Separatistas se armam na Bolívia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Acauan »

O mais curioso em uma guerra civil na Bolivia é que, havendo bolivianos dos dois lados do combate, é possível o resultado insólito de ambos acabarem derrotados, já que pela tradição histórica, os bolivianos não ganham de ninguém.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Najma »

Acauan escreveu:O mais curioso em uma guerra civil na Bolivia é que, havendo bolivianos dos dois lados do combate, é possível o resultado insólito de ambos acabarem derrotados, já que pela tradição histórica, os bolivianos não ganham de ninguém.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... adorei... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:A típica estratégia "olha o avião..." :emoticon12:
Esse não é o assunto do tópico. Pessoalmente, eu já disse porque sou contra as cotas.
Nem é preciso procurar muito para ver quanto benefício tiveram esses imigrantes vindo para o Brasil. A facilidade com que muitos tiveram sucesso. Facilidade com que nem sonhariam no "seu lugar" numa sociedade mais rígida como as da Europa.

Obs.: Os agentes que enganavam eram europeus e da "iniciativa privada"...

Mas falar em ralé da ralé sem falar em quotas é um despautério... :emoticon1:

Não entendi. :emoticon5:

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:A típica estratégia "olha o avião..." :emoticon12:
Esse não é o assunto do tópico. Pessoalmente, eu já disse porque sou contra as cotas.
Nem é preciso procurar muito para ver quanto benefício tiveram esses imigrantes vindo para o Brasil. A facilidade com que muitos tiveram sucesso. Facilidade com que nem sonhariam no "seu lugar" numa sociedade mais rígida como as da Europa.

Obs.: Os agentes que enganavam eram europeus e da "iniciativa privada"...

Mas falar em ralé da ralé sem falar em quotas é um despautério... :emoticon1:

Não entendi. :emoticon5:

Este tópico é o mais nonsense que eu já vi no RV... não estrague querendo falar de assuntos sérios!! :emoticon2:
Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Ateu Tímido escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Ateu Tímido escreveu:A fome na Europa e a imigração para o Brasil começaram muito antes da 1ª guerra. Antes até do fim da escravidão no Brasil, mas tomou corpo com a abolição. É público e notório que os primeiros imigrantes chegaram para substituir o braço escravo na lavoura. Muitos nem sabiam disso, foram iludidos pelos agentes na Europa. Quem, senão quem está na miséria, aceitaria embarcar nas já mencionadas banheiras, para viajar meio mundo, quase sempre sem ter dinheiro para voltar e sem saber direito o que iam encontrar?

É curioso também que essa coisa da "dignidade do trabalho", para muita gente, só exista para imigrantes europeus. Como se honestidade ou competência fossem genéticos. No sul do Brasil, já vi muito mendigo louro e muito pivete de olho azul. Resta saber de que lugar da África eles vieram.

Muito mendigo louro? Pivete de olho azul? É raro ein, bruno. Exagerou um pouquinho...já disse, somos um Estado de maioria branca e atualmente empobrecido. Nossas atividades calçadistas por exemplo no Vale dos Sinos foram à bancarrota por conta do câmbio e pela concorrência com os calçados chineses.
As divergências políticas entre governos estaduais e governo federal também bloquearam incentivos e investimentos aqui. Tivemos alguns governadores fracos e ineptos. Temos safras excepcionais e problemas para escoar. E tivemos anos de seca que acabaram com algumas safras.
Entre outras coisas.

Quanto ao que você chama de mendigos e pivetes, a maioria quase absoluta não é de branquinhos de olhos azuis, não. As favelas aqui estão coalhadas de mestiços, mulatos e negros. As escolas públicas têm poucos brancos deste tipo que você descreveu, mas tem. Claro, pobreza branca também existe.
A pobreza dos brancos aqui é pobreza e não mendicância e muito menos piveteação. Isto não é verdade.

Só evoluindo, as cadeias daqui da capital são lotadas de mestiços também. Mas imagino que haja brancos.Brancos, não alemãezinhos e judeuzinhos e italianinhos de olhinhos azuis. Nunca fui lá olhar, mas acompanho as noticias policiais.

Podemos ficar até amanhã no disse-me-disse, ou no viu-não viu...
Posso dizer que vi os mendigos MESMO e pivetes DE VERDADE, seja em Curitiba nos anos 80 e 90, seja em Porto Alegre e na Serra Gaúcha, inclusive no parque do Caracol em Canela, há 3 ou 4 anos.
Antes que eu me esqueça, talvez seja bom ler o "Retrato Molecular do Brasil" do geneticista Sérgio Danilo Pena, antes de falar em tanta pureza e brancura no sul.

http://cienciahoje.uol.com.br/view/325

Na Serra Gaúcha TUDO o que você ver será branco de olho azul. Até os por acaso mendigos (nunca vi mendigos na serra gaúcha, mas tudo bem...) Mendigo branco de olho azul em POA também é raro, mas pode haver, não é comum. Temos mendigos, sim, mais em alguns bairros e quase nada em outros. Pivetes de olho azul? Aqui tem mulato de olho verde e raros de olho azul. Muito raro mesmo.

Curitiba eu não conheço, mas está bem lobge de POA e mais perto de SP. SC é alemão e portugues para tudo que é lado. Os pobres e mendigos são quase todos mestiços, que vivem na periferia de Florianópolis por exemplo. Mas são poucos.
E aí está uma questão interessante que fecha com o tal livro. Quase toda a população brasileira gosta de se dizer "branca" de alguma forma, pois também não é negra pura. Nem índio puro.
Não temos pureza quase, em algumas regiões ao misturas são muito maiores e o percentual de negros, ou orientais é maior.
Lembro de ter ficado impressionada quando cheguei a SP pela primeira vez, eu nunca podia imaginar uma colônia japonesa tão grande...aqui isto é muito raro.

Mas realmente, somos aqui no RC e SC os dois estados mais "brancos " de todo o Brasil.

Apocaliptica

Acauan escreveu:O mais curioso em uma guerra civil na Bolivia é que, havendo bolivianos dos dois lados do combate, é possível o resultado insólito de ambos acabarem derrotados, já que pela tradição histórica, os bolivianos não ganham de ninguém.

É...é provável. :emoticon12:

Ateu Tímido
Contato:

Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:Teve imigração no século XIX... em 1877, bisavós do meu pai vieram do porto de Gênova pra São Paulo e foram instalados num local onde iriam criar uma comunidade que por acaso tornou-se uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil. Não sei como eu teria nascido se eles não tivessem vindo para cá naquela época, ou se meu pai seria meu pai... Só sei que São Caetano do Sul não seria São Caetano do Sul se imigrantes italianos não tivessem imigrado para lá. Teria outro nome, provavelmente... :emoticon1:

Sim, se desenvolveu pela força dos imigrantes...

Nada a ver com o fato de ser praticamente um subúrbio da então capital da província dos homens do café que, com o braço escravo, acumularam capital e desenvolveram sua região, conquistando o poder político por décadas e tendo dinheiro suficiente para gastar com as novidades que lhes ofereciam os imigrantes empreendedores.

To falando... teria outro nome, com certeza... :emoticon1:

Teria o mesmo NOME. Foi escolhido mais de 200 anos antes de eles chegarem. Veja:

Em 1631, o capitão Duarte Machado doou aos padres beneditinos o sítio que possuía no Tijucuçu. Anos mais tarde, em 1671, Fernão Dias Paes Leme, bandeirante conhecido sob a alcunha de O Caçador de Esmeraldas, arrematou em leilão outro sítio vizinho e também o doou aos padres. Assim, formaram a Fazenda São Caetano, onde, além de pequenas plantações, mantinham uma olaria para fazer os tijolos, lajotas e telhas de que necessitavam para a construção do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo. Em 1868, inicia-se um novo período na vida da antiga Fazenda São Caetano, com a inauguração a estrada de ferro inglesa São Paulo Railway Company.

Logo depois, o Governo Imperial adquiria as terras de São Caetano para instalar um dos Núcleos Coloniais, que objetivavam incentivar a imigração européia e, com isso, minorar os efeitos da evasão da mão-de-obra agrícola. O da Fazenda São Caetano foi o primeiro a ser inaugurado. Em 29 de junho de 1877, algumas famílias de imigrantes embarcavam no vapor Europa, no porto de Gênova, com destino ao Brasil.

O primeiro grupo de italianos, integrado por 28 famílias, chegava ao Núcleo Colonial em 28 de julho de 1877. A instalação aconteceu com a presença de Sebastião José Pereira, presidente da Província e do engenheiro Leopoldo José da Silva, da Comissão de Terras e Colonização. Faziam parte da primeira leva de imigrantes, da Província de Treviso, os seguintes chefes de família: Antonio Gallo, Antonio Martorelli, Antonio Garbelotto, Caetano Garbelotti, Celeste Pantallo, Domenico Bottan, Domenico Perin, Eliseo Leoni, Emílio Rossi, Francesco Bortolini, Francesco Fiorotti, Francesco De Martini, Filippe Roveri, Giácomo Dalcin, Giovanni Moretti, Giuseppe Braido, Giovanni Perucchi, Giovani De Nardi, Giovanni Thomé, Giuseppe De Savi, Giuseppe Salla, Luigi D’Agostini, Modesto Castelotti, Natale Furlan, Pietro Pessotti, Paolo Martorelli, Pasquale Cavana e Tommaso Thomè.

Seis meses depois, chegava o segundo grupo de imigrantes, da Província de Mântua, com os seguintes chefes de família: Luigi Baraldi, Francesco Coppini, Isacco Coppini, Francesco Carnevalle, Francesco Ferrari, Modello Dionisio, Gennaro Luciani, Giovanni Vicentini, Francesco Modesto, Eugenio Modesto e Domenico Vicentini. A presença dos colonos e a proposta do governo de fornecer-lhes alimentação por dois anos em troca do que produzissem, abriram novas perspectivas para o núcleo. A posse definitiva das terras de São Caetano deu-se em 1880. Os habitantes do núcleo dedicaram-se, num primeiro momento, ao trabalho agrícola e cultivo das videiras.

http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_13/ ... aetano.htm

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu: ...já disse, somos um Estado de maioria branca e atualmente empobrecido.

Muitos imaginam Porto Alegre como uma terra de alemães tropicalizados, desconhecendo que na verdade a maioria da população da cidade é descendente de portugueses e açorianos, com uma aparência bem mais tipicamente brasileira do que imaginam.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:

É...é provável. :emoticon12:

Para se ver como há Índios e índios...

Os paraguaios lutaram bravamente por cinco anos contra uma coalizão de nações que juntas somavam trinta vezes a população guarani.

Os bolivianos tomaram um couro dos paraguaios tendo o triplo da população e enfrentando um país que ainda não se recuperara da guerra anterior...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:Teve imigração no século XIX... em 1877, bisavós do meu pai vieram do porto de Gênova pra São Paulo e foram instalados num local onde iriam criar uma comunidade que por acaso tornou-se uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil. Não sei como eu teria nascido se eles não tivessem vindo para cá naquela época, ou se meu pai seria meu pai... Só sei que São Caetano do Sul não seria São Caetano do Sul se imigrantes italianos não tivessem imigrado para lá. Teria outro nome, provavelmente... :emoticon1:

Sim, se desenvolveu pela força dos imigrantes...

Nada a ver com o fato de ser praticamente um subúrbio da então capital da província dos homens do café que, com o braço escravo, acumularam capital e desenvolveram sua região, conquistando o poder político por décadas e tendo dinheiro suficiente para gastar com as novidades que lhes ofereciam os imigrantes empreendedores.

To falando... teria outro nome, com certeza... :emoticon1:

Teria o mesmo NOME. Foi escolhido mais de 200 anos antes de eles chegarem. Veja:

Em 1631, o capitão Duarte Machado doou aos padres beneditinos o sítio que possuía no Tijucuçu. Anos mais tarde, em 1671, Fernão Dias Paes Leme, bandeirante conhecido sob a alcunha de O Caçador de Esmeraldas, arrematou em leilão outro sítio vizinho e também o doou aos padres. Assim, formaram a Fazenda São Caetano, onde, além de pequenas plantações, mantinham uma olaria para fazer os tijolos, lajotas e telhas de que necessitavam para a construção do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo. Em 1868, inicia-se um novo período na vida da antiga Fazenda São Caetano, com a inauguração a estrada de ferro inglesa São Paulo Railway Company.

Logo depois, o Governo Imperial adquiria as terras de São Caetano para instalar um dos Núcleos Coloniais, que objetivavam incentivar a imigração européia e, com isso, minorar os efeitos da evasão da mão-de-obra agrícola. O da Fazenda São Caetano foi o primeiro a ser inaugurado. Em 29 de junho de 1877, algumas famílias de imigrantes embarcavam no vapor Europa, no porto de Gênova, com destino ao Brasil.

O primeiro grupo de italianos, integrado por 28 famílias, chegava ao Núcleo Colonial em 28 de julho de 1877. A instalação aconteceu com a presença de Sebastião José Pereira, presidente da Província e do engenheiro Leopoldo José da Silva, da Comissão de Terras e Colonização. Faziam parte da primeira leva de imigrantes, da Província de Treviso, os seguintes chefes de família: Antonio Gallo, Antonio Martorelli, Antonio Garbelotto, Caetano Garbelotti, Celeste Pantallo, Domenico Bottan, Domenico Perin, Eliseo Leoni, Emílio Rossi, Francesco Bortolini, Francesco Fiorotti, Francesco De Martini, Filippe Roveri, Giácomo Dalcin, Giovanni Moretti, Giuseppe Braido, Giovanni Perucchi, Giovani De Nardi, Giovanni Thomé, Giuseppe De Savi, Giuseppe Salla, Luigi D’Agostini, Modesto Castelotti, Natale Furlan, Pietro Pessotti, Paolo Martorelli, Pasquale Cavana e Tommaso Thomè.

Seis meses depois, chegava o segundo grupo de imigrantes, da Província de Mântua, com os seguintes chefes de família: Luigi Baraldi, Francesco Coppini, Isacco Coppini, Francesco Carnevalle, Francesco Ferrari, Modello Dionisio, Gennaro Luciani, Giovanni Vicentini, Francesco Modesto, Eugenio Modesto e Domenico Vicentini. A presença dos colonos e a proposta do governo de fornecer-lhes alimentação por dois anos em troca do que produzissem, abriram novas perspectivas para o núcleo. A posse definitiva das terras de São Caetano deu-se em 1880. Os habitantes do núcleo dedicaram-se, num primeiro momento, ao trabalho agrícola e cultivo das videiras.

http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_13/ ... aetano.htm

Mas eu sabia disso, Bruninho querido do meu coraçãozinho empedernido... :emoticon116:

Eu estava sendo cínica/irônica/sarcástico-debochada. Mas não me fiz entender... O Beto ainda é o MELHOR nisso... :emoticon11:
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Najma escreveu:Mas eu sabia disso, Bruninho querido do meu coraçãozinho empedernido... :emoticon116:

Eu estava sendo cínica/irônica/sarcástico-debochada. Mas não me fiz entender... O Beto ainda é o MELHOR nisso... :emoticon11:

Desculpe, minha linda, mas em alguns assuntos, meu único humor possível é o cáustico. Não consigo transigir sobre isso.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

marta escreveu:Ai, Ai, que inveja...
SP, SC PR E SP poderiam fazer a mesma coisa, mas brasileiro não tem culhão para tanto.
Ai, Ai, que inveja. :emoticon20:

No passado tivemos... Mas acabamos sufocados pelo regime fascista da época.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Sorrelfa
Contato:

Re.: Separatistas se armam na Bolívia

Mensagem por Sorrelfa »

minha alma depenada !

agora a solução para a miseria é se livrar de pretos e mestiços vindo do nordeste...

vc's poderiam começar me banindo... porque eu sou mestiço neto de baianos e descendente de italianos,
e como tenho ascendência de baianos tô com uma preguiça de sair amanha arrumar emprego... tô engordando o quadro de miséria do sul...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

RicardoVitor

Apocaliptica escreveu:Fonte?

O Globo, 29 Abril 2007

RicardoVitor

Jolly_Roger escreveu:minha alma depenada !

agora a solução para a miseria é se livrar de pretos e mestiços vindo do nordeste...

vc's poderiam começar me banindo... porque eu sou mestiço neto de baianos e descendente de italianos,
e como tenho ascendência de baianos tô com uma preguiça de sair amanha arrumar emprego... tô engordando o quadro de miséria do sul...

Seria cômico se não fosse trágico...

RicardoVitor

rapha... escreveu:
marta escreveu:(...)
Eu sou separatista sim.

Os separatistas aqui do Sul em geral não cogitam pôr São Paulo no mesmo balaio. A unidade justificada não é somente política e econômica.

Com toda razão, São Paulo se tornou Nordeste há muito tempo...

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu: ...já disse, somos um Estado de maioria branca e atualmente empobrecido.

Muitos imaginam Porto Alegre como uma terra de alemães tropicalizados, desconhecendo que na verdade a maioria da população da cidade é descendente de portugueses e açorianos, com uma aparência bem mais tipicamente brasileira do que imaginam.

Depende de tanta coisa Acauan...o Bom Fim , por exemplo foi um bairro durante décadas, reduto da judeuzada. As colônias ortodoxas ainda andam por lá. Os outros enriqueceram e estão nos bairros mais nobres, como Bela Vista, Montserrat, Alto Petrópolis, Moinhos de Vento...
Mas há muitos alemães, colégios com corpo dicente quase todo loirinho de olho claro, os protestantes alemães como o Farroupilha e o Pastor Dohms. Há muitos descendentes de italianos aqui.
Mas mestiços ( negros e suas misturas, índios e suas misturas e assim vai...)

Na fronteira, tem mais gente com cara de "pelo duro" , os gaúchos mesmo, dos pampas, mistura pesada com os hermanos. Tem pele mais escura, cabelos encorpados e olhos escuros. No Vale dos Sinos é lugar de Alemão. Na serra tem alemão "batata" e italianos que foram atrás da indústria do turismo. Em algumas regiões da serra, como no Vale dos Vinhedos, são os italianos que dão o tom.

Confusão viu... :emoticon12:

RicardoVitor

Usuário deletado escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Separatismo é besteira.

E olha que também sou de uma raça espiritualmente superior. Meus avos são europeus.

KARDECISMO!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

RicardoVitor escreveu:
Apocaliptica escreveu:Fonte?

O Globo, 29 Abril 2007

:emoticon5:
Alguém me respondeu como sendo o Mídia sem Máscara... :emoticon1:

Obrigada... :emoticon4:

Najma

Mensagem por Najma »

RicardoVitor escreveu:
rapha... escreveu:
marta escreveu:(...)
Eu sou separatista sim.

Os separatistas aqui do Sul em geral não cogitam pôr São Paulo no mesmo balaio. A unidade justificada não é somente política e econômica.

Com toda razão, São Paulo se tornou Nordeste há muito tempo...

É... fazer o quê, não? :emoticon15:

São Paulo é a maior capital nordestina do Brasil... :emoticon146:
Imagem

Apocaliptica

Intruso inútil!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

E VAI SER BI-CAMPEÃO PAULISTA!!!

SÃO CAETANOOOOOOOOO!!!!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:Mas eu sabia disso, Bruninho querido do meu coraçãozinho empedernido... :emoticon116:

Desculpe, minha linda, mas em alguns assuntos, meu único humor possível é o cáustico. Não consigo transigir sobre isso.

Não vou colocar legendas também aqui... :emoticon5:
Imagem

RicardoVitor

betossantana escreveu:Acho que também vou entrar na onda separatista!! Estou cansado de ser um baiano sujo, vagabundo, desnutrido, burro, axézeiro e filho da puta!!!! A primeira coisa que vou fazer será IMIGRAR pra São Paulo com meu novo passaporte e deixar a sujeira e animalidade do nordeste para trááááás. Para sem-pre!

Pode vir, você irá se sentir em casa.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Apocaliptica escreveu:

Intruso inútil!

inutil não !

Temporariamente desempregado... pelo menos desde que eu nasci...

Trancado