No Brasil, 64% do software é pirata, diz IDC

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Bem, todos aqui sabem o que acho da pirataria ou seja, que é ilegal mas ao mesmo tempo a maioria que usa pirata é por que não usaria o contrário por questões óbvias. Mas, segue a notícia...

Terça-feira, 23 de maio de 2006 - 16h55
SÃO PAULO – O índice de pirataria de programas no Brasil é de 64%, diz pesquisa da IDC.
Segundo o estudo, o Brasil deixou de faturar 766 milhões de dólares em 2005 por causa da pirataria. A pesquisa examinou os sistemas operacionais e aplicativos de uso pessoal em 100 países e regiões de todo o planeta.
O líder em pirataria, segundo o IDC, é o Vietnã, com um índice de 90%. Zimbábue, também com 90%, e Indonésia, com 87%, completam a lista dos três mais em pirataria de programas.
Já entre aqueles que têm os menores índices de pirataria, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, com 21% na pesquisa. Depois vêm Nova Zelândia, com 23%, e Áustria, com 26%.
Apesar de terem o menor índice de pirataria, os americanos foram aqueles que mais perderam com ela em 2005, conforme o IDC. Ao todo, foram 7 bilhões de dólares não arrecadados.
A China, que tem um índice de 86%, foi a segunda que mais perdeu faturamento, de acordo com o IDC: 4 bilhões de dólares. Logo depois, vem a França, país que têm o terceiro maior índice de pirataria na Europa (47%) e que deixou de arrecadar 3 bilhões de dólares no ano passado.
Esse tipo de cálculo de perdas com pirataria é sempre discutido, porque supõe que software obtido ilegalmente vá ser comprado pelos preços de mercado - o que está longe de ser comprovável.

Paulo de Alencar, da INFO
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re.: No Brasil, 64% do software é pirata, diz IDC

Mensagem por Johnny »

Até que o Paulo foi muito gentil. Não Paulo, não dá para comparar um software Office de 1000,00 reais por um de 10,00 ( o mais caro no Piratão). Outra coisa que acho impressionante é a propaganda de que CD pirata estraga o PC (ou no caso de CD de música ou DVD estragam o aparelho). Qualquer técnico (TÉCNICO, profissional qualificado e que se mantém atualizado) sabe que isso é engôdo. Um cd de musica pirata custa cerca de R$5,00. Um CD "normal" de alguma coisa famosa atual custa cerca de 20 a 40. Se as gravadoras cobrassem R$7,00, estariam ganhando mais que o dobro vendendo pelo preço que vendem hoje, visto que a população carente do país nunca compra CD normal, isso sem falar na inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas daqui. Parece que agora os fabricantes de equipamentos de CD e DVD e TV estão atentos à este nicho e resolveram competir com Los Hermanos del Paraguai lançando produtor nacionais com preços mais justos. É esperar para ver...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: No Brasil, 64% do software é pirata, diz IDC

Mensagem por Flavio Costa »

Johnny escreveu:Até que o Paulo foi muito gentil. Não Paulo, não dá para comparar um software Office de 1000,00 reais por um de 10,00 ( o mais caro no Piratão).

É claro que essas "perdas" calculadas nesses estudos são falsas. Se as únicas opções que existissem fossem usar MacOS pago, Windows pago ou Linux "de graça", eu iria no Linux. Aliás, acho que um motivo pelo qual a Microsoft não está tão preocupada em combater eficazmente a pirataria é justamente porque iriam perder mercado.

Quem perde com a pirataria são as grandes empresas já ricas e o governo corrupto, quem ganha com ela é o pequeno empresário e o povo corrupto. Esses estudos enganosos falam que há uma "perda" com a pirataria, só não esclarecem que quem perde são os poderosos e quem ganha é você! Não que eu queira fazer apologia à pirataria (e a pirataria no Brasil nem precisa de propaganda, todos estão bem cientes de seus benefícios), mas a verdade é essa. "O Brasil deixou de faturar" uma ova, você deixou de pagar impostos para o governo (que não iria fazer o favor de baixar a alíquota do IR caso todo mundo comprasse software legal). O Brasil é o povo brasileiro.

Johnny escreveu:Outra coisa que acho impressionante é a propaganda de que CD pirata estraga o PC (ou no caso de CD de música ou DVD estragam o aparelho). Qualquer técnico (TÉCNICO, profissional qualificado e que se mantém atualizado) sabe que isso é engôdo.

É mentira mesmo. No máximo, se fizer alguma coisa, o CD pirata diminui o tempo de vida útil do leitor de CD. Mas com a quantia que se economiza comprando um único Office piratão, pode-se comprar leitores de CD por uns 30 anos!
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Não tenho nem um software de forma ilegal em meu computador.

E só compro mídias de CD originais.

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

E não é só programas de computador. Hollywood perdeu quase 5 Bilhões de Dolares por causa do Download de filmes. Com um pouco mais de esforço... os Blocbusters vão acabar e vamos todos ver filmes franceses e pensar muito...

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Eu tenho algum software que amigos compraram e me deram para instalar. É ilegal???

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Depende da licença, mas geralmente sim. A maioria dos aplicativos só prove instalação em um computador, podendo comprar licenças extra para instalar em demais outros computadores.

Flavio Costa
Contato:

Wing Zero escreveu:vamos todos ver filmes franceses e pensar muito...

:emoticon12:
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Não tive problemas de instalação... por isso não deve ser ilegal. Deve ser como emprestar um livro...

Flavio Costa
Contato:

Wing Zero escreveu:Não tive problemas de instalação... por isso não deve ser ilegal. Deve ser como emprestar um livro...

A diferença é que um livro só pode ser lido por uma pessoa a cada momento. A partir do momento que um produto pode ser indefinidamente reproduzido e utilizado, aí se configura a pirataria. É como tirar fotocópias de um livro, não emprestar.
- William Shakespeare
- William James

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Só?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Trancado