Carlus, nos responda...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Carlus, nos responda...

Mensagem por Jack Torrance »

Qual versículo da Bíblia, corroba com essa sua visão do inferno?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Ahura-Mazda

Re.: Carlus, nos responda...

Mensagem por Ahura-Mazda »

eu fiz esse mesma pergunta em outro topico...
só uma observação, Karasu. talvez eu seja ignorancia minha, mas é que eu não encontrei o verbo "corrobar" em nenhum dicionário que procurei. talvez voce queira dizer "corroborar".
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

o pensador

Re: Carlus, nos responda...

Mensagem por o pensador »

Karasu escreveu:Qual versículo da Bíblia, corroba com essa sua visão do inferno?

Moisés,

A bíblia usa muitos recursos linguísticos como antropomorfismos e figuras de linguagem.Metódos de linguagem como a Hipérbole, a Metáfora e a Parábola sâo usados frequentemente na Bíblia.

Por esta razâo nâo devemos interpretar literalmente a mençâo bíblica ao inferno.A bíblia,por exemplo,retrata o inferno como Trevas e Como um Fogo,como Abismo e como superfície.Ou seja,termos que literalmente denotam sentidos totalmente opostos mas que numa conotaçâo metafórica podem se referir ao mesmo sentido primário.

Em síntese,o inferno é um lugar,segundo a Bíblia,de ranger de dentes e choro,e a linguagem da tortura por fogo e outros artifícios sâo apenas e unicamente meios alternativos para salientar a intensidade e realidade de tal Estado Eterno e nâo descriçôes literais da realidade.

Quanto à natureza do inferno,há evidência bíblica substancial para apoiar a visâo cristâ predominante de que Deus concedeu ao homem a faculdade do livre arbítrio e que portanto Ele nunca intervém no comportamento humano quebrando este arbítrio livre.

A conclusâo lógica necessária que decorre destas assunçôes é que o homem gozará de sua liberdade intacta por toda a eternidade,seja com Deus seja ausente e privado de Deus.

Ahura-Mazda

ou seja, não devemos interpretar literalmente as menções ao inferno de fogo e enxofre, mas as passagens que se referem a homens feitos do barro, sim, estou enganado? que conveniente!
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

o pensador

Agni escreveu:ou seja, não devemos interpretar literalmente as menções ao inferno de fogo e enxofre, mas as passagens que se referem a homens feitos do barro, sim, estou enganado? que conveniente!

Nâo é conveniente.a mensagem e sua interpretaçâo dependem do contexto imediato e do teor geral da Biblia a respeito.

Perseus

Mensagem por Perseus »

pensador, você é um cara inteligente, mas enquanto preferir perder seu tempo mantendo essa venda em seus olhos, você não vai crescer intelectualmente o que você pode crescer nunca.

Você se limita demais com essa sua tolice de tentar justificar as merdas non-sense da bíblia.

O dia que você falar "foda-se" para a bíblia você vai ver como eu estou certo.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Ahura-Mazda

bem, é conveniente sim, pois ao inves de reconhecer que a biblia se contradiz, apela para a suposiçao de que se tratam de mertaforas. vejamos:

"Assim será na consumação dos séculos: Virão anjos, e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo: alí haverá pranto e ranger de dentes." Mateus 13:49-50
Mt 25,41: "Voltar-se-á em seguida para os da Sua esquerda e lhes dirá:
"Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos"."

e aí, onde é que está a metáfora? esses versiculos descrevem o Inferno claramente como um lugar de fogo e sofrimento eterno.

o pensador

Re: Re.: Carlus, nos responda...

Agni escreveu:bem, é conveniente sim, pois ao inves de reconhecer que a biblia se contradiz, apela para a suposiçao de que se tratam de mertaforas. vejamos:

"Assim será na consumação dos séculos: Virão anjos, e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo: alí haverá pranto e ranger de dentes." Mateus 13:49-50
Mt 25,41: "Voltar-se-á em seguida para os da Sua esquerda e lhes dirá:
"Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos"."

e aí, onde é que está a metáfora? esses versiculos descrevem o Inferno claramente como um lugar de fogo e sofrimento eterno.

Leia os textos onde a Bíblia se refere ao Inferno como um lugar de trevas.Como fogo pode concliar materialmente com trevas de escuridâo?Impossível a nâo ser que seja uma metáfora.

Vc prefere dizer que é contradiçâo,mas um mesmo autor falar uma coisa e em alguns capítulos seguintes dizer outra totalmente diferente é exigir apelaçâo demais...ninguém é tâo ignorante..se ainda fosse uma obra extensa e complexa...

Em segundo lugar,a contradiçâo é um recurso legítimo e ocasionalmente uma forma necessária de expressar a complexidade de uma situaçâo dada como realística.É uma maneira de opor os extremos e assim denotar uma realidade incomensurável,que vai de um extremo à outro em sua mensuraçâo qualitativa.

Jack Torrance
Contato:

Agni escreveu:eu fiz esse mesma pergunta em outro topico...
só uma observação, Karasu. talvez eu seja ignorancia minha, mas é que eu não encontrei o verbo "corrobar" em nenhum dicionário que procurei. talvez voce queira dizer "corroborar".

confirmar
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Jack Torrance
Contato:

Carlus, não me interessa se é ou não simbólico o significado, o que eu quero são versículos que demonstram a validade de seu argumento quanto ao inferno. Demonstre que será um lugar que poderemos experimentar os prazeres limitados, etc. Me demonstre isso.

o pensador

Karasu escreveu:Carlus, não me interessa se é ou não simbólico o significado, o que eu quero são versículos que demonstram a validade de seu argumento quanto ao inferno. Demonstre que será um lugar que poderemos experimentar os prazeres limitados, etc. Me demonstre isso.

Já demonstrei.Mas vc acaba de dizer que só acredita em linguagem literal,direta e concisa,fazer o quê..

Nâo existem versículos diretos ao ponto,mas existem versículos que falam da liberdade humana.A bíblia fala "Quem crer e for batizado será salvo mas quem nâo crer será condenado".Ou seja, a Bíblia sintetiza a salvaçâo ou condenaçâo individual num ato livremente exercido,ou seja,a Liberdade do ser humano em estar com Deus o leva à salvaçâo e a Liberdade de negar a deidade o leva à condenaçâo.

Em resumo,a bíblia está imbuída de textos nos quais a Liberdade Humana é imperativamente necessária para o arrependimento e fé,como para negar os apelos morais do Espírito Santo.Só esta atestaçâo já responde à tua dúvida.

Trancado