Discussões Políticas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Claudio Loredo
Contato:

Re: Re.: Discussões Políticas

Mensagem por Claudio Loredo »

Samael escreveu:Cláudio, seria extremamente possível que você fosse tanto um favelado direitista (caso tivesse acesso à tal ideologia, obviamente) quanto um latifundiário esquerdista.

Sim, tudo é possível. No caso do favelado, na maioria das vezes, ele nem sabe o que é esquerda ou direita política.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Não acho que o RV tenha perdido suas características, nem que o tema religião esteja esgotado, acho que essa mudança de ênfase para a política se deveu muito mais a fatores externos do que qualquer outra coisa.

Sempre houve uma pequena discussão política num ou noutro tópico no meio de temas como aborto, drogas, laicismo, e até aqueles antigos tópicos que o Tulio e o Zencem postavam sobre as falcatruas do PT (que são hoje café-pequeno perto do que a corja vem aprontando desde então).

Mas o tema só veio a se tornar majoritário à época do "referendo das armas", quando entrou em debate o direito do Estado interferir nas liberdades civis fundamentais. Ocorreu então a polarização, com o grupo esquerdista defendendo a proibição do comércio de armas de fogo, e o grupo "anti-esquerdista" defendendo a manutenção daquele que consideravam, assim como a maioria da população brasileira, como mais tarde seria provado, um direito fundamental de todo cidadão de bem.

Mas esse foi só o marco inicial. Houve também os escândalos sucessivos da administração petista, com a denúncia do maior esquema de estelionato eleitoral jamais visto nesse país, teve também Hugo Chavéz falando bobagem atrás de bobagem, o aiatolá maluco iraniano ameaçando o mundo livre, a crise das charges e a questão da liberdade de imprensa, a ascensão das esquerdas na América Latina ameaçando a já frágil democracia da região, o roubo categórico de Evo Morales dos investimentos e das propriedades brasileiras na Bolívia, que nem sequer foi respondido, e a recente insurgência terrorista em São Paulo prenunciando mais violência esquerdista pela frente.

Só mesmo se fôssemos alienados que não estaríamos discutindo política num ambiente conturbado desses...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Claudio Loredo
Contato:

user f.k.a. Cabeção escreveu:
teve também Hugo Chavéz falando bobagem atrás de bobagem,

Ei, Cabeção, o Hugo Chavéz nunca falou bobagem. Inclusive, ele ganhará um filme em sua homenagem.

Hugo

Re.: Discussões Políticas

Mensagem por Hugo »

Legal, agora esse tópico vai virar mais uma discussão política...

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Claudio Loredo escreveu:

Ei, Cabeção, o Hugo Chavéz nunca falou bobagem. Inclusive, ele ganhará um filme em sua homenagem.

Claro, Loredo! Afinal, ele é o alfa e o ômega! O princípio, o fim e o meio!

Está escrito: "as portas do Paraíso estão trancadas, somente podendo ser abertas através de Chavez".

De qualquer forma, não levo mais a sério nada do que escreves sobre política desde que confessastes que defendes o que achas mais vantajoso para a tua pessoa.
Editado pela última vez por Poindexter em 22 Mai 2006, 19:45, em um total de 3 vezes.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Hugo

Mensagem por Hugo »

Eu previ isto.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Claudio Loredo escreveu:
teve também Hugo Chavéz falando bobagem atrás de bobagem,

Oliver Stone e seu cineminha panfleto.

Tirando Platoon, que apesar de ser liberalista, é um bom filme, o que esse cara fez?

Um filme sobre um veterano de guerra paraplégico processando o Estado?

Um outro sobre Kennedy que nem sequer toca no ponto crucial, de que seu assassinato foi encomendado por Fidel?

Outro difamando a figura do ex-presidente Nixon.

Outro entrevistando seu ídolo, El comandante.

E um último sobre a popular, embora controversa, teoria de que Alexandre o Grande era homossexual?

Não me assusta que esse cara faça um filme sobre Chavez com esse currículo.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Ei, Cabeça, o filme do paraplégico a que você se refere é "Uma arma para Johny" ?

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Samael escreveu:Ei, Cabeça, o filme do paraplégico a que você se refere é "Uma arma para Johny" ?

Não. Nascido em 4 de Julho. Na verdade, eu não lembro se ele processa o Estado, acho que ele vira um ativista anti-guerra.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Talvez o melhor então seja não assistir Stone, a menos que seja para se manter atualizado nas formas com as quais o conservadorismo é malhado.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Acauan
Moderador

Re: Discussões Políticas

Mensagem por Acauan »

Res Cogitans escreveu:Sinceramente acho que no Rev a maioria dos foristas tem conhecimentos parcos em filosofia política e a discussão se engessa entre Marxistas VS Anti-Marxistas.
Vejo no fórum muita gente que manja de física, matemática, biologia, história, filosofia... mas de política/filosofia política não consigo citar um nome sequer.

Discussões políticas, aqui e acolá, tendem a orbitar preferências ideológicas cultivadas tão passionalmente quanto a simpatia pelo time de futebol do coração.

Dados abundantemente disponíveis pesam contra o Marxismo a ponto de haver pouca margem para dúvidas sobre a consistência daquela doutrina, só que a maioria das manifestações contrárias ao Marxismo expressas aqui não se fundamentam em fatos e dados, mas em sentimentalismo, no apego emocional a uma cruzada ideológica da qual alguns, por motivos próprios, cismaram de se fazer prosélitos.

Daí o motivo de estas discussões se tornarem tão chatas.
É como ouvir corinthianos argumentando sobre o porque de seu time ser melhor que o Palmeiras e as réplicas e tréplicas vindas destes e daqueles.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Um outro sobre Kennedy que nem sequer toca no ponto crucial, de que seu assassinato foi encomendado por Fidel?

:emoticon5:

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

O Cabeção tem razão. Entre o referendo e uma eleição, estamos passando por diversas crises políticas nacionais e internacionais. Não tem como sermos alheios a isto.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Mas o tema só veio a se tornar majoritário à época do "referendo das armas", quando entrou em debate o direito do Estado interferir nas liberdades civis fundamentais. Ocorreu então a polarização, com o grupo esquerdista defendendo a proibição do comércio de armas de fogo, e o grupo "anti-esquerdista" defendendo a manutenção daquele que consideravam, assim como a maioria da população brasileira, como mais tarde seria provado, um direito fundamental de todo cidadão de bem.

Um pequeno pitaco.

Não me parece que ser contra ou a favor do referendo ao desarmamento esteja muito ligado com essa tal divisão política que tanto gostam de fazer, entre "esquerda" e "direita".

Provas:

Do sítio do PSTU{
Três razões para votar Não no Referendo
Contra governo, Estado e a farsa do referendo, 63,94% dos brasileiros votam Não
Vote Não! Pelo direito à autodefesa dos trabalhadores
Apoiar as lutas e votar NÃO no referendo
}

Do sítio do PCO{
PCO chama a população trabalhadora a votar NÃO
48,8% da população é contra
Campanha do governo Lula é uma hipocrisia para aprofundar a repressão contra a população
Trabalhadores da fábrica de armas Taurus fazem manifestação contra o desarmamento e contra as demissões
Um crime contra os sem-terra
}

Do sítio do PSOL{
Referendo das armas: Diante da farsa quem é de esquerda não tem razão para dizer Sim
Denunciar a farsa desse referendo!
Vitória do Não foi recado aos de cima
O resultado do referendo não representa um retrocesso na consciência
}

Ou seja, alegre-se, você estava do lado da famosa "eishquerda".

Claudio Loredo
Contato:

Amigos,

Aviso a todos que pelo menos até o final deste ano não irei mais falar sobre política aqui neste fórum. Farei isto para ajudar o RV a voltar aos temas mais científicos e menos passionais. Também farei isto porque preciso diminuir minha participação no RV em virtude de estudos.

Portanto, caso alguém venha falar mal do Hugo Chavéz ou do Evo Morales, eu já não irei mais defende-los. Se escreverem mensagens propondo tocar fogo na favela, fuzilar sem-terras, abolir os direitos trabalhistas e invadir a Bolivia, eu já não serei mais contra estas mensagens. Na realidade, não irei mais ler nenhum tópico sobre política ou economia aqui no RV. Só irei visitar os tópicos que tratam sobre as religião e as ciências naturais.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Não acho que o RV tenha perdido suas características, nem que o tema religião esteja esgotado, acho que essa mudança de ênfase para a política se deveu muito mais a fatores externos do que qualquer outra coisa.

Sempre houve uma pequena discussão política num ou noutro tópico no meio de temas como aborto, drogas, laicismo, e até aqueles antigos tópicos que o Tulio e o Zencem postavam sobre as falcatruas do PT (que são hoje café-pequeno perto do que a corja vem aprontando desde então).

Mas esse foi só o marco inicial. Houve também os escândalos sucessivos da administração petista, com a denúncia do maior esquema de estelionato eleitoral jamais visto nesse país, teve também Hugo Chavéz falando bobagem atrás de bobagem, o aiatolá maluco iraniano ameaçando o mundo livre, a crise das charges e a questão da liberdade de imprensa, a ascensão das esquerdas na América Latina ameaçando a já frágil democracia da região, o roubo categórico de Evo Morales dos investimentos e das propriedades brasileiras na Bolívia, que nem sequer foi respondido, e a recente insurgência terrorista em São Paulo prenunciando mais violência esquerdista pela frente.

Só mesmo se fôssemos alienados que não estaríamos discutindo política num ambiente conturbado desses...

Sim, sim, os tempos atuais são conturbados e é certo que sempre houve certas discussões, e relevantes.

Ocorre que isso tem virado a tônica do fórum, de modo a se persistir a tal polarização.

Quando surgem novas discussões, sempre um ou outro vem lembrar a um dos foristas a qual "agremiação" este pertence para pensar assim ou assado, pretendendo iniciar uma discussão de acordo com a posição ideológica "enciclopédica" do interlocutor.

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Acauan escreveu:
Res Cogitans escreveu:Sinceramente acho que no Rev a maioria dos foristas tem conhecimentos parcos em filosofia política e a discussão se engessa entre Marxistas VS Anti-Marxistas.
Vejo no fórum muita gente que manja de física, matemática, biologia, história, filosofia... mas de política/filosofia política não consigo citar um nome sequer.

Discussões políticas, aqui e acolá, tendem a orbitar preferências ideológicas cultivadas tão passionalmente quanto a simpatia pelo time de futebol do coração.

Dados abundantemente disponíveis pesam contra o Marxismo a ponto de haver pouca margem para dúvidas sobre a consistência daquela doutrina, só que a maioria das manifestações contrárias ao Marxismo expressas aqui não se fundamentam em fatos e dados, mas em sentimentalismo, no apego emocional a uma cruzada ideológica da qual alguns, por motivos próprios, cismaram de se fazer prosélitos.

Daí o motivo de estas discussões se tornarem tão chatas.
É como ouvir corinthianos argumentando sobre o porque de seu time ser melhor que o Palmeiras e as réplicas e tréplicas vindas destes e daqueles.

Acauan, o Res tem razão. Vou começar a me cultivar um pouco nesta área. Já li um livro de Michael Moore e agora vou começar a ler a "Crise do Capitalismo Global" de George Soros. Este autor é recomendável?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Wing Zero escreveu:Acauan, o Res tem razão. Vou começar a me cultivar um pouco nesta área. Já li um livro de Michael Moore e agora vou começar a ler a "Crise do Capitalismo Global" de George Soros. Este autor é recomendável?

Não.
Antes de dar atenção a estes midiáticos eu recomendaria a leitura de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", do Weber.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Bem... estou a gostar do Livro do Soros e já estou a usar as ideias dele para chatear... :emoticon13:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:
Wing Zero escreveu:Acauan, o Res tem razão. Vou começar a me cultivar um pouco nesta área. Já li um livro de Michael Moore e agora vou começar a ler a "Crise do Capitalismo Global" de George Soros. Este autor é recomendável?

Não.
Antes de dar atenção a estes midiáticos eu recomendaria a leitura de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", do Weber.

Que já é um autor bem ultrapassado, diga-se de passagem. Li e gostei da Ética Protestante, embora discorde quase que totalmente da metodologia weberiana.

Tenho a impressão que ele atribui determinados valores às ideologias e mentalidades apenas no intuito de refutar a base material marxista...

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Caramba... ultrapassado porquê? Os livros dele são recentes... e ele é considerado pela Morgan Stanley o melhor analista financeiro do mundo.

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

E por falar em ultrapassado... Max Weber nasceu em 1864.

Vcs andam malucos em quê??? :emoticon12:

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Um momento... quem está ultrapassado? Soros ou Weber. De repende fiquei na dúvida...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Weber. Weber escreveu num contexto político de crítica árdua ao marxismo ortodoxo. Estou tentando ler o trambolho chato do "Economia e Sociedade". As sacações dele acerca do Estado e do sistema capitalista são excelentes.

Trancado