvido com pequenos furtos, tráfico de entorpecentes (também avião pequeno) e porte ilegal de armas. Mesmo sabendo, resolví apostar no ser humano. O que não significa que eu vou abrir as portas e chamá-lo para jantar comigo. Eu, sinceramente, duvido que qualquer sistema seja capaz de recuperar alguém.
Nossa... com estas informações pessoais, já posso deduzir que vc se cham Igor, que é um ex-católico convertido ao ateismo, e que.. sei lá, mais nada. Duas coisas constroem um crime: a situação e a pessoa. Se vc evita a situação ou muda a pessoa, as coisas não acontecem.
Crimes exuais por exemplo, é muito difícil mudar a pessoa, logo em países civilizados, eles informa as pessoas que vão morar perto para que não se crie a situação.
Mas tem outros casos, como esse que vc falou de pequenos furtos e tráfico que talvez a situação de dependente químico é que tenha motivado, e é possivel sim a pessoa mudar.
aknatom escreveu:Nossa... com estas informações pessoais, já posso deduzir que vc se cham Igor, que é um ex-católico convertido ao ateismo, e que.. sei lá, mais nada.
Num caso como este, a minha vontade de matar o lixo seria diretamente proporcional ao tempo esperado de cadeia para ele. Quanto mais branda a aplicação das leis para ele, maior seria a minha vontade de matá-lo.
Por isso eu falei em "solução preventiva". O combate à criminalidade deve ser feito na causa: valores culturais, desigualdade social, sistema político. A abordagem punitiva é necessária, mas não desejável.
Só para esclarecer uma coisa, quando eu estava relacionando a justiça com a vingança, estava me referindo especificamente ao Direito Penal. As outras áreas do Direito não têm nada a ver com isso.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Samael escreveu:Você tem um prazer (ou uma necessidade) bem grande de observar os fatos de cima, né, não ,Flávio?
Não é a primeira vez que eu observo isso...enquanto todos se atiraram logo à emotividade se colocando na posição da mãe, você conseguiu estabelecer um juízo muito mais imparcial analisando o fato segundo um contexto muito mais genérico...
Eu gosto disso, mas dá certa sensação de frieza...
Dentre "prazer" ou "necessidade", eu ficaria mais com o prazer. Eu poderia até me colocar logo na situação da mãe e imaginar o que eu poderia fazer, mas isso nos mantém "sendo nós mesmos" por tempo demais e interfere com a capacidade de assimilar outras perspectivas. Eu gosto de lembrar que existe um mundo além de mim.
De maneira geral, eu acho as abstrações mais interessantes que os fatos. Prefiro textos analíticos e, mesmo quando leio uma notícia, gosto de enxergá-la em suas várias dimensões e não apenas o fato em si. Isso faz com que eu converse pouco sobre assuntos cotidianos.
Agora, me colocando na situação da mãe, ou eu ficaria calado olhando para o moleque, ou eu enfiaria a mão na cara dele. Mas dificilmente mataria.
Que curso você está fazendo mesmo?
Faço História.
Se isso foi alguma piada para dizer que eu faço psicologia, o tempo vai fechar aqui!
Samael escreveu:Se isso foi alguma piada para dizer que eu faço psicologia, o tempo vai fechar aqui!
Não, o que eu pensei por trás da pergunta era pela análise do discurso, não pela análise do comportamento.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Pug escreveu:Lei mais dura com o criminoso Botanico..até concordo...
mas ainda tem gente que teme a lei
Os bandidos em geral não a temem pois: 1) As leis são confusas e sua aplicação depende muito do humor do juiz e como ele vê a classe social do réu. Lembra lá o caso do índio Galdino? A juíza IMEDIATAMENTE DESQUALIFICOU HOMÍCIO E COLOCOU LESÃO CORPORAL DOLOSA SEGUIDA DE MORTE. Veja só a cretinice dos nossos legisladores: conseguiram inventar uma diferença plástica para um mesmo homicídio. Está certa a lei americana sobre esse assunto: se o cara morre, é considerado assassinato. Mas aqui os cretinos dos nossos legisladores fizeram uma diferença que favorece ao criminoso. Por que aquela juíza tomou essa atitude? Pois aí o filho de juiz (um colega! gente nossa!) e seus amigos receberiam uma punição menor e que por recursos aqui e ali, viraria uma pena simbólica.
2) Teses de defesa cretinas são aceitas tranquilamente e validadas. No caso mesmo aqui do índio. O Tomaz Bastos, que os defendeu, insistia que NÃO HOUVE ASSASSINATO, tudo não passava de uma brincadeira inocente, que deu errado pois o imbecil do índio se cobriu com um cobertor de nylon e os inocentes garotões não perceberam quando despejaram DOIS litros de álcool e atearam fogo. Tudo que queiram era só dar um susto no índio. Brincadeira boba! Onde se viu acusá-los de assassinato por conta disso?
3) A aplicação de penas. Uma piada! Ah! O criminoso foi condenado a 18 anos de cadeia... mas depois de 3 anos (1/6 da pena) ele vai para regime semi-aberto, e com o benefício assim, o benífico assado, o benefício cozido... Em um ano o cara já tá solto. Numa boa. A ainda no caso do índio. Um dos condenados foi autorizado a fazer um curso em faculdade... e ficava o tempo todo fora da cadeia, mais de uma vez foi flagrado assim, e ninguém na penitenciária sabia explicar porque ele não estava preso.
4) É lógico que com tanta frouxidão assim não há porque temer punição... Mas é claro que você tem que ter um Tomas Bastos na sua defesa e outras costas quentes, pois se for só um simples pé-de-chinelo, aí sim a lei vale (eventualmente).
p.s. Esta mensagem precisa que se faça a exegese puguiana ou talvez não
Não gosto desta posição de ataque aos direitos humanos.
Num país onde qqr um pode ser preso e acusado de qualquer coisa só porque olhou torto pro guarda, quem critica defensores dos direitos humanos assina o atestado de "classe média hipócrita e imbecil".
Eles existem para caso vc seja preso injustamente, seja no mínimo tratado como gente. E mesmo aqueles que são rpesos justamente, merecem ser tratados como gente.
Nosso sistema carcerário e penal é absurdo, não se visa a recuperação, somente a pena.. por isso que estupradores e sociopatas se livram... se o objetivo fosse a recuperação e não a punição, eles passariam muito mais tempo na cadeia, enquanto o ladrão de galinhas ficaria pouquíssimo tempo e sairia com uma formação. Mas fazer o que, agruras de um estado que age na base da "lei da ação e reação" e não com base nos "direitos humanos".
Xi meu caro ak! Olha, talvez seja possível, eventualmente, recuperar algum ladrão de galinha que, por motivo de desemprego, acabe roubando, motivado pela fome e necessidade. Mas outros casos eu tenho lá minhas sérias dúvidas.
Em geral, os jovens que ingressam no crime são de recuperação muito difícil, pois eles já se formaram nesse estilo de vida. Para eles é a cadeia ou a morte. E agora, graças aos nossos presos políticos, temos quadrilhas altamente organizadas, que mesmo dentro dos presídios, mandam e desmandam. E os grandes defensores dos direitos humanos lutam para QUE ESSA SITUAÇÃO NÃO MUDE! Eles não admitem que os quadrilheiros fiquem privados de controlar suas quadrilhas e seus negócios criminos. Para impedir que esses caras de continuar seus negócios, eles tem é de ficar fechados nas suas celas o dia inteiro; quando receber visita, tem que ser igual ao que se vê nos filmes americanos: um vidro a prova de bala, separando os dois e conversando por interfone, nada de visitas íntimas, e visitas bem restritas. Mas os direitos humanos não admitem isso, pois o preso fica doente, entra em depressão, tem cerceado o seu direito de defesa, etc e tal. Por isso é inadimissível tal coisa. Recentemente tivemos aí o caso de uma tentativa de fuga fracassada e para mostrar poder e autoridade, saíram atirando em policiais por aí. E de nada adiantou pedir isolamento para os suspeitos, pois em nome dos direitos humanos não se pode colocar os caras em regime diferenciado.
Danem-se portanto os humanos direitos.
Com todo esse esforço em defesa dos bandidos, eu vejo os direitos humanos como associações ou ongs formadas por advogados, juristas, políticos, eclesiásticos, psicólogos, sociólogos, ideólogos e outros ólogos que têm em comum o fato de serem pessoas ALTAMENTE SENTIMENTALISTAS que consideram que os bandidos não têm culpa de cometer crimes e por isso NÃO DEVEM SER PUNIDOS por cometê-los.
Samael escreveu:Se você disser que vê em mim um futuro "ensaísta genial", eu fico melhor contigo!
Era por aí a idéia.