Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico escreveu:Talvez fossem só as leis que cabem na nossa cabeça, ô meu.
"Talvez"? Isso quer dizer se um dia aparecer uma FORTE EVIDÊNCIA ESPÍRITICA de erros nas leis da Criação expostas no Livro dos Espíritos, você acha que elas devem ser reformuladas?
Botanico escreveu:Mas quer saber mesmo? Deus só tem UMA lei para reger o Universo: a Lei do Amor.
1 - Prove.
2 - Então todos os espíritos e médiuns que dizem que a homossexulidade é "errada" estão mentindo? Eles são mentirosos?
Botanico escreveu:Que demonstre que não há essa cientificidade e que é falsa e porque.
Prove a cientificidade das "leis" da Criação expostas no Livro dos Espíritos.
Mais de uma vez eu falei que a cientificidade do Espiritismo está restrita ao experimental mediúnico. As leis morais citadas no LE são FILOSÓFICAS e estão dentro do âmbito HUMANO. Quer dizer, o homem não é capaz de atos de CRIAÇÃO, entendendo-se aqui (considerando o seu nível intelectual, é melhor eu me adiantar) que não pode criar formas de vida, planetas, estrelas, galáxias ou universos...
Assim sendo, entre as doze leis morais citadas, NÃO HÁ LEIS DE CRIAÇÃO... Como sempre, o camarada não leu aquilo que critica. Mas isso é normal entre os céticos de menor calibre intelectual...
Por que o que está escrito por outro ser humano igualzinho a nós ( mas com as idéias fixas deles, pois cada um tem as suas próprias idéias, alguns não tão fixas), deve ser lido, estudado, aceito e reverenciado, se nós mesmos temos as nossas próprias idéias e concepções acerca da existencialidade e da filosofia que a cerca? O âmbito humano é muito mais vasto, rico, complexo e questionável do que o que um ou outro ser humano possa afirmar como única verdade. Talvez outros ainda passarão por aqui daqui a milênios e nem tomem conhecimento do LE e outros tantos livros doutrinários. O que fazer com esta amplitude toda sobre a qual devemos ser humildes e apenas observar até a morte? Eu acho que é observar. Conclusões assim ditadas por outros podem ser precoces se levarmos em conta o tempo de "existência" das coisas todas, sejam lá elas que extensão possam ter ( e jamais saberemos ).
Botanico escreveu:Talvez fossem só as leis que cabem na nossa cabeça, ô meu.
betossantana escreveu:"Talvez"? Isso quer dizer se um dia aparecer uma FORTE EVIDÊNCIA ESPÍRITICA de erros nas leis da Criação expostas no Livro dos Espíritos, você acha que elas devem ser reformuladas?
De que leis está falando afinal? O texto (Cap. III do LE), trata da criação, sempre lembrando que é a um homem DO SÉCULO XIX que as respostas dos espíritos estavam sendo ditadas. Eles, mesmo que soubessem, não poderiam ditar respostas que falassem de DNA, herança genética, cromossomos, primórdios de formação da vida (que já vi teorias e hipóteses a respeito serem mudadas mais de uma vez... e com todo o cabedal científico do fim do século XX!). Assim sendo, eu não vou procurar cabelo em ovo e caspa em bola de bilhar para fazer com que as respostas dos espíritos a respeito se enquadrem em alguma teoria científica moderna só para me proclamar triunfante: _ Viu só! Os espíritos já diziam isso em 1850 e lá vai fumo! Daí portanto se a Ciência ou espíritos desmentirem o LE a respeito deste assunto com base em dados efetivos ou opiniões de espíritos, não vou perder meu sono por conta disso.
Botanico escreveu:Mas quer saber mesmo? Deus só tem UMA lei para reger o Universo: a Lei do Amor.
betossantana escreveu:1 - Prove.
Filosofia é questão de gosto. Marilena Chauí adora o marxismo; eu o detesto. Mas não se prova filosofia, ô meu!
betossantana escreveu:2 - Então todos os espíritos e médiuns que dizem que a homossexulidade é "errada" estão mentindo? Eles são mentirosos?
Já não lhe foi dito que quando morre o corpo, o espírito que o animava NÃO MUDA NADA SÓ POR CONTA DISSO. Assim um racista pode continuar sendo racista; um homófobo pode continuar sendo homófobo; um limitado intelectual continua limitado intelectualmente... Então se um espírito é homófobo e diz que homossexualidade é errada, porque pensa assim, devemos nós espíritas acatar sua opinião só porque veio de um espírito? Lógico que não. Cada um de nós tem o direito de pensar o que bem entender, inclusive que a homossexualidade é errada. Fica só a questão de definir os critérios do erro. É aí que a porca torce o rabo. Fala-se em "opção" homossexual, mas isso não existe. Não se pode escolher ser homossexual. O um homem ou mulher podem ter relações sexuais com um parceiro do mesmo sexo, mas não se pode obrigá-los a sentir atração sexual e/ou amorosa por alguém do mesmo sexo.
O homossexual é feito na infância. Durante a crise edipiana, tanto o menino, como a menina, tem de enfrentar a situação de se sentirem sexuais e ao mesmo tempo não se privarem do amor dos pais. Assim, se o garoto tem o pai legal e a mãe o faz entender que nunca deixará de amá-lo, mas que ele não pode tê-la sexualmente, e ele então, no futuro escolherá a mulher que desejar, então ele supera essa crise e se torna um heterossexual. Se tem um pai péssimo, ou seja, uma imagem paterna negativa, e uma mãe melosa que até lhe permite certas liberdades eróticas, ele então não supera a crise e se torna um homossexual. Se há algo errado por aqui, o erro não está no garoto que se tornou homossexual...
betossantana escreveu:3 - Deise, o que você tem a dizer sobre isso?
O homossexual é feito na infância. Durante a crise edipiana, tanto o menino, como a menina, tem de enfrentar a situação de se sentirem sexuais e ao mesmo tempo não se privarem do amor dos pais. Assim, se o garoto tem o pai legal e a mãe o faz entender que nunca deixará de amá-lo, mas que ele não pode tê-la sexualmente, e ele então, no futuro escolherá a mulher que desejar, então ele supera essa crise e se torna um heterossexual. Se tem um pai péssimo, ou seja, uma imagem paterna negativa, e uma mãe melosa que até lhe permite certas liberdades eróticas, ele então não supera a crise e se torna um homossexual. Se há algo errado por aqui, o erro não está no garoto que se tornou homossexual...
Erro? Se há erro, não foi dos pais e nem do filho. É da natureza humana. Que fase edipiana, nada...Se fosse assim, crianças sem um dos papéis materno ou paterno seriam todas homossexuais. O que a fase edipiana tema ver com opção sexual? Nada. Pode-se ser problemático em muitas coisas ligadas a papel sexual por causa de uma fase edipiana mal vivida, mas homossexualidade nem é um problema ( ou doença ou transtorno de personalidade como alguns querem) e nem se consuma durante a fase edipiana.
É isso é Freud distorcido.
Botanico escreveu:Se tem um pai péssimo, ou seja, uma imagem paterna negativa, e uma mãe melosa que até lhe permite certas liberdades eróticas, ele então não supera a crise e se torna um homossexual. Se há algo errado por aqui, o erro não está no garoto que se tornou homossexual...
Mentira. Meu pai não é péssimo e nem minha mãe uma melosa.
Botanico escreveu:Eles, mesmo que soubessem, não poderiam ditar respostas que falassem de DNA, herança genética, cromossomos, primórdios de formação da vida (que já vi teorias e hipóteses a respeito serem mudadas mais de uma vez... e com todo o cabedal científico do fim do século XX!).
Eles são "SUPERIORES", CARALHO, estão em contato com o PRÓPRIO DEUS. Sabem AS LEIS QUE REGEM O UNIVERSO INTEIRO, DO PRINCÍPIO AO FIM. É MUITA imbecilidade dar crédito a eles POR ISSO, mas não por outros detalhes "menores", e achar que eles podiam revelar o próprio SENTIDO DA VIDA mas não seus tijolos fundamentais microscópicos. Rebanho de espíritos de filhos da puta devem ser.
Por que o que está escrito por outro ser humano igualzinho a nós ( mas com as idéias fixas deles, pois cada um tem as suas próprias idéias, alguns não tão fixas), deve ser lido, estudado, aceito e reverenciado,
Não entendi a sua colocação. Como assim DEVE ser lido, estudado, aceito e reverenciado. A quem está se referindo afinal? Se for ao tal Jesus Cristo, está dirigindo sua pergunta à pessoa errada. Para mim, Cristo foi um humano comum, no máximo no qual estava encarnado um espírito superior. Aí você então tem de falar com os cristãos, pois eles sim exigem que se leia, estude, aceite e reverencie o tal Cristo, pois sua salvação depende disso.
Mas se estava se referindo ao Kardec ou a qualquer outro autor espírita, não entendi a pergunta. Por que se DEVE ler, estudar, aceitar e reverenciar o Kardec ou suas obras? Isso faz quem quiser. E ninguém vai perder salvação alguma por conta da recusa...
Apo escreveu:se nós mesmos temos as nossas próprias idéias e concepções acerca da existencialidade e da filosofia que a cerca?
Ué? Se uma camarada já tem tudo isso e está satisfeito, então está completo e não precisa de mais nada.
Apo escreveu:O âmbito humano é muito mais vasto, rico, complexo e questionável do que o que um ou outro ser humano possa afirmar como única verdade.
Não me consta que a DE tenha se afirmado como ÚNICA verdade se é dela que está falando. Aliás, ela é taxativa em dizer que a VERDADE ABSOLUTA é atributo EXCLUSIVO de Deus e dos espíritos puros. Nós só podemos ter a verdade que cabe em nossas cabeças... e estas são muito limitadas.
Apo escreveu:Talvez outros ainda passarão por aqui daqui a milênios e nem tomem conhecimento do LE e outros tantos livros doutrinários.
E qual seria o problema?
Apo escreveu:O que fazer com esta amplitude toda sobre a qual devemos ser humildes e apenas observar até a morte? Eu acho que é observar. Conclusões assim ditadas por outros podem ser precoces se levarmos em conta o tempo de "existência" das coisas todas, sejam lá elas que extensão possam ter ( e jamais saberemos ).
Bem, até onde entendi, a DE apresenta um processo evolutivo contínuo do conhecimento e moral humana, resultante da evolução dos espíritos. Processo este que NÃO DEPENDE das existências temporárias dos espíritos estarem vinculadas a uma determinada religião, seja ela qual for. As religiões são referenciais humanos destinados apenas a motivar moralmente os espíritos durante suas existências encarnadas. Elas NÃO TRAZEM consigo a verdade da qual dependa a evolução espiritual.
Não sei se me fiz entender, mas você também não foi muito clara.
Editado pela última vez por Botanico em 11 Jan 2008, 17:51, em um total de 1 vez.
Botanico escreveu:Não me consta que a DE tenha se afirmado como ÚNICA verdade se é dela que está falando. Aliás, ela é taxativa em dizer que a VERDADE ABSOLUTA é atributo EXCLUSIVO de Deus e dos espíritos puros. Nós só podemos ter a verdade que cabe em nossas cabeças... e estas são muito limitadas.
Apenas UMA das VERDADES ABSOLUTAS da DE: existem "espíritos puros".
Botanico escreveu:Se tem um pai péssimo, ou seja, uma imagem paterna negativa, e uma mãe melosa que até lhe permite certas liberdades eróticas, ele então não supera a crise e se torna um homossexual. Se há algo errado por aqui, o erro não está no garoto que se tornou homossexual...
Mentira. Meu pai não é péssimo e nem minha mãe uma melosa.
E você é uma bichona? É isso? Bem, a hipótese que listei foi o que aprendi em Psicologia da Criança, quando fiz licenciatura. Não estou querendo dizer que sejam os únicos fatores que levam uma pessoa a ser homossexual.
Sim, do tipo contra o qual sua belíssima doutrina "da lei do amor" estimula o ódio disfarçado de "orientação".
Botanico escreveu:Bem, a hipótese que listei foi o que aprendi em Psicologia da Criança, quando fiz licenciatura. Não estou querendo dizer que sejam os únicos fatores que levam uma pessoa a ser homossexual.
Mentira. Você não fez nenhuma ressalva em seu lixo Freudiano. Mas não deveria culpar você, afinal... já te esculhambei tanto neste fórum que acho que mereço que você me esculhambe de vez em quando.
Botanico escreveu:Eles, mesmo que soubessem, não poderiam ditar respostas que falassem de DNA, herança genética, cromossomos, primórdios de formação da vida (que já vi teorias e hipóteses a respeito serem mudadas mais de uma vez... e com todo o cabedal científico do fim do século XX!).
Eles são "SUPERIORES", CARALHO, estão em contato com o PRÓPRIO DEUS. Sabem AS LEIS QUE REGEM O UNIVERSO INTEIRO, DO PRINCÍPIO AO FIM. É MUITA imbecilidade dar crédito a eles POR ISSO, mas não por outros detalhes "menores", e achar que eles podiam revelar o próprio SENTIDO DA VIDA mas não seus tijolos fundamentais microscópicos. Rebanho de espíritos de filhos da puta devem ser.
Bem, não me consta que TODOS os espíritos que responderam a Kardec fossem superiores. Aliás ele tinha um mentor de nome Erasto que logo depois foi substituído por outro que se apresentou como Espírito de Verdade. Kardec perguntou se isso era uma alusão à verdade que ele procurava e a resposta foi sim, mas que se limitaria a isso. O espírito nunca revelou a sua identidade. O fundamental da missão dos espíritos aí foi revelar a Kardec uma nova forma de ser ver a vida, a evolução espiritual, em contraste com o fixismo Céu/Inferno da fé cristã. O resto é perfumaria. Revelar TODAS as leis que regem o Universo, além de não se garantir que Kardec compreendesse qualquer coisa, não ajudaria a missão deles.
Botanico escreveu:Universo, realidade e mundo são leis ou são fatos?
EU DISSE: LEIS DA CRIAÇÃO = LEIS DO UNIVERSO/REALIDADE/MUNDO.
Mas você ainda não me disse, nem apontou no LE onde estão explicitadas essas tais leis... Além do mais, nem toda a nossa avançada Ciência as conhece...
Botanico escreveu:Bem, não me consta que TODOS os espíritos que responderam a Kardec fossem superiores. Aliás ele tinha um mentor de nome Erasto que logo depois foi substituído por outro que se apresentou como Espírito de Verdade. Kardec perguntou se isso era uma alusão à verdade que ele procurava e a resposta foi sim, mas que se limitaria a isso. O espírito nunca revelou a sua identidade.
MESMO ASSIM, você acha que o que ele ditou é tudo verdade...
Botanico escreveu:Revelar TODAS as leis que regem o Universo, além de não se garantir que Kardec compreendesse qualquer coisa, não ajudaria a missão deles.
Por quê será que eles fizeram EXATAMENTE isso? Tem lei pra caralho ali.
Botanico escreveu:Mas você ainda não me disse, nem apontou no LE onde estão explicitadas essas tais leis...
Você está se fazendo de idiota? Lei divina/natural, lei de adoração, lei do trabalho, lei de reprodução, etc.
Botanico escreveu:Além do mais, nem toda a nossa avançada Ciência as conhece...
Deve ser porque a Ciência METE A MÃO NA MASSA e evolui gradualmente, não espera uma revelação divina através de um "espírito superior" ouvido por um pilantra qualquer e por asseclas que dizem "amém".
chagas escreveu:Quanta paciência tem o senhor Botanico.
O Botanico é um DOCE, ADORO ele, acho que ele é a pessoa mais próxima da Verdade em sua Jornada Evolutiva neste fórum, com as bençãos de Oxum e Olorum.
O Botanico é um DOCE, ADORO ele, acho que ele é a pessoa mais próxima da Verdade em sua Jornada Evolutiva neste fórum, com as bençãos de Oxum e Olorum.
"Fica-se enamorado quando se dá conta de que a outra pessoa é única."
( Jorge Luis Borges )
"Fica-se enamorado quando se dá conta de que a outra pessoa é única." ( Jorge Luis Borges )
"Fica-se enamorado quando se dá conta de que a outra pessoa é única." ( Jorge Luis Borges )
Chagas, porque no ti calas?
"A arte de viver é saber como se divertir pouco e resistir muito."
( William Hazlitt )
betossantana escreveu:Sim, do tipo contra o qual sua belíssima doutrina "da lei do amor" estimula o ódio disfarçado de "orientação".
Bem, se puder me apresentar os textos de Kardec ou ao menos de autores espíritas consagrados os quais dizem que os homossexuais devam ser torturados, perseguidos, privados de direitos, etc e tal... Sacomé: hoje as igrejas cristãs estão muito apreensivas, pois há projetos de lei que proíbem homofobia e essas igrejas são homofóbicas por determinação divina. Um pastor que ler algum trecho da Bíblia contrário aos homossexuais poderá até ser preso. Essas igrejas fazem o discurso de que "Deus ama o pecador, mas odeia o pecado". Traduzindo: se a bicha loca quiser entrar na igreja, vai ter de deixar de ser bichona primeiro.
Pelo menos posso dizer que já vi homossexuais em centros espíritas, sem que lhes fosse determinado que deixassem seus trejeitos e seu modo de vida e em todos esses anos que passei por esses centros, NUNCA OUVI qualquer discurso contra eles.
Portanto, gostaria que fosse mais claro quanto a esse ódio a que se refere...
Botanico escreveu:Bem, a hipótese que listei foi o que aprendi em Psicologia da Criança, quando fiz licenciatura. Não estou querendo dizer que sejam os únicos fatores que levam uma pessoa a ser homossexual.
betossantana escreveu:Mentira. Você não fez nenhuma ressalva em seu lixo Freudiano. Mas não deveria culpar você, afinal... já te esculhambei tanto neste fórum que acho que mereço que você me esculhambe de vez em quando.
Bem, não vivo ressalvando tudo o que digo. Essa é a hipótese que achei mais lógica, mas mesmo sem ressalvas, qualquer um deveria ser inteligente o bastante para saber que a verdade não estaria num só discurso.
Ah! Desta vez no que foi mesmo que eu o esculhambei?