Botanico escreveu:Como assim Deus nos dá um cérebro defeituoso? O seu Deus faz coisas imperfeitas? E o que é pior, essas imperfeições acabam gerando problemas até muito graves a quem não tem nada a ver com a incompetência do seu Deus?
O mundo é imperfeito e pessoas nascem com diversas imperfeições. Se você acha que é Deus que cria as coisas, então é ele que cria as imperfeições, o que está de acordo com a crença de que estamos aqui pagando por pecados passados, que nos levaram à decadência física e mental.
Como nós não escolhemos nascer defeituosos, resulta em que é Deus o responsável, ainda que você possa alegar que é um castigo merecido.
Botanico escreveu:133. Têm necessidade de encarnação os Espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem?
O sentido da pergunta de Kardec tem a ver com o contexto de que é necessário haver a encarnação para que o espírito aprenda e aplique NA PRÁTICA o que aprendeu na TEORIA como espírito.
Valeu a explicação sobre Roustaing, como conhecimento, mas não me convenceu.
Se podemos aprender sem sofrer e sem passar por reencarnações, não há sentido em sofrer apenas porque
"Deus, que é justo, não podia fazer felizes a uns, sem fadigas e trabalhos, consequentemente sem mérito".
Quer dizer que não adianta o espírito ser bom, ele tem que sofrer também para que não leve vantagem sobre os espíritos que se corromperam? É injusto ser feliz por seus próprios méritos enquanto outros são infelizes porque pecaram?
Todos têm que sofrer igualmente?
É isto que diz a citação, independente de sua explicação sobre aprendizado.
Não se pode dizer, num momento, que nós encarnamos para pagar por nossos erros e, em outro momento, que todos têm que encarnar, mesmo que não tenham errado.