Deus existe?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Bellé
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Bellé »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:Depois que houver uma definição universalmente aceita de Deus, poderemos debater o assunto.
Até lá, será apenas uma conversa de surdos.
Não teremos nem mesmo como saber se Deus é realmente Deus se ele se revelar a nós.

Fernando...
Muita coisa não tem definição universalmente aceita.
Se houvesse uma definição universalmente aceita nem motivo para discussão existiria.

Então, o mais sensato é tentar definir o que seria um deus primeiro para só depois procurar por ele(s).
E a definição poderia estar errada, portanto estaríamos procurando no escuro por um gato preto que não está lá.

Tirem "o" que procura o gato preto e digam o que sobra???

Somos inventores de tudo e nada...

A minha ausencia cria o nada e minha presença o tudo!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:Depois que houver uma definição universalmente aceita de Deus, poderemos debater o assunto.
Até lá, será apenas uma conversa de surdos.
Não teremos nem mesmo como saber se Deus é realmente Deus se ele se revelar a nós.

Fernando...
Muita coisa não tem definição universalmente aceita.
Se houvesse uma definição universalmente aceita nem motivo para discussão existiria.

Então, o mais sensato é tentar definir o que seria um deus primeiro para só depois procurar por ele(s).
E a definição poderia estar errada, portanto estaríamos procurando no escuro por um gato preto que não está lá.

Gostaria imensamente que o Nadasabe colocasse aqui a sua definição de deus de uma forma clara e ''desenrolada''.
E a partir daí poderíamos tecer comentários que SÓ fariam sentido quanto à definição dele.
E quantas milhares de definições devem existir...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Então, o mais sensato é tentar definir o que seria um deus primeiro para só depois procurar por ele(s).

Dificilmente se discute algo antes de se tê-lo visto de relance.
É como o átomo, imaginaram o dito cujo por ser lógico, mesmo muito antes de se comprova-lo ou de se saber como funciona.
Muitos modelos atômicos diferentes foram criados ao longo do tempo.
Ele recebeu esse nome por acharem que ele era indivisível, hoje já se sabe que isso é falso.

Uma característica de Deus que todos parecem concordar é a dele ser inescrutável.
Deus é o "todo" uno e transcende o todo, para conhece-lo precisaríamos ser oniscientes, pra isso, só sendo o próprio Deus.

De qualquer forma, existe um certo consenso quanto a Deus.
Segundo os maiores nomes da religião (Cristo, Lao Tsé, Krihsna e muitos outros), Deus é como descreve o panenteísmo e as religiões já ensinam onde encontra-lo.
Eles nos ensinam como percebe-lo dentro de nós, sendo que isso nos faz vê-lo por toda parte.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Márcio escreveu:Gostaria imensamente que o Nadasabe colocasse aqui a sua definição de deus de uma forma clara e ''desenrolada''.
E a partir daí poderíamos tecer comentários que SÓ fariam sentido quanto à definição dele.

Segundo Jesus Cristo, Lao Tsé, Krishna e muitos outros, Deus é tudo e todos, mas também transcende tudo e todos.
É o conceito de panenteísmo.
Essa definição é constante, as discordâncias giram apenas em torno de pessoas que só puderem ver uma pequena "parte" disso.

Conhece a musica Gita?

“Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando”,
“Foi justamente num sonho que ele me falou”

Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado
Não falo de amor quase nada
Nem fico sorrindo ao teu lado

Você pensa em mim toda hora
Me come, me cospe, me deixa
Talvez você não entenda
Mas hoje eu vou lhe mostrar

Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o medo de amar

Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou eu fui eu vou

Gita

Eu sou o seu sacrifício
A placa de contra-mão
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição

Eu sou a vela que acende
Eu sou a luz que se apaga
Eu sou a beira do abismo
Eu sou o tudo e o nada

Por que você me pergunta
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra,
Do fogo, da água, do ar

Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim

Das telhas eu sou o telhado
A pesca do pescador
A letra A tem meu nome
Dos sonhos eu sou o amor

Eu sou a dona de casa
Nos pegues pagues do mundo
Eu sou a mão do carrasco
Sou raso, largo, profundo

Gita

Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão

Mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai, o avô
O filho que ainda não veio,
O início, o fim, e o meio
Eu sou o início, o fim e o meio
Eu sou o início, o fim e o meio.

Essa é a definição mais presente vinda dos grandes nomes da religião.
O resto só trata de discussões sobre partes disso.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

aknatom

Re.: Deus existe?

Mensagem por aknatom »

Certo... temos uma definição então... imanente e transcendente.
Bom isso, já temos por onde começar... estabelecemos duas características.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Mas você não está em mim

Já fica estranho pois, se deus é imanente, como pode existir partes dele? E como essas partes podem não estar nele, se ele é tudo? E como pode este tudo estar em uma das partes sem esta parte ser exatamente equivalente ao tudo?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:
Mas você não está em mim

Já fica estranho pois, se deus é imanente, como pode existir partes dele? E como essas partes podem não estar nele, se ele é tudo? E como pode este tudo estar em uma das partes sem esta parte ser exatamente equivalente ao tudo?

É como uma gota em um oceano.
A gota não é todo o oceano, mas o oceano é cada uma das gotas.
Quanto a nós não estarmos em Deus, isso se refere a ilusão de separação, nós somos "um" com Deus, mas mentalmente não percebemos isso.
Poderíamos ilustrar isso com o consciente e o inconsciente.
Temos um "ego" consciente que é apenas parte de nossa totalidade, parte de nosso "self".
Deus está em nós tanto no consciente quanto no inconsciente, no "eu" que é apenas a nossa parte consciente, e no "self" que reúne o consciente e o inconsciente.

Temos que superar esse "eu" que, sendo apenas uma parte do nosso self, distorce a realidade tomando essa pequena parte pelo todo, quando tornamos o nosso inconsciente consciente, superamos o "eu" e atingimos o nosso "self", tomando assim consciência de quem realmente somos, partes de Deus.

Pode-se também especular aqui sobre o inconsciente coletivo.
Em teoria, da mesma forma que duas gotas podem se misturar, nós podemos nos misturar uns aos outros, o resultado disso seriam memórias, sensações, sentimentos e pensamentos compartilhados. É aqui que alguns enxergam a possibilidade de habilidades como a telepatia, clarividência, visão remota, etc...

Nota-se que deixamos de ser humanos na forma como entendemos isso.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

aknatom escreveu:
Mas você não está em mim

Vou tentar responder isso de uma forma simplista:

Se Deus é o criador, então ele coloca um pouco dele na criação. ("eu estou em você"); já é diferente de quem é criado. Ele não faz parte do criador pois ele não o criou ("mas você não está em mim").

Em outras palavras, imagine um homem. Quando ele fecunda uma mulher e a criança nasce, aquela criança tem um pedaço de seu pai ("eu estou em você") mas a criança não pode dar um pedaço dela para o pai pois ela não o criou ("mas você não está em mim").

Acho que é isso.
Abraços!!
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

NadaSei escreveu:
Márcio escreveu:Gostaria imensamente que o Nadasabe colocasse aqui a sua definição de deus de uma forma clara e ''desenrolada''.

Segundo Jesus Cristo, Lao Tsé, Krishna e muitos outros, Deus é tudo e todos, mas também transcende tudo e todos.
É o conceito de panenteísmo.
Essa definição é constante, as discordâncias giram apenas em torno de pessoas que só puderem ver uma pequena "parte" disso.

Conhece a musica Gita?

“Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando”,
“Foi justamente num sonho que ele me falou”

Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado
Não falo de amor quase nada
Nem fico sorrindo ao teu lado

Você pensa em mim toda hora
Me come, me cospe, me deixa
Talvez você não entenda
Mas hoje eu vou lhe mostrar

Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o medo de amar

Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou eu fui eu vou

Gita

Eu sou o seu sacrifício
A placa de contra-mão
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição

Eu sou a vela que acende
Eu sou a luz que se apaga
Eu sou a beira do abismo
Eu sou o tudo e o nada

Por que você me pergunta
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra,
Do fogo, da água, do ar

Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas você não está em mim

Das telhas eu sou o telhado
A pesca do pescador
A letra A tem meu nome
Dos sonhos eu sou o amor

Eu sou a dona de casa
Nos pegues pagues do mundo
Eu sou a mão do carrasco
Sou raso, largo, profundo

Gita

Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão

Mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai, o avô
O filho que ainda não veio,
Eu sou o início, o fim e o meio
Eu sou o início, o fim e o meio.

Essa é a definição mais presente vinda dos grandes nomes da religião.
O resto só trata de discussões sobre partes disso.

Bom! Suponho que sua definição para a palavra ''deus'' também seja a mesma que Jesus Cristo, Lao Tsé, Krishna, Raul Seixas/Paulo Coelho e muitos outros aceitam, (Deus é tudo e todos, mas também transcende tudo e todos).

Eu penso que inicialmente só há duas possibilidades, uma coisa existe ou não existe. Se estamos aqui, pela lógica devemos assumir que tal coisa existe, então suponho que ou ela passou a existir do NADA (ai, ai, ai, esse NADA) ou sempre existiu, (assim o NADA vira apenas figura de linguagem).
Parece mais elegante pensar que a coisa sempre existiu e assim será para sempre, num contexto temporal claro, retire o tempo e verá como algo pode ser eterno e imutável.

A coisa então poderia ser de tal forma que contivesse em si algo que chamamos de consciência com poder de decisão. Ou seria apenas um sistema de onde configurações podem emergir aleatoriamente.

Se num determinado momento (por decisão própria ou aleatoriedade), uma configuração surgir desse meio, de tal forma que apareçam também o tempo e espaço como efeitos, além de toda uma dinâmica coesa que chamamos de leis da física, etc. teremos aquilo que chamamos de Universo atual, sendo uma forma de arranjo específico gerado desse meio e ainda sim sendo parte dele, visto que está imerso no resto dele.

A coisa infinita, isotrópica, estável na média, imaterial, teve em uma determinada parte de sua rede de energias positivas e negativas equilibradas, (nulas) um evento que podemos dizer que foi uma instabilidade (se comparado ao resto), uma estruturação diferenciada que é limitada em si do ponto de vista da configuração energética nova, da forma apenas.

A coisa é infinita, entretanto as ''instabilidades'' que podem ocorrer dentro dela seriam limitadas, pois são sistemas configurados que emergem com propriedades distintas, assim poderíamos chamar a coisa de ''suporte''.

Bom, daí deduzo que estamos vivendo (e sendo parte) dentro de uma dessas configurações geradas em alguma parte do suporte. Sugerindo que possam haver tantos universos diferentes quanto configurações se formando por toda rede.

Entendo que uma macro-configuração seja composta de micro-configurações interagindo entre sí dentro do sistema, e talvez um dia, pelo efeito da entropia (que seria um fenômeno natural do suporte, estabilizando a área da configuração pela ''pressão'' do restante estável) toda a configuração do Universo acabaria se desfazendo, voltando ao mesmo estado inicial, igual ao resto.

Bem, esse suporte poderia ser o tal deus, ainda que fosse um deus consciente ou um deus aleatório, o deus do acaso.

Na verdade, eu queria dizer que tudo poderia ser apenas sinais trafegando, se configurando, numa rede de energia.

Afinal, o que seria uma partícula fundamental, senão um ''ponto'' (no sentido de se delimitar uma unidade qualquer)que pode assumir determinadas propriedades básicas (informação), que em conjunto, constroem tudo aquilo que chamamos de realidade?

Acho que se tratarmos tudo como se fossem elementos de informação, talvez pudéssemos ter a solução para certas ''estranhezas'' que são observadas no mundo quântico.

É mais ou menos isso. Ainda que não seja muito ''romântico'' do ponto de vista humano.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Mais alguma definição para o que poderia ser um deus?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Márcio escreveu:Mais alguma definição para o que poderia ser um deus?

Depois da sua explicação doida acho que não. :emoticon16:
Acho que a característica divina mais correta de todas é a "inescrutável".

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:

Nadasei... ler suas respostas e a do márcio, eu juro que me interno num hospíco!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:Acho que a característica divina mais correta de todas é a "inescrutável".

Definição de Deus: um ser que não pode ser definido.
Continuamos sem meios para identificarmos deuses quando nos aparecer um.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

manoelmac escreveu:
NadaSei escreveu:

Nadasei... ler suas respostas e a do márcio, eu juro que me interno num hospíco!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E esta é a explicação mais simples que consigo conceituar. :emoticon16:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Acho que a característica divina mais correta de todas é a "inescrutável".

Pobres mortais, até quando vão ficar nesta obscuridade, brigando por definições irreais de deus.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

NadaSei escreveu:

:emoticon16:

Uai! Só aquilo que não deixa ''rastros'', não teve e não tem ação alguma sobre nossa realidade é que pode ser inescrutável além de irrelevante.

Se teoricamente somos o resultado de uma criação ou de alguma ação que nos fez assim, tal sistema deve ser passível de definição.

docdeoz

Re: Deus existe?

Mensagem por docdeoz »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:Apresentem argumentos :emoticon16:

Deus tem de ser perfeito... ou não passa de um super ser como galactus. Se é perfeito... porquê o mal? O livre arbitrio não resolve porque há coisas como tsunamis e terramotos que matam inocentes... e já nem falo na evolução por seleção natural que é perdulária. Logo Deus não existe.

1-Deus é o Criador.

2-A destruição do planeta deve-se a luta de seres espirituais e humanos contra Deus.

3-Esta luta é auto-destrutiva.

4-A vinda de Cristo visa resgatar o planeta.

5-Isso é delineado em Isaías 53- o resgate através do Messias.

e Daniel 9

http://foroadventista.com/index.php/top ... ml#msg8590

http://foroadventista.com/index.php/top ... ml#msg8366
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Márcio
Contato:

Re: Deus existe?

Mensagem por Márcio »

docdeoz escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:Apresentem argumentos :emoticon16:

Deus tem de ser perfeito... ou não passa de um super ser como galactus. Se é perfeito... porquê o mal? O livre arbitrio não resolve porque há coisas como tsunamis e terramotos que matam inocentes... e já nem falo na evolução por seleção natural que é perdulária. Logo Deus não existe.

1-Deus é o Criador.

2-A destruição do planeta deve-se a luta de seres espirituais e humanos contra Deus.

3-Esta luta é auto-destrutiva.

4-A vinda de Cristo visa resgatar o planeta.

5-Isso é delineado em Isaías 53- o resgate através do Messias.

e Daniel 9

http://foroadventista.com/index.php/top ... ml#msg8590

http://foroadventista.com/index.php/top ... ml#msg8366

A maioria se contenta com isso e não contesta, afinal nem é relevante no dia-a-dia enfadonho onde o ''criador'' não se manifesta. Fora o medão do fogo eterno que ninguém nunca viu.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Márcio escreveu:
NadaSei escreveu:

Uai! Só aquilo que não deixa ''rastros'', não teve e não tem ação alguma sobre nossa realidade é que pode ser inescrutável além de irrelevante.

Se teoricamente somos o resultado de uma criação ou de alguma ação que nos fez assim, tal sistema deve ser passível de definição.

Resta saber se nós somos capazes de compreender.
Se algo é complexo demais pra nossa capacidade de entender ou mesmo "observar", "medir", etc... Então esse algo é inescrutável. A limitação é nossa.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:

Pode ser definido e identificado, só não pode ser conhecido por completo.
É como quando falamos sobre o "universo", ou seja, a totalidade de tudo o que existe.
Estudamos o universo e o que podemos neles, mesmo sem jamais poder compreende-lo por completo.
Também estudamos a matéria e a definimos, mesmo sem conhece-la por completo.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

NadaSei escreveu:
Márcio escreveu:
NadaSei escreveu:

Se algo é complexo demais pra nossa capacidade de entender ou mesmo "observar", "medir", etc... Então esse algo é inescrutável. A limitação é nossa.

É escrutável pelos efeitos que causa (o Universo existe), que podem ser observados e comparados por partes.
A compreenção é de cada um, de acordo com a leitura que se faça, o consenso é a verdade mais aproximada.

ruimig

Mensagem por ruimig »

NadaSei escreveu:

ou seja... nenhum de vcs faz ideia do que está a falar :emoticon16:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

ruimig escreveu:
NadaSei escreveu:

Em se tratando de ''deus'', alguém sabe? :emoticon16:

ruimig

Mensagem por ruimig »

Márcio escreveu:
NadaSei escreveu:
Márcio escreveu:
NadaSei escreveu:

É escrutável pelos efeitos que causa (o Universo existe), que podem ser observados e comparados por partes.
A compreenção é de cada um, de acordo com a leitura que se faça, o consenso é a verdade mais aproximada.

isso é escroto de se dizer :emoticon16: . pois assumes que o universo... sendo um todo... necessita de explicações semelhantes ás suas parte.

ruimig

Mensagem por ruimig »

Márcio escreveu:
ruimig escreveu:
NadaSei escreveu:

Em se tratando de ''deus'', alguém sabe? :emoticon16:

se fosse o poderoso deus thor a mandar... era tudo mais simples. não é muito dificil de entender esse tipo de deus

Trancado