Que é Filosofia?
Que é Filosofia?
Que é filosofia?
Se queremos responder essa pergunta, devemos achar os temas que a compõem. Isto nos leva a outra pergunta:
Que temas compõem a filosofia?
Para respondermos essa pergunta devemos regredir aos primórdios da filosofia.
A filosofia ocidental(filo=amizade,amor; sofia=sabedoria>>>\"amor a sabedoria\") começou na grécia. Este nome foi usado primeiramente por Pitágoras, que não querendo se dizer um sábio, intitulou-se \"amigo da sabedoria\", um filo+sofo.
Neste tempo inicial a filosofia se ocupava de tudo: da matemática, da fÃsica, da quÃmica, da sociologia,etc, e até da economia e religião.
Porém, com o passar dos séculos, a ciência se desenvolveu, aumentou seu conteúdo e começou a se separar da filosofia e se especializar em ciências próprias: ciências biológicas, ciências matemáticas, ciências sociológicas, todas separadas da filosofia.
Ou seja,
Que temas compõem a filosofia, o que lhe cabê?
Nada, essa é a resposta: NADA.
Alguns poderiam argumentar:
E a Teoria do Conhecimento? Ora, nada mais é do que uma mistura de lógica, pscicologia, neurologia e as vezes religião, só e nada mais.
O que estou mostrando é que não há temática própria a filosofia, tudo se esvaiu para as ciências especÃficas.
Tudo sobre o que os filósofos tratam se resume a um mistura impresisa e vaga de várias ciências, com muita retórica (por vezes descartável).
A filosofia está morta.
Se queremos responder essa pergunta, devemos achar os temas que a compõem. Isto nos leva a outra pergunta:
A filosofia ocidental(filo=amizade,amor; sofia=sabedoria>>>\"amor a sabedoria\") começou na grécia. Este nome foi usado primeiramente por Pitágoras, que não querendo se dizer um sábio, intitulou-se \"amigo da sabedoria\", um filo+sofo.
Neste tempo inicial a filosofia se ocupava de tudo: da matemática, da fÃsica, da quÃmica, da sociologia,etc, e até da economia e religião.
Porém, com o passar dos séculos, a ciência se desenvolveu, aumentou seu conteúdo e começou a se separar da filosofia e se especializar em ciências próprias: ciências biológicas, ciências matemáticas, ciências sociológicas, todas separadas da filosofia.
Ou seja,
E a Teoria do Conhecimento? Ora, nada mais é do que uma mistura de lógica, pscicologia, neurologia e as vezes religião, só e nada mais.
O que estou mostrando é que não há temática própria a filosofia, tudo se esvaiu para as ciências especÃficas.
Tudo sobre o que os filósofos tratam se resume a um mistura impresisa e vaga de várias ciências, com muita retórica (por vezes descartável).
A filosofia está morta.
- Poindexter
Re.: Que é Filosofia?
Agora em português, por favor.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Não, a Filosofia não está morta. O teu texto é uma reflexão filosófica. Embora tenha sido escrito por um TROLL...
A própria existência do empreendimento científico precisa obrigatoriamente partir de algumas premissas metafísicas. Além disso, para cada área do conhecimento científico existe uma filosofia operacional que ajuda entre outras coisas, na formalização dos conceitos empregados pela ciência em questão. Simplesmente não prestamos muita atenção nisso porque na grande maioria dos casos são os próprios cientistas que se encarregam dessas tarefas, tirando raras exceções como por exemplo a contribuição de Daniel C. Dennett, filósofo por formação, na filosofia da biologia e filosofia da mente.
Acerte sua codificação.
Use "ISO-8859-1" ou "UTF-8".
-
Só falou besteira.
Sua descrição de teoria do conhecimento é ridícula! Como psicologia e neurologia podem serem o fundamento da teoria do conhecimento se essas são áreas de conhecimento a serem fundamentadas?
E este é seu argumento para não precisar mais da filosofia? O fato de algumas ciências séculos atrás terem se separado da filosofia? A filosofia continuou existindo muito tempo depois da emancipação destas ciências. E essa emancipação não é completa, já que toda ciência deve ser feita sobre preceitos epistemológicos.
Ainda existem questões pendentes acerca de epistemologia, de ética, de estética e metafísica. E garanto que não é com psicologia ou neurologia que estas serão respondidas.
Sua descrição de teoria do conhecimento é ridícula! Como psicologia e neurologia podem serem o fundamento da teoria do conhecimento se essas são áreas de conhecimento a serem fundamentadas?
E este é seu argumento para não precisar mais da filosofia? O fato de algumas ciências séculos atrás terem se separado da filosofia? A filosofia continuou existindo muito tempo depois da emancipação destas ciências. E essa emancipação não é completa, já que toda ciência deve ser feita sobre preceitos epistemológicos.
Ainda existem questões pendentes acerca de epistemologia, de ética, de estética e metafísica. E garanto que não é com psicologia ou neurologia que estas serão respondidas.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
- Vito Álvaro
Re: Re.: Que é Filosofia?
rapha... escreveu:Acerte sua codificação.
Ele está usando é UTF-8.
E tem mudar ISO-8859-1 você falou está certo.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
- Vito Álvaro
Arrumei Rapha.
Que é filosofia?
Neste tempo inicial a filosofia se ocupava de tudo: da matemática, da física, da química, da sociologia,etc, e até da economia e religião.
Ou seja,
O que estou mostrando é que não há temática própria a filosofia, tudo se esvaiu para as ciências específicas.
A filosofia está morta.
Que é filosofia?
Neste tempo inicial a filosofia se ocupava de tudo: da matemática, da física, da química, da sociologia,etc, e até da economia e religião.
Ou seja,
O que estou mostrando é que não há temática própria a filosofia, tudo se esvaiu para as ciências específicas.
A filosofia está morta.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki