mitologia dos deuses

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Veja bem a questão não é provar e sim trazer evidências para serem aceitas de uma forma justificável.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Lordakner
Gênero: Masculino

Mensagem por Lordakner »

Apo escreveu:
Erivelton escreveu:Veja bem a questão não é provar e sim trazer evidências para serem aceitas de uma forma justificável.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Meu Mestre é um pândego. E daí? vai encarar?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Apo escreveu:

Meu Mestre é um pândego. E daí? vai encarar?

Deve ser mesmo! Parou de postar naquele outro tópico assim que apontei a feridinha dele. Abriu outro para despistar. :emoticon12:
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Leia a mitologia grega e verá que há dezenas ou centenas de personagens que só aparecem uma vez e somem da lenda.
Aqui voce diz que aparece uma só vez e o personagem inimigo da mulher no Gênesis nunca apareceu.Esta é a grande diferença. Entendeu agora! Ou não. :emoticon38:
Mostre links confiáveis para essas evidências.
Arqueologia bíblica é uma ciência.
A teologia explica que o autor que escreveu o pentateuco não conhecia os autores que viveram a séculos passados como Abraão, Isaque, Jacó, José e outros...
Com a ajuda da Arqueologia bíblica existem fortes evidências para aceitar estas idéias.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:O que estamos discutindo não é o que diz a Lei e sim o que os judeus faziam.
Se você mesmo admite que havia hebreus que adoravam a outros deuses, então não são "todos".
Pelo contrário, voce está fugindo da questão correta para ser analisada.
O propósito aqui não é saber se alguns hebreus se desviaram da lei e sim aplicar a raiz do monoteísmo por Abraão. Ele iniciou a crença num só Deus como voce mesmo afirmou em argumentos anteriores e mais tarde Moisés deus as leis deste Deus.
A adoração ao bezerro de ouro mostrou que o povo deveria adorar a um único Deus e uma minoria queria corromper a maioria. Se eles estivessem certos não teriam sido mortos.
Voce quer distorcer o monoteísmo em politeísmo por causa de alguns que se desviaram da verdade implantada de início. Esta sua interpretação não convence ninguém.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Acontecimentos futuros não podem ser usados como prova.
Mas podem ser considerados como evidências que possam justificar uma boa teoria. Assim não é a ciência?
Quantas teorias precisam ser provadas num futuro?
Eu me agarro aos fatos disponíveis.
Você se agarra à sua fé mesmo sem ter nenhuma evidência em favor dela.
Já lhe mostrei e muitas evidências existem para trazer evidências que os relatos bíblicos aconteceram.
Estou pouco me lixando para "estudos teológicos". Cada religião tem seus "estudos teológicos". E daí? Você aceita todos eles?
Pela ciência arqueológica sim e outros estudos podem ser estudados, pesquisados e aceitos. Doutrina já seria outra questão na qual voce deve estar insinuando.
Que tal limitar o debate aos fatos disponíveis?
A ciência em qualquer ramos não funciona assim. Voce está exagerando e querendo colocar uma venda nos outros para fazer lavagem cerebral.
Que tal voce aceitar a bíblia e limitar o debate aos fatos disponíveis?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:E foi arrebatado para o céu.
Como é que eliminaram o livro dele da Bíblia?
As escritura não aceitam livros pseudos de acôrdo com a cultura semítica(hebraica)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Livro_de_Enoque

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Deve ser mesmo! Parou de postar naquele outro tópico assim que apontei a feridinha dele. Abriu outro para despistar. :emoticon12:
Me aponte o argumento em que eu corri que eu vou lhe responder e mostrar que eu não tenho nenhum interesse de estar correndo. Afinal de contas se Deus é por mim quem será contra mim?
1000 cairão ao meu lado esquerdo e 10.000 mil a minha direita e eu não serei atingido

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:1 - Por que quando ele fugiu, ele teve medo que alguém o matasse se só existiam eles?
Não existia só ele e algumas tribos já haviam sido formadas. Adão e Eva tiveram filhos e filhas...
2 - Se só existiam eles, isso quer dizer que Eva liberou a bagaça pro proprio filho?
O casamento era permitido entre os familiares, pois a maldade não era tanta.
3 - Se, por acaso, Eva teve mais filhos e filhas (os quais nunca foram mencionados na biblia), isso quer dizer que Caim traçou algumas das proprias irmãs??
A bíblia diz sim que o casal tiveram filhos e filhas e caim casou-se com uma das gerações de suas irmãs
4 - Se os outros habitantes não tinham nada a ver com Adão e Eva, de onde eles então apareceram??
Os filhos de Adão povoaram as terras e construíram tribos
5 - E essa é uma pergunta da qual eu nunca entendi mesmo. Por que os primeiros homens e mulheres passavam facil dos 400 anos e hoje é dificil de se chegar aos 100? Ou vai dizer que nós perdemos nossa longevitude só porque somos pecadores de um pecado que nunca cometemos?
Deus reduziu a idade de vida pensando num sentido geral em relação a humidade. Nós não pecamos, mas temos instinto natural aos mesmos que habitaram no passado. Hoje vemos a maldade se multiplicando.
Já pensou se vivessemos 900 anos?
Hitler poderia estar ainda vivo :emoticon21:

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:O Gênesis diz que Adão teve muitos filhos e até filhas. Aliás, este é o único trecho da Bíblia em que se diz que alguém teve filhas. Em todo o resto, só nascem filhos.
Mesmo assim, diz-se que foi Adão que as teve, não Eva.
O absurdo é que Caim tenha encontrado cidades já povoadas. E que um amaldiçoado como ele tenha tido tanto sucesso.
Caim foi amparado por Deus quando recebeu um sinal para quem o encontrasse não o matasse. Ele sim seria amaldiçoado se continuasse com seus pecados mortais.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Caim foi amparado por Deus quando recebeu um sinal para quem o encontrasse não o matasse. Ele sim seria amaldiçoado se continuasse com seus pecados mortais.

A Bíblia diz isto?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:O casamento era permitido entre os familiares, pois a maldade não era tanta.

A Bíblia diz isto?
Erivelton escreveu:Deus reduziu a idade de vida pensando num sentido geral em relação a humidade.

A Bíblia diz isto?
Erivelton escreveu:Já pensou se vivessemos 900 anos?
Hitler poderia estar ainda vivo :emoticon21:

Errado. Ele não morreu de morte natural. Suicidou-se.
E pessoas boas teriam mais tempo para fazer coisas boas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Leia a mitologia grega e verá que há dezenas ou centenas de personagens que só aparecem uma vez e somem da lenda.
Aqui voce diz que aparece uma só vez e o personagem inimigo da mulher no Gênesis nunca apareceu.Esta é a grande diferença. Entendeu agora! Ou não. :emoticon38:

Não. Você disse que era a serpente. Então ela apareceu pelo menos uma vez.
Se não foi a serpente, quem foi?
Erivelton escreveu:
Mostre links confiáveis para essas evidências.
Arqueologia bíblica é uma ciência.

E eu confio na ciência. Ela se baseia em fatos. Mostre os links para os fatos.
Erivelton escreveu:A teologia explica que o autor que escreveu o pentateuco não conhecia os autores que viveram a séculos passados como Abraão, Isaque, Jacó, José e outros...

O Pentateuco foi o primeiro conjunto de livros da Bíblia. Não há livros de Abraão, Isaac e outros.
Erivelton escreveu:Com a ajuda da Arqueologia bíblica existem fortes evidências para aceitar estas idéias.

Poste os links. E que não sejam baseados na Bíblia.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:E foi arrebatado para o céu.
Como é que eliminaram o livro dele da Bíblia?
As escritura não aceitam livros pseudos de acôrdo com a cultura semítica(hebraica)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Livro_de_Enoque

O Livro de Enoch era canônico até que alguém resolveu eliminá-lo. Por que devemos confiar nos critérios desse cara?
E note que era canônico na época em que os evangelhos foram escritos.
Esse livro era canônico? Sim, era para os judeus.

Conforme Prophet (2002, p. 70), foi o rabino Simeon ben Yohai quem colocou os judeus contra o Livro de Enoque e que isso permitiu ao Santo Agostinho observar que a obra deixou de fazer parte das Escrituras aprovadas pelos judeus.

Francisco (2003) confirma que uma das mais antigas bíblias judaicas, a Bíblia Etíope, admite o Livro de Enoque.

Existem referências nas bíblias protestantes, Católicas e judaicas ao livro de Enoque, entretanto, nenhuma referência é tão evidente como na Epístola de Judas (v.4.6.14), no Novo Testamento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Acontecimentos futuros não podem ser usados como prova.
Mas podem ser considerados como evidências que possam justificar uma boa teoria. Assim não é a ciência?
Quantas teorias precisam ser provadas num futuro?

A ciência não se baseia em fé. As teorias científicas se baseiam em fatos e são consideradas como verdadeiras até que surja uma nova evidência que mostre que estavam erradas.
Que evidências temos agora? Simples: que a Bíblia foi escrita depois das mitologias babilônicas.
Erivelton escreveu:Já lhe mostrei e muitas evidências existem para trazer evidências que os relatos bíblicos aconteceram.

Não mostrou nenhuma que prestasse.
Erivelton escreveu:Que tal voce aceitar a bíblia e limitar o debate aos fatos disponíveis?

E quais são esses fatos?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:A adoração ao bezerro de ouro mostrou que o povo deveria adorar a um único Deus e uma minoria queria corromper a maioria. Se eles estivessem certos não teriam sido mortos.

Quer dizer que todo mundo que morre em nome de uma religião estava errado? Os mártires cristãos estavam errados?

(mais uma para a minha lista de bobagens crentes...)

Erivelton escreveu:Voce quer distorcer o monoteísmo em politeísmo por causa de alguns que se desviaram da verdade implantada de início. Esta sua interpretação não convence ninguém.

Os judeus eram politeístas. Apareceu um grupinho pregando o deus único.
Por que os judeus teriam que aceitar esse grupinho?

Ou será que, de repente, todos os judeus viraram monoteístas?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Poste os links. E que não sejam baseados na Bíblia.

O lugar central da ciência bíblica ocupa ainda hoje a questão referente às fontes do Pentateuco. Com efeito, já a tradição judaica estava ciente de que o Pentateuco não constituía livro homogêneo. O Talmud refere-se a três camadas de leis, que se acham no Pentateuco: A revelação do monte Sinai; as leis que Deus transmitiu a Moisés no Tabernáculo, e as leis de Aquém do Jordão. Por esse meio, a tradição tentou esclarecer o motivo por que muitas leis se repetem várias vezes na Torá. A investigação atual, pelo contrário, pretende deduzir daí que a Torá foi escrita, não por um autor só, e uma prova disso ela enxerga no fato de que os diferentes códigos também se distinguem marcadamente pelo estilo, pelo teor, e particularmente por toda sua tendência religiosa e social-política. Ainda mais importante é o fato de que a diferença no estilo e nas tendências igualmente se revela nas partes históricas do Pentateuco. Tudo isso nos obriga a revermos a concepção tradicional sobre a lei mosaica e a considerar o Pentateuco não como obra de um autor, senão como trabalho de um grupo de autores e de várias gerações.
http://colecao.judaismo.tryte.com.br/li ... cap3-3.php
As evidências através de estudos teológicos mostram uma verdade para ser levada em consideração.
Se voce pesquisa as escrituras para desacreditar eu pesquiso para acreditar sem nenhum fanatismo a parte. Aqui não se trata de nenhuma fé e sim naquilo que pode ser coerente com as evidências estudadas.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:A Bíblia diz isto?
Jesus disse: EXAMINAI AS ESCRITURAS

Lordakner

Mensagem por Lordakner »

Erivelton escreveu:As evidências através de estudos teológicos mostram uma verdade para ser levada em consideração.
Se voce pesquisa as escrituras para desacreditar eu pesquiso para acreditar sem nenhum fanatismo a parte. Aqui não se trata de nenhuma fé e sim naquilo que pode ser coerente com as evidências estudadas.

Mestre,

Ao dizer " Sem nenhum fanatismo a parte" dá a entender que está sendo fanático.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lordakner escreveu:Mestre,
Ao dizer " Sem nenhum fanatismo a parte" dá a entender que está sendo fanático.
Pelo contrário eu estou sendo capacitado para entender os dois lados da questão sem puxar sardinha somente para minha brasa
Arqueologia bíblica

marta

Mensagem por marta »

Erivelton escreveu:
Apo escreveu:Deve ser mesmo! Parou de postar naquele outro tópico assim que apontei a feridinha dele. Abriu outro para despistar. :emoticon12:
Me aponte o argumento em que eu corri que eu vou lhe responder e mostrar que eu não tenho nenhum interesse de estar correndo. Afinal de contas se Deus é por mim quem será contra mim?
1000 cairão ao meu lado esquerdo e 10.000 mil a minha direita e eu não serei atingido

É isso que eu não entendo desse deus de merda. Quem disse que você não está entre os 1000 ou os 10.000 que cairão e não será atingido? Deus não é esse cara bonzinho que vc está pensando não? Me aponte, no velho testamento, uma única passagem que PROVE que deus é bom. O cara só sacaneia os outros; se arrepende; mata todo mundo num dilúvio; expulsa o 1º paraiso. Ah, vai se catar!!Depois que inventaram essa tolice toda e viram que pisaram na bola, inventaram o tal jasuis pra limpar a barra do tirano anterior. Mas precisa ser muito limitado pra acreditar numa bobajada dessas, Tá Loco
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

marta

Mensagem por marta »

Erivelton escreveu:As evidências através de estudos teológicos mostram uma verdade para ser levada em consideração.

A bíblia é o maior manual do ateísmo.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

marta escreveu:É isso que eu não entendo desse deus de merda.
Sua revolta é compatível com a sua maneira de pensar.
Quem disse que você não está entre os 1000 ou os 10.000 que cairão e não será atingido?
O Deus de Abraão, Isaque, Jacó e Jesus Cristo.
Deus não é esse cara bonzinho que vc está pensando não?
Ele projetou a vida e Deus para que o ser humano desfrutasse. Ninguém pediu para nascer. Quem não está satisfeito sabe o que fazer.
Me aponte, no velho testamento, uma única passagem que PROVE que deus é bom.
Existem várias passagens, mas a principal seria esta:Gên 12:1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Ser amaldiçoado que dizer: Virar as costas para Deus.
O cara só sacaneia os outros; se arrepende; mata todo mundo num dilúvio; expulsa o 1º paraiso. Ah, vai se catar!!
A vida não termina na morte. Ele é dono de tudo, cria, mata, ressucita e faz o que quiser.
Depois que inventaram essa tolice toda e viram que pisaram na bola, inventaram o tal jasuis pra limpar a barra do tirano anterior. Mas precisa ser muito limitado pra acreditar numa bobajada dessas, Tá Loco.
Inventar um Jesus dentro da cultura judaica da maneira como ele veio nenhum judeu acreditou. O plano deu certo e os judeus foram encerrados na lei a propósito divino.
Sua mente escureceu travando para as verdades de Deus.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

marta escreveu:A bíblia é o maior manual do ateísmo.
A bíblia foi escrita para quem quer acreditar num plano divino e quanto aqueles que não creem a vida está a plena disposição dos materialistas.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Não. Você disse que era a serpente. Então ela apareceu pelo menos uma vez.
Se não foi a serpente, quem foi?
Começou a apelação porque os argumentos acabaram.
Onde eu disse que foi a serpente. Ao longo de nosso debate estamos falando do personagem inimigo da mulher que esmagaria a cabeça da serpente. Isto ficou bastante claro e voce tentou se esquivar do assunto.
Este versículo mostra que se as escrituras fosse escrita pela vontade do homem este ser mitológico não teria sido ocultado, pois lendas se baseiam em afirmações curtas e esclarecidas. Todas elas são assim...

Trancado