Astronauta vai para a reserva e deixa governo perplexo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Astronauta vai para a reserva e deixa governo perplexo

Mensagem por Flavio Costa »

Menos de um mês depois de voltar da Estação Espacial Internacional e ser recebido no Brasil como herói nacional, o primeiro astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Pontes, pediu para entrar na reserva. Isso permitirá que ele cobre por palestras e se dedique a atividades na iniciativa privada.

O afastamento da carreira militar foi comunicado ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, numa reunião na semana passada. A decisão caiu como um balde de água fria entre os defensores da viagem de Pontes ao espaço, principalmente a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Todos imaginavam que, depois da missão que custou US$ 10 milhões ao País, o astronauta atuaria como garoto propaganda do programa espacial e em favor da divulgação científica.

Uma das especulações é de que Pontes, com o afastamento, passará a prestar serviços para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade não confirma a informação. Numa entrevista no site do Ministério da Defesa, Pontes diz que pretende "trabalhar pelo Brasil num sentido de juventude" e que espera a colaboração "da indústria nacional e do governo."

Em seu site - no qual não faltam informações para a contratação de palestras - o astronauta afirma estar disposto a criar um instituto destinado a incentivar a educação para crianças de baixa renda. No texto ele reforça sua esperança em contar com o apoio da Força Aérea e do Senai para o projeto.

A decisão de Pontes frustrou os planos divulgados pelo presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi. No retorno do astronauta ao Brasil, ele afirmara ao Estado que Pontes teria carta branca para decidir qual seria seu destino na agência. Ele foi convidado, por exemplo, a participar de uma viagem que a AEB faria para os Estados Unidos, para discutir a parceria do Brasil com a Nasa. Outra possibilidade seria a de Pontes trabalhar na formação de novos astronautas.

Agora, com sua saída da carreira militar, qualquer participação na AEB terá de ser negociada - e remunerada. O único vínculo que Pontes mantém com a AEB, no momento, é o compromisso de proferir - gratuitamente - palestras que já estavam agendadas.

Procurado ontem pelo Estado, Gaudenzi se limitou a dizer, por meio de sua assessoria de Comunicação, que Pontes "cumpriu sua missão com a Agência Espacial Brasileira, que era levar o Programa de Microgravidade ao espaço". Outras informações, segundo ele, deveriam ser solicitadas à Aeronáutica.

Perplexidade - Dentro do MCT, a saída de Pontes causou perplexidade. Já corria a informação de que, num período não muito distante, ele deixaria a carreira militar. Mas ninguém imaginava que tal decisão seria tomada ainda na ressaca das comemorações da viagem à Estação Espacial Internacional.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, que sempre criticou a missão do astronauta, reagiu com ironia ao afastamento de Pontes. "Agora ele deve vender bonequinhos", disse. Em abril, denúncias de que o astronauta lucraria com a venda de lembranças com seu nome e com a realização de palestras - algo proibido pelo Código Militar - passaram a ser investigadas.

"Tudo foi publicidade, algo muito parecido com fogos de artifício, que explodem e logo acabam", disse Candotti. Para a ciência, segundo ele, não haverá prejuízo. "A Aeronáutica é que pode perder um piloto, um operador."

O Procurador-Geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, disse que a saída de Pontes, logo após o alto investimento feito pelo País em sua formação, não é ilegal. "Já em termos morais, é outra história", disse.

Pela lei, servidores públicos ou funcionários que se afastam para fazer cursos têm o dever de permanecer um período no serviço público, tão logo retornem. "Se isso não é cumprido, é possível até mesmo fazer a cobrança do que foi investido no funcionário", afirma Furtado. No caso de Pontes, no entanto, isso não se aplica. "Ele não estava afastado do serviço. A função dele era aquela."

http://br.news.yahoo.com//060524/25/151y0.html
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Astronauta vai para a reserva e deixa governo perplexo

Mensagem por O ENCOSTO »

É um traidor da nação.

Morra!!
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Poindexter

Re: Astronauta vai para a reserva e deixa governo perplexo

Mensagem por Poindexter »

Flavio Costa escreveu: Todos imaginavam que, depois da missão que custou US$ 10 milhões ao País, o astronauta atuaria como garoto propaganda do programa espacial e em favor da divulgação científica.

Ele ainda pode ser isso, mesmo na reserva.

Flavio Costa escreveu:Uma das especulações é de que Pontes, com o afastamento, passará a prestar serviços para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade não confirma a informação. Numa entrevista no site do Ministério da Defesa, Pontes diz que pretende "trabalhar pelo Brasil num sentido de juventude" e que espera a colaboração "da indústria nacional e do governo."

Em seu site - no qual não faltam informações para a contratação de palestras - o astronauta afirma estar disposto a criar um instituto destinado a incentivar a educação para crianças de baixa renda. No texto ele reforça sua esperança em contar com o apoio da Força Aérea e do Senai para o projeto.

A decisão de Pontes frustrou os planos divulgados pelo presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi. No retorno do astronauta ao Brasil, ele afirmara ao Estado que Pontes teria carta branca para decidir qual seria seu destino na agência. Ele foi convidado, por exemplo, a participar de uma viagem que a AEB faria para os Estados Unidos, para discutir a parceria do Brasil com a Nasa. Outra possibilidade seria a de Pontes trabalhar na formação de novos astronautas.

Agora, com sua saída da carreira militar, qualquer participação na AEB terá de ser negociada - e remunerada. O único vínculo que Pontes mantém com a AEB, no momento, é o compromisso de proferir - gratuitamente - palestras que já estavam agendadas.

Procurado ontem pelo Estado, Gaudenzi se limitou a dizer, por meio de sua assessoria de Comunicação, que Pontes "cumpriu sua missão com a Agência Espacial Brasileira, que era levar o Programa de Microgravidade ao espaço". Outras informações, segundo ele, deveriam ser solicitadas à Aeronáutica.

Perplexidade - Dentro do MCT, a saída de Pontes causou perplexidade. Já corria a informação de que, num período não muito distante, ele deixaria a carreira militar. Mas ninguém imaginava que tal decisão seria tomada ainda na ressaca das comemorações da viagem à Estação Espacial Internacional.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, que sempre criticou a missão do astronauta, reagiu com ironia ao afastamento de Pontes. "Agora ele deve vender bonequinhos", disse. Em abril, denúncias de que o astronauta lucraria com a venda de lembranças com seu nome e com a realização de palestras - algo proibido pelo Código Militar - passaram a ser investigadas.

"Tudo foi publicidade, algo muito parecido com fogos de artifício, que explodem e logo acabam", disse Candotti. Para a ciência, segundo ele, não haverá prejuízo. "A Aeronáutica é que pode perder um piloto, um operador."

O Procurador-Geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, disse que a saída de Pontes, logo após o alto investimento feito pelo País em sua formação, não é ilegal. "Já em termos morais, é outra história", disse.

Pela lei, servidores públicos ou funcionários que se afastam para fazer cursos têm o dever de permanecer um período no serviço público, tão logo retornem. "Se isso não é cumprido, é possível até mesmo fazer a cobrança do que foi investido no funcionário", afirma Furtado. No caso de Pontes, no entanto, isso não se aplica. "Ele não estava afastado do serviço. A função dele era aquela."

http://br.news.yahoo.com//060524/25/151y0.html

Direito dele.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

Re: Re.: Astronauta vai para a reserva e deixa governo perpl

O ENCOSTO escreveu:É um traidor da nação.

Morra!!

Ele está no direito dele.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Poindexter escreveu:

Morra!!

Mais um.

Morra!!
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Poindexter

Surtou.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Acho muito bem. Iniciativa privada... Capitalismo. Apoiado...

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Poindexter escreveu:

Morra!!

Concordo em gênero, número e grau.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Flavio Costa
Contato:

O próprio texto diz que é direito dele, que a decisão é legal. O problema é que o governo não investiu 10 milhões para o cara passear no espaço e depois iniciar uma carreira autônoma e rentável. A burrice foi do governo, as pessoas também estão no direito de não contratar as palestras dele, mas duvido que vão zelar por esses 10 milhões... que sairam do meu bolso e do seu.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:O próprio texto diz que é direito dele, que a decisão é legal. O problema é que o governo não investiu 10 milhões para o cara passear no espaço e depois iniciar uma carreira autônoma e rentável. A burrice foi do governo, as pessoas também estão no direito de não contratar as palestras dele, mas duvido que vão zelar por esses 10 milhões... que sairam do meu bolso e do seu.

Bem, se estes 10 milhões tivessem sido investidos na educação eu não falaria nada. Mas levando no bom humor, o governo bancou o esperto e o astronauta que levou vantagem.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Marcos Pontes explica no seu site http://www.marcospontes.net sua decisão.

LEIA O COMENTÁRIO ENCAMINHADO AO ESTADO S. PAULO, a jornalista Lígia Forment, no dia 24 de maio.
Muitas informações desencontradas circulam no momento sobre a minha passagem do serviço ativo para a reserva da Força Aérea Brasileira. Fique registrado o seguinte:
Corretamente falando, eu continuo ligado a Força Aérea (oficial da reserva) e completamente engajado no programa espacial brasileiro em prol do Brasil, da FAB, da AEB e das industrias nacionais. Ou seja, a minha ida para a reserva NAO ALTERA NADA NO CONTEXTO de PARTICIPAÇAO NO PROGRAMA ESPACIAL. E claro que continuo no programa espacial!
O fato é que, na verdade, esse foi um processo necessário, realizado em concordância com o FAB após longo aconselhamento com o Comandante da Aeronáutica e conversa com o Presidente da AEB, de forma a dar continuidade eficiente as minhas atividades junto ao programa espacial brasileiro com a construção das partes brasileiras da ISS pela industria nacional. Ou seja, no estagio atual dessa cooperação, não existem mais as minhas atividades de astronauta (missão já realizada e próxima missão possível sem data prevista a longo prazo), mas sim atividades necessárias do meu relacionamento internacional e conhecimento técnico para a homologação e preparação da indústria nacional no processo. A missão Centenário foi cumprida e concluída com todo o sucesso, justificando cada centavo investido pelo país na sua realização segundo a necessidade da administração que a comandou e gerenciou (AEB). Eu, como parte operacional cumpri o trabalho para o qual fui designado pelo Brasil em 1998 para sua execução (cumpri todas as etapas de preparação, o vôo e os experimentos). Encerrada a missão, a responsabilidade da FAB como acordado em 1998 para a minha manutenção o programa cessou também. Agora o foco de minha "missão", utilizando meu conhecimento e preparo, tem de ser mudado do setor operacional para o setor técnico-industrial. Isso irá permitir que cumpramos a nossa parte atual como país na cooperação da ISS junto aos outros 15 país (pendência desde 2001 - quando deveria ser entregue o componente "express pallet" segundo o acordo daquela época) e tenhamos assim, mantido o crédito e o respeito internacional pela nossa indústria e Programa Espacial. Inicio então essa nova fase, agora ligado a indústria que assume a responsabilidade, até então da FAB, sendo a maior beneficiada com o sucesso dessa nova fase com a homologação das industrias e possível entrada e participação no mercado espacial.
No campo pessoal, além do objetivo citado acima de manter com sucesso a participação brasileira na ISS apesar da conclusão da Missão operacional como astronauta (acordada para apoio da FAB) , também concorreram os fatos de minha carreira ter sido sacrificada para o cumprimento da missao pelo país (sem cursos de carreira necessários a promoções subsequentes), a conclusão do meu tempo regulamentar de serviço ativo e a decisão de administrar instituição para a área social (educação).

Marcos Pontes

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Isto ensina uma preciosa lição ao governo, lição que conheço a anos, dar formação sem dar remuneração é o mesmo que mandar seu empregado de presente para a concorrência com papel de presente cartãozinho, fitinhas e tudo, tem algumas empresas que obrigam o empregado a assinar um contrato de fidelidade para retorno de investimento antes de pagar treinamento, só que isso é inconstitucional, mesmo assim tem que aumentar o cara assim que o contrato terminar, senão ele vai embora mesmo, é o capitalismo meus caros, o direito de ir e vir, de se prostituir pelo melhor preço.

Abraço,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

O que eu entendi acessando o Site do Marcos Pontes é que ele irá deixar de trabalhar como servidor público servindo nos EUA, pois o programa já acabou, e irá poder trabalhar mais na iniciativa privada brasileira no desenvolvimento de componentes industriais. Ao mesmo tempo ele continuará ajudando a força aérea brasileira. Sugiro que antes de malhar o cara só por causa de uma matéria de jornal que se visite o site dele para entender melhor tudo.

Flavio Costa
Contato:

Claudio Loredo escreveu:e irá poder trabalhar mais na iniciativa privada brasileira no desenvolvimento de componentes industriais. Ao mesmo tempo ele continuará ajudando a força aérea brasileira.

Cobrando por tudo, pelo que foi exposto. Vai "ajudar" se quiser, mas como diz a notícia, é uma decisão totalmente legal. Infelizmente ele possui monopólio desse conhecimento no Brasil, um monopólio criado à revelia dos desejos do Estado. Para os que dizem que monopólios só acontecem por diretrizes estatais...
- William Shakespeare
- William James

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Claudio Loredo escreveu: ele irá deixar de trabalhar como servidor público servindo nos EUA, pois o programa já acabou

Acabou uma ova! O governo brasileiro é que não cumpriu sua parte na ISS.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Flavio Costa
Contato:

Abmael escreveu:- Isto ensina uma preciosa lição ao governo, lição que conheço a anos, dar formação sem dar remuneração é o mesmo que mandar seu empregado de presente para a concorrência com papel de presente cartãozinho, fitinhas e tudo

É isso mesmo.

Abmael escreveu:tem algumas empresas que obrigam o empregado a assinar um contrato de fidelidade para retorno de investimento antes de pagar treinamento, só que isso é inconstitucional

Fontes?
- William Shakespeare
- William James

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Abmael escreveu:- Isto ensina uma preciosa lição ao governo, lição que conheço a anos, dar formação sem dar remuneração é o mesmo que mandar seu empregado de presente para a concorrência com papel de presente cartãozinho, fitinhas e tudo, tem algumas empresas que obrigam o empregado a assinar um contrato de fidelidade para retorno de investimento antes de pagar treinamento, só que isso é inconstitucional, mesmo assim tem que aumentar o cara assim que o contrato terminar, senão ele vai embora mesmo, é o capitalismo meus caros, o direito de ir e vir, de se prostituir pelo melhor preço.

Abraço,

Não usaria o termo se prostituir, mas é bem por aí sim.

Militares brasileiros ganham muito mal e são muito pouco valorizados, quando comparado com políticos e membros do judiciário.

É natural que o tenente cel Marcos Pontes, com sua vasta formação, tanto na Academia da Força Aérea, quanto no ITA, quanto na NASA, tendo cumprido seu serviço procure agora colher os frutos de todo esse trabalho. Por mais que eu discorde das razões dessa missão espacial, esse militar trabalhou arduamente para conseguir essa designação, demonstrando competências em diversos níveis, e profissionais com a sua capacitação podem e devem prestar seus serviços a sociedade, pelo melhor preço, por que não?

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

AHAHAHAHAHAHA :emoticon12: :emoticon23:

É óbvio, depois de colocar o feito em seu currículo, com tudo pago por nós, ele chispou fora... tá certo ele! Eu faria o mesmo. E ainda tentaria descolar uma vaguinha em uma agência espacial de verdade, como a NASA...
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Nunca vi uma Soyuz explodir.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Poindexter

Flavio Costa escreveu:... um monopólio criado à revelia dos desejos do Estado. Para os que dizem que monopólios só acontecem por diretrizes estatais...

Um monopólio CRIADO PELO ESTADO.

Este monopólio ocorreu POR AÇÃO ESTATAL. Afinal, quem é o patrão dos militares, senão o Estado?
Editado pela última vez por Poindexter em 26 Mai 2006, 15:34, em um total de 1 vez.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

carlos escreveu:Nunca vi uma Soyuz explodir.

Não viu porque não quis.

http://en.wikipedia.org/wiki/Soviet_spa ... m#Failures

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

spink
Contato:

Mensagem por spink »

On March 18, 1980 a Vostok rocket exploded on its launch pad during a fueling operation killing 48 people.

Eu não tinha televisão. :emoticon16:

Flavio Costa
Contato:

Poindexter escreveu:
Flavio Costa escreveu:... um monopólio criado à revelia dos desejos do Estado. Para os que dizem que monopólios só acontecem por diretrizes estatais...

Um monoólio CRIADO PELO ESTADO.

Este monopólio ocorreu POR AÇÃO ESTATAL. Afinal, quem é o patrão dos militares, senão o Estado?

Não foi a determinação do governo que estabeleceu o Estado, o monopólio só foi possível porque o sujeito tinha a liberdade de fazer o que quisesse. Se esse projeto tivesse sido patrocinado por uma empresa privada sem um contrato que restringisse essa liberdade, o resultado seria o mesmo.
- William Shakespeare
- William James

Poindexter

E quem foi o responsável por isso?

O Estado.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Trancado