Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Queria saber se a Psicanálise é uma pseudociência/terapia alternativa. E por quê?
Outra pergunta é: pseudociência e terapia alternativa dá na mesma?
PS1.: caso me achem muito folgado por perguntar ao invés de pesquisar, é porque acho difícil encontrar uma fonte, onde esta, demontre a verdadeira validade (ou não) da Psicanálise e ao mesmo tempo demonstre se é ou não pseudociência/terapia alternativa.
PS2.: tive a idéia de criar esse tópico depois de ver uma comunidade titulada Eu odeio CARL SAGAN. O ódio é porque Carl Sagan em um de seus livros (O Mundo Assombrado Pelos Demônios) disse que Psicanálise é uma terapia alternativa.
Grato!!!
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
A psicanálise é só análise. Para ser ciência falta sair do divâ e fazer experimentação. Não diria que é Pseudociência.
Mas ciência é análise e experiência. Não é só palavreado. Além do mais a Psicanalise é reducionismo sofrego. É uma simplificação brutal da Psique humana.
Porquê? Eu escrevi isto em outro tópico:
A psicanálise é vaga... e parece determinismo sexual. Já a psicologia evolutiva diz que nós temos milhares de instintos. A seleção sexual não apenas beneficiou os instintos sexuais... mas todos os outros que temos. Isto está a muita distância de Freud.