Da "Ciência" Espírita

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Da "Ciência" Espírita

Mensagem por francioalmeida »

betossantana escreveu:
francioalmeida escreveu: :emoticon8: Lamentável é ver o Botânico pedir para demonstrarem a fraude

EU AVISEI!!!!!!!!! Vocês não acreditaram!

Ele se baseia em relatórios, mas pra contrariar os relatórios ele quer experimentações.

Haja fé!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Gilghamesh escreveu:Contra a fé que cega e a falta de caráter de quem insiste em afirmar que as fotos da irmã josefa demonstram claramente que são realmente imagens de espíritos desencarnados, não existem argumentos válidos...

:emoticon14:

Seu Gilga, eu sei que está desesperado, mas por favor, não desconte esse desespero em mim.

Eu nunca disse que as fotos da irmã Josefa são um claro demonstrativo ou prova de que sejam fotos de espírito materializado. Apenas entendo ser uma hipótese possível DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS em que foram produzidas.

A outra hipótese possível é de que seriam produto de fraude. Essa é a hipótese por vocês céticos defendida, certo? Pois bem, para mostrar que esta também é uma hipótese viável, tudo o que teriam de fazer é pegar os dados dos relatórios (quer dizer, o que é dito no livro Materializações de Uberaba, do Jorge Rizzini, e confrontado com o que é apresentado nas reportagens do Cruzeiro (para ver se há discrepâncias ou não) e DEMONSTRAR que se fazendo assim, assado, frito e cozido, é perfeitamente possível reproduzir o que se viu e se fotografou lá RESPONDENDO A TODOS OS QUESTIONAMENTOS.

Feito isso então, podemos então optar pela hipótese mais provável em detrimento da outra.

Mas querendo ganhar no grito, deixando os questionamentos sem resposta e exigir que se CREIA sem mais aquela, então só se está substituindo uma CRENÇA por outra. Aí então fica-se a gosto do freguês.

E gosto não se discute: lamenta-se.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:Espera, espera! Que coisas seriam estas que os médiuns apontam sem saber da vida da pessoa? Sabe como funciona isto né? Não pode ser tão ingênuo a ponto de acreditar nisto. Uma mãe de santo já "previu" muita coisa que veio a acontecer comigo, e já jogaram búzios e acertaram o que já tinha passado, sem nem eu ao menos saber, depois é que descobri.

E daí? Isso é fácil fazer, tem que ter a manha. E conhecer o seu eleitorado.

Não, não sei como funciona não e aí gostaria que me explicasse. A maioria dos argumentos céticos eu já conheço, mas quem sabe você venha com alguma novidade.

Mas vamos a um exemplo do que estou dizendo. O James Hyslop, que já citei, foi procurado pelo pesquisador que estava a Leonore Piper, informando-o de que o pai dele, Robert Hyslop, falava através dela. Pediu a ele que lhe relatasse algum episódio familiar, que não foi tornado público e com isso a médium seria confrontada. James pensou e lembrou de um caso, onde os perdigueiros muito bravos do vizinho deles, o Sr Cooper, pularam a cerca e mataram algumas ovelhas do pai, que ficou muito irritado com o incidente.

De posse desse relato, o pesquisador então questionou o espírito sobre o Sr Cooper. E o espírito Robert Hyslop debulhou-se em elogios: _ O Sr Cooper era uma pessoa maravilhosa, um ótimo filósofo e ambos tiveram boas discussões juntos e trocaram várias cartas... nada foi dito sobre o incidente da matilha. Voltando o pesquisador a falar com o James, este negou tudo: o Cooper não passava de um bronco, nunca fora filósofo de porcaria nenhuma, e jamais fora amigo do pai. O próprio filho então foi tirar a coisa a limpo. Questionando de novo o espírito do pai sobre a suposta amizade com o Sr Cooper, ele insistiu:
_ Pensa que já não era meu amigo? Havia até as cartas...
Então James lembrou o caso da matilha. O espírito, caindo em si como aconteceria com qualquer um de nós, disse então:
_ Eu não pensei absolutamente nele, que nunca foi nosso parente, nem amigo... o Samuel.
Então o espírito esclareceu que quando lhe perguntaram do Sr Cooper, ele pensara no seu amigo e filósofo Joseph Cooper e não no vizinho Samuel. E se ele tinha dúvidas, que fosse falar com a mãe e lá ele encontraria as cartas que ambos trocaram. E foi o que aconteceu.

Agora me explica como é que a Piper, vigiada por detetives, conseguiu descobrir esse Cooper, que nem o filho e nem o pesquisador sabiam da existência?

Botanico

Mensagem por Botanico »

A coisa não é preto e branco, Dona Apocalípitica, tem muita coisa cinza no pedaço.

Apocaliptica escreveu:Tem mesmo.

Olha que coisa mais chuchu!

Essas fotos são de 1920! Muito realistas.

Dona Apocalípitica, não dá para contentar o pessoal cético e por isso nem tentamos. Se as fotos são de pessoas proporcionais, bem humanas e de aspecto bem vivo, os céticos dirão que não valem nada e não provam nada, pois poderiam ser muito bem fotos de um cúplice ou do próprio médium disfarçado.

Se as fotos forem desproporcionais como esta que mostra aí (são as da médium Ana Prado) exatamente para mostrar que não poderiam ser uma pessoa disfarçada, não valem pois são grotescas e parecem marionetes.

Se forem figuras planas, parecendo folhas de papel liso ou amassado, como as da médium Eva Carriere, então não valerão pois parecerão folhas de papel.

Fazer o que, né?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:Botânico, olhando pra essa foto e vendo você pedindo pra demonstrar a fraude... Sin-ce-ra-men-te!
Imagem

Essas fotos são muito comédia! O que será que as pessoas presentes no acontecimento pensavam disto? Espírito tem peso? Por que ele sofre ação da gravidade? Devia estar flutuando...hehehehe

Não, não estou pedindo para você demonstrar fraude só olhando para a foto e sim para ler o relatório (leia o livro Materializações de Uberaba, do Jorge Rizzini), ler os argumentos contrários (os da revista O Cruzeiro) e assim apresentar suas hipóteses de que se fazendo assim, assado, frito e cozido é perfeitamente possível reproduzir o fotografado, respondendo a todos os questionamentos feitos.

O espírito materializado tem peso sim. Crookes e Florence Marryat notaram que a médium Florence Cook chegava a perder metade do seu peso quando a forma materializada se completava. E esta, maior que a médium em altura, pesava o mesmo peso que a médium perdeu.

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Botanico escreveu: Se não é com a ajuda de amigos detetives que a médium consegue informações dos falecidos, por qual meio é então?

Conte os acertos, ignore os errosssssssssssss. A saudade do falecido e a vontade de acreditar também ajudam a nublar a percepção.

AH! Sim. Jules Bois, um jornalista anti-espírita e que, sem ter com o que desacreditar a médium Florence Cook, inventou que eles foram amantes e lá, durante suas trepadas, ela lhe contou como enganara miseravelmente o William Crookes (pena que até hoje não nenhum cético me apresentou esses relatos de como ela fizera a fraude...).

Pois bem, durante 15 anos essa médium foi investigada e cinco grossos volumes de notas dessa investigação foram compilados. E neles Jules Bois encontrou um erro. UM ERRO em cinco grossos volumes... É muito grave! Ficou provado, com apenas esse erro, a total falência da médium e do Espiritismo.

Não imagina vocês céticos como isso me deixa preocupado!

Ih! Essa de saudade de falecido e vontade de crer é velha. E como fica se quem está questionando são os cientistas e que não demonstram vontade de acreditar e não se trata de nenhum falecido do círculo familiar deles? E como fica o caso da Piper com os Hyslops (James não acreditava em nada dessas coisas, sabia?)

Botanico

Mensagem por Botanico »

francioalmeida escreveu:
betossantana escreveu:
francioalmeida escreveu: :emoticon8: Lamentável é ver o Botânico pedir para demonstrarem a fraude

EU AVISEI!!!!!!!!! Vocês não acreditaram!

Ele se baseia em relatórios, mas pra contrariar os relatórios ele quer experimentações.

Haja fé!

É, haja fé sim!
O caso aí da Josefa aconteceu no pequeno consultório dentário de Waldo Vieira. Assim como você pede, os repórteres do Cruzeiro jogaram uma isca pro Chico e Waldo, dizendo que SÓ PODERIAM SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUNTO se tivessem ao menos visto alguma experiência. Diante disso, sem ter como recuar, houve um acordo para que em tal dia e hora, dois repórteres fossem até o consultório do Waldo Vieira e lá se tentaria fazer uma sessão.

No dia marcado, ao invés de dois, apareceram SETE repórteres. Um deles, repórter policial, algemou a médium na jaula que já estava lá no consultório e sobre uma cadeira chumbada ao chão com cimento. Satisfeito, disse que ele e outro repórter iam ficar do lado de fora, pois se alguma coisa acontecesse lá dentro É POR QUE TINHA VINDO DE FORA.

Por que essa certeza? Porque os repórteres REVISTARAM tudo lá dentro do consultório, rasgaram até os bolsos da roupa do Chico, revistaram até os saltos dos sapatos, tudo tudo e NADA ACHARAM DE SUSPEITO.

Pois bem, mesmo algemada lá dentro da jaula, apareceu o espírito da freira e de um outro camarada de turbante, com uma roupa bem diferente. Na revista até aparece uma seqüência da formação do espírito. Claro, os repórteres dizem que isso foi "um pano preso à orelha da médium", mas não respondem como é que esse pano ia crescendo e estofando-se e acabando na forma materializada, como aparecia na sequência das fotos.

Vou parar por aqui. Seu trabalho agora é me apresentar um processo plausível de como é que a coisa deve ser feita para se chegar a um mesmo resultado, sem nada de espírito no meio.

Manda ver.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Gilghamesh escreveu::emoticon14:

Fé cega, faca amolada...

Ih! Deixei o cara sem argumentos! Tudo bem, isso não é desdouro... by Botanico.

Depois eu é que não entrei na fila.... :emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Apocaliptica escreveu:
Por que os crentes apenas não assumem que acreditam e pronto?

Porque não só SE ACREDITA E PRONTO. Se acredita pelas as experiencias e seus experimentadores, se acredita porque vc pode ir a um centro e verificar e experimentar vc mesmo, e por que á razão nos leva crer que sim!
E não vamos aceitar que ninguem venha com um simples " é tudo falso" ou " não estava lá,por isso não acredito", e depois de dito isso, taxe a doutrina espirita de insana! cabe a quem diz ser fraude, provar, e com achismo não se prova COISA NENHUMA!!!!!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Ateu Tímido
Contato:

Re.: Da "Ciência" Espírita

Mensagem por Ateu Tímido »

Pode até ser maldade, mas é muito engraçado ver o Videopoker defendendo a "racionalidade" da fé espírita... :emoticon13: :emoticon131:

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:Contra a fé que cega e a falta de caráter de quem insiste em afirmar que as fotos da irmã josefa demonstram claramente que são realmente imagens de espíritos desencarnados, não existem argumentos válidos...

Seu Gilga, eu sei que está desesperado, mas por favor, não desconte esse desespero em mim.

Eu nunca disse que as fotos da irmã Josefa são um claro demonstrativo ou prova de que sejam fotos de espírito materializado. Apenas entendo ser uma hipótese possível DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS em que foram produzidas.

A outra hipótese possível é de que seriam produto de fraude. Essa é a hipótese por vocês céticos defendida, certo? Pois bem, para mostrar que esta também é uma hipótese viável, tudo o que teriam de fazer é pegar os dados dos relatórios (quer dizer, o que é dito no livro Materializações de Uberaba, do Jorge Rizzini, e confrontado com o que é apresentado nas reportagens do Cruzeiro (para ver se há discrepâncias ou não) e DEMONSTRAR que se fazendo assim, assado, frito e cozido, é perfeitamente possível reproduzir o que se viu e se fotografou lá RESPONDENDO A TODOS OS QUESTIONAMENTOS.

Feito isso então, podemos então optar pela hipótese mais provável em detrimento da outra.

Mas querendo ganhar no grito, deixando os questionamentos sem resposta e exigir que se CREIA sem mais aquela, então só se está substituindo uma CRENÇA por outra. Aí então fica-se a gosto do freguês.

Tolinho, então façamos o seguinte:

Já que para vc essas fotos da irmã josefa são uma hipótese possível, apresente-nos então essa hipótese.

Se vc leu o tal livro, vc está bem armado com evidências, para que acredite ser uma hipótese viável.

Apresente então essas evidências, coisa que ATÉ HOJE, VC NÃO FEZ, vc só se limitou a postar as fotos, nunca apresentando sua defesa de que é uma hipótese possível e viável.
Com base nas evidências por vc afirmadas, baseadas no tal livro, poderemos debater.

Na espera... :emoticon12:

Ah, e não venha com a estorinha, que estou invertendo o ônus da prova, pois foi vc que afirmou que as fotos são uma hipótese possível.

Demonstre-nos então essa hipótese. :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Gilghamesh
Contato:

videomaker escreveu:

Fé cega, faca amolada...

Tenha mais respeito, espírito inferior, o dia que vc reencarnar num corpo ariano branco, de origem européia, vc obterá alguma atenção relevante...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

francioalmeida
Contato:

Botanico escreveu:

Não, não estou pedindo para você demonstrar fraude só olhando para a foto e sim para ler o relatório (leia o livro Materializações de Uberaba, do Jorge Rizzini), ler os argumentos contrários (os da revista O Cruzeiro) e assim apresentar suas hipóteses de que se fazendo assim, assado, frito e cozido é perfeitamente possível reproduzir o fotografado, respondendo a todos os questionamentos feitos.

Botânico, fazer isso não é ciência, se chama acabar com o espetáculo!

Porque eu que tenho que "provar" que o número de mágica é fraude?

Porque eu tenho que provar que unicórnios nunca existiram?...

Pra confirmar sua fé?

Botanico escreveu:O espírito materializado tem peso sim. Crookes e Florence Marryat notaram que a médium Florence Cook chegava a perder metade do seu peso quando a forma materializada se completava. E esta, maior que a médium em altura, pesava o mesmo peso que a médium perdeu.

Alem disso o que mais espírito tem?

Massa?
Partículas?
Quando tenho uma morte fulminante, meu peso é subtraído pelo do espírito que sai do corpo?

arrrrgh! :emoticon9: Esquece! Não estou paranóico ainda!

videomaker

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:

Fé cega, faca amolada...

Tenha mais respeito, espírito inferior, o dia que vc reencarnar num corpo ariano branco, de origem européia, vc obterá alguma atenção relevante...

Mais Tolices,de quem não entende nada... ô coisa dificil.... :emoticon1:

Gilghamesh
Contato:

videomaker escreveu:
Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:

Fé cega, faca amolada...

Realmente, não entendo como, uma pessoa que abraça o espiritismo kardekiano, possa se sentir bem, não sendo um branco europeu.
O pior é que mesmo assim, fica se achando, apesar de colocar a sí mesmo, vários e vários degraus abaixo, na tal escala "evolutiva" do espírito...

É como se colocar como escravo perante um senhor.

Se vc se sente bem, querendo ser um capacho, fazer o quê né? :emoticon12:
Editado pela última vez por Gilghamesh em 17 Abr 2007, 11:39, em um total de 1 vez.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

videomaker

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:
Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:

Fé cega, faca amolada...

Realmente, não entendo como, uma pessoa que abraça o espiritismo kardekiano, possa se sentir bem, não sendo um branco europeu.
O pior é que mesmo assim, fica se achando, apesar de colocar a sí mesmo, vários e vários degraus abaixo, na tal escala "evolutiva" do espírito...

É como se colocar como escravo perante um senhor.

Se vc se sente bem, querendo ser um capacho, fazer o quê né? :emoticon12:

Não entendo como alguem que pensa ser inteligente, não enxerga que se falava de selvagens que eram negros, e não por isso atrazados, e que viviam no seculo passado e não do negro homem moderno e tão inteligente e capaz quanto um branco! mas eu perdoa a tua ignorancia... que dizer... acho que não...
:emoticon16:

Gilghamesh
Contato:

videomaker escreveu:
... não enxerga que se falava de selvagens que eram negros, e não por isso atrazados, e que viviam no seculo passado e não do negro homem moderno e tão inteligente e capaz quanto um branco!...

Então, apresente provas dessa alegação, baseado nos escritos originais de kardec. :emoticon12:

Não vale apresentar "interpretações" do texto original, que fique bem entendido!

Fui "claro"? :emoticon3:
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

videomaker

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:
... não enxerga que se falava de selvagens que eram negros, e não por isso atrazados, e que viviam no seculo passado e não do negro homem moderno e tão inteligente e capaz quanto um branco!...

Então, apresente provas dessa alegação, baseado nos escritos originais de kardec. :emoticon12:

Não vale apresentar "interpretações" do texto original, que fique bem entendido!

Ele falava em selvagens certo? e qual a cor "predominante" daqueles selvagens? Hummm! :emoticon5:
Se vc poder me apontar em qual instituição espirita se ensina negros são menos evoluidos que brancos seria tambem muito bom! siga em frente....

videomaker

Gilghamesh escreveu:
videomaker escreveu:

repetido

Gilghamesh
Contato:

videomaker escreveu:
Gilghamesh escreveu:Então, apresente provas dessa alegação, baseado nos escritos originais de kardec. :emoticon12:

Ele falava em selvagens certo? e qual a cor "predominante" daqueles selvagens? Hummm! :emoticon5:
Se vc poder me apontar em qual instituição espirita se ensina negros são menos evoluidos que brancos seria tambem muito bom! siga em frente....

Isso não é apresentação de provas nem aqui nem na China, capacho.

Será que nem para lêr um texto de kardec para procurar provas que corroborem sua afirmação, copiar e colar, vc tem capacidade? :emoticon12:

Na espera...
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

francioalmeida
Contato:

Gilghamesh escreveu:
Botanico escreveu:

Tolinho, então façamos o seguinte:

Já que para vc essas fotos da irmã josefa são uma hipótese possível, apresente-nos então essa hipótese.

Se vc leu o tal livro, vc está bem armado com evidências, para que acredite ser uma hipótese viável.

Apresente então essas evidências, coisa que ATÉ HOJE, VC NÃO FEZ, vc só se limitou a postar as fotos, nunca apresentando sua defesa de que é uma hipótese possível e viável.
Com base nas evidências por vc afirmadas, baseadas no tal livro, poderemos debater.

Ah, e não venha com a estorinha, que estou invertendo o ônus da prova, pois foi vc que afirmou que as fotos são uma hipótese possível.

Mais plausível de realidade
Imagem

E ainda está à cores :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Johnny

Re.: Da "Ciência" Espírita

Mensagem por Johnny »

Como digo sempre. Levando em conta a tecnologia de hoje e a insistência dcientistas enriquecerem às custas de otários, qualquer coisa é possível. Matrix, Potter, X-Man e cia que o digam.
Enquanto isso...

O homem domina o átomo...??? Não, modifica suas propriedaddes apenas.
O homem cria algo? Não modifica e copia o que a natureza faz.
O que o homem faz então? Destrói, destrói e destrói...
Qual então o propósito do homem? Se auto destruir.
Provas?
zzZZZZzzZZZzzzZZZzzzZZZZz
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Johnny escreveu:Como digo sempre. Levando em conta a tecnologia de hoje e a insistência dcientistas enriquecerem às custas de otários, qualquer coisa é possível. Matrix, Potter, X-Man e cia que o digam.
Enquanto isso...

O homem domina o átomo...??? Não, modifica suas propriedaddes apenas.
O homem cria algo? Não modifica e copia o que a natureza faz.
O que o homem faz então? Destrói, destrói e destrói...
Qual então o propósito do homem? Se auto destruir.
Provas?
zzZZZZzzZZZzzzZZZzzzZZZZz

Mais um niilista no mundo...

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:E como fica se quem está questionando são os cientistas e que não demonstram vontade de acreditar e não se trata de nenhum falecido do círculo
familiar deles?

Ficam assim, ó: :emoticon5:

E, ahn, desculpe quem reconhece o falecido é o cientista ou é o, arram, parente?

Botanico escreveu:E como fica o caso da Piper com os Hyslops (James não acreditava em nada dessas coisas, sabia?)

Fica assim, ó: :emoticon20:
É um problema espiritual, chupe pau!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Gilghamesh escreveu:Tolinho, então façamos o seguinte:

Muito que bem, teríamos então DUAS hipóteses.
1) O fenômeno é genuíno: a Josefa e o outro cara de turbante seriam espíritos materializados ou, se não se gosta disso, então seriam imagens "ideoplásticas" produzidas pela mente da médium ou pela mente do Chico, ou Waldo, ou sabe-se lá de quem (se tiver algum defensor de Parapsicologia, católica ou leiga, que explique então essa hipótese). De qualquer forma, não seriam produto de truque ilusionista ou fraude.
2) O fenômeno é fraudulento: a médium apenas se disfarçaria de fantasmas, que é a hipótese defendida pelos repórteres do Cruzeiro e seus entusiastas (entre eles, suponho que você se enquadre, portanto essa é a SUA hipótese: gostaria que você a defendesse...).

Gilghamesh escreveu:Se vc leu o tal livro, vc está bem armado com evidências, para que acredite ser uma hipótese viável.

As hipóteses aqui tem o seguinte problema: a primeira não dá para ser testada, pois a médium faleceu; qualquer julgamento sobre ela terá de ser feito com base nos relatos. A segunda ao menos pode ter sua viabilidade testada: com base nos relatos, pode-se supor que a médium teria feito seus truques assim ou assado. Cabe então a você ou a algum ilusionista que frequente esse fórum nos mostrar como esses truques supostamente foram produzidos.

Essa segunda hipótese leva a vantagem de que, dispensando-se elementos de natureza desconhecida (espíritos ou poderes paranormais), sua simples viabilidade já é o bastante para deixar a primeira sem qualquer apoio. É o caso lá da febre amarela, onde uns diziam que era causada por "miasmas" (só encontrando um para se saber o que é...), enquanto outros diziam que os mosquitos seriam a causa. Bem, eliminando-se os mosquistos, cessou-se a transmissão da doença. Só isso já foi o bastante para provar que a hipótese dos miasmas era furada.

Digamos que no nosso caso dá-se o mesmo.

Gilghamesh escreveu:Apresente então essas evidências, coisa que ATÉ HOJE, VC NÃO FEZ, vc só se limitou a postar as fotos, nunca apresentando sua defesa de que é uma hipótese possível e viável.

Eu não tenho site próprio e portanto aproveitei-me do espaço oferecido pelo Encostado, no qual postei as fotos E O LAUDO do perito que as examinou. Além disso, o livro tem direito autoral e por isso não posso expor seu conteúdo com todas as letras. Terá que aceitar o que digo ou então comprá-lo e demostrar que é uma tolice, tem tais e quais pontos falhos e está mentindo aqui e ali, conforme tal e qual documento.

Vejamos então o que é possível:
1) Chico e Waldo, apesar do contra-gosto de Emmanuel, patrocinaram a médium Otília Diogo, que produzia esses fenômenos de materialização. A médium sendo pobre, eventualmente cobrava alguma coisa. Chico a doutrinava para que não o fizesse.

2) Foi feita uma reportagem na revista Fatos e Fotos de 3 de agosto de 1963 onde o repórter, Salomão Schvartzman declara que seus esforços para descobrir fraudes foram inúteis e relata que no início da sessão, sentiu fortes ânsias de vômito.

3) No fim deste ano, a apresentadora de televisão Wanda Marlene fez veicular um depoimento dos médicos que estudavam o fenômeno, com fotos e vídeos e um colega seu, José Franco, da mesma empresa de mídia (os Diários Associados) pegou parte deste material e fez uma reportagem de nome "Fenômenos de Materialização". Uma reportagem neutra, feita para conquistar a simpatia da médium e dos médicos. Dizia não emitir opiniões até que pudesse testemunhar ao vivo os fenômenos, junto com outro colega, José Nicolau. Com essa jogada, conseguiu que o acesso lhe fosse permitido, pois se fosse recusado, daria margem a entender que tudo não passava de fraude.

4) No dia marcado, em sessão que seria realizada no consultório dentário de Waldo Vieira, onde já estava montada uma jaula, e dentro dela tinha uma cadeira chumbada ao chão com cimento, ao invés de apenas os dois repórteres combinados, chegaram sete: José Franco, Jorge Audi, José Nicolau, Henri Ballot, Mário de Moraes, Paulo Miranda e Nilo Oliveira. Wanda Marlene e Cleusa Soares, também repórteres dos Diários Associados, estavam presentes, mais 13 médicos, Otília Diogo, Waldo Vieira e o Chico Xavier. O consultório era pequeno e toda essa gente ficou embolada ali.

5) Cabe lembrar que os Diários Associados, dirigidos por David Nasser, eram totalmente hostis ao Espiritismo. A revista O Cruzeiro era apenas um semanário, cuja base era o sensacionalismo barato. Os repórteres, com exceção das duas mulheres, eram também hostis ao Espiritismo e estavam lá justamente para desmascarar a fraude.

6) Aos repórteres foi dada ampla liberdade de fiscalização. Fizeram batidas nas paredes, no chão e no teto do consultório, examinaram o exaustor por dentro e por fora, examinaram os médicos, até os saltos dos sapatos, rasgaram os bolsos da roupa do Chico, colocaram esparadrapos fosforescentes nos ombros dos médicos.

7) A médium antes de entrar na jaula foi examinada à vista de Jorge Audi e Mário de Moraes e vestiu uma camisola preta, sendo então algemada e presa à cadeira com correias pelo repórter Nilo Oliveira (que era repórter policial). Este trancou os cadeados, cobrindo-os com esparadrapos rubricados. Na jaula havia uma balança para a pesagem dos assistentes e foi retirada dali. Ficou apenas a médium e uma vitrola, sobre a qual um dos repórteres colocou um preparado químico, sem que ninguém o percebesse.

8) Feito isso tudo, os repórteres se distribuíram estrategicamente. Paulo Miranda ficaria policiando a porta de entrada, enquanto Nilo Oliveira decidiu ficar do lado de fora, junto com o motorista. E justificou-se:
_ Se alguma coisa acontecer aqui dentro, é porque veio do lado de fora. Eu e o nosso motorista ficaremos vigiando o prédio.
Isso demonstra sua satisfação com o exame do consultório, pessoas e manietamento da médium.

9) Às 21,05 h começou a sessão, com uma "chuva" de perfume, a médium gemia e o ectoplasma se tornou visível, uma voz de timbre metálico (diferente da voz da médium) se fez ouvir e finalmente então a Irmã Josefa apareceu em forma inteira, atravessando as barras da jaula, com o complicado traje branco de freira. Um cruxifixo era visível e sua fronte e peito eram luminosos. Durante meia hora deixou-se fotografar e foi tocada pelos repórteres.

10) Depois que a Josefa desapareceu, seguiu-se uma chuva de éter e aí apareceu o espírito Alberto Veloso, barbudo e com turbante e um traje diferente do da Josefa. Durante 40 minutos foi visto e fotografado. Nilo Oliveira foi olhar pelo exaustor e recebeu um jato de éter na cara. Pensou:
_ Ah! A Otília conseguiu esconder um frasco de éter aqui e nós não percebemos!

11) Finda a sessão, Nilo Oliveira foi examinar a médium e encontrou tudo como deixara. Jorge Audi, insatisfeito, rasgou a camisola preta, expondo médium em roupas íntimas, mas nada se achou de suspeito ali. Os repórteres deram então depoimentos gravados, atestando que NADA ACHARAM DE SUSPEITO.

12) Então veio a reportagem "A farsa da materialização" onde disseram os repórteres (resumi um pouco):
a) O espírito masculino de Alberto Veloso se materializa com seios.
b) Embaixo do turbante há uma vasta cabeleira
c) O ectoplasma é um chumaço de pano branco.
d) As roupas das formas materializadas é uma só.
e) As roupas apresentam marcas de confecção mecânica, costuras e dobras.
f) O fio da roupa da Josefa, encontrado após a sessão, não era fio ectoplásmico.
g) Apenas a barba diferencia a Otília do Alberto.
h) Otília não é filha de Josefa e sim de Maria Luíza Barbosa.
i) Otília tinha os pés praticamente soltos após a sessão
j) Waldo não permitiu o uso do infravermelho
k) As algemas e cadeados eram de propriedade dos médicos
l) Os repórteres não examinaram o corpo e as vestes da médium antes da sessão.
m) Nilo Oliveira não pôde manietar a médium à sua maneira.
n) Dois médicos também manietaram a médium.
o) Os repórteres não puderam escolher as cadeiras onde se sentaram.
p) A vitrola não tocou.
q) O Alberto Veloso não fala.
r) A Josefa dizia ter um dedo materializado, mas tinha cinco.
s) As roupas materializadas apresentam vincos e dobraduras.
t) As materializações projetavam sombras
u) As fotografias das materializações são truques grosseiros
v) Há coletas de dinheiro.
x) Nos pés da Otília havia resquícios de giz, do círculo feito pelos médicos.
y) Não foi permitida a prova do talco.
w) Waldo prometeu inúmeras sessões aos repórteres.
z) A virgindade da Irmã Josefa é indiscutível.
z1) Otília abandonou vilmente o marido e filhos.
z2) Otília esteve ligada ao meretrício
z3) Documentos "oficiais" provam que a materialização é farsa.

Bem, acho que já dá para você começar a defender a sua hipótese.

Gilghamesh escreveu:Ah, e não venha com a estorinha, que estou invertendo o ônus da prova, pois foi vc que afirmou que as fotos são uma hipótese possível.

Não me lembro de ter dito que as fotos (só elas) fossem a hipótese possível, e sim todo o conjunto de fatos e as circunstância em que foram feitas. Você tem aí o desenrolar da sessão e as conclusões publicadas pelos repórteres. Veja se acha a revista O Cruzeiro (entre 14 de janeiro de 1964 até meados de março do mesmo ano), confira as reportagens e me diga se concorda com os argumentos (Se você mora em São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade ainda há essa revista em microfilme. A qualidade é péssima, mas dá para ler e entender _ O Turatti jura que na biblioteca do CLAP há dessa revista...).

Trancado