Religião é Veneno?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: Religião é Veneno?

Mensagem por Flavio Costa »

Capitão América escreveu:Pois é, do imposto (que é compulsório) ninguém reclama...

Como assim, "ninguém reclama"? :emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Capitão América escreveu:Exemplos?

garotinho, menininha e meninada crente e a palhaçada armada no meu estado em nome de Deus.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

Anna escreveu:

garotinho, menininha e meninada crente e a palhaçada armada no meu estado em nome de Deus.

Mas peraí, você concorda comigo que isso é um problema da Justiça, que permite tais atos? E não da fé, do pagamento do dízimo em si?
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Flavio Costa
Contato:

Darkness escreveu:Vcs pagam impostos para fins semelhante... com a agravante de muitos de vcs nao saberem nem quererem saber como o vosso dinheiro é gasto. Será isto mentalidade de rebanho em último grau???

Em tópico recente lembrei que o nacionalismo é excelente ferramenta para preservar a mentalidade de rebanho também. A falta de transparência no uso dos impostos é mesmo lamentável.

E é verdade, no rebanho também podemos encontrar ovelhas premiadas...
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Darkness

Mensagem por Darkness »

Anna escreveu:
Darkness escreveu:Vcs pagam impostos para fins semelhante... com a agravante de muitos de vcs nao saberem nem quererem saber como o vosso dinheiro é gasto. Será isto mentalidade de rebanho em último grau???

Eu não pago tais impostos... :emoticon14:

entao OK... é a tua consciencia. Se calhar quem paga um contributo para a sua igreja também usa a sua consciencia... em vez de ser apenas um robot que dá dinheiro como um zombie...

Darkness

Re.: Religião é Veneno?

Mensagem por Darkness »

Só tenho um problema nesta coisa toda. Eu sei que manipuladores existem... e existem pessoas frágeis que facilmente se deixam levar. A religiao é fértil nisso... basta olhar para a IURD. Detesto que explorem a ingenuidade de pessoas pobres. Mas nao vejo essas pessoas como ovelhas... mas como seres humanos... muitos deles nulificados pela sua condiçao social... que só encontram conforto nesta vida na religiao (mesmo sendo religiao com o objetivo de ganhar dinheiro). De outra forma... sem religiao... a passagem dessas pessoas por esta vida seria um abismo.

Se calhar vou dizer asneira... Mas talvez pagar por um serviço assim... nao seja totalmente descabido. Ainda que seja dinheiro atirado aos abutres.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Capitão América escreveu:
Anna escreveu:

Mas peraí, você concorda comigo que isso é um problema da Justiça, que permite tais atos? E não da fé, do pagamento do dízimo em si?

Se transformou em um problema de Justiça a posteriori, depois de eleitos os marginais de Deus abusam pois não têm mesmo qualquer caráter. Além de empregar conhecidos deles para dar aula de religião em escolas públicas de Campos, queriam implementar criacionismo na grade curricular das escolas públicas do Estado, dentre outras parafernalhas insanas. Mas o problema inicial é que os senhores da máfia crente carioca chegaram em postos políticos através da manipulação religiosa, ou seja o que fariam por serem "irmãos em cristo", toda a campanha politica desses porcos gira em torno disso, é campanha religiosa para religiosos, que são massa pesada a votar neles. Multidões de crentes vão as ruas, fazem carreatas, é uma loucura! O jargão é " votem no candidato de Jesus". A fonte da manipulação começou e ganhou força através do rebanho de crença comum. Além disso foi e ainda é a grana do dízimo que bancou e banca muita campanha política de crentes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Me apropriando de uma frase do Acauan, a diferença entre veneno e remédio muitas vezes está na dose administrada.

Religião em si não me parece ser veneno, na verdade a religião é uma das grandes responsáveis pelo processo civilizatório, tendo contribuído tanto na formação moral dos indivíduos como na construção do conhecimento filosófico, científico e artístico ao longo de muitos séculos.

Chamá-la de veneno apenas por conta de uns bandos mais fanáticos e malucos é além de uma manifestação de ignorância, um ato extremamente perigoso, que tomou forma e volume nos grandes crimes contra a humanidade perpetrados pelos coletivistas do século vinte.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Flavio Costa escreveu:Me diga quantos grandes cientistas, poetas, artistas e filósofos que pagam dízimo.

Não se usa próclise em início de frases.

Darkness

Mensagem por Darkness »

E coletivistas houve em todo o lado. Até na America Capitalista com a criaçao de sociedades Eugenicas que compulsivamente esterelizaram pessoas a torto e a direito em nome do bem da espécie...

spink
Contato:

Mensagem por spink »

:emoticon5:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Sansão Carrasco

Mensagem por Sansão Carrasco »

Capitão América escreveu:Qual o problema? Se a pessoa o faz por iniciativa própria, quem são vocês para questionar?

E quem é você para questionar quem questiona? :emoticon3:
A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento.

Provérbio italiano

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

clara campos escreveu:A maioria dos crentes são simplesmente mentalmente preguiçosos.

Tivemos a mesma impressão...

Flavio Costa
Contato:

rapha... escreveu:
Flavio Costa escreveu:Me diga quantos grandes cientistas, poetas, artistas e filósofos que pagam dízimo.

:emoticon12: Estava esperando você chegar, rapha..., você já corrigiu isso quatro vezes no "foro".

Já meu argumento é: ênclise no início de frases soa mal e pedante. Mas obrigado por lembrar. :emoticon16:
- William Shakespeare
- William James

Flavio Costa
Contato:

Darkness escreveu:Mas nao vejo essas pessoas como ovelhas... mas como seres humanos... muitos deles nulificados pela sua condiçao social... que só encontram conforto nesta vida na religiao (mesmo sendo religiao com o objetivo de ganhar dinheiro). De outra forma... sem religiao... a passagem dessas pessoas por esta vida seria um abismo.

Quem diz que são ovelhas é a Bíblia e eles gostam.

Darkness escreveu:Se calhar vou dizer asneira... Mas talvez pagar por um serviço assim... nao seja totalmente descabido. Ainda que seja dinheiro atirado aos abutres.

Certa vez o Abmael chegou à mesma conclusão.
- William Shakespeare
- William James

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Flavio Costa escreveu:
Darkness escreveu:Se calhar vou dizer asneira... Mas talvez pagar por um serviço assim... nao seja totalmente descabido. Ainda que seja dinheiro atirado aos abutres.

Certa vez o Abmael chegou à mesma conclusão.

- É vero, tá no fórum antigo, vou procurar mais tarde e "ressuscitar" o tôpico....

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Hugo

Mensagem por Hugo »

Caramba, qual a relação desse papo sobre cientistas com o que eu disse?
Diabos, eu não falei que uma pessoa que segue uma religião é burra, eu só disse que ela tem menor liberdade de pensamento e ação. Isso é fato.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Flavio Costa escreveu:
Darkness escreveu:Mas nao vejo essas pessoas como ovelhas... mas como seres humanos... muitos deles nulificados pela sua condiçao social... que só encontram conforto nesta vida na religiao (mesmo sendo religiao com o objetivo de ganhar dinheiro). De outra forma... sem religiao... a passagem dessas pessoas por esta vida seria um abismo.

Quem diz que são ovelhas é a Bíblia e eles gostam.

O cristianismo é um relacionamento BDSM. Deus é o mestre e você é o servo...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Sansão Carrasco escreveu:Procure nos jornais qualquer notícia que fale sobre qualquer coisa que alguém tenha feito, desde uma crítica a um filme ou até um assassinato, daí então você analisa se esse feito tem alguma correlação com a religião dessa tal pessoa. Se você conseguir me provar que praticamente todos esses feitos tem alguma ligação com a religião dessa tal pessoa, confirmando assim que a maioria dos religiosos só pensam na sua religião e fazem de tudo para que os seus atos sejam sempre coerentes com a religião que seguem, ponto para você, senão, ponto para mim.

Acho que percebeste mal a minha posição.
Eu não disse que a maiorira das pessoas não são religioas ou não são influenciadas por religião.
O que eu queria dizer é que as pessoas não têm uma atitude crítica nem reflexiva em relação à sua própria religião, tão pouco se preocupam em manter uma posição intelectualmente coerente com a sua religião.
Exemplos:
-Os ataques terrorirstas islâmicos, na grande maioria das vezes,não são fundamentados pelo AlCorão.
-Milhares de católicos divorciam-se todos os anos.
-Milhares de cristãos praticam sexo pré-matrimonial.
-Milhares de católicos usam contraceptivos.
-Milhares de judeus masturbam-se (esta admito, é uma suposição... :emoticon12: )
-Contam-se pelos dedos das mãos os católicos que ´conheço que leram a Bíblia toda
-Muitos católicos (que conheço) acreditam no destino e na reencarnação
....
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Me apropriando de uma frase do Acauan, a diferença entre veneno e remédio muitas vezes está na dose administrada.

Flavio Costa
Contato:

clara campos escreveu:-Contam-se pelos dedos das mãos os católicos que ´conheço que leram a Bíblia toda

Melhor falar dos protestantes, já que os católicos, historicamente, não precisam ler a Bíblia. Inclusive considerando que a difusão da alfabetização é fenômeno relativamente recente.
- William Shakespeare
- William James

Flavio Costa
Contato:

rapha... escreveu:

:emoticon12: Cinco vezes.
- William Shakespeare
- William James

Hugo

Mensagem por Hugo »

Flavio Costa escreveu:
rapha... escreveu:

:emoticon12: Cinco vezes.

rapha...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Sansão Carrasco escreveu:Por que a religião é considerada um veneno pelos céticos?
...
Então eu gostaria de saber se essa frase ... é apenas uma maneira de chamar atenção ao fórum, ou se realmente se trata de uma verdade para os céticos.

A diferença entre veneno e remédio é, em muitos casos, uma questão de dosagem.
O Fórum Religião é Veneno defende a opinião que o fanatismo e fundamentalismo religioso são exemplos de dosagem nociva.
O Fórum está aberto à livre manifestação de todas as opiniões em contrário.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado