Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

NadaSei????

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!! :emoticon262:


Praga dos Infernos!!! Tava morrendo de saudades tuas!

Sabia que conhecia a lenga-lenga!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Que houve que tu sumiu, seu porcaria? Cheguei a dizer aqui que finalmente tinhas encontrado a iluminação e que eu esperava que ela tivesse sido suave. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Acauan »

Poli a borduna a toa...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

:emoticon12:

Eu também deixei vazar que sou um coração mole, mesmo... :emoticon1:

O NadaSei merece umas bordunadas volta e meia!
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por marta »

Acauan escreveu:Poli a borduna a toa...

:emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Lúcifer »

marta escreveu:
Acauan escreveu:Poli a borduna a toa...

:emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

Apo escreveu:NadaSei????

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!! :emoticon262:


Praga dos Infernos!!! Tava morrendo de saudades tuas!

:emoticon10:
Também senti saudades.
Apo escreveu:Sabia que conhecia a lenga-lenga!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Demoroooo!
Achei que reconheceria meu tom de "SabeTudo" e minhas chicotadas antes.
Apo escreveu:Que houve que tu sumiu, seu porcaria? Cheguei a dizer aqui que finalmente tinhas encontrado a iluminação e que eu esperava que ela tivesse sido suave. :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Ui, ainda não fi dessa vez que se livrou deuzinho aqui.
Ando muito ocupado, principalmente reorganizando as idéias, então em tempos de mudanças intelectuais profundas fica difícil dividir toda minha sabedoria com vocês... (risos) Sou um mutante profundo, já passei entre outras mudanças, de ateu a esse teísta maluco que você conhece e agora estou transmutando em algo mais... então entro um pouco em meu casulo para organizar as idéias.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

Lúcifer escreveu:
marta escreveu:
Acauan escreveu:Poli a borduna a toa...

:emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12:

Eu vi, parece que o garoto é bem territorial... mais um pouco iria acabar me banindo.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

Valdisnnei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:A questão da existência de Deus então não se encontra resposta por meio do questionamento e sim da percepção direta.


Como distinguir percepção direta de alucinação?

Da mesma maneira que você distingue entre sonho e realidade.

Pelo visto, um monte de gente não consegue distinguir, tendo em vista a quantidade de religiões diferentes baseadas em "experiências místicas" com divindades diferentes.
Se bem que você acha que toda e qualquer "experiência mística" leva ao mesmo deus, que não depende de religião...
Valdisnnei escreveu:A escolha em acreditar na ciência parte exatamente do mesmo tipo de escolha.

Há um consenso sobre a ciência gerar tecnologia que funciona.
Não há um consenso sobre religião.

Não vejo diferença entre "experiência mística", loucos gritando num hospício e adolescentes histéricas se descabelando no show de um artista qualquer. São apenas formas diferentes de descontrole.
Até que surja evidência objetiva em contrário.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Darkside »

Acauan escreveu:Tupis não odeiam, não é prático.


Gostei da filosofia.

Como faço pra me converter ao tupismo?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:A questão da existência de Deus então não se encontra resposta por meio do questionamento e sim da percepção direta.


Como distinguir percepção direta de alucinação?

Da mesma maneira que você distingue entre sonho e realidade.

Pelo visto, um monte de gente não consegue distinguir, tendo em vista a quantidade de religiões diferentes baseadas em "experiências místicas" com divindades diferentes.
Se bem que você acha que toda e qualquer "experiência mística" leva ao mesmo deus, que não depende de religião...

Pois o mesmo argumento pode ser usado contra qualquer coisa, até contra a ciência.
Como você sabe que está acordado e não dormindo?
Como sabe que a ciência realmente funciona e você não está apenas alucinando/sonhando que funciona?

Alias o que diz a religião? (Ou ao menos o que eu digo que ela diz?)
Esse é justamente o meu argumento.
Estamos como que dormindo, estamos em um tipo de sonho durante a vigília, mas para poder ver isso é preciso acordar... a única forma de comprovar isso é acordando.
Fernando Silva escreveu:
Valdisnnei escreveu:A escolha em acreditar na ciência parte exatamente do mesmo tipo de escolha.

Há um consenso sobre a ciência gerar tecnologia que funciona.
Não há um consenso sobre religião.

Há controvérsias sobre sua ultima afirmação.
E já disse, a funcionalidade da ciência só diz respeito a ela. Ela funcionar não refuta a religião.
Cita-la é tão inútil quanto tentar refutar a biologia citando a precisão e funcionalidade da matemática.
Fernando Silva escreveu:Não vejo diferença entre "experiência mística", loucos gritando num hospício e adolescentes histéricas se descabelando no show de um artista qualquer. São apenas formas diferentes de descontrole.
Até que surja evidência objetiva em contrário.

Não existem provas de nada, apenas a apresentação de um meio de verificação.
Na ciência para comprovar algo você reproduz um experimento seguindo os passos indicados, nesse caso o que ocorre é análogo.
Depois, mais uma vez, exigir que isso seja feito segundo os ditames do método científico não faz sentido, uma vez que a própria escolha por esse método não faz uso dele, idem para as escolhas e conhecimentos que formamos no dia a dia, o que demonstra que o próprio não é o único meio valido de se saber de algo.

O método científico é tão somente uma ferramenta que nos permite acumular conhecimento tendo fé em coisas que não precisamos verificar pessoalmente a cada passo que damos.
Ele não foi feito para, nem serve como fonte exclusiva de adquirir conhecimento.
Fazer isso é cair em cientificismo e ser um mero crente "no que dizem os cientistas" e que engole e reproduz tudo o que sai desse meio.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

Valdisnnei escreveu:Não existem provas de nada, apenas a apresentação de um meio de verificação.

Há três axiomas:
Identidade, existência e consciência.
Têm que ser aceitos sem prova.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Acauan »

Darkside escreveu:
Acauan escreveu:Tupis não odeiam, não é prático.


Gostei da filosofia.

Como faço pra me converter ao tupismo?



Humm...? Catequizar homens brancos...
Gostei da idéia, pode ser uma revanche histórica, quiçá o prenúncio de uma era de ouro – uma sociedade com a tecnologia do homem branco e valores Tupis.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por marta »

Cadê a Pessoa de Fezes?? Já sumiu? :emoticon26:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Cadê a Pessoa de Fezes?? Já sumiu? :emoticon26:


A professora é daquelas que faz uma aparição ameaçadora e, ao se despedir, avisa:

- Por hoje é o suficiente ( leia-se: a dose de palmatória por hoje é esta, crianças estúpidas :emoticon3: ).
Retornarei ( leia-se: quando menos esperarem, terão mais do mesmo e vamos ver quem é mais forte) :emoticon3:

Posso imaginar a figura por trás das palavras.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:Cadê a Pessoa de Fezes?? Já sumiu? :emoticon26:


A professora é daquelas que faz uma aparição ameaçadora e, ao se despedir, avisa:

- Por hoje é o suficiente ( leia-se: a dose de palmatória por hoje é esta, crianças estúpidas :emoticon3: ).
Retornarei ( leia-se: quando menos esperarem, terão mais do mesmo e vamos ver quem é mais forte) :emoticon3:

Posso imaginar a figura por trás das palavras.


Estou no aguardo. :emoticon144:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
pessoa de fé
Mensagens: 107
Registrado em: 15 Dez 2008, 18:24
Gênero: Feminino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por pessoa de fé »

Só pra relembrar: o tema é sobre convicção ateista. nao vamos nos desviar. Amigo apo, seguindo seus conselhos vou quotar daqui pra frente, alias vou responder a voce diretamente espero ter o prazer de ler as suas respostas.

Nunca houve sequer um crente que tenha saído deste espaço - onde os foristas se conhecem e se respeitam, embora tenham muito senso de humor, graças a deus - sem ameaças, ataques, ofensas e baixo vocabulário.


Não são crentes nem religiosos, simplesmente são seguidores irracionais. O mesmo comportamento podemos notar também naqueles desprovidos de fé.

E quem você pensa que é para saber se confundimos ou não o que com o quê? Como sabe o que o sentido de felicidade que vai dentro de cada ser humano?
Pois veja, que algumas pessoas podem justamente achar o contrário: que vive carente, com medo, infeliz e em busca contante de algo são os que não conseguem viver, amar e trocar sem enfiar um ser imaginário e sado-masoquista no meio de tudo.


Quem eu preciso ser para poder definir, então??????????
O que eu falei foi alguma coisa errada, as pessoas não confundem felicidade com satisfação e comodismo?
felicidade é contentamento, satisfação, alegria, é dependência de algo? Responda se puder...

Quanto ao video da senhora atéia convicta, ela se diz convicta baseada em argumentos de vida bastante coerentes e, pelos meus valores, muito respeitáveis......


Pois este video é tão inutil, quando um video evangélico postado num site evangélico. Só quem vai concordar, apoiar e achar que está tudo certo, são aqueles que estão assumindo o mesmo rótulo, seja consciente ou não. Sendo assim, só vai reforçar as convicções dos ateus, e os crentes só vão firmar a ideia de que os ateus são pessoas que precisam aprender a ouvir a palavra de deus. rsssssssssss.....

Argumentos de vida, coerentes, valores respeitaveis?!Um depoimento de um nazista em um site de nazista, o que vc acha que os nazista irão dizer?
Um depoimento de um crente em um site de crente, o que vc acha que os crentes irão dizer?
Percebe que depoimentos são inúteis? A não ser para aqueles que tem as mesmas ideias. Mas por que? Seria porque desta forma ficamos mais seguros com nossos apegos, de uma forma ou outra isso reforça o que acreditamos ser verdade?!

tal convicção não se baseia em ausência de opções ( como é o caso dos crentes ), e sim da experiência e observação atentos de que deuses, pecado, obediência temerosa e penitência são totalmente desnecessários para quem pauta sua vida por valores decentes,obediência à lei civil e liberdade de escolha e de pensamento.


Observações e experiencias podem distorcer ou estarem distorcidas? E se duas ou mais pessoas percebem da mesma forma (mesmo que esteja errada, distorcida) não vão achar que tudo está certo?
Pois bem, observações são opniões, e se basear em experiencias é estar preso ao passado, nem através de observações e nem de experiencias se pode perceber a Verdade.

Observações há inumeras e sempre chegam mais, Experiencias todos afirmam ter, e cada um tem a sua e entende (compreende) conforme seus preconceitos, anseios, desejos e ai vai.
Mas a Verdade depende de observações e experiencias?
Ou quando se está realmente atento a Verdade se apresenta independente de observações e experiencias?

Até porque este é um forum de questionamento cético....


Mas, questionamentos “condicionados”, perguntas erradas que só abeiram a superficialidade, só levam a respostas e contra-argumentos inúteis. Então ficam os crentes mais certos de que todos os ateus estão com o diabo, e os ateus mais convictos que deus não existe, e só!!! Cada um mais presos ainda nas suas convicções, e ai quando é que alguem aprende, aprende algo novo???

Desculpe a todos se para muitos o que digo é muitas vezes percebido como “arrogância”, mas é o que é, assusta e incomoda mentes que não estão tão acostumadas

Seguir em direção a fé apenas pela fé, não leva a lugar algum.


Isso é um fato para mim. Mas, é um fato para vc tb de que se guiar só pela razão tb é um erro???? Que se apegar a estes extremos se perde algo?? que ambos se aprisionam?? A Verdade pode “realmente” ser percebida pela fé, pelo raciocínio?

"Caminharmos juntos" é coisa de evangelizador. Acho que aqui é lugar de debate e não de caminhada ao monte das oliveiras ou quaquer outro lugar


Palavras são realmente inúteis em certos casos. “caminhar juntos”, “seguirmos juntos”, o sentido que me refiro é de “investigarmos juntos”, sem professores e alunos, sem mestres e discípulos, sem eu sei e vc não sabe, apenas juntos, percebendo juntos conforme a investigação, as percepções vão aparecendo. Como que entrarmos juntos em um local onde nunca estivemos e então passarmos a aprender “juntos”.

há investigação seria, aprendizado serio quando a mente se encontra condicionada? Condicionada a crenças herdadas pelos pais, ideias “aprendidas” e fixadas através da mídia, sociedade, da escola, de livros sagrados ou de autoridades no assunto, condicionadas as experiencias que tivemos, a verdades que aceitamos como inquestionáveis, padrões de pesamentos, paradigmas, rótulos que assumimos, e etc...???

Não acha que urge estarmos atentos aos condicionamentos grotescos e principalmente aos tão pequenos e sutis quase imperceptíveis que as vezes nos enganamos como qualidades?
O que está na cara é até fácil, mas e os que estão bem profundos, e que muitas vezes defendemos com unhas e dentes?

O verdadeiro homem livre está livre de todos os condicionamentos, todos mesmos!!!(...)

Ateus deixaram de ser.


Só aqueles que estão “atentos” as artimanhas e processos da mente, que convive com autoconhecimento verdadeiro a cada segundo, este sim está livre.

Está livre aquele que se define com um rótulo? Eu sou budista; eu sou cristão; eu sou taoísta; eu sou espirita; eu sou evangélico; eu sou maometano; eu sou ateu; eu sou ........estes rótulos não são nomes, definições de um padrão de pensamento? Está livre quem está em um padrão de pensamento? Há uma definição para o ateísmo? Se há é por que é um conjunto padronizado de pensamentos “convicções”, e certezas nos condicionam!

Já viu os vídeos de “ateus” defendendo “sua classe”, “o movimento ateísta”, o pensamentos dos ateus, as definições certas de ateísmo???
Todo “ísmo” é uma prisão, umas com uma certa folga mais que as outras, mas mesmo assim é uma prisão!
Comece a “pensar” diferente e continue afirmando ser um ateu, e logo encontrará criticas dos que acham ser o “ateísmo verdadeiro” (risos). Para estes vc não faz parte do “pensamento verdadeiro” do ateísmo...isso não ocorre com as religiões???

Pois te digo amigo, os ateus estão tão condicionados quanto todos os outros que tb assumiram rótulos diferentes, o único problema é que parece ser vergonhoso ou não querem ver que é preciso ficarem atentos a este fato. Ou para muitos estar condicionado é só crer em uma divindade

Superficialidade é o agir de uma mente superficial. Uma mente superficial se preocupa com superficialidades, e muitas vezes se contenta em viver como a média, em suas vidinhas mediocres, pensamentos insuficientes e “CONDICIONADOS”.

Uma mente que se preocupa com “evolução espiritual”, Deus, espíritos, vida após a morte, santos, provas, conhecimentos, reencarnação, caridade, com sua personalidade, reformas sociais, revolução politica, auto-melhoramento, auto-aperfeiçoamento, auto-estima, riqueza, ficar famoso, ser digno, ser valorizado, carater, disciplinas, seus princípios, honra, segurança psicológica ou emocional, segurança amorosa, ciumes, caminho verdadeiro, viver em paz, viver feliz, e etc, etc, etc.....É UMA MENTE MEDIOCRE e está vivendo na superficialidade.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Reid »

qdo a pessoa se diz ateu eh pq ela tem uma ideia em comum com outros ateus
nao acreditam em deuses e so...

agora religiosos qdo dizem "sou evangelico" existe varias regras para ser evangelico
sou budista, tem varias regras pra ser budista
sou espirita, tem varias regras para ser espirita

ja ateu ou agnostico tem apenas alguma coisa ou outra em comum em relaçao a deuses (ou coisa do genero) e o resto eh resto

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Darkside »

Acauan escreveu:
Darkside escreveu:
Acauan escreveu:Tupis não odeiam, não é prático.


Gostei da filosofia.

Como faço pra me converter ao tupismo?



Humm...? Catequizar homens brancos...
Gostei da idéia, pode ser uma revanche histórica, quiçá o prenúncio de uma era de ouro – uma sociedade com a tecnologia do homem branco e valores Tupis.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Porque a sociedade perdeu o hábito de cultivar tradições e valores de verdade, o esquerdismo ocupou o lugar de guia moral para as pessoas. :emoticon63:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

Reid escreveu:qdo a pessoa se diz ateu eh pq ela tem uma ideia em comum com outros ateus
nao acreditam em deuses e so...

agora religiosos qdo dizem "sou evangelico" existe varias regras para ser evangelico
sou budista, tem varias regras pra ser budista
sou espirita, tem varias regras para ser espirita

ja ateu ou agnostico tem apenas alguma coisa ou outra em comum em relaçao a deuses (ou coisa do genero) e o resto eh resto

O mesmo pode dizer um teísta.
A comparação do ateu nunca deve ser com um religioso especifico, mas com alguém que não é ateu, independente da religião ou de se tem religião (eu mesmo não tenho e nunca tive).
Quando eu digo que sou teísta, não existe nenhuma regra para isso, só tenho uma idéia em comum com um cristão, com um espirita, etc... Nem acordo sobre o que é Deus precisa existir entre nós.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

pessoa de fé escreveu:Só pra relembrar: o tema é sobre convicção ateista. nao vamos nos desviar. Amigo apo, seguindo seus conselhos vou quotar daqui pra frente, alias vou responder a voce diretamente espero ter o prazer de ler as suas respostas.

Nunca houve sequer um crente que tenha saído deste espaço - onde os foristas se conhecem e se respeitam, embora tenham muito senso de humor, graças a deus - sem ameaças, ataques, ofensas e baixo vocabulário.


Não são crentes nem religiosos, simplesmente são seguidores irracionais. O mesmo comportamento podemos notar também naqueles desprovidos de fé.


Todos se diziam dotados de racionalidade. Assim como não são irracionais os desprovidos de fé, simplesmente porque fé é fé, não razão.

E quem você pensa que é para saber se confundimos ou não o que com o quê? Como sabe o que o sentido de felicidade que vai dentro de cada ser humano?
Pois veja, que algumas pessoas podem justamente achar o contrário: que vive carente, com medo, infeliz e em busca contante de algo são os que não conseguem viver, amar e trocar sem enfiar um ser imaginário e sado-masoquista no meio de tudo.


Quem eu preciso ser para poder definir, então??????????


A premissa sobre definição acerca do que é alheio não lhe pertence. Você não possui alçada para tal.
O que eu falei foi alguma coisa errada, as pessoas não confundem felicidade com satisfação e comodismo?

"As pessoas" não são você e o que você julga ser verdadeiro. Fale por você, nunca por outrem. Felicidade é definido - interna e externamente - por um estado de contentamento que se pauta pelo meio e as condições em que se vive. Ninguém é feliz o tempo todo. Infeliz até pode ser, visto que a vida não é 100% sensações prazerosas, de êxtase ou encantamento.
Você pode estar feliz em função de algumas coisas, mas no momento seguinte, tudo pode mudar e você ficará extremente infeliz, ou em estado de choque. E não tem deus que segure isto.
felicidade é contentamento, satisfação, alegria, é dependência de algo? Responda se puder...


Felicidade não prescinde de definição racional.

Quanto ao video da senhora atéia convicta, ela se diz convicta baseada em argumentos de vida bastante coerentes e, pelos meus valores, muito respeitáveis......


Pois este video é tão inutil, quando um video evangélico postado num site evangélico.


Este vídeo não precisa ser útil. Ela deu um depoimento nada hipócrita. Por si só, já serve de exemplo.


Só quem vai concordar, apoiar e achar que está tudo certo, são aqueles que estão assumindo o mesmo rótulo, seja consciente ou não.


Frase sem sentido. Que rótulo ? Algum que você colocou baseada e seus critérios professorais e arrogantes?

Sendo assim, só vai reforçar as convicções dos ateus, e os crentes só vão firmar a ideia de que os ateus são pessoas que precisam aprender a ouvir a palavra de deus. rsssssssssss.....


Não vai reforçar nada. A expressão é livre.

Argumentos de vida, coerentes, valores respeitaveis?!Um depoimento de um nazista em um site de nazista, o que vc acha que os nazista irão dizer?


Um depoimento de um crente em um site de crente, o que vc acha que os crentes irão dizer?
Percebe que depoimentos são inúteis? A não ser para aqueles que tem as mesmas ideias. Mas por que? Seria porque desta forma ficamos mais seguros com nossos apegos, de uma forma ou outra isso reforça o que acreditamos ser verdade?![/quote]

É. Cada macaco no seu galho. Mas pregar uma coisa e fazer outra ou pregar algo tirano por motivos torpes ou criminosos, nada se iguala a isto.

tal convicção não se baseia em ausência de opções ( como é o caso dos crentes ), e sim da experiência e observação atentos de que deuses, pecado, obediência temerosa e penitência são totalmente desnecessários para quem pauta sua vida por valores decentes,obediência à lei civil e liberdade de escolha e de pensamento.


Observações e experiencias podem distorcer ou estarem distorcidas? E se duas ou mais pessoas percebem da mesma forma (mesmo que esteja errada, distorcida) não vão achar que tudo está certo?
Pois bem, observações são opniões, e se basear em experiencias é estar preso ao passado, nem através de observações e nem de experiencias se pode perceber a Verdade.


Que "a Verdade"? Cada um que pense e acredite no que bem lhe aprouver. Desde que não encha o saco dos outros e não se aproveite da carência destes para lhe fazer lavagem cerebral ou ideológica. Muito menos usando de mecanismos insidiosos e chantageadores, como fazem determinadas doutrinas e ideologias.

Observações há inumeras e sempre chegam mais, Experiencias todos afirmam ter, e cada um tem a sua e entende (compreende) conforme seus preconceitos, anseios, desejos e ai vai.
Mas a Verdade depende de observações e experiencias?
Ou quando se está realmente atento a Verdade se apresenta independente de observações e experiencias?


De novo esta tal de " a Verdade"? Verdade é substantivo comum. Escreve-se com letra minúscula, a menos que a palavra inicie a frase.

Até porque este é um forum de questionamento cético....


Mas, questionamentos “condicionados”, perguntas erradas que só abeiram a superficialidade, só levam a respostas e contra-argumentos inúteis.


Se está se referindo ao ateísmo, ao ceticismo ou agnosticismo, não há condicionamento algum aqui. Nascemos sem doutrinas. Nascemos com o pensamento livre. Logo, o condicionamento em torno de crença em seres imaginários variados e verdades estabelecidas é que advêm de condicionamento.

Então ficam os crentes mais certos de que todos os ateus estão com o diabo, e os ateus mais convictos que deus não existe, e só!!! Cada um mais presos ainda nas suas convicções, e ai quando é que alguem aprende, aprende algo novo???


Não. Ateísmo não é crença. É ausência de crença em deuses em geral.
Ateus, céticos e agnósticos estão abertos a lógica da comprovação. Nem a Ciência é dona da verdade, a menos que comprove o que postula. A verdade da Ciência é a sua renovação e não a estagnação, como o são a crenças, seitas, doutrinas e dogmas.

Desculpe a todos se para muitos o que digo é muitas vezes percebido como “arrogância”, mas é o que é, assusta e incomoda mentes que não estão tão acostumadas


Faz-me rir. Conte outra. Esta é velha e arrogante. Não assusta. Só incomoda pra caramba. Mas posso sobreviver.

Seguir em direção a fé apenas pela fé, não leva a lugar algum.


Isso é um fato para mim. Mas, é um fato para vc tb de que se guiar só pela razão tb é um erro????


E quem lhe disse que me guio só pela razão? Deus? Anjinhos? O capeta? Mas pode contar que pela fé não é. E entre a razão e a fé, há muita coisa. Talvez seja você que não consegue perceber.

Que se apegar a estes extremos se perde algo?? que ambos se aprisionam?? A Verdade pode “realmente” ser percebida pela fé, pelo raciocínio?


Ninguém precisa se guiar só por extremos. Que diabo de idéia fixa é esta?
É "verdade", com inicial minúscula. E não é uma só. São infinitas.

"Caminharmos juntos" é coisa de evangelizador. Acho que aqui é lugar de debate e não de caminhada ao monte das oliveiras ou quaquer outro lugar


Palavras são realmente inúteis em certos casos. “caminhar juntos”, “seguirmos juntos”, o sentido que me refiro é de “investigarmos juntos”

Ninguém tá a fim deste seu investimento, caríssima. Porque aqui ninguém é marinheiro de primeira viagem. Suas palavras podem se metamorfosear, mas significam sempre a mesma coisa. Neste caso, less is more.

, sem professores e alunos, sem mestres e discípulos, sem eu sei e vc não sabe, apenas juntos, percebendo juntos conforme a investigação, as percepções vão aparecendo. Como que entrarmos juntos em um local onde nunca estivemos e então passarmos a aprender “juntos”.


E o que você imagina que sabe que o demais foristas aqui não sabem?

há investigação seria, aprendizado serio quando a mente se encontra condicionada? Condicionada a crenças herdadas pelos pais, ideias “aprendidas” e fixadas através da mídia, sociedade, da escola, de livros sagrados ou de autoridades no assunto, condicionadas as experiencias que tivemos, a verdades que aceitamos como inquestionáveis, padrões de pesamentos, paradigmas, rótulos que assumimos, e etc...???

Não acha que urge estarmos atentos aos condicionamentos grotescos e principalmente aos tão pequenos e sutis quase imperceptíveis que as vezes nos enganamos como qualidades?
O que está na cara é até fácil, mas e os que estão bem profundos, e que muitas vezes defendemos com unhas e dentes?


E você é quem ou o que para achar que sabe coisas assim profundas e novidade que não saibamos?

Só aqueles que estão “atentos” as artimanhas e processos da mente, que convive com autoconhecimento verdadeiro a cada segundo, este sim está livre.

Está livre aquele que se define com um rótulo? Eu sou budista; eu sou cristão; eu sou taoísta; eu sou espirita; eu sou evangélico; eu sou maometano; eu sou ateu; eu sou ........estes rótulos não são nomes, definições de um padrão de pensamento? Está livre quem está em um padrão de pensamento? Há uma definição para o ateísmo? Se há é por que é um conjunto padronizado de pensamentos “convicções”, e certezas nos condicionam!

Já viu os vídeos de “ateus” defendendo “sua classe”, “o movimento ateísta”, o pensamentos dos ateus, as definições certas de ateísmo???
Todo “ísmo” é uma prisão, umas com uma certa folga mais que as outras, mas mesmo assim é uma prisão!
Comece a “pensar” diferente e continue afirmando ser um ateu, e logo encontrará criticas dos que acham ser o “ateísmo verdadeiro” (risos). Para estes vc não faz parte do “pensamento verdadeiro” do ateísmo...isso não ocorre com as religiões???

Pois te digo amigo, os ateus estão tão condicionados quanto todos os outros que tb assumiram rótulos diferentes, o único problema é que parece ser vergonhoso ou não querem ver que é preciso ficarem atentos a este fato. Ou para muitos estar condicionado é só crer em uma divindade

Superficialidade é o agir de uma mente superficial. Uma mente superficial se preocupa com superficialidades, e muitas vezes se contenta em viver como a média, em suas vidinhas mediocres, pensamentos insuficientes e “CONDICIONADOS”.

Uma mente que se preocupa com “evolução espiritual”, Deus, espíritos, vida após a morte, santos, provas, conhecimentos, reencarnação, caridade, com sua personalidade, reformas sociais, revolução politica, auto-melhoramento, auto-aperfeiçoamento, auto-estima, riqueza, ficar famoso, ser digno, ser valorizado, carater, disciplinas, seus princípios, honra, segurança psicológica ou emocional, segurança amorosa, ciumes, caminho verdadeiro, viver em paz, viver feliz, e etc, etc, etc.....É UMA MENTE MEDIOCRE e está vivendo na superficialidade.



Parei. Você é uma coleção de clichês e lugares comuns.

Não tenho mais saco e nem idade pra brincar com adolescente descobrindo os mistérios da vida.

Poupe-me.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Lúcifer »

Hã, senhora Pessoa de Fé, a Apo é MULHER e pelo menos umas duas vezes em seu post voce a tratou como "amigo". Belê?! :emoticon45: :emoticon45:

Aproveitando, voce tinha dito na página quatro, se não me engano, que o deus verdadeiro é aquele que criou o universo. Eu citei vários deuses que criaram o universo. Qual deles é o verdadeiro??
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:
O que eu falei foi alguma coisa errada, as pessoas não confundem felicidade com satisfação e comodismo?
felicidade é contentamento, satisfação, alegria, é dependência de algo? Responda se puder...

Felicidade é aquilo que eu digo que é felicidade. É algo pessoal.
pessoa de fé escreveu:
Mas a Verdade depende de observações e experiencias?
Ou quando se está realmente atento a Verdade se apresenta independente de observações e experiencias?

A Verdade é a verdade aqui e em qualquer lugar do universo, mas só chegamos a ela através de observações e experiências.
Ficar atento a alguma coisa já pressupõe observação e experiência.
pessoa de fé escreveu:
Até porque este é um forum de questionamento cético....

Mas, questionamentos “condicionados”, perguntas erradas que só abeiram a superficialidade, só levam a respostas e contra-argumentos inúteis. Então ficam os crentes mais certos de que todos os ateus estão com o diabo, e os ateus mais convictos que deus não existe, e só!!! Cada um mais presos ainda nas suas convicções, e ai quando é que alguem aprende, aprende algo novo???

Aqui, os crentes aprendem, no mínimo, que suas "verdades" não são o centro do universo e que há muita gente que vive muito bem sem elas.
Eles aprendem que elas podem e devem ser discutidas e até abandonadas.
pessoa de fé escreveu: Isso é um fato para mim. Mas, é um fato para vc tb de que se guiar só pela razão tb é um erro???? Que se apegar a estes extremos se perde algo?? que ambos se aprisionam?? A Verdade pode “realmente” ser percebida pela fé, pelo raciocínio?

Para mim, fé, no sentido religioso, é acreditar sem provas e até mesmo diante de provas em contrário.
Eu tenho fé, sim, mas no sentido de confiança baseada em probabilidades de que algo aconteça, não apenas na vontade de acreditar.
pessoa de fé escreveu: há investigação seria, aprendizado serio quando a mente se encontra condicionada? Condicionada a crenças herdadas pelos pais, ideias “aprendidas” e fixadas através da mídia, sociedade, da escola, de livros sagrados ou de autoridades no assunto, condicionadas as experiencias que tivemos, a verdades que aceitamos como inquestionáveis, padrões de pesamentos, paradigmas, rótulos que assumimos, e etc...???

A maioria de nós se livrou desses condicionamentos ao se tornar ateu, ao questionar essas "verdades".
pessoa de fé escreveu: Está livre aquele que se define com um rótulo? Eu sou budista; eu sou cristão; eu sou taoísta; eu sou espirita; eu sou evangélico; eu sou maometano; eu sou ateu; eu sou ........estes rótulos não são nomes, definições de um padrão de pensamento? Está livre quem está em um padrão de pensamento? Há uma definição para o ateísmo? Se há é por que é um conjunto padronizado de pensamentos “convicções”, e certezas nos condicionam!

Eu não acho que haja um deus, portanto sou ateu. Que outro nome teria um descrente?
pessoa de fé escreveu: Já viu os vídeos de “ateus” defendendo “sua classe”, “o movimento ateísta”, o pensamentos dos ateus, as definições certas de ateísmo???

Há apenas 150 anos, ateus ainda podiam ser mortos pela Inquisição. Ainda hoje, ainda somos ameaçados de uma forma ou de outra, sem falar em seitas tentando ocupar cargos no governo e mudar leis.
Sou contra sustentar as igrejecas com meus impostos. Sou contra o ensino da religião (com meu dinheiro...) nas escolas públicas. Sou contra a interferência da religião na pesquisa científica.
Acho razoável que pessoas que pensam assim se unam para tentar impedir que nos tornemos uma teocracia.
pessoa de fé escreveu: Comece a “pensar” diferente e continue afirmando ser um ateu, e logo encontrará criticas dos que acham ser o “ateísmo verdadeiro” (risos). Para estes vc não faz parte do “pensamento verdadeiro” do ateísmo...isso não ocorre com as religiões???

Da discussão nasce a luz. Da crença conformista nasce a fossilização da mente.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:Hã, senhora Pessoa de Fé, a Apo é MULHER e pelo menos umas duas vezes em seu post voce a tratou como "amigo". Belê?! :emoticon45: :emoticon45:


Esta gente tem a cabeça tão oca e fechada, que nem consegue observar características do interlocutor. Eles falam, falam, falam, como se fossem portas tentando evangelizar através de blablabla roto.


Aproveitando, voce tinha dito na página quatro, se não me engano, que o deus verdadeiro é aquele que criou o universo. Eu citei vários deuses que criaram o universo. Qual deles é o verdadeiro??


:emoticon27:
MAS COOOOOMOOOOO????? Você tem alguma dúvida???? O Único, a Verdade, o Caminho!!!!

Você está claramente de má vontade. Ela quer fazer uma viagem através do conhecimento da Verdade ( com maíscula!) e você não quer se dispor a tal proposta? Abra a mente, amigo. A Verdade está bem na sua frente, e você não quer beber do copo.

Tem café aí??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
pessoa de fé escreveu:
O que eu falei foi alguma coisa errada, as pessoas não confundem felicidade com satisfação e comodismo?
felicidade é contentamento, satisfação, alegria, é dependência de algo? Responda se puder...

Felicidade é aquilo que eu digo que é felicidade. É algo pessoal.
pessoa de fé escreveu:
Mas a Verdade depende de observações e experiencias?
Ou quando se está realmente atento a Verdade se apresenta independente de observações e experiencias?

A Verdade é a verdade aqui e em qualquer lugar do universo, mas só chegamos a ela através de observações e experiências.
Ficar atento a alguma coisa já pressupõe observação e experiência.
pessoa de fé escreveu:
Até porque este é um forum de questionamento cético....

Mas, questionamentos “condicionados”, perguntas erradas que só abeiram a superficialidade, só levam a respostas e contra-argumentos inúteis. Então ficam os crentes mais certos de que todos os ateus estão com o diabo, e os ateus mais convictos que deus não existe, e só!!! Cada um mais presos ainda nas suas convicções, e ai quando é que alguem aprende, aprende algo novo???

Aqui, os crentes aprendem, no mínimo, que suas "verdades" não são o centro do universo e que há muita gente que vive muito bem sem elas.
Eles aprendem que elas podem e devem ser discutidas e até abandonadas.
pessoa de fé escreveu: Isso é um fato para mim. Mas, é um fato para vc tb de que se guiar só pela razão tb é um erro???? Que se apegar a estes extremos se perde algo?? que ambos se aprisionam?? A Verdade pode “realmente” ser percebida pela fé, pelo raciocínio?

Para mim, fé, no sentido religioso, é acreditar sem provas e até mesmo diante de provas em contrário.
Eu tenho fé, sim, mas no sentido de confiança baseada em probabilidades de algo aconteça, não apenas na vontade de acreditar.
pessoa de fé escreveu: há investigação seria, aprendizado serio quando a mente se encontra condicionada? Condicionada a crenças herdadas pelos pais, ideias “aprendidas” e fixadas através da mídia, sociedade, da escola, de livros sagrados ou de autoridades no assunto, condicionadas as experiencias que tivemos, a verdades que aceitamos como inquestionáveis, padrões de pesamentos, paradigmas, rótulos que assumimos, e etc...???

A maioria de nós se livrou desses condicionamentos ao se tornar ateu, ao questionar essas "verdades".
pessoa de fé escreveu: Está livre aquele que se define com um rótulo? Eu sou budista; eu sou cristão; eu sou taoísta; eu sou espirita; eu sou evangélico; eu sou maometano; eu sou ateu; eu sou ........estes rótulos não são nomes, definições de um padrão de pensamento? Está livre quem está em um padrão de pensamento? Há uma definição para o ateísmo? Se há é por que é um conjunto padronizado de pensamentos “convicções”, e certezas nos condicionam!

Eu não acho que haja um deus, portanto sou ateu. Que outro nome teria um descrente?
pessoa de fé escreveu: Já viu os vídeos de “ateus” defendendo “sua classe”, “o movimento ateísta”, o pensamentos dos ateus, as definições certas de ateísmo???

Há apenas 150 anos, ateus ainda podiam ser mortos pela Inquisição. Ainda hoje, ainda somos ameaçados de uma forma ou de outra, sem falar em seitas tentando ocupar cargos no governo e mudar leis.
Sou contra sustentar as igrejecas com meus impostos. Sou contra o ensino da religião (com meu dinheiro...) nas escolas públicas. Sou contra a interferência da religião na pesquisa científica.
Acho razoável que pessoas que pensam assim se unam para tentar impedir que nos tornemos uma teocracia.
pessoa de fé escreveu: Comece a “pensar” diferente e continue afirmando ser um ateu, e logo encontrará criticas dos que acham ser o “ateísmo verdadeiro” (risos). Para estes vc não faz parte do “pensamento verdadeiro” do ateísmo...isso não ocorre com as religiões???

Da discussão nasce a luz. Da crença conformista nasce a fossilização da mente.


Grata, Fernando. Eu estava com sono e sem paciência alguma. O dia foi exaustivo ontem e terminá-lo respondendo a coisas que eu já sei onde vão parar, foi uma tarefa que eu declinei.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:A Verdade está bem na sua frente, e você não quer beber do copo.

A Verdade está lá fora.
Foi tomar um cafezinho e já volta.

Trancado