Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mensagem por o pensador »

De acordo com a teologia cristâ-judaica Deus é o supremo Ordenador inteligente do universo,preservando e conservando todas as variáveis que viabilizam a existência e a continuaçâo do maravilhoso fenômeno da Vida.

A essência do Pecado,segundo os parâmetros teológicos cristâos,é a Egolatria e a autodeificaçâo do Ego e de seus anelos mais profundos e a consequente desentronizaçâo de Deus.

A questâo é:Viver,existir,separado de Deus e da obrigaçâo de cumprir seus mandamentos nâo é uma concessâo caridosa e beneficiente de Deus à escolha deliberada da humanidade?

Deus porventura nâo cumpriru o desejo auto suficiente da humanidade e afrouxou o controle sobre as forças da natureza para que o homem se veja livre Dele e de sua Universal Ordem Criadora,fazendo afinal com esta decisâo resulte finalmente nos acontecimentos catastróficos relacionados ao clima e ao ambiente do planeta,bem como em genocídios e atrocidades entre humanos?

De acordo com a Teologia Cristâ,nâo há meandros lógicos que evitem esta conclusâo definitiva.Ou nâo?O que vcs acham?Já expressei meu pensamento e minha idéia.
Editado pela última vez por o pensador em 03 Mar 2006, 17:20, em um total de 1 vez.

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mensagem por Aurelio Moraes »

Pensamento? Idéia? Onde? Cadê?

o pensador

Re: Re.: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mr.Hammond escreveu:Pensamento? Idéia? Onde? Cadê?

Nâo liga pra minhas idéias "bestas" :emoticon16:

o pensador

A questâo central é esta:Resistir à Deus é Ceder ao Caos :emoticon5: ?

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Resistir à idéia de que haja um deus não vai afetar em nada o universo.
Ele está pouco se lixando para o que acontece num certo grão de areia nos confins do Judas.
Se o grão de areia desaparecer, nada mudará no universo, que nos é indiferente e nos ignora.

Sua tese só faz sentido da porta da igreja para dentro.

o pensador

Fernando Silva escreveu:Resistir à idéia de que haja um deus não vai afetar em nada o universo.
Ele está pouco se lixando para o que acontece num certo grão de areia nos confins do Judas.
Se o grão de areia desaparecer, nada mudará no universo, que nos é indiferente e nos ignora.

Sua tese só faz sentido da porta da igreja para dentro.

Sim,mas em tese,meu argumento condiz com a realidade.Se Deus é o Ordenador supremo,Ou escolhemos nele a Ordem ou só restará o Caos.

o pensador

E como desconfiarmos do Ordenador Infinito?Enganar e se acomodar sâo demonstraçôes típicas e explícitas de desordem e de desorganizaçâo.Sendo assim quanto menos desordem menos possibilidade temos de que haja desarmonia.Sem possibilidade de desarmonia temos ordem e harmonia moral absolutas.Ou seja ,Deus é absolutamente confiável.

Josue_Pacheco

Mensagem por Josue_Pacheco »

Deus existe e não há caos. simples.
"O Senhor me criou como a primeira das suas obras,
o princípio dos seus feitos mais antigos."
Provérbios 8:22

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Desisto :emoticon15:

o pensador

Fernando Silva escreveu:Desisto :emoticon15:

Já ?:emoticon1:

o pensador

Josue_Pacheco escreveu:Deus existe e não há caos. simples.

Correto.Nota 100 :emoticon16: .

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Não sei se Deus existe, mas o caos é evidente. Vá a um hospital, cheio de gente sofrendo.
Veja a miséria e a violência por toda a parte.
Você vai dizer que isto é obra do homem, já sei, mas e os terremotos, tsunamis, secas, enchentes, furacões, pestes?

E a natureza, onde a vida sobrevive devorando a vida, num festival de dentes, garras e venenos?

Tudo culpa do tal do pecado original? Mas então o caos existe.

o pensador

Fernando Silva escreveu:

Não sei se Deus existe, mas o caos é evidente. Vá a um hospital, cheio de gente sofrendo.
Veja a miséria e a violência por toda a parte.
Você vai dizer que isto é obra do homem, já sei, mas e os terremotos, tsunamis, secas, enchentes, furacões, pestes?

E a natureza, onde a vida sobrevive devorando a vida, num festival de dentes, garras e venenos?

Tudo culpa do tal do pecado original? Mas então o caos existe.

Verdade Fernando.Na verdade o Caos existe e é uma realidade palpável.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:

Eu não cheirei o que você cheirou. Não estou no clima.

Josue_Pacheco

Fernando Silva, o caos é uma ilusão criada pelo diabo. Se você não fosse um cético racionalista, você poderia compreender isto. :emoticon7:

o pensador

Josue_Pacheco escreveu:Fernando Silva, o caos é uma ilusão criada pelo diabo. Se você não fosse um cético racionalista, você poderia compreender isto. :emoticon7:

Como o Caos pode ser ilusório parecendo ser tâo real?discordo de vc...

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:

Eu não cheirei o que você cheirou. Não estou no clima.

:emoticon13:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Josue_Pacheco escreveu:Fernando Silva, o caos é uma ilusão criada pelo diabo. Se você não fosse um cético racionalista, você poderia compreender isto. :emoticon7:

Gostei! Mas uma para a minha lista de besteiras ditas por crentes. Valeu!

Mas ... como você pode provar isto?
Você seria capaz de convencer um doente com câncer terminal, sofrendo horrores, que aquilo é só uma ilusão?
Ou convencer uma criança que perdeu os pais num acidente de que nada daquilo aconteceu de verdade?
Você conseguiria convencer a si mesmo, se ficasse tetraplégico?

Josue_Pacheco

o pensador, o caos é uma ilusão simples e óbvia, criada por SATÃ. Você está a muito tempo aqui neste fórum, talvez o pensamento racionalista tenha tomado de conta da sua mente, e o que lhe espera na outra vida é eterno sofrimento.

Abandone este site, antes que ele acabe com você, eu estou aqui apenas para ver se é possível converter um destes pobres mortais que se acham superiores a Deus.

Josue_Pacheco

Fernando Silva, não preciso afirmar o óbvio.

x03k98r

Mensagem por x03k98r »

Eu acho que o Deus Judaico cristao nao é nada disso pensador. A única coisa que ele fez foi dizer faca-se luz; separar águas e por aí. Da Biblia nao se pode tirar a conclusao de que Deus criou tudo do nada, pr exemplo. Tal conceito é estranho naquela época e na cultura semita. E a ideia de um ordenador inteligente surge depois, através da teologia que pegou em ideias dos gregos, como o motor imóvel de Aristoteles. Ao separar Deus parece estar a ordenar, mas nao te esqueças que essa ordenaçao é vontade de Deus e nao Lei. Deus chega a ser arbitrário, com o dilúvio; Sodoma e Gomorra; morte dos primogénitos do Egipto...

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Josue_Pacheco escreveu:o pensador, o caos é uma ilusão simples e óbvia, criada por SATÃ. Você está a muito tempo aqui neste fórum, talvez o pensamento racionalista tenha tomado de conta da sua mente, e o que lhe espera na outra vida é eterno sofrimento.

Abandone este site, antes que ele acabe com você, eu estou aqui apenas para ver se é possível converter um destes pobres mortais que se acham superiores a Deus.

Cara, como é que uma praga dessas consegue ser pastor e ainda manter um rebanho de crentes trouxas dentro da igreja?
:emoticon16:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Perseus

Mensagem por Perseus »

Não seria mais fácil se essa crentalhada invocar a vinda do barbudão em pessoa (ou ar) a este fórum ao invés de eles se cadastrarem aqui para ficarem falando abóboras?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Josue_Pacheco escreveu:Fernando Silva, não preciso afirmar o óbvio.

Tradução: não sabe responder.
Diz um monte de besteiras e acha que todos têm que aceitá-las sem discutir porque "são óbvias".

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Caro Pensador ....

A questâo central é esta:Resistir à Deus é Ceder ao Caos ?

A noção de Caos, antes de mais nada é muito relativa, também depende do ato de observar.

Caos seria, conceitualmente falando, um evento ou sistema de eventos onde aparentemente não há uma ordenação evidente, onde a observação imediata não consegue perceber algo coerente ou reconhecível pela consciência do observador.

Veja bem: ao observar, por exemplo, com uma lente, uma determinada área e aquilo que vemos se assemelhar à um emaranhado de pontos, traços, borrões, sem nenhuma ordenação aparente, espalhados ao acaso, veremos uma realidade caótica e sem sentido.

No entanto, ao se afastar, eliminar a lente e abranger uma área maior no ato de observação, veremos que algo ''emerge'' daquele caos aparente, e percebemos uma ordenação que só é entendida como tal pela consciência. Uma figura ''emerge'' daquele Caos de tintas distribuídas sobre a área da tela de uma pintura. E isso vale pra tudo, é a teoria das propriedades emergentes.

Isso sugere que a consciência é a responsável pelo ordenamento do caos, é ela quem cria os conceitos e o entendimento daquilo que se observa.

Então o papel de ''Ordenador do Caos'' cabe à própria consciência que observa.

Sobre deus-criador ou qualquer conceito semelhante: já pensou que sem a criação ele seria absolutamente inútil? Sem criação não há o papel de criador. Seria um nada ao infinito.

Portanto, existinto um deus-criador, suponho que ele dependa da criação para existir como tal.

Ou....resumindo: Aquilo que ninguém observa, não ''existe''. (atenção para o conceito de ''existir'')

...Em tese,meu argumento condiz com a realidade.Se Deus é o Ordenador supremo,Ou escolhemos nele a Ordem ou só restará o Caos.

Não haveria, em tese, um ''ordenador supremo'' nesses moldes que você infere, esse papel cabe à consciência que ''ORDENA'' aquilo que observa, ''CRIANDO'' para sí mesma seu próprio ''universo'', à partir de um suporte caótico ( no sentido de se admitir multiplas interpretações ).

O Caos é como um ''ruído branco'' , você retira dele quaisquer côres que desejar ''VER''.

Abraços...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado