Deus está vivo...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Sandro Marquês
Mensagens: 117
Registrado em: 21 Mar 2006, 00:17

Deus está vivo...

Mensagem por Sandro Marquês »

Pr. Jeff Fromholz escreveu:DEUS ESTÁ MORTO! Estas são palavras que eu li há um tempo de um cara chamado Nietzsche e elas me chocaram e me levaram a parar e pensar muito. Como alguém poderia fazer uma declaração assim? Como alguém poderia chegar ao ponto de falar algo tão radical e com tanta convicção? Eu me esforcei para entender os pensamentos dele, como ele chegou nessa conclusão.

Ateu e filósofo, Nietzsche nasceu na Alemanha em 1844. Cresceu num lar cristão, o seu pai e seus avôs eram pastores protestantes. Nietzsche teve muito desse espírito religioso durante a infância, e pretendeu continuar a linhagem. Os coleguinhas o chamavam de pequeno pastor, rejeitando maiores relacionamentos com ele. Lia a Bíblia, para si e para os outros. Mas, ainda assim, se afastou do caminho de Deus. Então minha pergunta é a seguinte, "Como alguém com um começo desse poderia chegar ao ponto de odiar o Cristianismo? Como alguém criado na igreja pode chegar ao ponto de rejeitar a fé de seu pai e virar um rebelde da vida contra o Cristianismo?"

Depois de um tempo pensando e tentando entendê-lo, eu também cheguei à mesma conclusão, Deus está morto.

Se a prova de Deus estar vivo é para ser mostrada na vida dos Seus seguidores que declaram que Ele é um Deus poderoso, que muda e transforma vidas, enquanto que estes mesmos continuam na vida cheia de pecados, aparentemente não mudando, então Nietzsche estava certo, Deus está morto.

“Deus pode mudar a sua vida”, dizem. Mas, a onde está a mudança na vida deles?

Se o mundo está olhando para a sua vida, o que vão achar, um Deus morto ou um Deus vivo?

Eu entendo como Nietzsche chegou a essa conclusão. Ele só tinha que olhar para os “crentes” da época dele falando do amor de Deus e, ao mesmo tempo, odiando; falando de santidade e pecando; falando de um Deus que vê tudo e vivendo como se Ele fosse cego, falando do inferno e não se importando com isso. É bem óbvio ele ter chegado a essa conclusão. Se os crentes são a prova de um Deus vivo, a maioria vai achá-Lo morto.

Será que isso foi simplesmente um fenômeno particular à época de Nietschze? Ou será que temos o mesmo problema hoje no meio do povo evangélico, os "crentes"? Se pararmos um pouco e formos honestos conosco, teremos de admitir que, se somos a prova de um Deus vivo, é bem provável que o mundo chegará à conclusão de que Deus está morto. Muitos de nós, orgulhosos de assumir a identificação do povo de Deus e até o nome de crente, temos bem pouco de Deus para mostrar em nossas vidas. Usamos palavrões, contamos piadas sujas, fofocamos, brigamos, olhamos para qualquer pessoa que passa na rua e pensamos coisas indevidas (até levamos esse pensamento para o nosso banheiro mais tarde para cometermos mais um pecado - veja a e-pístola "Sexo Artificial") e fazemos tudo em plena vista do mundo. Não há dúvida do porquê que o mundo acha que Deus está morto.

Somos chamados de "luz do mundo", "embaixadores de Cristo". Mas, meu amigo, muitas vezes nem chegamos ao ponto de ser uma faísca, e geralmente representamos muito mal o Deus poderoso e santo que servimos.

Ap 1:8, “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Ele com certeza vive. Então qual é o problema?

Nunca na história do mundo existiu tanta religião, e tão pouco de Deus, tão pouco Dele no coração dos Seus seguidores, então, qual é o problema? Meu medo é que existe muitos que estão correndo o risco de serem aqueles que um dia dirão, "Mas Senhor, nós não profetizamos no Seu nome? Nós não curamos enfermos no Seu nome?" etc. E lá vem aquela frase que ninguém quer ouvir, "Apartai-vos de mim, os que praticais iniqüidade. Nunca vos conheci."

Não estou condenando ninguém aqui, só estou enfatizando onde nos achamos na igreja hoje em dia. A única diferença, em muitos casos, entre um incrédulo e um crente, é somente aonde vai achá-lo no domingo. O resto da semana nem dá para diferenciar. Será que estou exagerando nesse ponto? Se não é assim, então me diga porque mais incredulos não estão se convertendo? Sabe por que? Porque eles não estão vendo nada em nós que traga convicção, nada diferente. A sua vida santa, a sua luz, traz convicção para aquele que está vivendo nas trevas. A transformação na sua vida é o que dá esperança àquele que está desejando mudar.

A hora chegou de, como Igreja de Cristo, passarmos julgamento em nós mesmos e vermos se saímos livres ou condenados. Precisamos parar de falar tanto e começar viver, parar de pregar sobre um Deus que faz mudanças sem mudar. Temos que verdadeiramente nos converter. O mundo está esperando para ver se temos um Deus vivo ou um Deus morto.

Eu creio em você e eu creio nesta geração. Deus está despertando muitos hoje em dia para levarem uma vida mais santa, uma vida que se destaca no meio de um mundo incrédulo. E eu creio que o avivamento está chegando. E eu creio que Deus vive!

Mais uma coisa sobre Nietschze, ele ficou louco com 45 anos de idade e morreu 12 anos depois. Eu acho que ele já mudou a sua opinião sobre Deus.

Nietzsche estava errado.

Deus vive.

Sua vida é prova disso?

Pr. Jeff Fromholz

Avatar do usuário
Spitfire
Mensagens: 2735
Registrado em: 06 Abr 2006, 13:39
Localização: Sbornia

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Spitfire »

Eu estar vivo é a prova que meu pai e minha mãe andaram fazendo alguma travessura assistindo algum baile de carnaval pela TV. :emoticon12:

Disto eu tenho certeza absoluta...

Karsus
Mensagens: 181
Registrado em: 19 Mar 2006, 19:37

Mensagem por Karsus »

Sobre o "Bigodón"

Bem, a loucura de Niet é algo bem interessante, pois a causa até hoje ( ou melhor, até onde eu saiba ) é desconhecida, embora existam hipóteses de que ela foi consequência da sífilis que ele contraiu ou esgotamento mental após as dezenas de crises com doenças que ele teve.

Aliás, eu não tenho certeza se Nietzsche era Ateu, ele era tremendamente anti-cristão e principalmente crítico de tal moral e crença, mas não lembro de ele dizer algo sobre outras crenças, exceto o Budismo, que ora ele elogiava, ora ele criticava.

Deus está despertando muitos hoje em dia para levarem uma vida mais santa, uma vida que se destaca no meio de um mundo incrédulo.


Isso não contradiz as centenas de visões de centenas de cultos de que o Apocalipse está perdo e nossa era é "suja, má e corrupta"?

E eu creio que o avivamento está chegando.


AKA: Cristão Salvos pelo "Deus Piedoso", ao mesmo tempo que Pagões, Hereges e Ateus queimando pela Ira Divina do Deus Piedoso? Ou, simplesmente uma utópica "conversão em massa"?

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Leo »

Vivo ou morto, não faz a menor diferença para mim.

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Vito Álvaro »

Falei com ele.

Monstro de Espaguete Voador

Imagem
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Sandro Marquês
Mensagens: 117
Registrado em: 21 Mar 2006, 00:17

Re: Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Sandro Marquês »

Vito Álvaro escreveu:Falei com ele.

Monstro de Espaguete Voador

Imagem


E aí amigão ?

Eu acho que não falou não. Bom a não ser que tenha sido entes de Sabado, pois esse aí eu comi no almoço de Sabado passado. :emoticon16:
Editado pela última vez por Sandro Marquês em 07 Abr 2006, 00:43, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Vito Álvaro »

Comer Espaguete é como comer hóstia!
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Sandro Marquês
Mensagens: 117
Registrado em: 21 Mar 2006, 00:17

Re: Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Sandro Marquês »

Vito Álvaro escreveu:Comer Espaguete é como comer hóstia!


Eu nunca comi hóstia. Que gosto tem ?

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re: Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Vito Álvaro »

Sandro Marquês escreveu:
Vito Álvaro escreveu:Comer Espaguete é como comer hóstia!


Eu nunca comi hóstia. Que gosto tem ?


Espaguete tem gosto de macarrão de molho e gosto de carne bovina.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Sandro Marquês
Mensagens: 117
Registrado em: 21 Mar 2006, 00:17

Re: Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Sandro Marquês »

Vito Álvaro escreveu:
Sandro Marquês escreveu:
Vito Álvaro escreveu:Comer Espaguete é como comer hóstia!


Eu nunca comi hóstia. Que gosto tem ?


Espaguete tem gosto de macarrão de molho e gosto de carne bovina.


Macarão e hóstia eu sei que gosto tem.

O que eu não sei é o gosto da hóstia, pois eu nunca usei esse negócio.

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Deus está vivo...

Mensagem por Fernando »

Olá, Sandro! Seja bem vindo neste forum.

Meu nome é Fernando. Sou cristão, estudo filosofia na UFPR. E justamente por falar algo de filosofia sua msg me interessou.

Em primeiro lugar, deve-se cuidar com o que pastores dizem sobre filosofia e ciência, pela simples razão de que não entendem quase nada do assunto em questão. Não pq sejam burros, mas simplesmente pq não dedicam suas vidas na busca por este tipo de conhecimento.

A análise do Pr Jeff sobre o Nietzsche está completamente equivocada. O filósofo alemão, aliás, atenvê estas afirmações crentes que dizem que "Deus é um Deus vivo" (seja lá o que queiram dizer com isso) dizendo que depois dele muitos ainda continuarão dizendo que Deus vive, mas isso é, pra Nietzsche, mais uma simples demonstração do niilismo. Da vontade de nada. Da vontade de aniquilamento.

A morte de Deus tem a ver muito mais com o âmbito das discussões propriamente ditas filosóficas do que com esta idéia de que o cristão deve ser sal na terra e luz no mundo.

E a filosofia anterior a Nietzsche falava da existência de um ponto de vista absoluto para o qual nossas crenças pudessem tender. Este ponto de vista absoluto nada mais é do que o olhar de Deus. Todo esforço humano, então, consistiria em buscar se aproximar o máximo possível desta visão.

O ponto de Nietzsche é que não existe ponto de vista absoluto. Todo o nosso conhecimento é perspectivo. Tradicionalmente se imputa a Descartes o grande responsável pela responsabilização de Deus pelo nosso conhecimento. Dirá Descartes, nas Meditações, que os nossos sentidos nos enganam. Se é assim então devemos apelar para outra instância para que conheçamos o mundo. Então ele investiga se não existe um deus enganador, que se alegre toda vez que pensemos que acertamos ao pensar coisas tão claras e evidentes quanto que 2+2=4 quando na verdade erramos. Resumindo. A resposta é que Deus é bom, e portanto não pode nos enganar. E que Ele é quem garante que o nosso conhecimento do mundo seja concreto.

Pessoalmente eu acho esta imagem de Descartes muito caricatural. Mas enfim, é algo importante na história da filosofia nietzscheana para que se possa enunciar a morte de Deus.

Com o passar dos séculos esta idéia de Deus como fundador do conhecimento foi sendo criticada até que ninguém mais a aceitou. Eis que Nietzsche anunciou então a morte de Deus. No sentido de que agora tudo o que nos resta são visões perspectivas do mundo, e que nào podemos mais conhecer as coisas com absoluta certeza sem medo de errar.

Por esta razão, considero esta exposição do Pr Jeff completamente equivocada. E embora não veja nenhum tom de prepotência nela, como geralmente acontece com o Pr Silas Malafaia, devo denunciá-la, para que este erro não continue se expandindo ainda mais.

Abraços!
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Mensagem por Fernando »

Karsus escreveu:Aliás, eu não tenho certeza se Nietzsche era Ateu, ele era tremendamente anti-cristão e principalmente crítico de tal moral e crença, mas não lembro de ele dizer algo sobre outras crenças, exceto o Budismo, que ora ele elogiava, ora ele criticava.


Eu me lembro de uma passagem em Genealogia da Moral onde Nietzsche renega a alcunha de ateu. Mas isso pq lá ele entende por ateu um sujeito envolvido com o conhecimento científico. E depois de fazer uma longa crítica ao sacerdote ascético, diz que a ciência é apenas uma forma mais refinada de ascetismo. E como tal deve ser combatida com maiores forças do que a própria religião.

Se compreendermos ateu simplesmente pelo sujeito que não crê em Deus, não vejo grandes dificuldades em chamá-lo de ateu. No entanto tb não vejo grandes dificuldades de chamá-lo místico. Por acreditar na incapacidade da razão em falar da realidade.

No entanto, não é nem o fato de que ele seja ateu ou místico que deve nos afastar da leitura de seus livros. Muito pelo contrário. Nietzsche é uma leitura obrigatória para o homem contemporâneo, pois é uma das forças mais influentes nos últimos séculos.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Fernando Silva »

Para quem fala com Deus, informo que está perdendo tempo. Por outro lado, se Deus lhe responde, recomendo internação. Há cura, em alguns casos.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Para quem fala com Deus, informo que está perdendo tempo. Por outro lado, se Deus lhe responde, recomendo internação. Há cura, em alguns casos.


DU-VI-DO
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Aranha »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Para quem fala com Deus, informo que está perdendo tempo. Por outro lado, se Deus lhe responde, recomendo internação. Há cura, em alguns casos.


DU-VI-DO



- O coelhinho da Páscoa tb existe, tenho pedido ovinhos de chocolate a ele todos os dias desta semana, querem apostar q vou ganhar? - Será a prova incontestável!!!! :emoticon12:

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por DarkWings »

Se você falou com deus e ele respondeu então meu amigo você tava em surto, é esquizofrênico, estava sonhando ou abusou de drogas. Vá procurar tratamento.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Spitfire
Mensagens: 2735
Registrado em: 06 Abr 2006, 13:39
Localização: Sbornia

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Spitfire »

Minha avózinha, tadinha, tá velhinha... 86 anos... ela fala com as plantinhas dela... samambaias, avencas e uns xaxins com alguma vegetação decorativa que nem sei o nome direito... ela fala com as plantinhas e me diz que assim elas vão crescer mais e ficar mais bonitas... só que nenhuma plantinha respondeu pra ela ate hoje. :emoticon8:

As vezes fico preocupado que ela estaja com Alzheimer... ja é velhinha.
Mas não sabia que acontecia com pessoas tão jovens assim. :emoticon12:

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Samael »

Assassinaram o pobre bigodudo...é nisso que dá a decadência cultural: nem aforismas nem alegorias conseguem entender mais.

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Deus está vivo...

Mensagem por Hugo »

Imagem

Agora sim, deus está morto! :emoticon12:

Avatar do usuário
Junkie Christ
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Abr 2006, 18:08

Mensagem por Junkie Christ »

Ele fala com Deus, eu falo com o dragão da minha garagem... Qual o problema???
"A verdade nunca perde em ser confirmada." Shakespeare

Avatar do usuário
Spitfire
Mensagens: 2735
Registrado em: 06 Abr 2006, 13:39
Localização: Sbornia

Mensagem por Spitfire »

Junkie Christ escreveu:Qual o problema???


Erro na dosagem, talves?

:emoticon5:

Avatar do usuário
Junkie Christ
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Abr 2006, 18:08

Mensagem por Junkie Christ »

Será que preciso aumentar a dosagem? :emoticon4:
"A verdade nunca perde em ser confirmada." Shakespeare

Avatar do usuário
Spitfire
Mensagens: 2735
Registrado em: 06 Abr 2006, 13:39
Localização: Sbornia

Mensagem por Spitfire »

Junkie Christ escreveu:Será que preciso aumentar a dosagem? :emoticon4:


Não faça nada sem antes procurar ajuda profissional. :emoticon4: :emoticon10:

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Deus está vivo...

Mensagem por Shanaista »

Nietzsche


Como se pronuncia esse nome ai??? Niti???

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: Deus está vivo...

Mensagem por Hugo »

Shanaista escreveu:
Nietzsche


Como se pronuncia esse nome ai??? Niti???


É algo assim.

Trancado