Botanico escreveu:Olha, Suyndara, EXISTE ALGUM TRABALHO CIENTÍFICO QUE NÃO SEJA DESCRITO COMO RELATO? Quando você escreve o seu trabalho científico, com toda a moderna metodologia científica dos dias de hoje, baseada no Pompéia que seja, VOCÊ ESTÁ RELATANDO O QUE FEZ. Estou certo ou errado? Então o que é que havia com os relatos feitos em 1800 e bolinhas que os tornam inaceitáveis hoje em dia segundo a impressão que me passa?
Heim?
Ah não, já debatemos isso antes
Num trabalho científico, você relata a metodologia justamente com a intenção de torná-la replicável
E esse é o problema desse estudo: não dá pra ressuscitar a médium! E os espíritos NÃO colaboram mais com pesquisas, não fazem mais "demonstrações" da sua existência.
O que nos resta? Apenas acreditar nos relatos!
E os 200 cientistas não replicaram agora, e sim antes, bem antes
Concordo com o que a Apo falou e vc não entendeu: - Pq não fazem de novo?
Botânico escreveu:Bem, por anekdote, eu entendo um relato do tipo "um amigo meu soube através de um amigo dele que..." É aquele relato onde tudo se baseia na confiança da palavra de uma pessoa. Sem nenhuma outra garantia além disso. Então quando os tais cientistas relatavam seus experimentos com médiuns, isso deve ser entendido como "evidência anedota". Por que? Não sei e os céticos também não me dizem. Mas eu compreendo a fé cética. Quando o jornalista Jules Bois declarou em 1912 que fora amante da Florence Cook e que ela lhe confessara em seus tórridos encontros que enganara o Crookes com truques bobos e infantis e que Bois até experimentou os tais truques e comprovou a plena viabilidade deles, NENHUM CÉTICO DUVIDA. Certo ou errado? Tanto assim que artigos assinados por céticos (como por exemplo: What Kate King did - de Peter Brookesmith) eles falam do caso como se fosse absolutamente verdadeiro. Então me diga, Suyndara, por que a declaração de Jules Bois NÃO É EVIDÊNCIA ANEDOTA e os relatos de Crookes a respeito, são.
Pra mim ambas são anedotas
A não ser que provem que eram amantes, caso contrário os dois casos são anedotas sim
Botânico escreveu:Tá. Os médiuns não deixaram fósseis, mas os trabalhos foram feitos e ATÉ HOJE, eu não vi esses trabalhos serem refutados quanto ao mérito, quanto à metodologia e nem me mostraram as falhas. Seria por incompetência cética.
Críticas a metodologia eu fiz, como todo bom teísta você nunca aceitaria isso como uma "refutação"
O importante é que esses resultados precisam ser replicados, isso sim
Botânico escreveu:O problema é que você quer usar um fóssil dodô para comparar com PESQUISA HUMANA. As duas coisas não são comparáveis, Suyndara. Se eu tenho em mãos uma pesquisa feita em 1800 e antigamente, então tenho de buscar os elementos históricos da época para tentar checar se a história é verdadeira ou não. Aí vamos ter de lidar com RELATOS, REGISTROS FOTOGRÁFICOS FEITOS COM OS RECURSOS DA ÉPOCA, TESTEMUNHOS, etc e tal. NÃO VAMOS TER UM FÓSSIL DE DODÔ PARA VERIFICAR A COISA, MADAME. Também vai ser necessário fazer exercícios mentais que, até onde pude verificar, os céticos NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER. Se a comunidade científica da época achava que esse negócio de mediunidade era uma fraude e coisa ridícula, então o que ganhariam mais de 200 cientistas que faziam pesquisas da coisa e a validaram? Estariam eles conspirando contra a verdade? Mas por que motivo fariam isso? A qualquer momento alguém de fora poderia desmascará-los... E podia ser de dentro também. Os pesquisadores da Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres queriam encontrar a verdade sobre o Espiritismo, mas desejavam, e desejavam intensamente, que a verdade era que o Espiritismo era uma FRAUDE. Era isso o que queriam comprovar. Tanto assim que ela virou um elefante branco, pois os médiuns eram tão destratados por ela, que nem se interessavam mais em colaborar com a dita cuja.
Não dá, são apenas relatos!
Como cética eu continuarei a duvidar até que me provem!
E os espíritos bem que podiam ajudar, não acha? Dar o ar da graça...seria bom para o marketing deles
Botânico escreveu:É... mas não faziam aquilo que os médiuns de verdade faziam
. O mais jovem do clã Maskline quis convencer o pesquisador Harry Price de que aquilo que o médium Rudi Schneider fazia eram truques mágicos. Mas não convenceu. E não é pra menos: para reproduzir os truques que Schneider fez, ele precisou de seis assistentes, de montar o cenário, ajeitar tudo bonitinho... Enquanto que Schneider fez tudo sozinho, sem nenhuma preparação prévia, etc e tal.
Quando o Instituto de Metapsíquica validou o médium Guzik, o mágico Dickson disse que os pesquisadores foram risivelmente empulhados, pois ele era capaz de fazer mais e melhor que o médium. Pois bem, o Instituto lhe fez uma aposta no valor de 10.000 francos se ele fizesse as mesmas coisas sob as mesmas condições que o médium fizera. Só que aí o Dickson nem deu as caras. O desafio foi estendido ao Herédia e também ao Houdini, mas nenhum deles aceitou a aposta... Que pena, né.
Bom, o Kronos topa desafios e já fez alguns
Talvez nossos mágicos sejam mais corajosos do que os de antigamente...
Botânico escreveu:Da Wikipedia: Estudo Duplo-Cego é um estudo realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabe o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.
Suponho, no caso de algum estudo de psicografia, talvez o Sr Apodman ou o Zangari lhe passariam uma lista de falecidos, com seus respectivos dados biográficos. Só que alguns desses falecidos seriam pessoas que realmente existiram e seus dados estariam corretos e outras seriam como aquele valente soldado que morreu na tomada de Iwo Jima... Comprovadamente nunca existiram e seus dados seriam todos fajutos... Mas nem você, nem os médiuns saberiam quais os verdadeiros e quais os fajutos. Seria isso?
E no caso de um experimento de materialização? Como seria um duplo cego nele?
Isto mesmo
Nos casos de materialização não tem como, o pesquisador sempre saberá que está numa "sessão" espírita e ficará esperando por algo...se bem que a vantagem nesse caso é que dá para analisar fisicamente a "matéria", sempre tive muita curiosidade de fazer isso
Suyndara escreveu:E sim, acho muito divertido as especulações e conclusões dos ditos "entendidos" no espiritismo...as vezes forçam a barra demais.[]s
Botânico escreveu:Pois é. Ambos nos divertimos com os entendidos. Eu também me divirto com os entendidos céticos, principalmente quando mentem em defesa da fé cética...
Espero que não esteja se referindo a mim

[]s