Email recebido de um espírita

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Email recebido de um espírita

Mensagem por Apocaliptica »

Anna escreveu:
Apocaliptica escreveu:E os espíritas sempre sabem mais....devem ser milhões de vozes ensinando a verdade a eles, assoprando os ensinamentos da DE como se fosse um coro de vozes num curso de imersão.

É a religiao dos sabidos...

Não, Anna. É a doutrina dos sabidos.

Apocaliptica

Re.: Email recebido de um espírita

Mensagem por Apocaliptica »

Experimentos científicos em cima de uma DOUTRINA? Como assim? Se a verdade é doutrinável, não demanda ciência alguma. Apenas segue-se e aceita-se.

Botanico

Re: Email recebido de um espírita

Mensagem por Botanico »

Anna escreveu:Ah, tenha dó. da minha crença a minha descrença ja cansei de falar, e vc ja frequentava o forum...

quanto a quem mente. mentiu ou mentirá, isso existe desde que o mundo é mundo. Se mentiram ou deixaram de mentir eu nao sei, e nao tenho nada a ver com isso. De mentiras as religioes e seus integrantes estao mais repletas e historicamnete comprovadas, dos cristaos catolicos, aos crentes e espiritistas.

Bem, então continuo na mesma, pois como disse: não vi até hoje nenhuma refutação CIENTÍFICA. Tinha alguma esperança com a tese da Juliana Hildago, mas notei que ela discute experimentos mais questionáveis, mas o pé-de-chumbo, como o experimento feito com a Eva Fay, este não é discutido. É tão bem feito, que Massimo Polidoro foi obrigado a mentir para refutá-lo. Portanto da próxima vez não esqueça de incluir os céticos entre os mentirosos...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:Experimentos científicos em cima de uma DOUTRINA? Como assim? Se a verdade é doutrinável, não demanda ciência alguma. Apenas segue-se e aceita-se.

Verdade não é doutrinável; pessoas sim. O que acontece é: há fenômenos A PARTIR DOS QUAIS foi feita a doutrina espírita. Alguns deles puderam ser investigados cientificamente... e não foram refutados cientificamente pelos cientistas e nem pelos que se dizem adorar os cientistas...

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Bem, eu compreendo bem a NECESSIDADE de crer, pois desde que peguei o grande bambambam cético Massimo Polidoro mentindo em defesa da fé cética, desde então resolvi nivelar de vez o ceticismo ao crentismo...

Generalização apressada.
Se é assim, vou nivelar de vez todos os espíritas ao nível do cara que deu origem a este tópico.

Quanto às tais provas apresentadas, às tais experiências que convenceram os tais cientistas céticos, vou aguardar até se tornem um fato reconhecido pela comunidade científica como um todo.

Até que a coisa se torne corriqueira como um controle remoto de televisão, que teria parecido mágica aos olhos de nossos antepassados próximos e hoje é apenas mais um cacareco doméstico.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:
Apocaliptica escreveu:Experimentos científicos em cima de uma DOUTRINA? Como assim? Se a verdade é doutrinável, não demanda ciência alguma. Apenas segue-se e aceita-se.

Verdade não é doutrinável; pessoas sim. O que acontece é: há fenômenos A PARTIR DOS QUAIS foi feita a doutrina espírita. Alguns deles puderam ser investigados cientificamente... e não foram refutados cientificamente pelos cientistas e nem pelos que se dizem adorar os cientistas...

Os fenômenos podem até ter ocorrido, quem sabe, mas isto não implica em que a DE seja a explicação correta, assim como a explicação de que o sol era um deus revelou-se incorreta.

Por outro lado, com o risco de ser chamado de cético crente, não acredito numa conspiração mundial dos cientistas e céticos para abafar as "verdades inconvenientes" do espiritismo.

Prefiro ser visto como pragmático: se os resultados práticos chegarem até mim, ótimo, se não, eu os verei como simples curiosidades e boatos, da mesma forma em que as teorias sobre o Big Bang não afetam em nada a minha vida.

Não acredito em que um deus onipotente e interessado em nosso bem estar se esconderia atrás de enigmas e sinais contraditórios enquanto se diverte assistindo à discórdia que provocam entre suas criaturas.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Botanico escreveu:
Benetton escreveu:
Botanico escreveu:
Bem, eu compreendo bem a NECESSIDADE de crer, pois desde que peguei o grande bambambam cético Massimo Polidoro mentindo em defesa da fé cética, desde então resolvi nivelar de vez o ceticismo ao crentismo...

Botânico,

Você poderia deixar aqui o link no qual o Massimo Polidoro foi pego em mentiras ? Tenho um link onde alguns céticos, antigos Diretores da STR como o Daniel Sottomaior e Leo Vines, também foram desmascarados.

Na verdade, Benetton, não há um link que mostre o Polidoro sendo pego em mentiras (a menos que você queira colocar isso no seu site). O que acontece é o seguinte:

Há dois artigos, um dos quais ajudei a traduzir, embora a tradução não tenha ficado boa, mas dá para entender, são estes:
http://br.geocities.com/existem_espirit ... ookes.html

http://br.geocities.com/existem_espirit ... colin.html

O primeiro é a tradução que fiz do artigo original de Massimo Polidoro e o segundo é um dos textos que Polidoro cita como referência. Ao lê-los, fiquei com a impressão de que Crookes de fato teria sido possivelmente enganado, pois estaria fazendo uns estudos preliminares, onde não teria apontado fraude, mas era isso que a suposta médium, que era uma ilusionista de teatro, queria obter e assim que conseguiu, deu um pé na bunda dos velhos carcomidos e foi fazer sua turnê pela Inglaterra.

Mas isso foi antes de eu ler o relatório de Crookes sobre o caso com a Eva Fay e foi aí que eu vi que para Polidoro chegar à sua conclusão de que Crookes foi enganado, ele teve de omitir uma série de detalhes fundamentais, jogar que um truque seria fácil de ser feito e servir-se de uma suposta confissão que a médium teria feito a Houdini. O lance é que o relato dessa confissão, confrontado com os dados do relatório, fica muito claro que ela não passa de uma invenção do Houdini. Polidoro teria visto isso sem a menor dúvida, mas como servia para a causa da fé cética, então aproveitou-a assim mesmo.

Infelizmente o Vitor Moura ainda não disponibilizou no seu site o texto que eu e ele traduzimos e que traz o relatório sobre Eva Fay. Se quiser, eu posso lhe mandar e aí quando confrontar os dados do relatório com o que Polidoro e Brooke-Smith dizem, vai ver como é que mentir em defesa da fé cética.

Talvez essa matéria seja interessante para mostrar aos "santos céticos" que eles não são infalíveis. Só o papa tem essa prerrogativa. :emoticon131:

O problema é que esses indivíduos formadores de opiniões como o Polidoro, Sottomaior e Leo Vines e Cia. acabam influenciando os partidários ateístas, os quais tomam suas opiniões como o supra-sumo da verdade e, por outro lado, chegam mesmo a se basear até em textos do Quevedo ( o qual é tão repudiado por essa comunidade quanto Chico Xavier ). Mas, quando negócio é denegrir aquilo que lhes incomoda, vale tudo, até usar das armas mais sujas.

Obrigado, Botânico. Vou dar uma olhada nos Textos do Vitor Moura.

Editado pela última vez por Benetton em 01 Jun 2007, 12:51, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Os fenômenos podem até ter ocorrido, quem sabe, mas isto não implica em que a DE seja a explicação correta, assim como a explicação de que o sol era um deus revelou-se incorreta.

Nossa então temos um avanço aqui!!! viva!!!! Só lhe resta agora seu fernando vossa senhoria colocar as outras opções possiveis para a nossa apreciação! Como se todas as outras já não fossem avaliadas por quem entende do assunto... mas... sigamos em frente.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Gilson

Mensagem por Gilson »

Uns entedem o que querem, outros, o que a sua capacidade permite! e vacas eu como... santas ou não.[/quote]

Hóstias eu não como, santas ou não.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

videomaker

Mensagem por videomaker »

Gilson escreveu:Uns entedem o que querem, outros, o que a sua capacidade permite! e vacas eu como... santas ou não.

Hóstias eu não como, santas ou não.[/quote]

Eu tambem não....
:emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Judas

Mensagem por Judas »

salgueiro escreveu:
Judas escreveu:Mas os espíritas aqui do RV deveriam através de MPs, repreender estes tipos de atos para tentar limpar a barra deles com relação à esta conversa de "vc nunca leu nada sobre a DE,ta falando besteira etc..."

videomaker escreveu:[Vc já leu alguma coisa sobre experiencias mediunicas? Como o mais provavel sera um "NÃO", como se isso fosse alguma novidade! fica aqui um link pra vc: http://br.geocities.com/existem_espiritos/

Segundo próprio preceito da doutrina, cada um é o único responsável por si, desnecessário "limpar a barra deles".

Bjs

[/color]

Concordo.Cada espírita tem a sua maneira propria de dizer "Ei seu cético tapado ...não entendeu nada da doutrina e esta ai a falar bobagens...VAI ESTUDAR a DE primeiro !!!" :emoticon12: :emoticon12:

Porém!Segundo a minha cartilha generalizar é um erro,mas que a quantidade de espíritas que fazem este papelão é enorme ahh!!isso é!!

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Mas vc nao sabia que espiritismo eh cientifico? :emoticon11:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado