Flavio Costa escreveu:Samael escreveu:É um ser humano. E foi a degradação moral e econômica, além dos contrastes sociais óbvios e uma (talvez provável) falta de caráter intrínseca que levaram tal indivíduo àquela vida.
Tanto reconheço isso que minha mensagem terminou em "O problema é que ... não é uma solução humanitária." Mas a analogia da boca foi para mostrar que essa limpeza pode funcionar, por mais que não seja definitiva.Samael escreveu:Alie isso ao meu repúdio natural ao conservadorismo das nossas forças armadas e ao meu pessimismo contra qualquer sistema social humano e você entenderá o porquê da minha reação neste tópico.
Numa estrutura social ideal, teríamos uma situação na qual o mundo inteiro é como o primeiro mundo do capitalismo, com elevados índices de educação e baixa desigualdade. O mal intrínseco é que não parece ser possível criar um sistema que garanta essas condições de maneira universal e sustentável. Acabamos tendo que nos conformar com essas conquistas distribuidas de modo desigual e temporário.
Flaveco, eu reparei que sua posição não refuta a minha e nem a minha refuta a sua, pois elas parecem até semelhantes...
Só quis reforçar a questão.
Antes eu conseguisse manter alguma ideologia positiva, como os esquerdões comunistas ou os liberais capitalistas...