Pode a fé curar?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Joao Valle

Pode a fé curar?

Mensagem por Joao Valle »

Pode a fé curar?

Faço esta pergunta porque a ciencia sabe disto. Caso contrário não existiriam os testes de duplo cego e efeito placebo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Duplo-cego

Agora, o que seria a fé e como ela pode curar? O que a ciência diz?

Gostaria de deixar minha opinião e ouvir a opinião de outras pessoas.

Acho que uma das personalidades que poderia explicar isto é Emile Coué.
http://en.wikipedia.org/wiki/Emile_Cou%C3%A9
Coué era farmaceutico, e por acaso um paciente foi queixar-se. Ele ofereceu um remédio novo, do qual ouvira falar muito bem, e o receitou afirmando que seria a cura dos males deste queixoso cronico. Entretanto os efeitos foram tão expetaculares que passou a investigar o remédio e não descobriu nada que pudesse ter tamanho resultado. Então relembrou mentalmente sua conversa com o paciente, e se perguntou: será que foi alguma coisa que eu disse?
Este "efeito placebo" levou o farmaceutico a investigar e definir "as leis da sugestão", tornando-o talvez o primeiro hipnotista científico moderno.

O resumo das leis de Coué sistematizadas pelo discipulo Charles Baudouin.
1. Lei da atenção concentrada
Esta lei dispõe que quando uma pessoa concentra sua atenção numa idéia, esta se concretiza por si mesma.
2. Lei do esforço contrário
Essa diz que quando uma pessoa pensa que não pode fazer algo e então tenta, quanto mais pensa menos capaz fica de faze-lo.
3. A lei do sentimento dominante
Essa lei estabelece que uma sugestão ligada a uma emoção supera qualquer outra sugestão que, no momento, exista na mente. O sentimento dominante (emoção) em conexão com a sugestão faz com que esta tenha mais influência sobre a mente.

Com vistas nisso, Coué fez as seguintes observações baseadas na experiencia pessoal durante 20 anos de prática.
1. Quando a vontade e a imaginação são antagonicas, a imaginação sempre vence, sem exceção!
2. No conflito entre a vontade e a imaginação, a força da imaginação está na razão direta do quadrado da vontade.
3. Quando a vontade e a imaginação estão em harmonia, uma não se soma a outra, mas uma é multiplicada pela outra.
4. A imaginação pode ser dirigida

Coué definiu em simples palavras: "É a influência da imaginação sobre a existência física e moral da humanidade."

Um exemplo clássico:
Uma vez, quando estáva esperando o elevador no décimo andar de um edificio prestei atenção nas lajotas do piso. Deviam ter aproximadamente 15 cm de largura. Olhei de um lado ao outro do corredor até a janela e pensei: Eu consigo andar de um lado ao outro do corredor me equilibrando por estas lajotas. Olhei pela janela até o outro edifício em frente e pensei: Acho que conseguiria andar até o outro edifício me equilibrando numa prancha desta largura. Mas então olhei 10 andares a baixo e pensei: Não há dinheiro que me faça tentar uma coisa dessas.
Mas, porque isso aconteceu? A diferença é que pensei: "eu não posso"!
Coué explicaria isso com a lei da atenção concentrada, estabelecendo que, quando concentramos a atenção em uma idéia esta idéia se concretiza por si mesma. Então concentrando-se na idéia de que vai cair, a tendência natural e que hesite, se desequilibre e caia.
Conforme a terceira lei, uma sugestão (cair), ligada a uma emoção (medo), faz com que a idéia predomine na mente, opondo-se a todas as outras idéias, ou expulsando-as.
A segunda lei, a lei do esforço contrário, diz que se pensar que não pode fazer algo, enquanto mais tentar menos será capaz de faze-lo. Então, desde que creia ou imagine que não pode ir daqui até ali sem cair da prancha, enquanto mais tentar menos será capaz de faze-lo.
A imaginação e a vontade estão em conflito. Quando a vontade e a imaginação são conflitantes, a imaginação sempre vence.
Por ultimo, Coué afirma que "a imaginação pode ser dirigida". Mas para que isto serve?
Entre os hipnotistas chama-se de "sucetibilidade" a capacidade que uma pessoa tem de visualizar prontamente e participar mentalmente de qualquer situação sugerida. Basicamente é como as brincadeiras de criança, quando dizia "vamos brincar de...".
Se voce puder visualisar esta situação, e se ver nela, identificar-se com ela, então voce evocará as reações mentais e físicas que poderia ter se o que imaginou fosse real.

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re.: Pode a fé curar?

Mensagem por rapha... »

SIM!!!!!!!!1

DEUS PODE TUDO!!!!!!!!1

Nospheratu

Re: Re.: Pode a fé curar?

Mensagem por Nospheratu »

rapha... escreveu:SIM!!!!!!!!1

DEUS PODE TUDO!!!!!!!!1

Ok,isso foi assustador.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

A auto-sugestão do tipo que aumenta a auto-confiança, a auto-estima e por fim, dá uma injeção de ânimo no sistema imunológico pode ajudar bastante no processo de cura de qualquer doença, até mesmo câncer.

Pessoas ficam doentes a todo momento porque têm seu sistema imunológico atingido de alguma forma pelo estresse, pela falta de alimentação equilibrada, ou ainda, deficiência de determinadas substâncias, má formação de determinados órgãos ou em termos até de código genético... Provocar a melhora em termos de reduzir o estresse já ajuda, assim como repor o que falta ao organismo também. Mas não dependemos apenas de auto-sugestão com base na fé em algo para que a cura seja efetivada. Dependemos também de agentes antibióticos, ou quimioterápicos dependendo do caso... ou ainda apenas e tão somente de anti-depressivos que ajudam a emprestar uma corzinha melhor ao dia-a-dia cinzento que todo deprimido experimenta.

Com base no que exponho acima, então, sim, a fé como auto-sugestão emprestando esperança na cura e focalizada no desejo do sujeito curar-se pode ajudar sim e muito. A fé no médico, nos remédios, a fé no tratamento possível para determinado problema é muito boa e deve sim ser estimulada. Já a fé em deus, santos e rezas têm o que se pode chamar de efeito-placebo que pode ajudar ou não e, dependendo do grau de gravidade da doença, pode até matar por omissão a ir em busca de tratamento, portanto, vale e muito a pena notar a diferença gritante entre a fé nos meios de que dispomos para a cura de doenças e a fé em ajudas sobrenaturais à espera de um milagre.

Seja bem vindo... :emoticon1:
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Algumas considerações sobre a cura pela fé

"Outro estudo examinou o que acontecia com ansiedade, depressão e auto-estima em 406 pacientes que receberam preces intercessoras ou que não receberam. A prece foi oferecida por 15 minutos diariamente durante 12 semanas. O pesquisador relatou melhoras em todos os sujeitos mas não encontrou nenhuma diferença entre o grupo das preces e o grupo que não recebeu preces [10]. Um estudo dos efeitos da prece intercessora em 40 alcoólicos em recuperação também não encontrou nenhum benefício [11]. Um estudo de 6 meses com 40 pacientes de AIDS avançada expostos por 10 semanas a uma "cura à distância" relatou um número menor de doenças novas, visitas médicas e hospitalizações no grupo da "cura à distância" [12]."

...

"Um pesquisa de 1996 com 1000 pessoas adultas descobriu que 79% acreditavam que a fé espiritual poderia ajudar as pessoas a se recuperarem de doenças [17]. Essa idéia também é popular entre os médicos. Ainda que muitos estudos tenham encontrado associações entre variados graus de religiosidade e saúde, nenhum estudo bem planejado demonstrou que crenças religiosas ou orações realmente tragam benefícios à saúde [18]. Na verdade, um estudo bem planejado encontrou justamente o oposto. O estudo envolveu pacientes cujos progressos foram acompanhados por nove meses após terem recebido alta de um hospital inglês. Eles avaliaram os registro dos pacientes de ambulatório e as respostas de 189 pacientes à questionários. Os pesquisadores concluíram que o estado de saúde dos pacientes com crenças espirituais mais fortes teve uma probabilidade superior a duas vezes de ficar inalterado ou pior [19]."
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Voa fé inútil, voa..

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Najma escreveu:A auto-sugestão do tipo que aumenta a auto-confiança, a auto-estima e por fim, dá uma injeção de ânimo no sistema imunológico pode ajudar bastante no processo de cura de qualquer doença, até mesmo câncer.

Pessoas ficam doentes a todo momento porque têm seu sistema imunológico atingido de alguma forma pelo estresse, pela falta de alimentação equilibrada, ou ainda, deficiência de determinadas substâncias, má formação de determinados órgãos ou em termos até de código genético... Provocar a melhora em termos de reduzir o estresse já ajuda, assim como repor o que falta ao organismo também. Mas não dependemos apenas de auto-sugestão com base na fé em algo para que a cura seja efetivada. Dependemos também de agentes antibióticos, ou quimioterápicos dependendo do caso... ou ainda apenas e tão somente de anti-depressivos que ajudam a emprestar uma corzinha melhor ao dia-a-dia cinzento que todo deprimido experimenta.

Com base no que exponho acima, então, sim, a fé como auto-sugestão emprestando esperança na cura e focalizada no desejo do sujeito curar-se pode ajudar sim e muito. A fé no médico, nos remédios, a fé no tratamento possível para determinado problema é muito boa e deve sim ser estimulada. Já a fé em deus, santos e rezas têm o que se pode chamar de efeito-placebo que pode ajudar ou não e, dependendo do grau de gravidade da doença, pode até matar por omissão a ir em busca de tratamento, portanto, vale e muito a pena notar a diferença gritante entre a fé nos meios de que dispomos para a cura de doenças e a fé em ajudas sobrenaturais à espera de um milagre.

Sempre coerente!
Um beijo.

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

RCAdeBH escreveu:
Najma escreveu:A auto-sugestão do tipo que aumenta a auto-confiança, a auto-estima e por fim, dá uma injeção de ânimo no sistema imunológico pode ajudar bastante no processo de cura de qualquer doença, até mesmo câncer.

Sempre coerente!
Um beijo.

ASSINO EMBAIXO!
DOIS BEIJOS!!
Imagem

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Adorei teu avatar, Joao Valle!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Joao Valle

Mensagem por Joao Valle »

DEUS PODE TUDO!!!!!!!!1

:emoticon5:

fé = imaginação

As crianças atéias são mais felizes porque que nunca foram doutrinados para acreditar em papai noel, coelhinho da pascoa, fada do dente, deus, etc
Quantos de voces acreditaram em papai noel? Eu acreditei, e penso que quase todos nós acreditamos nele nos primeiros anos de vida. Chegamos a acreditar tão apaixonadamente nesta história que, quando qualquer outra criança mais velha nos dizia "papai noel não existe", nós respondiamos "existe sim. eu sei que ele existe". E se alguem perguntasse como sabíamos disso, respondiamos: "eu sei porque minha mãe me disse". (ai! como era idiota :emoticon11: )
Isso resolvia a questão para nós naquela idade, e fica fácil perceber quando afirmamos que uma criança não raciocina indutivamente, mas apenas dedutivamente. A criança parte de uma premissa que considera verdadeira (papai noel existe) e formula todas as suas conclusões sobre esta premissa falsa.
A partir de certa idade desenvolvemos a faculdade critica, isto é, começamos a raciocinar indutivamente. Passamos então a utilizar esta capacidade para analisar, validar e filtrar os pensamentos. Assim a criança começa a questionar e validade dos elementos que cercam esta história, e por fim descobre a invalidade da premissa.
Resumindo: tem muito crente que ainda acredita em papai noel... :emoticon12:

Nospheratu

Mensagem por Nospheratu »

Joao Valle escreveu:

DEUS PODE TUDO!!!!!!!!1

:emoticon5:

fé = imaginação

As crianças atéias são mais felizes porque que nunca foram doutrinados para acreditar em papai noel, coelhinho da pascoa, fada do dente, deus, etc
Quantos de voces acreditaram em papai noel? Eu acreditei, e penso que quase todos nós acreditamos nele nos primeiros anos de vida. Chegamos a acreditar tão apaixonadamente nesta história que, quando qualquer outra criança mais velha nos dizia "papai noel não existe", nós respondiamos "existe sim. eu sei que ele existe". E se alguem perguntasse como sabíamos disso, respondiamos: "eu sei porque minha mãe me disse". (ai! como era idiota :emoticon11: )
Isso resolvia a questão para nós naquela idade, e fica fácil perceber quando afirmamos que uma criança não raciocina indutivamente, mas apenas dedutivamente. A criança parte de uma premissa que considera verdadeira (papai noel existe) e formula todas as suas conclusões sobre esta premissa falsa.
A partir de certa idade desenvolvemos a faculdade critica, isto é, começamos a raciocinar indutivamente. Passamos então a utilizar esta capacidade para analisar, validar e filtrar os pensamentos. Assim a criança começa a questionar e validade dos elementos que cercam esta história, e por fim descobre a invalidade da premissa.
Resumindo: tem muito crente que ainda acredita em papai noel... :emoticon12:

Gostei da conclusão :emoticon12: :emoticon12:

Trancado