ímpio escreveu:E não era isso o que ocorreria nesses casos todos na Grécia e Roma?
Como já afirmei anteriormente, era um ato social. Não há nada que me leve a pensar que fosse uma "excitação coletiva", ora. Da mesma forma que não há nada de objetivo que faça com que beijar seja uma "obrigação sexual". E todos, culturalmente, beijam.
Quais seriam as evidências nesse sentido?
Daniel, como eu já citei anteriormente, eu não sou classicista e nem sou grande interessado por Histórica Clássica. E buscar no google você também pode.
Não suponho que fosse um afastamento do comportamento típico por "ameaçar" a relação heterossexual, mas por ser pedofilia, a atração sexual se dar normalmente por indivíduos sexualmente maduros, em vez de crianças ou bebês.
Ok. Mas continua não sendo nenhuma ameaça à manutenção da prole humana. E, mesmo que não se realizasse mais nenhum tipo de relação heterossexual e fosse, assim, uma ameaça, eu não estranharia. O ser humano é bem divergente dos outros seres e o seu processo cultural é algo, na melhor das hipóteses, excêntrico.
Não acho que "o comportamento sexual" seja uma espécie de perversão do natural, na verdade ao que tudo indica, somos uma das espécies naturalmente mais "taradas" mesmo. (a menos que esteja se referindo especificamente à pedofilia como "o comportamento sexual")
O ponto é que acho bem improvável que algo como pedofilia pudesse se popularizar tanto quanto você sugere apenas por modismo, sendo que parece ser algo biologicamente determinado, e acho que mais raro que homossexualismo, e menos suscetivel a influências culturais do que esse (parece se tratar de um instinto mais básico ter relações sexuais com indivíduos sexualmente maduros; ao menos não tenho conhecimento de outros animais em que ocorra pedofilia, exceto em casos como larvas que podem ser fecundadas ainda nesse estágio) Acho que o caso talvez fosse mais de influência de alguns pedófilos eminentes nessas sociedades e aceitação social da pedofilia por isso, talvez até com uma coisa meio como não-pedófilos dentro do armário se passando por pedófilos, se isso era tão necessário para o status social. É muito difícil crer que o desejo sexual pudesse ser algo tão voluntário assim, a ponto de uma pessoa de fato querer sentir atração sexual por algo que não é biologicamente sexualmente atraente, e sentir.
Os motivos que levaram a pedofilia a ser um ato "socialmente louvável" no período eu desconheço, mas que me parece ter sido proeminentes, sendo ou não contrária aos instintos sexuais humanos, isso me parece bem claro.