Ajuda contra vírus!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
cyrix
Gênero: Masculino

Ajuda contra vírus!

Mensagem por cyrix »

Acho que caí num truque extremamente velho, cliquei no link de um e-mail:

Ola, tudo bom?

Sou Rafael, e por coincidência achei o seu email! meu amigo me disse que esse era o seu email... Não tenho certeza se é voce mesmo que estudou comigo no colégio e gostaria de fazer uma festa de reencontro do pessoal lá no FC. Seria legal reencontrar a turma toda, alguns morreram infelizmente, mas eu estou tentando entrar em contato com o maior numero de amigos possiveis daquela época, e estou te convidando para ir a esta festa, gostaria muito de reencontra-lo.

Para não haver engano eu tenho uma foto minha, se me reeconhecer por favor entre em contato, estou um pouco diferente do que aquela época, mais acho que da para se lembrar de mim.

Minha foto --> http://www.fee.unicamp.br/docentes/fotos/rafael.jpg

Se não for voce realmente, por favor desconsidere este email, e desculpe pelo incomodo.

Nos vemos lá
Atenciosamente Rafael Dante.

Os links são falsos e apontam para executáveis rafael.exe e reunião.exe

felizmente, a página do primeiro link (o único que cliquei) não chegou a abrir (aquela famosa mensagem: "servidor não encontrado: navegação cancelada"). Aí que percebi ser um executável...

Mas o que faço? Foi o suficiente para me infectar? conhecem algum caso desses?
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Ajuda contra vírus!

Mensagem por Aurelio Moraes »

Não acredito que você caiu no truque mais velho do universo.
Já deve ter infectado. Rode um antivírus atualizado.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Imagem

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Format c: /u
Fdisk /mbr

:emoticon4:

Megas

Mensagem por Megas »

É só não abrir email cujo não conhesa.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

| CVM |

Re: Ajuda contra vírus!

Mensagem por | CVM | »

cyrix escreveu:Acho que caí num truque extremamente velho, cliquei no link de um e-mail:

Ola, tudo bom?

Sou Rafael, e por coincidência achei o seu email! meu amigo me disse que esse era o seu email... Não tenho certeza se é voce mesmo que estudou comigo no colégio e gostaria de fazer uma festa de reencontro do pessoal lá no FC. Seria legal reencontrar a turma toda, alguns morreram infelizmente, mas eu estou tentando entrar em contato com o maior numero de amigos possiveis daquela época, e estou te convidando para ir a esta festa, gostaria muito de reencontra-lo.

Para não haver engano eu tenho uma foto minha, se me reeconhecer por favor entre em contato, estou um pouco diferente do que aquela época, mais acho que da para se lembrar de mim.

Se não for voce realmente, por favor desconsidere este email, e desculpe pelo incomodo.

Nos vemos lá
Atenciosamente Rafael Dante.

Os links são falsos e apontam para executáveis rafael.exe e reunião.exe

felizmente, a página do primeiro link (o único que cliquei) não chegou a abrir (aquela famosa mensagem: "servidor não encontrado: navegação cancelada"). Aí que percebi ser um executável...

Mas o que faço? Foi o suficiente para me infectar? conhecem algum caso desses?

Entre em modo de segurança e delete o arquivo *.exe - Passe o antivirus após a deleção.
E o Senhor virá numa hora em que vocês não estiverem esperando.

cyrix

Mensagem por cyrix »

Hammond - pois é, acontece Hammond. Eu tenho um Norton velhinho (versão 5), mas coloquei as últimas definições de virus do site da Symantec. Só achou dois vírus fracos de IRC, mas nada a ver com troianos. Menos mal.

Rapha - resposta padrão sua ... mas quando (ou se) o linux dominar, aí o q não faltará é virus para esse sistema

Spitfire - só depois do backup

Megas - agora a tranca já foi arrombada... fica pra próxima

| CVM | - Felizmente o arquivo não foi instalado. (aparentemente)

Por via das dúvidas travei minhas senhas de internet banking e vou formatar (direto no bloco zero)

[]'s
Reencarnação na Bíblia

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

cyrix escreveu:Hammond - pois é, acontece Hammond. Eu tenho um Norton velhinho (versão 5), mas coloquei as últimas definições de virus do site da Symantec. Só achou dois vírus fracos de IRC, mas nada a ver com troianos. Menos mal.

Olha, usei o Norton durante uns 3 anos. Durante algum tempo eu confiava nele e me sentia "seguro"... talves naquela época as formas de contaminação eram mais agressivas e o velho Norton dava conta do recado. Ocorre que de uns tempos para cá as contaminações ficaram mais sutis e me parece que o Norton não é tão sensível a ponto de identificar um agente com uma estrutura mais "elegante". Faz uns 2 meses que estou usando o Avast e estou gostando.

cyrix escreveu:Rapha - resposta padrão sua ... mas quando (ou se) o linux dominar, aí o q não faltará é virus para esse sistema.

Exato. O Linux é de fato mais seguro que o Windows porque não existe interesse em se produzir vírus para ele. 95% dos usuários desktop usam o Windows, logo é natural que os vírus sejam produzidos para afetarem este sistema.

cyrix escreveu:Spitfire - só depois do backup

Olha só, eu fiz o seguinte. Particionei meu HD principal e deixei a primeira partição destinada a instalação do Windows, uns 5Gb, e deixei a outra partição para guardar meus documentos. Fiz uma instalação padrão do Windows com os programas que utilizo normalmente e depois usei o Norton Ghost e criei uma imagem desta partição e salvei junto aos meus documentos. Se o Windows por um motivo ou outro der pau, eu simplesmente reponho a imagem gerada na partição principal... em menos de 5 minutos eu tenho um Windows zero bala, já configurado, rodando na máquina sem perder nenhum documento. Diagnosticar vírus/spywares/malewares/trojans fica uma tarefa mais rápida.

:emoticon4:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

cyrix escreveu:Rapha - resposta padrão sua ... mas quando (ou se) o linux dominar, aí o q não faltará é virus para esse sistema

Uma suposição infundada.

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Cyrix, toma cuidado pois não é porque apareceu uma janela de erro que quer dizer que o vírus não baixou. Ela pode ser criada propositalmente para a pessoa tentar executar de novo. Verifica se o arquivo foi baixado ou executado e vai passando o anti-vírus.

Recomendo que aperte Ctrl+Alt+Del e verifique se não tem nenhum programa estranho rodando. Se tiver dúvidas, procure o nome dele no Google, pois geralmente aparece uma página dizendo o que pode ser o arquivo.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Cyrix, pode ser que o servidor tenha sido desativado por problemas técnicos ou pela fraude ter sido descoberta, nesse caso não houve mais risco algum.

Mas ainda existe a possibilidade (menor, creio eu) de ser um esquema para despistar o usuário. De qualquer forma, numa variação da sugestão do rapha..., eu sugiro que você use o Firefox. O Internet Explorer tem muitas vulnerabilidades que executam programas sozinho.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

cyrix

Mensagem por cyrix »

Valeu galera! Este Avast parece ser mt bom! pegou troianos que o Norton deixou escapar. Mesmo assim formatei só por via das dúvidas (após longo backup).

Acho q a janela não abriu pq minha conexão estava uma droga. Bem, mesmo assim não baixei a guarde. Vou experimentar o FireFox.
Reencarnação na Bíblia

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Outra solução:

Imagem
Imagem

cyrix

Mensagem por cyrix »

Não é que mandaram outro e-mail com a mesma mensagem?

Só que agora o arquivo é um .scr....

Tão de saca, né?

Ps: não cliquei desta vez
Reencarnação na Bíblia

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Não abre esse arquivo scr. Como ele é protetor de tela. Mas também é executavel.
Mas também contem cavalo de troia.
Melhor é apagar que você recebeu.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Storydor
Contato:

Mensagem por Storydor »

Ainda não entendi a mensagem de Azathoth..
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

cyrix

Mensagem por cyrix »

Storydor escreveu:Ainda não entendi a mensagem de Azathoth..

Ele está falando para comprar um Machintosh (repare na "maçã")
Reencarnação na Bíblia

Storydor
Contato:

Mensagem por Storydor »

Foi o que eu pensei.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Trancado