Kramer escreveu:O Poindexter está meio estranho...
Defendendo intervenção do estado na economia, assistência aos necessitados...não sei não!

Kramer escreveu:O Poindexter está meio estranho...
Defendendo intervenção do estado na economia, assistência aos necessitados...não sei não!
user f.k.a. Cabeção escreveu:Vocês precisam se definir. Quando eu disse que não podem se formar Oligopólios? E por que esses seriam nocivos?
Atividades que demandam um capital de escala enorme naturalmente serão desempenhadas por quem tem esse capital, e serão poucos aqueles que terão. Serão poucos, mas não serão únicos. A Ford e a GM, até onde eu saiba, são concorrentes. A Nintendo e a Sony também. A Coca-cola e a Pepsi também, A Intel e a AMD.
Em geral, nessas atividades de grande porte, são poucas as companhias voltadas para aquele setor, por simples razão de que o a escala é muito grande.
Mas o fato de serem oligopólios tem tornado a vida de seus clientes pior? Elas não continuam oferecendo melhores produtos e procurando baixar os custos? E daí se são 2 empresas ou 30? Quem está perdendo?
É até virtualmente impossível que, mesmo numa fusão da GM com a Ford exista algum tipo de monopólio. Isso porque empresas estrangeiras também existem, e grande parte dos americanos dirige hoje carros estrangeiros.
Poindexter escreveu:Quando se sai da Concorrência Perfeita, Cabeção, o resultado proveniente do Mercado não mais é necessariamente Ótimo de Pareto, sendo possível que a solução Second Best, envolva... sim, ele mesmo... o Estado.
user f.k.a. Cabeção escreveu:Mas se uma empresa consegue colocar preços baixos e produtos bons, de tal modo que nenhuma concorrente consegue se estabelecer, não haveria muito porque lutar pela concorrência. Na verdade, a concorrência existiria, virtualmente, pois aquela empresa está vencendo todos os concorrentes potenciais dela.
user f.k.a. Cabeção escreveu:Uma das primeiras coisa que se aprende em economia é que não existem players grandes demais em economias abertas.
Rhyan escreveu:O capitalismo tende a competição, o Estado faz as regras para evitar o monopólio e currupção.
Mas acho que o Estado não é excencial para a existência de leis e regras. É, as vezes eu beiro o Anarco-Capitalismo...
user f.k.a. Cabeção escreveu:
A América, como democracia, não está imune a leis anti-capitalistas. Apesar de constar na Declaração de Direitos, que contem a constituição americana, que todo cidadão tem o direito de usufruir dos benefícios gerados por sua atividade empreendedora, muitas vezes isso nem sempre é lembrado.
Mas diferente da China e do que colocou o autor desse tópico num texto porcamente redigido, esse tipo de coisa está sujeita a denúncia e a revisão, pois a América é uma democracia, e a China não.
E o comentário do Samael nesse tópico, além de intencionalmente impreciso, não tem qualquer tipo de conluio com o que se está discutindo.
Poindexter escreveu:Rhyan escreveu:Eis o erro!
Exato.
Wing Zero escreveu:Estou a ler um livro de Soros "A Crise do Capitalismo Global" que diz que a ideia de que o sistema capitalista é como um pendulo que quando perturbado acaba por voltar ao equilibrio é uma idiotice. A partir de certos valores de perturbaçao os mercados nao voltam ao equilibrio, mas sao destroçados. Soros diz que a America tem organismos que intervem na economia caso certos indicadores apresentem valores alarmantes. O estado é essencial num sistema capitalista em uma sociedade aberta. E a Globalizaçao tem organismos de controlo e intervençao a menos. Soros defende, por exemplo, a ideia de uma seguradora Mundial. O Anaraquismo nao é para já... e talvez nao seja possível num sistema capitalista baseado na competiçao...
Rhyan escreveu:É uma linha de racicínio que eu discordo. Acho que o mercado sempre se ajustará naturamente. Não é à toa que o capitalismo sobrevive a tanto tempo.
Rhyan escreveu:Espero ler Rothbard e David Friedman para conhecer melhor as teorias econômica do Anarco-Capitalismo.
Poindexter escreveu:Rhyan escreveu:Espero ler Rothbard e David Friedman para conhecer melhor as teorias econômica do Anarco-Capitalismo.
Leia, mas leia com as devidas reservas!
Rhyan escreveu:Wing Zero escreveu:Estou a ler um livro de Soros "A Crise do Capitalismo Global" que diz que a ideia de que o sistema capitalista é como um pendulo que quando perturbado acaba por voltar ao equilibrio é uma idiotice. A partir de certos valores de perturbaçao os mercados nao voltam ao equilibrio, mas sao destroçados. Soros diz que a America tem organismos que intervem na economia caso certos indicadores apresentem valores alarmantes. O estado é essencial num sistema capitalista em uma sociedade aberta. E a Globalizaçao tem organismos de controlo e intervençao a menos. Soros defende, por exemplo, a ideia de uma seguradora Mundial. O Anaraquismo nao é para já... e talvez nao seja possível num sistema capitalista baseado na competiçao...
É uma linha de racicínio que eu discordo. Acho que o mercado sempre se ajustará naturamente. Não é à toa que o capitalismo sobrevive a tanto tempo.
Espero ler Rothbard e David Friedman para conhecer melhor as teorias econômica do Anarco-Capitalismo.
Isto está mais que provado
Poindexter escreveu:Rhyan escreveu:É uma linha de racicínio que eu discordo. Acho que o mercado sempre se ajustará naturamente. Não é à toa que o capitalismo sobrevive a tanto tempo.
NÃOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!
Você nunca ouviu falar sobre a Crise de 1929, meu caro? Sobre como a política "tradicional" do presidente Hoover nada fez para amenizar a crise, que só fez aumentar durante seu mandato? Sobre o New Deal de Franklin D. Roosevelt? Sobre as filas imensas para ganhar o sopão do governo dos E.U.A.? Sobre a crise econômica európéia nos anos 30? Sobre como isso ajudou a fortalecer Mussolini e Hitler?
Sobre como, naquela situação, a intervenção do Estado foi FUNDAMENTAL para a recuperação econômica dos E.U.A. e, em última análise, para que o planeta tenha escapado de ser dominado pelo Nazismo e pelo Comun*smo?Rhyan escreveu:Espero ler Rothbard e David Friedman para conhecer melhor as teorias econômica do Anarco-Capitalismo.
Leia, mas leia com as devidas reservas!
Rhyan escreveu:Isto está mais que provado
Tenho lá minhas dúvidas, já que o mercado é a base de trocas voluntárias.
Wing Zero escreveu:Rhyan, vou na página 56 do livro "A crise do Capitalismo Global" de George Soros, é o meu primeiro livro sobre Economia a sério (mas o Acauan disse Não a Soros, por isso vou ler ainda com mais entusiasmo). Também li qualquer coisa sobre Caos e Economia... e não sei quem é esse Friedman. A verdade é que sou um completo ignorante em economia.
Wing Zero escreveu:A verdade é que sou um completo ignorante em economia.
Samael escreveu:Segundo os liberais, sim, mas esta não é uma definição universal e é reducionista ao extremo ao tratar de um mecanismo tão complexo e intrincado como o mercado.