Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:Teismo muito aberto:

Imagem

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Este assunto é tão ridículo, que a gente precisa arranjar um jeito de rir. Do contrário, se deprime.


Hum!!! Bonitão o de blusa cor-de-rosa


Os dois são umas delícias. Pena que estejam ambos comprometidos each other. :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Minha opinião pessoal:

Felicidade só existe durante breves momentos, durante os quais algo de bom faz com que consigamos esquecer os nossos eternos problemas e as desgraças dos outros. Um pouco depois, esse "algo de bom" perde o efeito e, mesmo que continue existindo, já não consegue nos deixar felizes. Na maior parte do tempo, o que temos é um estado de estupor em que não estamos nem felizes nem infelizes: estamos apenas anestesiados por nossas ocupações.


Já a minha opinião pessoal é que felicidade é questão de escolha, é uma forma de sentir diário baseado em valores próprios.

Você está redefinindo "felicidade".
No meu entender, felicidade não depende de escolha. Acontece ou não.


Tô nada

felicidade
fe.li.ci.da.de
sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.

É algo que se escolhe, que se constrói desde que se queira e se tenha os valores necessários.


Verdade absoluta!

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por pastorgentil »

Márcio escreveu:
pastorgentil escreveu:Espero que gostem.

Bjs.


E o que é felicidade prá ti, Gentil?


No meu entender Marcio. Há uma certa diferença entre ser FELIZ e estar alegre, estar triste e ser INFELIZ.
Eu sou feliz mesmo tendo muitos problemas que me deixam triste.
Posso com isso vez ou outra estar triste mas não ser INFELIZ pro resto da vida.

Dizem alguns que "felicidade é um estado de espirito"

Meu filho morreu com oito meses de gestação, fiquei triste. Muito. No entanto posso dizer que sou uma pessoa Feliz. Ainda quando lembro fico triste. Mas mesmo assim sou Feliz. A FELICIDADE não precisa ter motivos e sim encontrar corações dispostos a serem Felizes. E eu sou. Não sou INFELIZ, não deixei o negrume da vida me cegar e nem prostrar-me-ei diante da dificuldades. Há em mim um sorriso eterno. Minha esposa está comigo. Choramos juntos e somos felizes juntos.

As pessoas que tem dificuldades não podem pensar que por causa disso são infelizes, podem escolher, se amargurar ou se libertar da amargura, que não está nos destroços de seus corpos, nem nas pernas que não funcionam e muito menos no corpo que não reage.

O que trás a INFELICIDADE são os outros que olham e não sabem reagir ou se expressarem. Malogro da vida não tem explicação. Mas a felicidade é algo que dentro de nós podemos achar. A amargura e a revolta faz com que o ser humano se torne escuridão. Acenda a luz. Procure coisas belas que te faça feliz e achará .

Um abraço.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Márcio escreveu:Mas, quase todos escolhem ser feliz, poucos conseguem com eficiência.
E nem dá pra ser feliz o tempo todo, acho que felicidade é pura consequência do viver.


hahaha .... minha mãe já dizia que sou irritantemente eficiente (brincadeirinha)

Eu acho de verdade que é um aprendizado baseado no querer mas que só chega quando o sujeito cansa de sofrer, de alimentar o próprio sofrimento que é o que as pessoas mais fazem na verdade.

"Tipo assim", o cara é tetraplégico, mas decide que será feliz assim mesmo?
O cara está esquelético num campo de concentração, vendo todos ao redor morrer de fome, doença ou tortura, mas é feliz porque resolve "não alimentar o próprio sofrimento"?

É, pode ser. Se você consegue ignorar os próprios problemas, se torna insensível ao sofrimento alheio e se convence de que está feliz, quem sabe...


Ah vai Fernando não apela.

Cada vez que falo do assunto vem alguém citando a miséria alheia como se fosse sua ou como se alguém deixasse de comer ou dormir porque a miséria alheia existe, se assim fosse se toda essa sensibilidade existisse tudo que estivesse ao alcance das possibilidades humanas já teria sido feito e as tais misérias humanas não existiriam aos montes.

Tem gente que vive problemas e tem gente que resolve problemas, tem gente que reconhece seu limite em solucionar o sofrimento alheio mas nem por isso deixa de estar pronto a ajuda sem perder nada, ao contrário, sendo cada vez mais sensível e dentro disso tudo continua construindo sua felicidade naturalmente porque tudo isso está dentro dos seus valores.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Ah vai Fernando não apela.

Cada vez que falo do assunto vem alguém citando a miséria alheia como se fosse sua ou como se alguém deixasse de comer ou dormir porque a miséria alheia existe, se assim fosse se toda essa sensibilidade existisse tudo que estivesse ao alcance das possibilidades humanas já teria sido feito e as tais misérias humanas não existiriam aos montes.


A miséria dos outros me dói. A filha de uma colega de trabalho morreu atropelada. Eu nem conhecia a menina, mas, quase 2 anos depois, não consegui ainda tirar da cabeça a cena da mãe chorando desesperada depois que ligou para a filha e atendeu o bombeiro que estava no local do acidente.
salgueiro escreveu:Tem gente que vive problemas e tem gente que resolve problemas, tem gente que reconhece seu limite em solucionar o sofrimento alheio mas nem por isso deixa de estar pronto a ajuda sem perder nada, ao contrário, sendo cada vez mais sensível e dentro disso tudo continua construindo sua felicidade naturalmente porque tudo isso está dentro dos seus valores.

Há sofrimentos que não têm solução. A gente aguenta firme quando é com a gente e finge que não vê quando é com os outros.
É isto mesmo: minha felicidade depende de eu me tornar insensível.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Ah vai Fernando não apela.

Cada vez que falo do assunto vem alguém citando a miséria alheia como se fosse sua ou como se alguém deixasse de comer ou dormir porque a miséria alheia existe, se assim fosse se toda essa sensibilidade existisse tudo que estivesse ao alcance das possibilidades humanas já teria sido feito e as tais misérias humanas não existiriam aos montes.


A miséria dos outros me dói. A filha de uma colega de trabalho morreu atropelada. Eu nem conhecia a menina, mas, quase 2 anos depois, não consegui ainda tirar da cabeça a cena da mãe chorando desesperada depois que ligou para a filha e atendeu o bombeiro que estava no local do acidente.
salgueiro escreveu:Tem gente que vive problemas e tem gente que resolve problemas, tem gente que reconhece seu limite em solucionar o sofrimento alheio mas nem por isso deixa de estar pronto a ajuda sem perder nada, ao contrário, sendo cada vez mais sensível e dentro disso tudo continua construindo sua felicidade naturalmente porque tudo isso está dentro dos seus valores.

Há sofrimentos que não têm solução. A gente aguenta firme quando é com a gente e finge que não vê quando é com os outros.
É isto mesmo: minha felicidade depende de eu me tornar insensível.


Fernando, tenho um armário emocional cheio de "esqueletos", de dor, de sofrimento como todo mundo mas não vivo focada nele por outro lado sou uma pessoa cheia de "conquistas" que valorizo e sei que é escolha minha o equilíbrio e a felicidade que possuo..

Ao contrário, a minha felicidade é fruto exatamente do fato de eu ser uma pessoa sensível.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por Apo »

O que importa é que deus deixa alguns terem uma "sensibilidade" que gera "conquistas", que permitem a tal felicidade. Para outros, só sobra a dor de conseguir ou não sobreviver. Mas isto já é apelação.

Ah sim, nunca esqucendo de que estes últimos ( que não tem descanso porque a vida deles é feita de dor), sofrem apenas porque merecem. Esta é a ordem natural das coisas. Então, eu consigo deitar e dormir.
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Uma filosofia a ser estudada-Teismo Aberto

Mensagem por pastorgentil »

Sobre o teísmo aberto
Eu controverso?

http://gentilpereira.blogspot.com/2010/ ... so-eu.html
:emoticon26:

Isso eu posso?
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Trancado