Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Let me think for a while escreveu:Qual é chagas! E se eu realmente acreditar? Isto melhora a argumentação? Se você realmente acreditar no design inteligente isto faz dele algo mais que mera hipótese ad-hoc?
O argumento não melhora, mas comparar algo em que se acredita piamente, com uma outra possibilidade inventada para apenas fazer pouco do outro, não tem valor.
E você sabe disso.
A jocosidade da argumentação não invalida a veracidade do argumento. Os sentimentos de quem se sente diminuido com isto devem ser mais bem trabalhados. O mundo não está nem aí para os sentimentos do queijólatra que acredita piamente que a lua é feita de queijo (suíço, ainda por cima).
docdeoz escreveu: "Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS... PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Let me think for a while escreveu:A jocosidade da argumentação não invalida a veracidade do argumento. Os sentimentos de quem se sente diminuido com isto devem ser mais bem trabalhados. O mundo não está nem aí para os sentimentos do queijólatra que acredita piamente que a lua é feita de queijo (suíço, ainda por cima).
Lua feita de queijo suiço? Realmente esta virou uma discussão improdutiva.
Deixa pra lá.
Improdutiva? Não, não, a suíça é muito produtiva, para não falar das suas vacas.
docdeoz escreveu: "Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS... PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
chagas escreveu:E se a complexidade produzida pela especiação evolutiva for parte do projeto do ID?
Se for, será. Falta provar.
Você inventa um deus que você não entende para explicar um universo que também não entende. Complicação desnecessária.
Eu fico apenas com o universo que eu não entendo.
Pelo menos, esse universo não me manda cumprir um monte de mandamentos idiotas.
chagas escreveu:A questão não é essa! Você não pode fazer uma comparação descabida, pois se sabe que nenhum thor existe, e menos ainda lagartos alados. Ele apenas satirizou, como sempre fazem os ateus.
A sátira é um modo de chamar a atenção para o absurdo de um argumento.
Quanto a Thor, ninguém sabe se ele existe ou não. No passado, muita gente acreditava nele. De onde vem sua certeza?
No futuro, talvez o deus seja outro e Jesus seja apenas uma lenda antiga, em que ninguém mais acreditará.
Let me think for a while escreveu:E se Thor chutou a bunda do grande designer quando ele estava projetando o mundo e isto causou todos os males hoje existentes? Ou, muitíssimo melhor: eu tenho, no meu terreno, uma árvore que está com alguns galhos quebrados. Isto não é uma evidência de que um lagarto alado, muito pesado, pousou nos galhos e o quebraram? O que há de comum aqui, chagas? É que postulas uma hipótese ad-hoc de forma totalmente arbitrária. Isto é antigo, e portanto paro por aqui. (a menos que tragas algo de novo). Inté.
Você acredita realmente no Thor? Acredita realmente em lagartos alados? Vou apostar que não. Então não devo nem considerar seu comentario. Passo adiante.
Cara, voce não sabe o que é analogia não??? Procure na internet o que é hipótese ad-hoc e leia de novo o que o let me think postou.
A questão não é essa! Você não pode fazer uma comparação descabida, pois se sabe que nenhum thor existe, e menos ainda lagartos alados. Ele apenas satirizou, como sempre fazem os ateus.
Putz, não tinha visto esta! Realmente, minha comparação foi descabida. Thor não existe, e esqueci-me totalmente que o grande designer todo poderoso existe, é um fato. Que mancada, a minha! Thor é só um mito, deus é real! Obrigado, chagas. Você me iluminou.
edmar escreveu:Não há como ignorar algo dessa magnitude, ao postar em um fórum basicamente ateu você prova que se importa em se classificar assim.O Deus de Israel é a verdade, ainda que pareça incoerente aos céticos tudo comprova isso a questão que levantei só tem esse objetivo.
Muitas religiões não crêem no deus de israel. O espiritismo é uma.
edmar escreveu:Pelos métodos científicos nem ateus nem religiosos nada podem provar, mas pela fé é fácil enxergar como é grande a vontade do criador em nos revelar a verdade basta abrir os olhos.
Você sofreu uma lavagem cerebral que i,mpediu que tivesse uma visão crítica das coisas. Ou você crê ou vai pagar por nao crer.
edmar escreveu:Não quero seu dízimo,
Só pela citação percebo que se trata de adquirir mais depósitos na conta. Quem aqui falou em dízimos?
edmar escreveu:... nem se que lhe conheço, mas gostaria de te encontrar na eternidade junto com o Senhor.
Novamente: Qual deles? Deus? JEsus? Maria de Nazaré? Santo Agostinho?
edmar escreveu:Quanto ao que mudaria na sua vida...Eu afirmo com segurança em Cristo que você começaria a viver quando começasse a viver para cristo.
Os testemunhas de Jeová discordam e m gênero número e grau!
O islão também. Você está com um problemão em suas mãos...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Vocês crentes criaram um artifício muito usado hoje em programação para corrigir erros inesperados. Uns chamam de "loop to zero", loop to start, shutdown loop, clear loop, entre outros que não me lembro. O programa segue uma lógica e uma sequência. Mas por vários motivos como tamanho do programa, respostas inesperadas do usuário, do software ou mesmo do sistema fazem o programa se recusar a responder (os tais bugs). Daí criam uma subrotina que faz com que o programa ignore o erro ou simplesmente retorne ao início, esquecendo em si de solucionar o problema que o causou.As religiões são como sistemas operacionais. Temos religiões grandes como a microsoft, menores e divididas como o Linux, outras que poucos conhecem como o BSD e Unix. Mas cda uma acha que é a melhor porque desde cedo se ajustaram à ela ou então simplesmente porque é o que precisam e gostam.
A religião é assim também. Todos afirmam que existe um deus. E a palavra de des é a biblia que foi escrita por homens. Afirmam até que tiveram experiências com esse deus, jesus, santos ou espíritos.
Para você meu caro, sua crença é o que para outros não é. Você tem um manual cheio de bugs e inconsistências. Até aí tudo bem. O problema é que vocês criaram uma rotina de ignorar as inconsistências que irrita. Não tem como admitir um deus perfeito se ele inspirou um manual cheio de erros e pior ainda, não permitiu que um homem de confiança (ou vários) viesse e corrigissem este manual. Para vocês, quem não crê e não se entrega a jesus vai sei lá pr onde, sofrer isso ou aquilo. Para outros aguardarão o juizo final e etc. Mas HOJE, tire isso do dia a dia e sobra o que? Apenas o ser humano (ou cerumano como alguns dizem).
Se vocÊ crê em algo maior, creia para você. Outros não querem crer no que você crê! Você quer virar católico? Espírita? Porque não? Responda isso e verá como será inútil você tentar convencer pessoas aqui de que o seu deus (religião) é desnecessário. Se quer converter ateus, está no lugar errado pois estes daqui são vacinados, a maioria deixou de ser crente por decepções EXATAMENTE criadas pelas religiões. Quem crê, crê! Quem já creu e hoje não crê mais, esqueça, estes são meus!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
<off_topic>
Johnny, este seu linguajar é de quem ja escovou bits. É (ou foi) programador?
</off_topic>
Os crentes se dizem religiosos e espiritualizados, mas muitas vezes conhecem mal a própria religião, não sabem quase nada de história e muito menos das outras religiões. Frequentemente o que julgam saber destes assuntos veio de forma distorcida passando pelo filtro de outros crentes supostamentes mais cultos do que eles.
Acham que saber alguns versículos e passagens bíblicas de cor e citá-las prontamente quando julgam que a situação assim exige e de proclamarem um 'juízo crente' acerca do que quer que seja (geralmente assuntos polêmicos ou tidos como de máxima importância por seus credos, como o aborto ou a origem da vida), é o suficiente.
Não são muito amantes do estudo, é o que parece.
"Man is the measure of all gods" (Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not" (Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
1. Essa idéia de que tem que haver um ser criador para que faça sentido é o mais puro antropocentrismo, nós humanos gostamos de pensar que o universo inteiro só existe por que nós existimos, pensamos somente no nosso próprio umbigo, este é um dos motivos da crença de Deus ou deuses, agora eu lhe pergunto se houverem aliens, eles também devem pensar o mesmo não é? E o seu cão, do ponto de vista dele o universo é o que? Não sei porque estamos aqui, mas também os outros bilhões de seres vivos também, a diferença é que o ser humano dá uma incrível importância para isto, por que ele se acha especial, se nós deixarmos de existir o universo não some junto conosco... nós não somos o centro dele e sua causa existêncial.
2. O maior erro da argumentação teísta é partir da existência de deus, ou seja de uma conclusão para então tentar gerar provas, e na ausência das mesmas apelar para crença pura simples, enquanto o ateu ele se orienta pelas provas para se obter uma conclusão. Então, qual seria o tolo, o que crê sem provas, ou que necessita delas para acreditar? O que acontece é que toda religião se baseia na inversão do ônus da prova. Tá mas o que é isto?
É algo mais ou menos assim:
CRENTE - Eu posso voar.
CÉTICO - Prove que você pode voar.
CRENTE - Prove você que eu não posso voar.
O ônus da prova cabe a quem faz a afirmação, a inversão disto é uma falácia bastante praticada pelos crentes.
3. Provar a existência de algo sem provas, apenas pela pura lógica é possível, como já foi amplamente demonstrado, acontece que utilizando este recurso eu posso provar a existência de qualquer ser. Logo, os mesmos argumentos utilizados para a existência de Deus podem ser utilizados para existência de qualquer elemento, independente deste ser real ou não.
4. Retirar textos de um livro sagrado x ou y não prova nada, temos muitos textos sagrados, e seus seguidores crêem que estes são a verdadeira palavra, mesmo sem provas, então, que critério deve ser empregado para diferencia-los, se são verdadeiros ou não?
5. Apelar para a fé é uma tremenda perda de tempo. Fé é apenas a crença cega em algo, é essa mesma "força misteriosa" que move a Jihad, que moveu as cruzadas e a inquisição, então porque confiar nela?
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.
Let me think for a while escreveu:E se Thor chutou a bunda do grande designer quando ele estava projetando o mundo e isto causou todos os males hoje existentes? Ou, muitíssimo melhor: eu tenho, no meu terreno, uma árvore que está com alguns galhos quebrados. Isto não é uma evidência de que um lagarto alado, muito pesado, pousou nos galhos e o quebraram? O que há de comum aqui, chagas? É que postulas uma hipótese ad-hoc de forma totalmente arbitrária. Isto é antigo, e portanto paro por aqui. (a menos que tragas algo de novo). Inté.
Você acredita realmente no Thor? Acredita realmente em lagartos alados? Vou apostar que não. Então não devo nem considerar seu comentario. Passo adiante.
Cara, voce não sabe o que é analogia não??? Procure na internet o que é hipótese ad-hoc e leia de novo o que o let me think postou.
A questão não é essa! Você não pode fazer uma comparação descabida, pois se sabe que nenhum thor existe, e menos ainda lagartos alados. Ele apenas satirizou, como sempre fazem os ateus.
Putz, não tinha visto esta! Realmente, minha comparação foi descabida. Thor não existe, e esqueci-me totalmente que o grande designer todo poderoso existe, é um fato. Que mancada, a minha! Thor é só um mito, deus é real! Obrigado, chagas. Você me iluminou.
O que uma pessoa sinceramente crê, não pode ser comparada a uma coisa que uma outra inventa e não crê, apenas para menosprezar no que a outra acredita.
Se você acredita em um lagarto alado, podemos então discutir a questão.
Certo, iluminado.
Insane_Boy escreveu: O maior erro da argumentação teísta é partir da existência de deus, ou seja de uma conclusão para então tentar gerar provas, e na ausência das mesmas apelar para crença pura simples, enquanto o ateu ele se orienta pelas provas para se obter uma conclusão. Então, qual seria o tolo, o que crê sem provas, ou que necessita delas para acreditar?
“A noção de que é racional “acreditar apenas naquilo que foi provado” foi distorcida de alguma forma em “é irracional acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada” .(Vide “ Conversas com Deus”)
Ou melhor: Em primeiro lugar, só porque algo ainda não foi provado e afirmado no campo da ciência não significa que não exista ou que não é verdade. Se assim fosse, então nada existiria até ser provado e descoberto. Bactérias e germes nunca teriam causado doenças até terem sido descobertos e provados, o tabaco não causaria câncer até ser provado, o planeta Plutão não existiria até ser descoberto, etc. Mas toda a gente sabe que não é assim. Por exemplo, quando a acupuntura foi introduzida no ocidente, céticos e certos cientistas afirmaram que não tinha nenhum fundamento e só tinha resultados devido ao efeito placebo, porque não compreendiam como funcionava. Tal refletiu a forma de pensar falsa dos céticos de que aquilo que eles não compreendem tem de ser superstição ou sorte. Contudo, praticantes e crentes sabiam o contrário e foram reconhecidos por extensos estudos que foram feitos para mostrar que de fato a acupuntura trata várias doenças e obtém resultados que o efeito placebo não tem. Uma extensa lista de estudos de pesquisa podem ser encontrados no website Med Lab. De fato, a AMA (Associação Médica Americana) já declarou a Acupuntura como um tratamento eficaz, provando que os céticos estavam errados. A questão é que a acupuntura resultava antes de ser provado, não depois.
O que uma pessoa sinceramente crê, não pode ser comparada a uma coisa que uma outra inventa e não crê, apenas para menosprezar no que a outra acredita. Se você acredita em um lagarto alado, podemos então discutir a questão. Certo, iluminado.
Sim, e dai? Qual é a relevância disto?
O cara não tem como refutar os argumentos ai fica falando umas coisas "nada haver". eu hein...
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.
Insane_Boy escreveu: O maior erro da argumentação teísta é partir da existência de deus, ou seja de uma conclusão para então tentar gerar provas, e na ausência das mesmas apelar para crença pura simples, enquanto o ateu ele se orienta pelas provas para se obter uma conclusão. Então, qual seria o tolo, o que crê sem provas, ou que necessita delas para acreditar?
“A noção de que é racional “acreditar apenas naquilo que foi provado” foi distorcida de alguma forma em “é irracional acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada” .(Vide “ Conversas com Deus”)
Ou melhor: Em primeiro lugar, só porque algo ainda não foi provado e afirmado no campo da ciência não significa que não exista ou que não é verdade. Se assim fosse, então nada existiria até ser provado e descoberto. Bactérias e germes nunca teriam causado doenças até terem sido descobertos e provados, o tabaco não causaria câncer até ser provado, o planeta Plutão não existiria até ser descoberto, etc. Mas toda a gente sabe que não é assim. Por exemplo, quando a acupuntura foi introduzida no ocidente, céticos e certos cientistas afirmaram que não tinha nenhum fundamento e só tinha resultados devido ao efeito placebo, porque não compreendiam como funcionava. Tal refletiu a forma de pensar falsa dos céticos de que aquilo que eles não compreendem tem de ser superstição ou sorte. Contudo, praticantes e crentes sabiam o contrário e foram reconhecidos por extensos estudos que foram feitos para mostrar que de fato a acupuntura trata várias doenças e obtém resultados que o efeito placebo não tem. Uma extensa lista de estudos de pesquisa podem ser encontrados no website Med Lab. De fato, a AMA (Associação Médica Americana) já declarou a Acupuntura como um tratamento eficaz, provando que os céticos estavam errados. A questão é que a acupuntura resultava antes de ser provado, não depois.
Me parece que o mantedor foi ex forista do Religião é veneno. O nome dele é Vitor Moura.
Bela distorção, típica do Vítor Moura.
Acontece o seguinte, não quer dizer que só porque temos um fato x e não temos prova de sua existência que devemos acreditar, Deus pode existir sim (assim como foi dito por outros foristas, não neguei isto momento nenhum) da mesma forma que existiam as bactérias antes de ser provado a sua existência, todavia, não deixa de ser uma hipótese, então você tem que concordar que qualquer individuo suficientemente esperto não acreditaria em um fato sem provas, pois assim teriamos que crer em qualque coisa, eu disse, QUALQUER COISA MESMO. Por exemplo, eu poderia afirmar que a lua é feita de queijo, e você teria que acreditar até que fosse provado o contrário.
Entendeu agora? Concordo que todas essas coisas existiam antes de ser provado que de fato existiam, mas até ser provado era mera hipótese. Sem provas é uma mera crença. O monstro do Lago Ness pode até existir, assim como os ET de Varginha pode ter sido um fato real, mas sem provas não é nada além de uma hipótese.SACOU?!
Acontece simplesmente, que crer sem provas é uma crença cega, que se você quer seguir siga, se o seu Deus, que nada mais é do que um entre tantos outros criados pelo homem existir, BELEZA, sorte sua.
Entendeu ou quer que eu desenhe? Espero que você tenha entendido agora... eu não vou repetir.
Editado pela última vez por Insane_Boy em 06 Fev 2008, 00:26, em um total de 1 vez.
Me parece que o mantedor foi ex forista do Religião é veneno. O nome dele é Vitor Moura.
Acontece o seguinte, não quer dizer que só porque temos um fato x, e não temos prova de sua existência que devemos acreditar, Deus pode existir sim, assim como existiam as bactérias antes de ser provado a sua existência, todavia, não deixa de ser uma hípotese, se eu passar a acreditar em qualquer hípotese sem provas, eu vou ter que acreditar em qualquer que coisa me contarem. QUALQUER COISA. Entendeu agora? Concordo que todas essas coisas existiam antes de ser provado que de fato existiam, mas até ser provado era mera hípotese, mesmo que a pessoa que afirmasse não crer na sua existência mesmo existindo, estava certa pois ninguém tinha meios de provar o contrário. Acontece simplesmente, que crer sem provas é uma crença cega, que se você quer seguir siga, se o seu Deus, que nada mais é do que um entre tantos outros criados pelo homem existir, BELEZA, sorte sua.
Entendeu ou quer que eu desenhe?
E quem disse que você tem que acreditar em "qualquer" coisa?
Ai esta o problema, quando você avalia assim, não precisa acreditar em nada.
No caso, a doença precede o vírus, ou o efeito é que garante a possibilidade da existencia da causa.
E é isto que afasta a possibilidade do "acreditar em qualquer coisa"!
Acontece o seguinte, não quer dizer que só porque temos um fato x, e não temos prova de sua existência que devemos acreditar, Deus pode existir sim, assim como existiam as bactérias antes de ser provado a sua existência, todavia, não deixa de ser uma hípotese, se eu passar a acreditar em qualquer hípotese sem provas, eu vou ter que acreditar em qualquer que coisa me contarem. QUALQUER COISA. Entendeu agora? Concordo que todas essas coisas existiam antes de ser provado que de fato existiam, mas até ser provado era mera hípotese, mesmo que a pessoa que afirmasse não crer na sua existência mesmo existindo, estava certa pois ninguém tinha meios de provar o contrário. Acontece simplesmente, que crer sem provas é uma crença cega, que se você quer seguir siga, se o seu Deus, que nada mais é do que um entre tantos outros criados pelo homem existir, BELEZA, sorte sua.
Entendeu ou quer que eu desenhe?
E quem disse que você tem que acreditar em "qualquer" coisa? Ai esta o problema, quando você avalia assim, não precisa acreditar em nada. No caso, a doença precede o vírus, ou o efeito é que garante a possibilidade da existencia da causa. E é isto que afasta a possibilidade do "acreditar em qualquer coisa"!
Outra distorção. A típica falácia do espantalho...
A falácia do espantalho ocorre quando você deturpa a posição de alguém então pode-se atacar mais facilmente, derrubar essa posição deturpada, e então concluir que a posição original foi demolida. Isso é uma falácia porque falha em lidar com o argumento atual que foi feito.
"Para ser um Ateu, você têm que acreditar com absoluta certeza que não há um deus. Para se convencer com absoluta certeza, você deve examinar todo o Universo e todos os lugares onde deus poderia estar. Já que obviamente você não fez, sua posição é indefensável."
O argumento do espantalho acima aparece quase que uma vez por semana na net.
O argumento do espantalho acima aparece quase que uma vez por semana na net. Se você não consegue ver onde ele está errado, leia o documento "Introdução ao Ateísmo"[AQUI: http://str.com.br/Atheos/introducao.htm ].
O que difere de acreditar em "qualquer coisa" e acreditar apenas se houver provas é o bom senso. É óbvio que existe uma grande diferença em se crer em um ser mistico/sobrenatural e acreditar no diagnóstico de um médico, se ele me receitar remédio x eu não vou questionar ao extremo os motivos do tratamento e vou requerer provas detalhadas. O mundo é muito complexo para você simplesmente ser dualista, crer em tudo ou não crer em nada, não existe uma regra geral para distinguir o que crer e o que não crer.
Eu gostaria de saber se, no mundo real, nas argumentações do dia dia, é posivel uma discussão produtiva, havendo na discussão estas questões de logica, e argumentos que não são usuais no cotidiano?
Imagino isso no judiciario.
chagas, no dia-a-dia as pessoas normalmente utilizam de inúmeras falácias, o que acontece é que ninguém se dá ao trabalho de questionar isto, porque nem sempre é algo relevante. Quantas vezes você já não deve ter visto um Ad Hominem tipo: "Você é muito jovem pra entender isto" ou "Fulano é mais velho ele sabe o que diz". Acontece que você está no ReV e não na mesinha do bar, então não espere menos do que isso, existe uma grande diferença entre a discurssão aqui e a do dia-a-dia. Mais uma vez você tem enquandar tudo na sua lógica simplória. O famoso: "ou é 8 ou é 80", se não é nada é tudo. Como se eu falasse assim no dia-a-dia. Que coisa mais ilógica e totalmente irrelevante. Cada uma...
BOA NOITE Sr. Chagas, o do Pensamento Dualista.
O '8 ou 80' é uma falácia tambem: exclusão de meio-termo.
"Ou você é parte da solução ou é parte do problema" (e se for neutro, não tiver nenhuma relação com o problema e sua solução?)
"Brasil ame-o ou deixe-o" ( e seu quiser ficar e criticar, ou deixar e continuar amando ? )
"é 8 ou 80" ( e seu eu quiser 42 - a vida, o universo e tudo mais, ou 51, uma boa idéia? )
"Man is the measure of all gods" (Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not" (Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
Fenrir escreveu:O '8 ou 80' é uma falácia tambem: exclusão de meio-termo. "Ou você é parte da solução ou é parte do problema" (e se for neutro, não tiver nenhuma relação com o problema e sua solução?) "Brasil ame-o ou deixe-o" ( e seu quiser ficar e criticar, ou deixar e continuar amando ? ) "é 8 ou 80" ( e seu eu quiser 42 - a vida, o universo e tudo mais, ou 51, uma boa idéia? )
Só pra constar.... caso você não tenha entendido... eu estou me referindo que ele usa exatamente ESTA falácia. Por isto, eu termino o meu post anterior dizendo que ele tem o pensamento dualista.