emmmcri escreveu:Andarilho escreveu:o pensador escreveu:Andarilho escreveu:o pensador escreveu:Andarilho escreveu:
Pera um pouco, Deus conhece todas as possibilidades e sabe dentre delas QUAL eu vou escolher?
Ok.E?
Você não nota um problema aqui, sério mesmo, nenhum?
Nâo.O Futuro quem faz é o Homem e adivinha quando?No Presente.alguma objeçâo à esta afirmativa?
Bom Pensador, pense mais um pouco, eu vou sair um pouco (é eu vou atravessar a rua e volto daqui a pouco ,quer dizer, eu espero voltar

).
Não sei onde está a dificuldade de se entender isso.

Emmcri , a dificuldade é simples, eu acho, de localizar.
Os meus conceitos de livre-arbitrio E Onisciência Divina são diferentes dos seus conceitos, que são semelhantes, mas não são os mesmos do O Pensador
O Problema é o seguinte, eu vou tentar ser o mais claro possível :
Deus sabe tudo o que vai acontecer, conhece todo o espectro de possibilidades
Até ai , acho que eu, você e O Pensador , concordamos.
Você não sabe o que o futuro lhe aguarda, então na sua visão, você é relativamente livre para moldar o seu futuro.
Novamente, concordamos até aqui.
Deus sabe exatamente TODAS as ações do seu futuro.
Para vocês, o fato de que vocês desconhecem suas ações, é livre arbitrio, afinal, Deus não interfere na sua vida, ele sabe o que vai acontecer e apenas julga os fatos. Para mim, o simples fato de que uma entidade onisciente que sabe exatamente cada ação e evento que vai acontecer na minha vida é uma violação do livre arbitrio, eu não sei o que vai acontecer, mas algo sabe, e sabe que poderia ser de outro jeito, mas como me conhece tão profundamente, sabe que não poderia ser de outro jeito. Eu tenho uma ilusão de livre arbitrio, que me serve. Entenderam o ponto? É inútil continuar com essa discussão, pois do meu ponto de vista, estamos debatendo conceitos diferentes.