Que dizemos quando dizemos 'Deus'?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pug

Mensagem por Pug »

por, Anselmo Borges - Padre e professor de Filosofia

"As estatísticas dizem que a fé em Deus está em queda, concretamente na Europa. Mas a pergunta que é preciso fazer é esta: em relação a que Deus é que a fé está em queda? O que é que dizemos, quando dizemos "Deus"? O quê é ou quem é propriamente Deus?

Esta questão é tanto mais urgente quanto é verdadeiro aquele passo célebre de Martin Buber: Deus é "a palavra mais carregada e onerada de todas as palavras humanas. Nenhuma foi tão manchada, nenhuma foi tão estragada. De geração em geração, com os seus partidos religiosos, os homens desfizeram esta palavra: por ela mataram e por ela morreram. Massacram-se uns aos outros e sempre em nome de Deus. Devemos, pois, respeitar os que proíbem o seu uso, dado que querem rebelar-se e insurgir-se contra este modo escandaloso de justificar o arbitrário em nome de Deus".

A que Deus é que Mestre Eckhardt pedia que o libertasse de Deus? Que Deus é esse cuja morte por assassínio Nietzsche mandou proclamar pela boca de um louco? Se Deus nos aparecesse, dizendo-nos: "Aqui estou eu, sou eu o Deus", como é que o reconheceríamos, como saberíamos que era ele?

Depois, há aquela estória: um homem foi ao céu, pois tinha-lhe sido dado o privilégio de falar directamente com Deus. Quando voltou da audiência, caíram os jornalistas sobre o afortunado, perguntando: "Afinal, como é Deus, como é ele?" Resposta: "She is black." Não é um velho, nem do sexo masculino, nem branco...

Qual é o Deus que a Virgem Maria anunciou como irado com o mundo e que movimenta multidões, uns rezando e cantando, outros cumprindo promessas, arrastando-se de joelhos ou arrastando-se pura e simplesmente? Há relação entre esse Deus e o Deus do abbé Pierre, aquele padre que trata dos sem-abrigo e que é, segundo as estatísticas, a figura mais popular de França? Qual é o Deus em nome do qual se dão orientações no Vaticano para mais de mil milhões de católicos e, indirectamente, para toda a humanidade? Qual é a relação entre ele e o Deus de madre Teresa de Calcutá e do padre Américo, por exemplo?

Que Deus é esse que teria precisado da morte do Filho para aplacar a sua ira?

É possível que em 1492 vivessem 65 milhões de aborígenes nas chamadas Índias ocidentais, mas, em meados do século XVII, entre índios, negros, brancos e mestiços, não haveria mais de sete milhões de habitantes? O império asteca, com 25 milhões, ficou reduzido a pouco mais de três em 1568. Mas a empresa dos Descobrimentos também era para dilatar a fé. Fé em que Deus?

As primeira e segunda guerras mundiais fizeram dezenas de milhões de mortos. Auschwitz é o horror pura e simplesmente: ali, é o desmoronamento e o silêncio. Mas isso aconteceu no continente europeu, que se diz cristão. O que é que isso quer ou pode significar? E não é o Norte cristão - e é o mínimo que se pode dizer - que parece não estar interessado no desenvolvimento do Terceiro Mundo, concretamente quando se comparam os gastos com o armamento e o apoio ao desenvolvimento nesses países?

O que é que mudaria no mundo, se se deixasse de acreditar em Deus? O que é que mudaria no mundo, se não houvesse Deus? Qual Deus? Quando alguém diz que crê em Deus, o que é que quer dizer? Quando alguém diz que não crê em Deus, o que é que quer dizer? E o que é que mudaria na vida de cada um, se afinal Deus existisse mesmo ou se, pelo contrário, se pudesse demonstrar que não há Deus? De facto, não é a mesma coisa dizer "Aquela árvore existe" e "Deus existe".

Sócrates, o mais justo dos homens, segundo Platão, foi condenado a beber a cicuta, porque corrompia a juventude e parecia ateu. Qual era o Deus de Sócrates e o Deus dos que o condenaram à morte? Jesus, que tratava Deus com intimidade, "Abbá", Pai querido, na cruz sentiu-se abandonado por Deus - "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?": é a tremenda oração que atravessa os séculos -, e foi condenado como blasfemo também por aqueles que pensavam dever fazê-lo por Deus. O próprio Jesus preveniu que os discípulos seriam levados à morte por aqueles que desse modo julgavam prestar culto a Deus. Qual Deus?

Que Deus é esse em nome do qual se aterroriza e mata? Há guerras em curso, e os cristãos pedem ao Deus, os judeus pedem ao Deus, os muçulmanos pedem ao Deus... qual Deus? E o que vai Deus fazer para atender a todos contraditoriamente?

O crente autêntico tem de ousar passar pelo ateísmo, no sentido de derrubar os ídolos, para poder ir ao encontro do Deus verdadeiro, Aquele que é fonte de liberdade, dignidade e salvação. "

RoaCh Of DisCord

Mensagem por RoaCh Of DisCord »

As pessoas sempre usarão Deus como lhes der jeito. Não há teologia que possa mudar isso. E quando o Deus de uma religião se torna estéril... porque está tão desantropomorfizado que mais parece ar quente... as pessoas logo inventam outros.

"O crente autêntico tem de ousar passar pelo ateísmo, no sentido de derrubar os ídolos, para poder ir ao encontro do Deus verdadeiro, Aquele que é fonte de liberdade, dignidade e salvação. "

Numa palavra: Bullshit... :emoticon16:
Bin Laden é um crente autêntico. Goste-se ou não. Não é adorar um Deus politicamente correto ou não... personificando idolos ou não.... que torna os crentes mais ou menos autênticos.
Afinal, o que seria ser crente autêntico no Império Azteca. Adorar um Deus que não exigisse sangue? Não. Claro que não. O Sangue do sacrificado é mais importante do que a sua liberdade, dignidade e salvação. Penso que estes valores tem de estar acima da religião e de qualquer ligação a deuses. Na prática estão. Certas práticas religiosas antigas simplesmente não se praticam em sociedades seculares.

spink
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Que dizemos quando dizemos

Mensagem por spink »

Para muitos é "um amigo a quem se recorre num aperto". :emoticon16:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acho que Deus e o universo são co-criados. Um criou o outro ao mesmo tempo. Daí tanta confusão. O problema maior será quando um ou outro querer ser o preferido do pai. Xiii, fodi com tudo di novo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Tranca

Re: Re.: Que dizemos quando dizemos

Mensagem por Tranca »

Johnny escreveu:Acho que Deus e o universo são co-criados. Um criou o outro ao mesmo tempo. Daí tanta confusão. O problema maior será quando um ou outro querer ser o preferido do pai. Xiii, fodi com tudo di novo...

Deve ser por aí, deus deve ser uma dupla personalidade deste universo que, sendo capaz de observar a si memso por seus apêncices viventes conscientes, projeta sobre tal ente as impressões que tem de si e seus próprios fenômenos. :emoticon1:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

RoaCh Of DisCord

Mensagem por RoaCh Of DisCord »

Xiii....o pensador baixou no Traca Ruas

Tranca

Mensagem por Tranca »

RoaCh Of DisCord escreveu:Xiii....o pensador baixou no Traca Ruas

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu peguei uma carona na viagem do Johnny... :emoticon16:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Johnny

Mensagem por Johnny »

Tranca-Ruas escreveu:

Num vem que num tem. Meu raciocínio até que é interessante. Temos duas linhas de pensamentos. Uma filosófica e outra científica. E se na verdade ambas estiverem corretas? Estaria a ciência provando a existência de deus através de suas características primárias ou seja, seus fenômenos? Oxalá Tranca :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

penna escreveu:

Para muitos é "um amigo a quem se recorre num aperto".

E que nunca está à disposição! :emoticon12:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Johnny escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:

Num vem que num tem. Meu raciocínio até que é interessante. Temos duas linhas de pensamentos. Uma filosófica e outra científica. E se na verdade ambas estiverem corretas? Estaria a ciência provando a existência de deus através de suas características primárias ou seja, seus fenômenos? Oxalá Tranca :emoticon16:

Eu não deixei de acompanhar seu pensamento.

Eu só não sei onde é que a ciência entraria nesta especulação.
:emoticon16:

Roberto Campos

Johnny

Mensagem por Johnny »

Eu sei, Ogum me disse :emoticon16:
A ciência, "especulativamente" falando, está a cada dia buscando nossas orígens (como o big bang, etc). O que proponho é que estejamos na verdade apenas buscando o que sempre existiu e esse sempre seja O DEUS e ESTE não tenha nada a ver com os outros deuses... Acho que vou tomar uma já já..

Imagem

from hell

Mensagem por from hell »

penna escreveu:Para muitos é "um amigo a quem se recorre num aperto". :emoticon16:

Então no meu caso esse deus tem nome e se chama :

CDC do Banco do Brasil

Amigo ..... Pero no mucho !!!!!

“ Religião: uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas”

Trancado