Perguntas teológicas profundas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Fernando »

Luis Dantas escreveu:
Fernando escreveu: Ateus dizem que Deus não existe. Agnósticos dizem que não se pode saber se ele existe ou não. Ambos se se contradizem, e assim se constitui a esquizofrenia das contradições entre os não teístas.



Má comparação. Não há contradição alguma em dizer que (se acredita pessoalmente que) Deus não existe e também que não se pode ter certeza de que ele existe ou não. Nós agnósticos ateus existimos e não temos por que pedir desculpas ou nos sentir mal por isso.


Eu não acho uma má comparação, acho uma péssima comparação. Talvez ela só empate com a do Hammond.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Mensagem por Cris »

ramoni escreveu:PERGUNTA AOS CRENTES!!!

Quem tem mais poder Deus ou o Diabo?
R: Deus
O Diabo está a serviço de Deus?
R: Não
ENTÃO PORQUE DEUS PERMITE QUE O DIABO ATUE?



A bíblia diz que Lúcifer era um dos Arcanjos de Deus, e se não estiver enganada, ele era o Arcanjo da adoração (música). E ele caiu justamente porque quis ser igual a Deus. Por vaidade. Deus tem poder sim, segundo a bíblia fala, Mas o diabo também tem. Haja visto, na passagem de Jó, quando Deus fala à Satanás sobre o filho íntrego e este diz à Deus, que Jó só é assim porque Deus o abençoa com toda sorte de boas dádivas e desafia a Deus que se queria ver se Jó continuaria a honra-lo e a ser íntegro, se perdesse tudo o que tem. Então, Deus ordena à Satanás que este poderia tirar tudo o que quisesse de Jó, menos sua vida.

E cá entre nós, o Diabo pode até não estar a serviço de Deus, mas sabe segundo a biblia diz que seus dias sobre a terra estão contados. E a grosso modo, Deus permite que Satanás aja e segundo me contam (só que eu não acredito muito nisso) até com o Diabo Deus é justo. O papel dele é roubar matar e destruir a vida dos filhos de Deus, mas dizem que ele só faz isto mediante a autorização prévia de Deus no sentido do livre árbitrio que é dado aos homens.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

ramoni
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Out 2005, 21:55

Mensagem por ramoni »

A Cris;

Então o Diabo está a serviço de Deus, AUTORIZADO!!

Quando eu mesmo repondo que o Diabo NÃO está a serviço de Deus em verdade está é a posição dos crentes e isso apresenta uma contradição; Quando se pergunta por qual motivo Deus permite que ele atue? (Há algo errado nesse jogo.)

Resumindo o que se percebe é uma enorme contradição nas doutrinas religiosas, e que só passa meio que despercebida devido ao processo de lavagem cerebral e condicionamento à que as pessoas foram submetidas por centenas e centenas de anos e ainda sem informação; tipo as contradições bíblicas; programação mental e condicionamentos tipo: não se questiona fé ai se confunde com bíblia (palavra de Deus).

E o resultado e esse, desperdicio de recursos humanos (até vidas) destinados e orientados a MITOS, (ai incluo todas as crenças sem excessão).

È muito claro o que há por trás disso? Interesse, política e PODER.
O dia em que a humanidade conseguir se libertar dessa escravidão, quem sabe não tenhamos o paraíso aqui na Terra, ou a sua realização esteja mais proxíma, ou no mínimo teriamos como ponto de partida a VERDADE VERDDEIRA.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Luis Dantas »

Fernando escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Fernando escreveu: Ateus dizem que Deus não existe. Agnósticos dizem que não se pode saber se ele existe ou não. Ambos se se contradizem, e assim se constitui a esquizofrenia das contradições entre os não teístas.



Má comparação. Não há contradição alguma em dizer que (se acredita pessoalmente que) Deus não existe e também que não se pode ter certeza de que ele existe ou não. Nós agnósticos ateus existimos e não temos por que pedir desculpas ou nos sentir mal por isso.


Eu não acho uma má comparação, acho uma péssima comparação. Talvez ela só empate com a do Hammond.


Quem me dera...
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Samael »

Fernando escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Católicos acham que sua fé é a única verdadeira, adventistas idem....ambos se contradizem, e assim se constitui a ezquisofrenia das contradições entre os cristãos.
Ateus dizem que Deus não existe. Agnósticos dizem que não se pode saber se ele existe ou não. Ambos se se contradizem, e assim se constitui a esquizofrenia das contradições entre os não teístas.


O erro desse seu pensamento está na questão de se esquecer que todo ateu é, antes de tudo, agnóstico.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Samael »

Fernando escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Fernando escreveu: Ateus dizem que Deus não existe. Agnósticos dizem que não se pode saber se ele existe ou não. Ambos se se contradizem, e assim se constitui a esquizofrenia das contradições entre os não teístas.



Má comparação. Não há contradição alguma em dizer que (se acredita pessoalmente que) Deus não existe e também que não se pode ter certeza de que ele existe ou não. Nós agnósticos ateus existimos e não temos por que pedir desculpas ou nos sentir mal por isso.


Eu não acho uma má comparação, acho uma péssima comparação. Talvez ela só empate com a do Hammond.


Desculpe, Fernando. Agora entendi o seu ponto.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

ramoni escreveu:PERGUNTA AOS CRENTES!!!

Quem tem mais poder Deus ou o Diabo?
R: Deus
O Diabo está a serviço de Deus?
R: Não
ENTÃO PORQUE DEUS PERMITE QUE O DIABO ATUE?


Eu também sempre tive esse "pé atrás" com o Cristianismo. No islamismo, por exemplo, o "opositor" nada mais é do que mais um dentre os servos de Allah e tenta os homens segundo a aprovação do próprio Allah.

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

ramoni escreveu:PERGUNTA AOS CRENTES!!!

Quem tem mais poder Deus ou o Diabo?
R: Deus
O Diabo está a serviço de Deus?
R: Não
ENTÃO PORQUE DEUS PERMITE QUE O DIABO ATUE?


PORQUE DEUS É MAU! :emoticon6:

Avatar do usuário
M
Mensagens: 259
Registrado em: 14 Nov 2005, 15:49

Re: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por M »

Azathoth escreveu:1) Anencéfalos podem ser salvos?


Essa é a grande questão. Será que o Bush pode ser salvo... :emoticon12:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

Claudio Loredo escreveu:
ramoni escreveu:PERGUNTA AOS CRENTES!!!

Quem tem mais poder Deus ou o Diabo?
R: Deus
O Diabo está a serviço de Deus?
R: Não
ENTÃO PORQUE DEUS PERMITE QUE O DIABO ATUE?


PORQUE DEUS É MAU! :emoticon6:


alguém tem que fazer o trabalho sujo...
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Fernando »

Luis Dantas escreveu:
Fernando escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Fernando escreveu: Ateus dizem que Deus não existe. Agnósticos dizem que não se pode saber se ele existe ou não. Ambos se se contradizem, e assim se constitui a esquizofrenia das contradições entre os não teístas.



Má comparação. Não há contradição alguma em dizer que (se acredita pessoalmente que) Deus não existe e também que não se pode ter certeza de que ele existe ou não. Nós agnósticos ateus existimos e não temos por que pedir desculpas ou nos sentir mal por isso.


Eu não acho uma má comparação, acho uma péssima comparação. Talvez ela só empate com a do Hammond.


Quem me dera...


O ponto é que o Hammond foi estremamente generalizador. Estes dias ainda fui numa bliblioteca católica e bati altos papos com um católico.

Como se não houvesse até um esforço da ICAR pelo ecumenismo. E como se não existissem muitos protestantes que enchergam os católicos praticantes como tão cristãos quanto os próprios protestantes.

O Hammond foi muito leviano. E eu só manti o tom da leviandade pra que ele percebesse.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Fernando »

Samael escreveu:
Fernando escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Fernando escreveu: Ateus dizem que Deus não existe. Agnósticos dizem que não se pode saber se ele existe ou não. Ambos se se contradizem, e assim se constitui a esquizofrenia das contradições entre os não teístas.



Má comparação. Não há contradição alguma em dizer que (se acredita pessoalmente que) Deus não existe e também que não se pode ter certeza de que ele existe ou não. Nós agnósticos ateus existimos e não temos por que pedir desculpas ou nos sentir mal por isso.


Eu não acho uma má comparação, acho uma péssima comparação. Talvez ela só empate com a do Hammond.


Desculpe, Fernando. Agora entendi o seu ponto.


Right Right! Right! Dear druggie!
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Ben Carson »

Não resisti!

Fernando escreveu: O ponto é que o Hammond foi estremamente[EXTREMAMENTE] generalizador. Estes dias ainda fui numa bliblioteca católica e bati altos papos com um católico.

Como se não houvesse até um esforço da ICAR pelo ecumenismo. E como se não existissem muitos protestantes que enchergam
[ENXERGAM] os católicos praticantes como tão cristãos quanto os próprios protestantes.

O Hammond foi muito leviano. E eu só manti
[MANTIVE] o tom da leviandade pra que ele percebesse.


Fernando, você é um cara bastante capaz. Tente não se chatear com minha intervenção. Por favor, tente. Não quis ofendê-lo.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Ben Carson »

Fernando escreveu:E como se não existissem muitos protestantes que enxergam os católicos praticantes como tão cristãos quanto os próprios protestantes.

Uma coisa é enxergar membros individuais da Igreja Católica como cristãos verdadeiros (seguidores de Cristo). Há pessoas que manifestam o espírito de Cristo em seus caracteres e vivem segundo os princípios de Cristo em todas as partes do mundo. Há cristãos judeus, cristãos budistas, cristãos hinduístas, cristãos espíritas, cristãos pagãos e também cristãos ateus. Pessoas que permitiram a ação do Espírito Santo em suas vidas, e que vivem da melhor maneira que podem, conforme aquilo que conhecem. O cristianismo de uma pessoa não é conseqüência direta de sua filiação religiosa. Há muitos protestantes pérfidos, que têm um lugar garantido no inferno. E muitos colegas de denominação de quem Deus se alegra. Não há relação entre a filiação religiosa e o caráter da pessoa.

Outra coisa, bastante diferente, é considerar que a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana contêm os ensinos de Cristo em sua pureza original. Há uma enorme distância entre as duas posições. A doutrina católica lembra o cristianismo bíblico. Pode ser classificada como uma religião cristã, não há dúvida, pois apesar de tudo ainda retém extensos pontos de contato com o cristianismo original. É cristianismo, não poderia ser classificado de outra forma. Porém corrompido.

Fiquei sem entender o que você quis dizer exatamente com sua afirmação. Se quis dizer que há leais seguidores de Cristo entre os católicos, isso é óbvio. Não haveria muita necessidade de ser dito. Há almas sinceras em todos os recantos. E o catolicismo é suficientemente cristão para dar uma idéia razoável da doutrina de Cristo. Se a pessoa for sensível à ação do Espírito, será transformada. Sempre haverá aqueles que por variados motivos não tiveram oportunidade de alcançar um melhor conhecimento. Sempre haverá cristãos verdadeiros na ICAR. Até que ocorra o chamado final de Apocalipse 18:4.

Parece que a palavra chave da frase é a palavra "tão". Aí é que a coisa intriga. Se você quis dizer que os verdadeiros cristãos existentes na ICAR possuem um grau de entendimento das verdades divinas equivalente ao que possuem os cristãos verdadeiros filiados às igrejas protestantes históricas, aí tenho que discordar. Embora o conhecimento espiritual seja individual, as doutrinas protestantes são (ou eram) significativamente mais livres de corrupção que as doutrinas católicas. O que influencia na média.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Fernando »

Carson,

Qual é a diferença entre os verdadeiros cristãos da ICAR e do verdadeiro Corpo de Cristo?

Se vc disser que não existe diferença, então é pq vc entende que o corpo de Cristo é apenas um, e que não faz muita diferença se a pessoa faz parte da ICAR, ou da IURD, ou da Adventista, ou da Anglicana, ou da Menonita, ou da Luterana ou de qualquer uma dessas comunidades neo-pentecostais.

Se vc diz que existe diferença, então se pode dizer que os cristãos da ICAR não fazem parte do corpo de Cristo. Bom, tudo bem, mas isso entra em contradição com a obviedade da qual vc falow. Pois quem não faz parte do corpo de Cristo é justamente quem será condenado.

No fundo, a pergunta que eu lhe devolvo é: O que é o corpo de Cristo? Uma instituição? Um conjunto de doutrinas? Ou as pessoas que fundamentam o seu agir amando a Deus acima de todas as coisas e amando ao próximo como a si mesmo?


OFFTOPIC

Vc é parente do Dr Donald A. Carson?
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Fernando »

Ben Carson escreveu:Não resisti!

Fernando escreveu: O ponto é que o Hammond foi estremamente[EXTREMAMENTE] generalizador. Estes dias ainda fui numa bliblioteca católica e bati altos papos com um católico.

Como se não houvesse até um esforço da ICAR pelo ecumenismo. E como se não existissem muitos protestantes que enchergam
[ENXERGAM] os católicos praticantes como tão cristãos quanto os próprios protestantes.

O Hammond foi muito leviano. E eu só manti
[MANTIVE] o tom da leviandade pra que ele percebesse.


Fernando, você é um cara bastante capaz. Tente não se chatear com minha intervenção. Por favor, tente. Não quis ofendê-lo.


Valew. Eu não reviso as minhas mensagens quando escrevo. Aih acabam passando estas atrocidades. hehehehe
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por carlo »

Ben Carson escreveu:
carlo escreveu:Ow Ben, espero que vc não se ofenda mas, já que a dona white falou isto aí que disseste sobre os filhos escravos, será que nunca passou pela cabeça dela o porque da bíblia regulamentar a escravidão?Ela devia ser sulista e aceitar bem a escravidão não?

Por coincidência, tenho em minhas mãos neste momento um livro que contém uma citação dela sobre esse assunto. Ei-la:

"A agonia humana é levada de lugar a lugar e comprada e vendida. Anjos registram tudo isto. está escrito no livro. As lágrimas de piedosos escravos tanto homens como mulheres, de pais, mães e crianças, de irmãos e irmãs, acumulam-se nos Céus. Apenas um pouco mais conterá Deus a Sua ira, ira essa que arde contra esta nação e especialmente contra as corporações religiosas que têm sancionado este terrível tráfico e nele se têm empenhado."

Não era figura de retórica. Outro livro que tenho mostra que muitos pastores possuíam escravos. Todas as grandes denominações norte-americanas racharam nessa época, dividindo-se em igrejas favoráveis e contrárias à escravidão. Houve assim denominações metodistas abolicionistas e denominações metodistas escravagistas, denominações batistas abolicionistas e denominações batistas escravagistas, denominações presbiterianas abolicionistas e denominações presbiterianas escravagistas... e assim por diante. Mas não houve denominação, ou mesmo grupo ou facção, adventista que desse apoio à escravidão. Não estou contando isso para exaltar ou rebaixar ninguém. Estou apenas relatando um fato histórico. Na história do adventismo houve registro de apenas um membro que era favorável às forças sulistas, mas foi severamente advertido por Ellen White de que deveria mudar sua posição.



Mas ben, como eu gostaria de ter lido isto aí da dona White em algum evangelho onde o escriba falasse que foi cristo que disse mas, o escriba não falaria isto não é mesmo?Escravidão era uma coisa comum demais para eles (os escribas dos evangelhos).

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por carlo »

Escravos obedeceis vossos senhores!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Moninha »

Certa vez discuti com uma evagélica sobre fetos anencéfalos, eu tinha e tenho a posição q se a mãe não aguentar carregar um feto para irá morrer assim q nascer ela tem o direito de abortar se quiser. Claro, essa crente com quem conversei é xiita até o final de seus fios de cabelo não concordou comigo nem a pau. Teve outro q me disse q em sua igreja se operou um milagre o cérebro se formou na criança. Eu pedi a ele para me dizer onde ela essa igreja até hj ele não me disse. Ou seja, era mentira mesmo. Se caso isso viesse acontecer comigo e chegasse uma irmazinha dizendo para eu pedir a Deus um cérebro para meu filho...ela teria q pedir a Deus um outro rosto.

Moninha :emoticon4:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por o anátema »

esse tipo de coisa que eu acho impressionante..... parece "duplipensar"
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Fernando »

Fernando escreveu: Carson,

Qual é a diferença entre os verdadeiros cristãos da ICAR e do verdadeiro Corpo de Cristo?

Se vc disser que não existe diferença, então é pq vc entende que o corpo de Cristo é apenas um, e que não faz muita diferença se a pessoa faz parte da ICAR, ou da IURD, ou da Adventista, ou da Anglicana, ou da Menonita, ou da Luterana ou de qualquer uma dessas comunidades neo-pentecostais.

Se vc diz que existe diferença, então se pode dizer que os cristãos da ICAR não fazem parte do corpo de Cristo. Bom, tudo bem, mas isso entra em contradição com a obviedade da qual vc falow. Pois quem não faz parte do corpo de Cristo é justamente quem será condenado.

No fundo, a pergunta que eu lhe devolvo é: O que é o corpo de Cristo? Uma instituição? Um conjunto de doutrinas? Ou as pessoas que fundamentam o seu agir amando a Deus acima de todas as coisas e amando ao próximo como a si mesmo?


OFFTOPIC

Vc é parente do Dr Donald A. Carson?
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por O ENCOSTO »

Azathoth escreveu:1) Anencéfalos podem ser salvos?
2) Deficientes mentais podem ser salvos?
3) Cegos, surdos e mudos por nascença podem ser salvos?
4) Os australopitecíneos podem ser salvos?
5) Os Homo habilis e Homo erectus podem ser salvos?
6) Neandertais podem ser salvos?
7) Demônios que aceitem Jesus podem ser salvos?
8) Chimpanzés que saibam a linguagem de sinais e aprendam a amar Jesus podem ser salvos?
9) Cérebros humanos formados in vitro e implantados em um corpo de cyborg podem ser salvos?
10) Robôs humanóides com inteligência artificial podem ser salvos?


Por quê Deus cria coisas?
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

ramoni
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Out 2005, 21:55

Mensagem por ramoni »

Aos Amigos;

Mais coisas estranhas!!!

NEGOCIANDO COM DEUS!!!

O católico faz promessas se o santo ou Deus lhe der tal coisa ele retribui, o crente faz a tal CAMPANHA para conseguir alguma coisa; EM GERAL O SUJEITO FAZ O BEM, AMA A DEUS E AO PROXÍMO PARA CONSEGUIR PONTOS COM O CRIADOR A FIM DE INGRESSAR NO PARAÍSO.

ORA O CRENTE ESTÁ FAZENDO O BEM PENSANDO NO PROXÍMO OU PENSANDO EM SÍ? NÃO ESTÁ NEGOCIANDO COM DEUS?

RACIOCINANDO DO PONTO DE VISTA TEISTA GENÉRICO E ATÉ HUMANISTA.

A recompensa em se fazer o bem, não seria somente a satisfação e o prazer de ver aliviada a dor do proxímo?

O fato de termos a vida ou a lucidez por um lapso temporal já não seriam suficientes para amarmos a Deus que nos deu essa vida e essa consciência?

Não seria o suficiente saber que o proxímo é nosso irmão filho do mesmo pai Deus o suficiente para que o amassemos?

P.S.
O que nos sabemos com a mais absoluta certeza, EM EXISTINDO UM DESIGNER DO UNIVERSO, definitivamente ele não tem absolutamente nada há ver com os manuais de orientação religiosos.

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por Aurelio Moraes »

Por quê Deus cria coisas?


O gesto criador é inadmissível

Que se entende por criar?

É tomar materiais diferentes, separados, mas que existem, e, valendo-se de princípios experimentados e aplicando-lhes certas regras conhecidas, aproximá-los, agrupá-los, associá-los, ajustá-los, para fazer qualquer coisa deles?

Não! Isso não é criar. Exemplos: podemos dizer que uma casa foi criada? Não, foi construída; podemos dizer que um móvel foi criado? Não, foi fabricado; podemos dizer que um livro foi criado? Não, foi composto e depois impresso.

Assim, pegar materiais que já existem e fazer qualquer coisa com eles não é criar.

Que é, pois, criar?

Criar... com franqueza, encontro-me indeciso para poder explicar o inexplicável, definir o indefinível. Procurei, contudo, fazer-me compreender.

Criar é tirar qualquer coisa do nada; é, com nada, fazer qualquer coisa do todo; é formar o existente do não-existente.

Ora, eu imagino que é impossível encontrar-se uma única pessoa dotada de razão que conceba e admita que do nada se possa tirar e fazer qualquer coisa. Suponhamos um matemático. Procurai o calculador mais autorizado; colocai-o diante de uma lousa e pedi-lhe que escreva zero sobre zeros. Terminada a operação, solicitai-lhe que os multiplique da forma que entender, que os divida até se cansar, que faça enfim toda a sorte de operações matemáticas, e haveis de ver como ele não extrairá, desta acumulação de zeros, uma única unidade.

Com nada, nada se pode fazer; de nada, nada se obtém. É por isso que o famoso aforismo de Lucrécio ex nihilo nihil é de uma certeza e de uma evidência manifesta. O gesto criador é um gesto impossível de admitir, é um absurdo.

Criar é, pois, uma expressão místico-religiosa, que pode ter algum valor aos olhos das pessoas a que agrada crer naquilo que não compreendem e a quem a fé que se impõe tanto mais quanto menos o percebem. Mas devemos convir que a palavra criar é uma expressão vazia de sentido para todos os homens cultos e sensatos, para quem uma palavra só tem valor quando representa uma realidade ou uma possibilidade.

Conseqüentemente, a hipótese de um ser verdadeiramente criador é uma hipótese que a razão repudia.

O ser criador não existe, não pode existir.


http://paginas.terra.com.br/arte/aureli ... o/doze.htm

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Perguntas teológicas profundas

Mensagem por o pensador »

Mr.Hammond escreveu:
Por quê Deus cria coisas?


O gesto criador é inadmissível

Que se entende por criar?

É tomar materiais diferentes, separados, mas que existem, e, valendo-se de princípios experimentados e aplicando-lhes certas regras conhecidas, aproximá-los, agrupá-los, associá-los, ajustá-los, para fazer qualquer coisa deles?

Não! Isso não é criar. Exemplos: podemos dizer que uma casa foi criada? Não, foi construída; podemos dizer que um móvel foi criado? Não, foi fabricado; podemos dizer que um livro foi criado? Não, foi composto e depois impresso.

Assim, pegar materiais que já existem e fazer qualquer coisa com eles não é criar.

Que é, pois, criar?

Criar... com franqueza, encontro-me indeciso para poder explicar o inexplicável, definir o indefinível. Procurei, contudo, fazer-me compreender.

Criar é tirar qualquer coisa do nada; é, com nada, fazer qualquer coisa do todo; é formar o existente do não-existente.

Ora, eu imagino que é impossível encontrar-se uma única pessoa dotada de razão que conceba e admita que do nada se possa tirar e fazer qualquer coisa. Suponhamos um matemático. Procurai o calculador mais autorizado; colocai-o diante de uma lousa e pedi-lhe que escreva zero sobre zeros. Terminada a operação, solicitai-lhe que os multiplique da forma que entender, que os divida até se cansar, que faça enfim toda a sorte de operações matemáticas, e haveis de ver como ele não extrairá, desta acumulação de zeros, uma única unidade.

Com nada, nada se pode fazer; de nada, nada se obtém. É por isso que o famoso aforismo de Lucrécio ex nihilo nihil é de uma certeza e de uma evidência manifesta. O gesto criador é um gesto impossível de admitir, é um absurdo.

Criar é, pois, uma expressão místico-religiosa, que pode ter algum valor aos olhos das pessoas a que agrada crer naquilo que não compreendem e a quem a fé que se impõe tanto mais quanto menos o percebem. Mas devemos convir que a palavra criar é uma expressão vazia de sentido para todos os homens cultos e sensatos, para quem uma palavra só tem valor quando representa uma realidade ou uma possibilidade.

Conseqüentemente, a hipótese de um ser verdadeiramente criador é uma hipótese que a razão repudia.

O ser criador não existe, não pode existir.


http://paginas.terra.com.br/arte/aureli ... o/doze.htm


A contradiçâo desaparece totalmente quando se crê que Deus cria a partir da própria substância e nâo a partir do nada.Se Deus cria empregando o seu próprio material,por conseguinte nem o princípio da conservaçâo de energia e nem o princípio da conservaçâo de massa sâo violados assim como nenhum outro princípio operacional da física.

Trancado