A dificuldade de ser empresário no Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

A dificuldade de ser empresário no Brasil

Mensagem por Fernando Silva »

Fui um dos primeiros funcionários da firma em que trabalho e acompanhei sua história. Meu chefe, que tinha um emprego garantido numa estatal, decidiu montar um negócio próprio.

Investiu toda sua poupança, o que tinha e o que não tinha, e virou noites trabalhando. Finalmente, um cliente resolveu apostar nele e fechou o primeiro contrato, que permitiu pagar as dívidas e contratar mais funcionários.

Em todos esses anos de firma, apesar de sempre ter ajudado os funcionários, às vezes com dinheiro do próprio bolso, sempre enfrentou acusações de comunistinhas idiotas. Alguns exemplos:

1. Um dia, ele resolveu que o dinheiro dava e trocou de carro. Imediatamente, os comunistinhas saíram pelos corredores acusando-o de ter comprado o carro à custa da exploração dos funcionários. Ele ficou até deprimido quando soube.

2. No início de um certo ano, ele se propôs a pagar pelo material escolar dos funcionários com filhos. Pediu a uma funcionária para fazer um levantamento entre os que já tinham comprado para ter uma idéia do valor. A lista, entretanto, foi ficando enorme, cheia de materiais supérfluos e em quantidades desnecessárias. Ele deu um basta e disse que só pagaria um valor na média do que os outros já tinham gasto. Resultado: os comunistinhas saíram pela firma dizendo "Não aceitem, não aceitem! Ou a lista completa ou nada!". Como ninguém (além deles) era idiota, aceitaram.

3. Um funcionário, que nós apelidamos "Pecebão", vivia pela firma com um livro intitulado "Manual da guerrilha nas indústrias", tentando convencer os colegas a sabotarem a produção. Em um certo ano, os sindicatos marcaram uma greve nacional. A greve fracassou no país inteiro. Na firma, todos vieram, inclusive o "Pecebão". Mas ficou resmungando pelos corredores: "Assim não dá! Vocês têm que se conscientizar, têm que participar!" (embora ele também tivesse vindo trabalhar...). Perguntei a ele por que estava fazendo universidade, já que isto o tornaria parte da elite. Ele enrolou e não soube responder. Acabou sendo demitido, mais por incompetência que por suas tentativas de proselitismo.

Dois conselhos a quem um dia se dispuser a abrir um negócio:

1. Nunca dê nada por fora a seus funcionários como, por exemplo, ajuda nas despesas com a faculdade ou empréstimos. Ou você oficializa (e tenta abatimento no imposto de renda) ou não dá. Se você der, assim que o funcionário for demitido entrará na justiça exigindo que o que foi recebido por fora seja considerado como parte do salário (para que a indenização trabalhista se baseie num valor mais alto). Ou seja, ele vai querer indenização pelos favores recebidos.

2. Nunca se proponha a demitir um funcionário que pediu demissão (para que ele possa receber o FGTS). Ele imediatamente entrará na justiça exigindo receber "seus direitos". Se ele pediu demissão, deixe-o ir.

Tenha sempre em mente que o funcionário, assim que demitido, será abordado pelos sindicatos, que lhe encherão a cabeça de besteiras e o convencerão a processar a firma. Do ponto de vista do sindicato, os patrões estão sempre errados. E os funcionários demitidos, se não tiverem um enorme senso de ética e um mínimo de inteligência, irão na conversa deles e talvez até acreditem mesmo que foram enganados e têm direito a alguma coisa. Jamais pense que conhece bem seus funcionários e que "eles não fariam uma coisa dessas".

Nospheratu

Re.: A dificuldade de ser empresário no Brasil

Mensagem por Nospheratu »

Maravilha de texto.

Realmente,certos sindicatos adoram exagerar quanto á relação patrão-empregado,isso devia ser melhor analisado.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

A mentalidade do trabalhador brasileiro, perfeitamente retratada pelo Fernando, é apenas um dos muitos problemas enfrentados pela iniciativa privada no Brasil.

Ele se soma a aterradora legislação trabalhista, que torna contratações e demissões rotineiras algo basicamente impraticável dentro da legalidade, a tributação assombrosa, principalmente para as empresas de menor renda, a burocracia intolerável que torna a tarefa de abrir uma empresa algo sobre-humano, e de fechar impossível, o protecionismo, que ainda que vise atender o mercado interno, só aumenta a defasagem tecnológica e faz o câmbio artificialmente se valorizar, e os famigerados juros, reflexos dos erros anteriores, muito mais sintomas do que causas em si.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Quando o trabalhador tem direitos demais, acaba ficando sem o principal: o emprego.
É isto que os estudantes franceses não conseguem entender quando lutam pelo direito de não poderem ser demitidos após 2 anos no primeiro emprego.
Eles estão dificultando a própria contratação e perdendo a chance de ter alguma realização no currículo.

Ninguém demite um bom funcionário, a menos que a situação esteja ruim ou que a firma, por alguma razão, não tenha mais utilidade para ele.
Se não há dinheiro ou o cargo dentro da firma foi extinto, qual o sentido de manter o funcionário?
Se o funcionário não atendeu às expectativas, qual o sentido de mantê-lo, em vez de contratar alguém melhor?

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Depois a culpa é dos E.U.A. ...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Re.: A dificuldade de ser empresário no Brasil

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Fernando Silva escreveu:Quando o trabalhador tem direitos demais, acaba ficando sem o principal: o emprego.
É isto que os estudantes franceses não conseguem entender quando lutam pelo direito de não poderem ser demitidos após 2 anos no primeiro emprego.
Eles estão dificultando a própria contratação e perdendo a chance de ter alguma realização no currículo.

Ninguém demite um bom funcionário, a menos que a situação esteja ruim ou que a firma, por alguma razão, não tenha mais utilidade para ele.
Se não há dinheiro ou o cargo dentro da firma foi extinto, qual o sentido de manter o funcionário?
Se o funcionário não atendeu às expectativas, qual o sentido de mantê-lo, em vez de contratar alguém melhor?

É um erro de mentalidade.

Na america, boa parte da população pensa numa perspectiva empreendedora e competitiva, e compreende que não há benefícios gerais na criação de privilégios trabalhistas.

Ainda que existam fortes sindicatos, não há essa mentalidade corporativista que domina a mente de brasileiros e europeus, de achar que seus patrões são sacos-sem-fundo de dinheiro e podem pagar quanto quiser por seus funcionários improdutivos.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Carmen

Mensagem por Carmen »

Conselhos perfeitos, Fernando !

Poderia escrever uma tese com o que já enfrentei por causa de sangue-sugas ordinários (e olha que só tenho um ou dois funcionários por vez).

Enquanto a legislação trabalhista brasileira não for flexibilizada e deixar de paternalismos idiotas, que não se espere progresso por estas bandas.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Alguém pelo qual todos países deveriam passar um dia:

Imagem

Margaret Thatcher

"A cadeira pretende ensinar que o capitalismo tem uma base moral e legal e que não é simplesmente a lei da selva."
A ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, que por meio de um assessor justificou seu empenho pessoal na criação da cátedra de livre iniciativa na faculdade de administração da Universidade de Cambridge
"O consenso é a negociação da liderança."
"Eu e o Reagan demos uma boa ajuda para demolir o comunismo".
Em 1994, citada Revista Veja - Edição especial de 30 anos

http://pt.wikiquote.org/wiki/Margaret_Thatcher

"[People constantly requesting government intervention] are casting their problems at society. And, you know, there's no such thing as society. There are individual men and women and there are families. And no government can do anything except through people, and people must look after themselves first. It is our duty to look after ourselves and then, also, to look after our neighbours."

http://en.wikiquote.org/wiki/Margaret_Thatcher
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Arigó deve ser tratado como cachorro. Eles gostam.

na minha empresa, tiveram a iniciativa de colocar exaustores nos banheiros masculinos. Para quê? Para um peão cú de cachorro reclamar do barulhinho que o equipamento fazia. O cara não conseguia cagar em paz.

Puta que pariu.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Este conflito patrão versus colaborador existe no Brasil, como em todo o mundo, mas aqui é agravado principalmente por dois motivos:
1) Temos leis trabalhistas ultrapassadas;
2) Temos um alto índice de desemprego.
É necessário a eliminação desses dois problemas. Sem eles patrões e colaboradores podem batalhar pelos mesmos interesses.

Ocorre que para os políticos isto não é bom. Para eles é importante que nossa sociedade esteja dividida em classes que lutam entre si.

É necessário que as entidades patronais e os sindicatos entrem em acordo e unidos possam impor uma nova legislação trabalhista e societária que venha a beneficiar os trabalhadores e as microempresas. Além, é claro, de ajudar ao máximo qualquer um que queira montar seu próprio negócio.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Um dia, ele resolveu que o dinheiro dava e trocou de carro. Imediatamente, os comunistinhas saíram pelos corredores acusando-o de ter comprado o carro à custa da exploração dos funcionários. Ele ficou até deprimido quando soube.

Sei lá cara. Eu tive um chefe de uma empresa que passou 6 meses sem pagar o salário e ao mesmo tempo comprou um carro importado. Pra mim quem faz isso é filho da puta mesmo. Não tem essa de comunistinha. Tem muito empresário explorador mesmo.

Ninguém demite um bom funcionário,

Falácia. Tem a moda das reengenharias e outras bostas corporativas. Hoje em dia normalmente quem não vai para rua são os que menos trabalham: gerentes puxa-saco do chefe que não sabem fazer nada além de mandar.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Claudio Loredo
Contato:

Por falar em direitos trabalhistas, vejam a notícia que saiu hoje.

Pacote legaliza centrais sindicais e cria novo conselho tripartite

Poindexter

Claudio Loredo escreveu:

Este conflito patrão versus colaborador existe no Brasil, como em todo o mundo, mas aqui é agravado principalmente por dois motivos:
1) Temos leis trabalhistas ultrapassadas;
2) Temos um alto índice de desemprego.
É necessário a eliminação desses dois problemas. Sem eles patrões e colaboradores podem batalhar pelos mesmos interesses.

Ocorre que para os políticos isto não é bom. Para eles é importante que nossa sociedade esteja dividida em classes que lutam entre si.

É necessário que as entidades patronais e os sindicatos entrem em acordo e unidos possam impor uma nova legislação trabalhista e societária que venha a beneficiar os trabalhadores e as microempresas. Além, é claro, de ajudar ao máximo qualquer um que queira montar seu próprio negócio.

Viva os empregos de baixa qualidade! Viva as vagas incertas! Viva a agricultura de subsistência! Viva a se beneficiar o trabalhador em detrimento daquele que efetivamente cria as vagas de trabalho: o empresário! Fora FMI! Fora, porcos faCHistas, sexistas, homofóbicos e racistas, lacaios dos E.U.A., discípulos de Washington, entreguistas! Viva a foice e o martelo, que são "bonitos símbolos"!

Si nóis num conségui tê tudu, ninguéin maiz pódi tê!

Yankees. go home!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Claudio Loredo
Contato:

Poindexter, pare de exagerar o que eu digo. Eu não disse nada disso da sua mensagem. Procure ver as coisas de diferentes pontos de vista. Assim, independentemente do lado em que você escolha ficar, você estará, pelo menos, próximo da verdade.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

DarkWings escreveu:
Um dia, ele resolveu que o dinheiro dava e trocou de carro. Imediatamente, os comunistinhas saíram pelos corredores acusando-o de ter comprado o carro à custa da exploração dos funcionários. Ele ficou até deprimido quando soube.

Sei lá cara. Eu tive um chefe de uma empresa que passou 6 meses sem pagar o salário e ao mesmo tempo comprou um carro importado. Pra mim quem faz isso é filho da puta mesmo. Não tem essa de comunistinha. Tem muito empresário explorador mesmo.

Ninguém demite um bom funcionário,

Falácia. Tem a moda das reengenharias e outras bostas corporativas. Hoje em dia normalmente quem não vai para rua são os que menos trabalham: gerentes puxa-saco do chefe que não sabem fazer nada além de mandar.

Casos de mau gerenciamento ou de fraude não servem como exemplo. Seriam um problema em qualquer lugar.

Estou falando de firmas honestas, com patrões sensatos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

O ENCOSTO escreveu:na minha empresa, tiveram a iniciativa de colocar exaustores nos banheiros masculinos. Para quê? Para um peão cú de cachorro reclamar do barulhinho que o equipamento fazia. O cara não conseguia cagar em paz.

Puta que pariu.

Na minha firma, o banheiro dos operários, novinho, em pouco tempo estava com torneiras arrancadas, tábuas de privada soltas, lixeiras queimadas (tacaram fogo no lixo) e ralos entupidos de papel-toalha.

Mas você fala com os responsáveis por isso e eles parecem perfeitamente normais e educados. Há um lado selvagem deles que se revela quando eles encontram alguma coisa limpa e arrumada.

Poindexter

Fernando Silva escreveu:Casos de mau gerenciamento ou de fraude não servem como exemplo. Seriam um problema em qualquer lugar.

Não precisa ser "mau gerenciamento" ou fraude, Fernando. Se a emperesa for grande demais para o dono conhecer todos os funcionários, isso aí já começa a rolar direto. Scott Adams, através de seu personagem Dilbert, ilustra bem estas situações.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Fernando Silva escreveu:Mas você fala com os responsáveis por isso e eles parecem perfeitamente normais e educados. Há um lado selvagem deles que se revela quando eles encontram alguma coisa limpa e arrumada.

Limpa e arrumada??? COLETIVA!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Patrão sensato é aquele que ganha em dólar, passa as férias em Cancu e paga salário mínimo.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Eu nunca trabalhei numa empresa com "operários", mas também já vi dessa mentalidade proletária que o Fernando menciona. Já vi muito funcionário indignado porque a empresa recebe do cliente uns R$ 12.000 por cabeça e paga um salário de, digamos, R$ 3.500.

Só que nessa indignação deles eles não contam o INSS, o FGTS, o 13º, as férias, o plano de saúde, o vale refeição, os impostos, as verbas recisórias, a água, a energia, o computador, os projetos que dão prejuízo...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Flavio Costa escreveu:Só que nessa indignação deles eles não contam o INSS, o FGTS, o 13º, as férias, o plano de saúde, o vale refeição, os impostos, as verbas recisórias, a água, a energia, o computador, os projetos que dão prejuízo...

Para cada real que o funcionário recebe, o patrão tem que entregar ao governo mais uns R$ 1,50. Ou seja, para dar um aumento de 100 reais, ele está, na verdade, gastando 250.

carlo

Mensagem por carlo »

Fernando Silva escreveu:
Flavio Costa escreveu:Só que nessa indignação deles eles não contam o INSS, o FGTS, o 13º, as férias, o plano de saúde, o vale refeição, os impostos, as verbas recisórias, a água, a energia, o computador, os projetos que dão prejuízo...

Para cada real que o funcionário recebe, o patrão tem que entregar ao governo mais uns R$ 1,50. Ou seja, para dar um aumento de 100 reais, ele está, na verdade, gastando 250.

E o que acho interessante, é que a maioria destes panacas não percebem que se algum dia este país entrar em fase de crescimento contínuo, as relações trabalhistas terão que ser flexibilizadas, estas leis de 1940 cairão inexoravelmente.

Trancado