Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva escreveu:Equivale a expulsar de casa uma criança que comete um erro. Já seria injusto mesmo se ela tivesse sido avisada, pois sua compreensão é limitada, e totalmente injusto se ela não soubesse que era errado.
Creio que sua comparação segue o caminho mais lógico para a questão. A ignorância ou falta de conhecimento, leva a comparação com a criança.
Eu diria que o caminho é esse, observar o que chamamos de "maldade" como fruto da ignorância e, como crianças, erramos e somos obrigados arcar com as consequências desses erros.
A diferença é que uma criança tem que pagar pelos seus erros dentro da realidade humana, que é limitada, mas Deus poderia ter criado um mundo sem esses limites. Ele nos impôs essa realidade e não pode nos cobrar pelas consequências de vivermos nela.
E assim Deus deveria ter perdido seu atributo de Ser Supremo e criado um mundo que seria moldado a cada um de nós, segundo nossas limitações e divergências. E todos nós seríamos felizes para sempre!
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
Deise Garcia escreveu:Deus não permite o mal! O mal faz parte da imperfeição humana. Não é por outra razão que cada um expia seus atos na medida em que infringe Suas leis.
Não é o que está na biblia: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. IS 45:07"
Ade, não estamos discutindo sobre o que está na bíblia. Falamos sobre a DE.
Deise Garcia escreveu:Deus não permite o mal! O mal faz parte da imperfeição humana. Não é por outra razão que cada um expia seus atos na medida em que infringe Suas leis.
Não é o que está na biblia: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. IS 45:07"
Espíritas só recorrem à Bíblia quando lhes interessa.
Espíritas não recorrem a bíblia porque não lhe reconhece a autoridade. Isto é coisa de evangélico.
Alfredo B escreveu:Olá Acauan! Você não arreda pé, né? Os dois livros que lancei ontem constam nossos debates. Ficou muito bom.
Amigo, vou dar um plá nessa sua mensagem, apertando direto no saco. É que eu não tenho mais paciência para discutir o sexo dos anjos.
1 - Eu digo que espíritos não existem e o que se assemelha a isso e causa muita confusção é a hipnose, sugestionamento e a auto hipnose. Se você não concorda comigo, me dê uma prova de que espíritos existem.
Afinal, espíritos, se sexistissem serviriam pra quê?
Você já pensou que médium é apenas um cara de mente fraca, altamente susceptível de auto-sugestionamento? E o transe é apenas um transe hipnótico. E que se você disser no ouvido dele que é um demônio ele vai agir como demônio? e que exorcizar é apenas acordar o cara do transe hipnótico?
Diga, se espíritos pra nada servem e nada sabem, salvo o que qualquer pessoa pode saber igual, e você não concorda, peça alguém para dizer aonde eu estou sentado em frente ao computador? Como é esse lugar em que estou sentado.. Acauan, dê-me uma oportunidade de acreditar em você!!!!... Responda isso!... abçs
Alfredo B escreveu: E o transe é apenas um transe hipnótico. E que se você disser no ouvido dele que é um demônio ele vai agir como demônio? e que exorcizar é apenas acordar o cara do transe hipnótico?
É verdade em certos casos, não em todos, talvez nem na maioria.
Existe um mito em torno da hipnose. Poucos conhecem a hipnose. Pessoas são hipnotizadas se quiserem. As pessoas que aceitam ser hipnotizadas não fazem coisas que não desejam como: matar, suicidar, roubar, prostituir. As pessoas que são hipnotizadas não passam a acreditar em demônios, Deus, inferno só porque isto lhe foi sugerido. É isto aí Acauan, na grande maioria dos casos isto não ocorre, de modo que este cara não está com nada.
Benetton escreveu:Um espírito não é criado e já começa logo a fazer o bem ou mal, pois não tem noção de nada. Ele surge da criação, interage com outros, analisa as condições e perspectivas que envolve o meio em que vive ( e isso leva um certo tempo ) E A PARTIR DAÍ começa a perceber o que é o melhor para si : O bem ou o mal. E A PARTIR DAÍ começa a tomar decisões para sua vida e assumir consequências e colher resultados : bons ou maus.
Mas o que leva esse espírito a se decidir pelo mal?
O que leva uma pessoa a decidir ser médico, outro engenheiro, outro jornalista ....? Me parece que é a inclinação para esta ou aquela atividade. E para você?
Se ele era bom, como iria se decidir pelo mal?
Bem, a DE não fala sobre uma pessoa que era boa e se decidiu pelo mal. Fala sobre o inverso da situação. Se há alguma situação parecida aparentemente, conclui-se que ela não era boa porquanto o espírito não regride.
Se era mau, quando foi que se tornou mau e por quê?
Não houve momento para se tornar mau. Na escala evolutiva passa-se por todas as fases.
O momento em que isto aconteceu não importa. Minha pergunta continua.
E foi respondida.
Fedidovisk escreveu:ehhhhhhhhh.... sob certo ponto de vista a DE é falha e o livre arbítrio cai por terra...
Pois é, eu não sei quanto aos meus correligionários, mas eu estou quase mandando todos vocês fazerem um cursinho básico de espiritismo.
Não, Deise, por mim agradeço mesmo...Nem básico, nem intermediário e nem avançadp. Também não sou médium ( como já ouvi de alguns espíritas , que queriam que eu me "desenvolvesse" ). Convivi com muitos espíritas na família e fora dela, já freqüentei centros e li algumas coisas ( sem tirar as fotos malucas de materializações incansavelmente mostradas e remostradas).
Quanto mais eu vejo coisas da DOUTRINA, mas ridícula, patética e maluca ela me parece.
Prefiro estudar coisas menos...menos...estapafúrdias e inúteis.
Fedidovisk escreveu:ehhhhhhhhh.... sob certo ponto de vista a DE é falha e o livre arbítrio cai por terra...
Pois é, eu não sei quanto aos meus correligionários, mas eu estou quase mandando todos vocês fazerem um cursinho básico de espiritismo.
Não, Deise, por mim agradeço mesmo...Nem básico, nem intermediário e nem avançadp. Também não sou médium ( como já ouvi de alguns espíritas , que queriam que eu me "desenvolvesse" ). Convivi com muitos espíritas na família e fora dela, já freqüentei centros e li algumas coisas ( sem tirar as fotos malucas de materializações incansavelmente mostradas e remostradas).
Quanto mais eu vejo coisas da DOUTRINA, mas ridícula, patética e maluca ela me parece.
Prefiro estudar coisas menos...menos...estapafúrdias e inúteis.
Seria muito bom que todos aqueles que não creêm em qualquer religião tivessem as coisas tão bem definidas quanto você. Valeu!
Benetton escreveu:Ô ÍNDIO VELHO, TU LANÇA UM TÓPICO DESSE, OS ESPÍRITAS RESPONDEM A MUITOS, E VOCÊ NÃO VEM SOCORRER A SUA TRIBO?
Sabe como é, ainda estou me recuperando da batalha campal dos debates sobre aborto. Na minha idade convém certo espaçamento entre os combates. Mas acho que os guerreiros daqui não estão se saindo mal.
De fato! Devemos ter boa psicologia para que não aleguem que regrediram. Mas cá entre nós, se continuar assim vai haver penas voando pra todos os lados.
Deise Garcia escreveu:Pois é, eu não sei quanto aos meus correligionários, mas eu estou quase mandando todos vocês fazerem um cursinho básico de espiritismo.
Estudar a DE só evita que digamos alguma besteira sobre suas particularidades. Não vai mudar nossa opinião sobre o espiritismo. De qualquer modo, mesmo que eu saiba a DE de cor e todas as suas interpretações, se eu discordar dela vai aparecer algum espírita para dizer que eu "tenho que estudar a DE".
Fernando Silva escreveu:Mas o que leva esse espírito a se decidir pelo mal?
O que leva uma pessoa a decidir ser médico, outro engenheiro, outro jornalista ....? Me parece que é a inclinação para esta ou aquela atividade. E para você?
E de onde vem essa inclinação pelo mal?
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se ele era bom, como iria se decidir pelo mal?
Bem, a DE não fala sobre uma pessoa que era boa e se decidiu pelo mal. Fala sobre o inverso da situação. Se há alguma situação parecida aparentemente, conclui-se que ela não era boa porquanto o espírito não regride.
Então ele já foi criado mau.
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se era mau, quando foi que se tornou mau e por quê?
Não houve momento para se tornar mau. Na escala evolutiva passa-se por todas as fases.
Quem pratica o mal sabendo do que faz, é mau. Se não sabe, não pode ser julgado.
Deise Garcia escreveu:E assim Deus deveria ter perdido seu atributo de Ser Supremo e criado um mundo que seria moldado a cada um de nós, segundo nossas limitações e divergências. E todos nós seríamos felizes para sempre!
Fernando Silva escreveu:Se os espíritos erram devido a seu atraso e a terem sido criados imperfeitos, a culpa não é deles e não há carma a pagar.
Repetindo, os espíritos não foram criados imperfeitos, mas simples e ignorantes. Veja que a diferença entre um e outro é consideravelmente quilométrica.
A ignorância os leva a cometer erros. E daí eles têm que pagar pelos erros. Por que foram criados simples e ignorantes?
Deise Garcia escreveu:Voltemos as crianças. A criança nasce mas é preciso que lhe ensinem as primeiras palavras, os primeiros passos, a sentir os objetos pelo toque etc.
Deise Garcia escreveu:Pois é, eu não sei quanto aos meus correligionários, mas eu estou quase mandando todos vocês fazerem um cursinho básico de espiritismo.
Estudar a DE só evita que digamos alguma besteira sobre suas particularidades. Não vai mudar nossa opinião sobre o espiritismo. De qualquer modo, mesmo que eu saiba a DE de cor e todas as suas interpretações, se eu discordar dela vai aparecer algum espírita para dizer que eu "tenho que estudar a DE".
Absolutamente! Se você discordar com conhecimento de causa é justo o direito de não crer. Mas o que temos por aqui? Vejamos: Temos céticos desejando que lhes instruam quanto as respostas que devem dar quando lhes perguntam por que não creêm! Temos céticos que não creêm sem conhecer qualquer religião! Temos céticos que não conseguem repetir o que está postado neste fórum por outro cético. Temos céticos que não tem o menor conhecimento da história de Jó nem nunca ouviram falar sobre a figueira seca. Partindo desse princípio creio que somos bastante indulgentes ao convidá-los a estudar. Você não acha?
Fernando Silva escreveu:Mas o que leva esse espírito a se decidir pelo mal?
E de onde vem essa inclinação pelo mal?
A "inclinação" vem da infância do espirito.
Deise Garcia escreveu:
Quem é bom nunca se torna mal. Já o disse.
Então ele já foi criado mau.
Mas que insistência é essa?
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se era mau, quando foi que se tornou mau e por quê?
Quem pratica o mal sabendo do que faz, é mau. Se não sabe, não pode ser julgado.
Sim, e por isto a pena é proporcional ao grau evolutivo. Se alguém levar um empurrão e ao cair bater a cabeça numa pedra, você decretaria prisão a pedra?
Os espíritos nunca ensinaram que Deus cria seres imperfeitos. A perfeição é adquirida através dos tempos e das vidas, acompanhando a lei da evolução que pode ser comprovada tanto no mundo material como na vida das espécies. LE 368 - Após sua união com o corpo, exerce o espírito, com liberdade plena, suas faculdades? - O exercício das faculdades depende dos órgãos que lhe servem de instrumento. A grosseria da matéria as enfraquece. Na continuação do estudo deste capítulo verifica-se que os espíritos se referiam aos estorvos que a matéria opõe a livre manifestação da alma e isto nada tem a ver com o mal que o ser pratica, pois unindo-se ao corpo o espírito conserva os atributos da natureza espiritual. O mal ou o bem exercidos pelo espírito são consequências dos atributos que trouxer. O espírito dispõe sempre das faculdades que lhe são próprias, e somente devido a rudeza material ou inaptidão do organismo ele nem sempre pode manifestar. No caso o ensino espírita assenta-se nos fatos. Pelo contrário, a tese de que Deus cria seres já perfeitos pode ser admirável como tese, mas não é desmonstrável em parte nenhuma, seja acompanhando a trajetória do ser no berço, seja nos primeiros degraus da sociedade ou na infância das raças. E temos dito.
Deise Garcia escreveu:O mal ou o bem exercidos pelo espírito são consequências dos atributos que trouxer.
Atributos dados por Deus.
Deise Garcia escreveu:Pelo contrário, a tese de que Deus cria seres já perfeitos pode ser admirável como tese, mas não é desmonstrável em parte nenhuma, seja acompanhando a trajetória do ser no berço, seja nos primeiros degraus da sociedade ou na infância das raças.
Então é preciso aceitar que seres criados imperfeitos vão fazer coisas imperfeitas. Permanece a pergunta: por que Deus nos cria imperfeitos? Para se divertir assistindo ao Big Brother de nossas milhares de reencarnações?
Quem é bom nunca se torna mal. Já o disse.
Então ele já nasceu mau, já que não há como se tornar mau.
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quem pratica o mal sabendo do que faz, é mau. Se não sabe, não pode ser julgado.
Sim, e por isto a pena é proporcional ao grau evolutivo. Se alguém levar um empurrão e ao cair bater a cabeça numa pedra, você decretaria prisão a pedra?
Se não há retorno, em que momento essa pedra, em sua evolução, decidiu praticar o mal sabendo que era errado? Como ela pode decidir praticar o mal, sabendo que é errado, se não for má previamente?
Deise Garcia escreveu:Temos céticos que não creêm sem conhecer qualquer religião!
Depois que ficar provado que algum deus existe, só então fará sentido analisar as religiões. Na verdade, só fará algum sentido acreditar no que esse deus disser pessoalmente. Livros sagrados são apenas tentativas de explicar o mundo. Eu vou ler e reler todos eles e continuarei sem saber se algum deus existe. Não é para crer, é para saber.