Avatar escreveu:Washington escreveu:É... Pode ser humor, mas nâo deixa de ter um fundo de verdade.
Porque a imensa maioria gosta tanto de carne?
Porque a imensa maioria come tão pouco vegetais se são tão bons para a saúde como dizem os vegetarianos?
Para estar de acordo com os princípios da evolução deveríamos preferir os vegetais e não as carnes, afinal uma dieta "melhor" como vegetariana deveria ser uma vantagem evolutiva.
Porque não preferimos vegetais?
Vegetarianismo para mim é somente uma evidência da abundância que a humanidade vive hoje.
Gostaria de saber quantos vegetarianos havia em 1800, 1900, e hoje em dia.
Washington,
No post anterior eu citei os fumantes como exemplo. Você acha importante falar de números? Os fumantes contam-se aos milhões, centenas de milhões, mundo afora. E o que não falta é campanha mostrando os malefícios do cigarro. Será que eles desconhecem tais riscos à saúde? Duvido. E, mesmo assim, usufruem desse hábito despreocupadamente. Por que com a carne seria diferente? Nesse caso, ainda há a agravante de que a carne é um alimento cultuado como essencial à manutenção da saúde humana. As pessoas realmente acreditam nisso e defendem essa idéia até com sinceridade, em muitos casos.
Avatar, discordo de sua analogia.
Pesquisas científicas indicam que a dieta onívora foi fundamental para a evolução da humanidade, e representou claramente uma vantagem evolutiva. Já o tabagismo está há pouquíssimo tempo com a humanidade, é claramente uma desvantagem evolutiva, e está regredindo.
Existem pais que forçam seus filhos a comer carne, quando estes recusam, acreditando que estão fazendo o melhor pelo filho. Esse é um exemplo da crença de que a alimentação carnívora é necessária. E, claro, também existem aqueles que, como eu, pouco se importam com o que comem. Jogam seus argumentos toscos aos quatro ventos não por fidelidade ideológica, mas, simplesmente, por apego ao prazer que a carne proporciona.
Normalmente os pais forçam os filhos a comer outros tipos de comidas. As carnes, em geral, são o tipo comida preferida, somente não são mais consumidas por causa do preço.
O maior consumo de proteína na infância hoje que há tempos atrás é apontado como causa da melhoria das condições de saúde da população e do aumento da estatura média.
O direito que eles possuem de saborear um pedaço de animal morto confronta-se com o direito natural que aquele ser tem de viver sua vida. Claro, a força desempata a questão e o animal é subjugado pelo egoísmo humano.
Na natureza mata-se e morre, infelizmente a vida é assim. Outras espécies matam milhões de humanos.
Antes que você faça algum apelo à natureza, asseguro que já ouvi esse argumento zilhões de vezes e, aqui mesmo no RV, já o respondi da forma como entendo a situação.
Desculpe-me, mas já fiz o apelo à natureza quando citei a preferência e a vantagem evolutiva.
Até te peço desculpas se apresentei alguma questão de forma contundente ou pouco educada (como o “pedaço de animal morto”, por exemplo). Esses arroubos emocionais costumam nos acompanhar quando acreditamos firmemente no que estamos fazendo.
Saudações.
Não tem porque pedir desculpas, eu compreendo os seus sentimentos, talvez até mais do que você imagina.
Trabalho em uma empresa de alimentos que cria e abate animais e já obervei reações de incômodo de pessoas ao visitar instalações, às vezes chega a ser constrangendor.
Saudações.