Filosofia: catolicismo X espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Re.: Filosofia: catolicismo X espiritismo

Mensagem por Alter-ego »

Deixemos de coisas pequenas, este tópico já está sepultado.

Benetton vociferou em outro tópico e lancei uma resposta aqui, afim de não desvirtuar o sentido do tópico anterior. Ao se ver posto contra a parede, o referido forista tentou mover-se para várias posições intermediárias, afim de esquivar-se das bordunadas¹, o que, no entanto, não foi possível.
Primeiro, tentou contra-argumentar [sic.], desviando o foco da discussão paa outra questão absolutamente irrelevante no momento: o Tribunal do Santo Ofício. Depois passou à tática de apelar para a juventude do Espiritismo². Vendo-se desmascarado em ambas as proposições, tateou ainda, simultâneamente, atacando o forista Aurélio a respeito do uso indevido de um texto cuja validade histórica é, no mínimo, questionável. Outro ponto, absolutamente, irrelevante para a proposição inicial.
Acossado de todos os lados e demovido de sua posição inicial até por seus pares, apelou, então, para uma única alternativa: desmoralizar o oponente, questionando as suas motivações para o embate. Acontece, que qualquer pessoa com um mínimo de capacidade discursiva saberá que pouco importa a motivação ideológica do oponente, mas, isso sim, a validade da sua argumentação.
Como o prezado colega feriu todos os princípios mais elementares para uma discussão limpa, demonstrando, absoluta incapacidade para debater, dou por encerradas as discussões no presente tópico, guardando munição para outra ocasião, mais própria, e outro forista, melhor habilitado.
Se os abutres agora o quiserem, mãos, ou melhor bicos, à obra.

Até mais!

¹ Termo Acauaniano. Sinônimo de porrada, ou coisa que o valha.
² Religião que, apenas, se propões a ser o Consolador, o futuro das religiões.
"Noite escura agora é manhã..."

videomaker

Re: Re.: Filosofia: catolicismo X espiritismo

Mensagem por videomaker »

[quote="Alter-ego"]Deixemos de coisas pequenas, este tópico já está sepultado.

E com alma encomendada ao ceu , com extremuncão e bencão de um padre !
Com tanta baboseira no corpo de uma doutrina , e dai a filosofia e seus filosofos , amem !!!!!!!!!!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Hugo

Mensagem por Hugo »

Esse tópico é uma luta de monstros! :emoticon12:

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

É impressionante! Por mais que eu tente me livrar das discussões internéticas, continuam me mandando mensagens privadas, alertando para acontecimentos do fórum, fazendo comentários...não que eu esteja reclamando...

Recebi duas mensagens de pessoas diferentes alertando sobe o comportamento do Aurélio, e ambas me enviaram material que comprova as mentiras do Aurélio.

Uma delas disse: "Se quiser usar isso, fique à vontade. Só solicito a Você, o obséquio de não mencionar o meu nome. [...]pelo visto, eles, Aurélio e Zangari, tentaram te prejudicar, e muito".

Como prometido, não vou mencionar o nome dessa pessoa. Mas é impressionante o medo que essa pessoa tem dessa dupla. Tentaram me prejudicar? Sim, tentaram. E bastante. Mas dei o troco. E se eu, um simples menino de 26 anos, pude fazer isso(tá certo que tive muita ajuda nisso - essa é a vantagem de se ter vários amigos), que dirá gente mais garibada do que eu .

A outra pessoa me disse, com relação ao fato do Aurélio ter dito já ter tirado a página dele "faz tempo":

O aurélio manteve no linha cética do pesquisa psi o link para a página pessoal dele até o dia 10 de julho, pelo menos. De acordo com o cache do google.

Que fraude!

Tal pessoa me enviou o cache do google, a quem quiser eu envio.

Gostaria de comentar por último a mensagem do Irã:

Irã escreveu:
Se o que o Aurélio fez, foi mesmo anti-ético, quero ver o Zangari defendê-lo ... :emoticon12: :emoticon5:

É facil falar dos outros. O difícil é reconhecer os próprios erros ! :emoticon17:

Irã, o Zangari é a última pessoa que eu esperaria admitir os próprios erros. Numa discussão que tive no Orkut, ele não me pediu desculpas por ter me acusado de coisas que não fiz. Vou passar um resumo da situação através d euma carta que enviei a vários pesquisadores.

O que aconteceu foi o seguinte: eu numa discussão pelo Orkut, disse que Stevenson era ateu. Disse isso baseado na informação de uma amiga chamada Deise Garcia, que disse que a informação estava no livro "Almas Antigas" "Old Souls", de Tom Shroder. Confiei nela nesse quesito, mas não expliquei isso ao fórum. Infelizmente ela não transcreveu onde estaria a informação, disse que o livro dava a entender tal idéia, soube disto depois.Ela deu a informação de que Ian Stevenson era ateu num fórum em que o Zangari também participava, chamado "Religião é Veneno", e o Zangari não se manifestou, logo, pensei que a informação estivesse correta, pois não vi reclamações de nenhum membro do fórum, inclusive do Zangari. Baseado nisto, Zangari me acusa de ter mentido, quando na verdade, apenas confiei na informação transmitida. Deveria ter checado mais a fundo, mas não menti.

Outra coisa que ele me acusa é de ter dito (no Orkut também) que eu havia apresentado artigos em revistas e congressos (no plural), quando na verdade eu só teria apresentado em 1 revista (Pensar) e 1 congresso (III Encontro Psi). E me acusou de ter mentido nisso também. E disse que vai alertar a comunidade parapsicológica a respeito de minhas mentiras, numa nota em inglês e em português. O que ocorreu nesse último caso é que eu já havia explicado detalhadamente ANTES para os internautas onde eu havia publicado minhas pesquisas, citando a revista e o congresso que publiquei (disse explicitamente apenas 1 de cada). Nesse meio tempo recebi o feedback de outras revistas , como a Paranormal Review, que considerou a publicação de outro artigo meu para a edição de Outubro. Além disso, enviei outros artigos para outras revistas, e devem ser publicados, como o Anuário Espírita. Pelo fato de já haver explicado detalhadamente onde havia publicado meus artigos, e pelo feedback que recebi, usei do plural quando dei a informação. Zangari não aceitou minhas explicações e quer avisar os pesquisadores da área (Ian Stevenson, Jim Tucker etc) sob minhas recentes atitudes, acusando-me de espalhar mentiras. Nem preciso dizer que o xinguei inúmeras vezes devido a isso. Acabaram nossas relações definitivamente.

Recebi um feedback que considerou a atitude dele anti-ética:

Lamento imensamente o acontecido. É muito grave um pesquisador atacar a reputação de outro com base em conversas de internet e principalmente por causa de um incidente tão comezinho, como o número de publicações. É antiético atacar a reputação de alguém sem possibilitar um direito de defesa público e muito insensível da parte dele não entender que você é um pesquisador iniciante na área e que está aprendendo os códigos de postura da comunidade científica. Um pesquisador que não se sentisse ameaçado, que tem acesso a você como ele tem, deveria perguntar, advertir, pedir que você corrigisse o que disse em público, antes de atacar sua reputação. Se ele agir como você está descrevendo, eu diria mesmo que é um uso indevido do poder de influência que ele tem sobre certos círculos.

Infelizmente estas coisas povoam o meio acadêmico.

Espero que você não desanime e continue o seu trabalho.

Bem, Irã, agora vou te mostrar os erros que o Zangari cometeu e não admitiu. Ele disse:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 4797905793

Vitor, ao apresentar exclusivamente a crítica que me foi feita por Roitman novamente apresenta comportamente eticamente reprovável. O Vitor sabe que respendi às críticas por ter acompanhado a discussão. [ http://listas.pucsp.br/pipermail/pesqui ... 09234.html ]
Ela se dei em outrubro de 2004, no Fórum Virtual de Pesquisa Psi, em mantido pelo Inter Psi, lista da qual o Vitor participou até há poucas semanas, de resolveu sair por ser criticado por ter feito proselitismo religioso.

O problema é que eu apresentei sim, a resposta (fraca) dele ao Jayme, como consta em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 3660304257

http://listas.pucsp.br/pipermail/pesquisapsi/2004-October/009234.html

Vejam as críticas do jayme. O Zangari se contorce mais que uma cobra pra argumentar. Vejam o que ele diz:

Zangari afirna : ¨Os resultados das pesquisas experimentais da psicocinesia oferecem dados suficientes para se afirmar a existência da capacidade de influência mental sobre a matéria ¨

Algum cético daqui concordaria com isso? NEM EU AFIRMARIA UMA COISA DESSAS!!!! E o que o Zangari escreveu pra se livrar?

Ora, oferecer dados suficientes para se afirmar a existência não é o mesmo que demonstrar a existência, ou provar, como o Jayme e Quevedo preferem. Minha concepção, mas não só minha, é a de que apesar de haver dados suficientes, a Pesquisa Psi carece de demontrações de psi.

Minha Nossa! Afirmar a existência não é o mesmo que demonstrar a existência? Então afirmou sem demonstração? Que absurdo!!! Alguém entende isso?

Vejam o link da lista da pesquisa psi oferecido. É o mesmo. E eu até cito a resposta dele, e comentei!!! Então como é que o Zangari chega e me diz que não apresentei a resposta dele? Bem, Irã, acha que ele me pediu desculpas por isso? procure nas mensagens do orkut e tenha vc mesmo a resposta...

Outro incidente que o Znagari errou e não me pediu desciulpas foi o que ele disse que não havia me acusado de ter mentido no episódio "Stevenson ateu". Mas acusou!

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 4797905793

Alguém poderia mostrar o trecho em que eu teria acusado o Vitor de ter mentido no "episódio Stevenson ateu"? Se ninguém apresentar esse trecho, então novamente, como no caso dos artigoS publicadoS em revistaS e congressoS, o Vitor terá mentido! Se esse trecho não aparecer, creio que o Vitor terá que se retratar, reescrevendo a cartinha dele e reenviando-a novamente para quem quer que ele tenha enviado. Mas... isso se ele tiver algum respeito pela ética.

E eu mostrei que ele havia me acusado!

Aqui. O trecho está aqui:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 0537904001

Duas partes:

1ª parte: "Mas é PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL que você se disponha a usar do expediente da mentira para colocar-se numa posição de reconhecimento ou produção científica."

2ª parte: "O mesmíssimo expediente foi usado por você no "caso Stevenson", como recurso retórico para dar legitimidade a um campo nada bem visto pelo conjunto dos cientistas."

Apresentado o trecho, portanto.

Ao invés de reconhecer o erro e me pedir desculpas, sabe o que ele disse (só após o Julio ter dito e repetido que no trecho em questão ele havia mesmo me acusado de ter mentido, embora não conscientemente)?

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 8587016065

se estou afirmando o que quis dizer no MEU texto, alguém poderia até discordar da forma, mas já não do conteúdo, a não ser que interpretasse a significação que dei a ele mentirosa. Mas, em não sendo esse último caso, e por questão de ética e justiça, ao saber qual a significação que dei ao que escrevi, o Vitor TEM OBRIGAÇÃO ÉTICA de reescrever a mensagem e reenviá-la, ainda que discordando da forma com que escrevi. No entanto, se ele julga que menti, então a questão deixa de ser ética e passa a ser de caráter, de moral. E aí, a discussão sobre o sentido que dei perde o sentido. Estou trazendo o sentido e, ao não ser respeitado em minha solicitação, haverá a demonstração de que o problema é mais embaixo. O Vitor mentiu, e disso não qualquer dúvida... mas no "caso das publicaçõeS"... até agora inexistentes. No "caso Stevenson", o problema foi o de falta de verificação; de transmissão de informação sem apresentar a dúvida que ele afirmou ter a respeito da mesma; e tentativa de justificação irracional deste comportamento.

Pois é, Irã, depois foi o fim da picada ver o Zangari cobrar que o Julio pedisse desculpas para o Rapha quando ele próprio revelou-se incapaz de tal atitude.

Putz, escrevi tudo isso sendo que já havia dito pro Zangari que não pretendia citar o nome dele mais em fóruns públicos. Se bem que, pelo que me lembro, eu acho que pedi para ele fazer o mesmo, e não fez. Então...

Abraço,
Vitor

PS: pra quem quiser acompanhar a discussão:http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=57041&tid=2471495480458991539&na=3&nst=81&nid=57041-2471495480458991539-2471545278470920935
Editado pela última vez por Vitor Moura em 13 Jul 2006, 05:03, em um total de 1 vez.

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Será que o Zangari agora vai aparecer? Algo me diz que sim... só nem imagino o contorcionismo de palavras que ele vai usar para defender o Aurélio, que inclusive, copiou e distribuiu o livro de Sagan antes dos 70 anos após a morte do autor infringindo mais uma vez a lei dos direitos autorais, já que se tratava da obra completa, e não meras passagens...
(no meu caso, a obra considerada é a revista científica, só alguns artigos estando disponíveis....nenhuma revista é mostrada de forma completa).

Bem, Zangari aparecendo ou não, dessa vez eu realmente espero não ter mais que voltar ao fórum. Acho que já ficou mais do que provado que meu abandono não se deveu a "medo" ou por eu ter "infrigido a lei". É, simplesmente, falta de saco mesmo de ter que responder a alguém como o Zangari. Não consigo mais levá-lo a sério. Peço que me mandem mensagens em PVT só se for algo essencial mesmo, do tipo "te ameaçaram de morte lá no fórum"...ah, e Zangari, não mande mensagens no meu email que nem vou lê-las, serão imediatamente deletadas, sem ler. Está avisado.

Julio Siqueira

Mensagem por Julio Siqueira »

-
-
Aviso aos Incautos...:

Vitor Disse: E se eu, um simples menino de 26 anos

Cuidado, amigos e inimigos, que esse "simples menino de 26 tenras primaverinhas" ( :emoticon59: :emoticon59: :emoticon59: ) é enorme e forte pra cacete... (que bom que ele é meu amigo :emoticon45: )

Imagem

Aviso dado, podemos retornar aos debates...

videomaker

Mensagem por videomaker »

Julio Siqueira escreveu:-
-
Aviso aos Incautos...:

Vitor Disse: E se eu, um simples menino de 26 anos

Cuidado, amigos e inimigos, que esse "simples menino de 26 tenras primaverinhas" ( :emoticon59: :emoticon59: :emoticon59: ) é enorme e forte pra cacete... (que bom que ele é meu amigo :emoticon45: )

Imagem

Aviso dado, podemos retornar aos debates...

Poxa Julio agora vc botou medo em uma galera com essa informação do Vitor ser grande e forte !
Sacanagem...
:emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

shitmaker escreveu:Poxa Julio agora vc botou medo em uma galera com essa informação do Vitor ser grande e forte !

Ele tb é um gorila?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Alter-ego escreveu:Benetton vociferou em outro tópico e lancei uma resposta aqui, afim de não desvirtuar o sentido do tópico anterior. Ao se ver posto contra a parede, o referido forista tentou mover-se para várias posições intermediárias, afim de esquivar-se das bordunadas, o que, no entanto, não foi possível.

Mas quanta pretensão do cético-romanista. Simplemente porque a Revista Época mostrava uma pequena comparação entre Espíritas e Católicos, ele não gostou e tratou logo de abrir outro tópico para que aquelas matérias ficassem esquecidas. Posto contra a parede ??? Mas Eu procurei responder a todos que me questionaram, e nem de longe me senti pressionado, embora fosse um batalhão contra mim e orquestrado, inicialmente, pelo seu inconformismo. Se você está acostumado a bordunadas, o problema não é meu. Não julgue os outros com base em si mesmo.

Alter-ego escreveu:Primeiro, tentou contra-argumentar [sic.], desviando o foco da discussão paa outra questão absolutamente irrelevante no momento: o Tribunal do Santo Ofício. Depois passou à tática de apelar para a juventude do Espiritismo.

[ Sic ] ? Você está com soluço ? Sabe mesmo o que significa isso ? Só usamos esse termo "Sic" para fazer referência a um texto original, e não para ressaltar ou destacar o que queremos. E se o Tribunal do "Santo" (????????) Ofício mandou assassinar centenas de milhares de pessoas, que poderiam ter sido grandes Filósofos, certamente isso implicou na realidade atual.

E a juventude do Espiritismo, 150 anos, comparada à atuação e dominação da velha igreja, de mais de 1600 anos, é realmente um fator que desencadeia diferenças nas mais diversas áreas, só não vê que não quer, ou quem ainda a defende. Afirmei, antes, que fui católico. Meus pais ainda são. Sigo outra religião. E só depois que deixei REALMENTE o catolicismo, é que passei a enxergá-lo como ele realmente é, com virtudes e defeitos.

Alter-ego escreveu:Vendo-se desmascarado em ambas as proposições, tateou ainda, simultâneamente, atacando o forista Aurélio a respeito do uso indevido de um texto cuja validade histórica é, no mínimo, questionável. Outro ponto, absolutamente, irrelevante para a proposição inicial.

Desmascarado ???? Desculpe-me mas a sua aflição em querer denegrir minha pessoa não condiz com os ensinamentos que você recebeu da igreja. Desmascarado foi você que quis se passar por pretenso cético e/ou ateu, seja lá o que for, mas que continua se doendo todo quando fazem comentários sobre a sua igrejinha, que não passa de um túmulo caiado de branco : Bela por fora, mas podre por dentro. E o que aconteceu, foi que nem sempre é simples expor uma linha de raciocínio para diferentes pessoas, tendo cada um o seu próprio estilo e compreensão, o que é natural.

Não ataquei o Aurélio, a quem respeito. Mesmo porque já pudemos nos comunicar em PVT, quando percebi sua sinceridade, honestidade e compromisso com seus ideais, nobres e respeitáveis. E nem me importei com o fato dele ter copiado uma página do meu site, só solicitei que houvesse citação da fonte. E ainda disse que poderia copiar quantos artigos quisesse, com citações.

E se você ainda acha que a validade histórica do teor dos textos do meu Site é questionável, reclame com :

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_C ... _de_Niceia

* UMA HISTÓRIA DA LEITURA, de Alberto Manguel, COMPANHIA DAS LETRAS – SP, 1997 ( páginas 228 a 237 ) da "LEITURA DO FUTURO" - Editora Schwarcz Ltda.

* Documentos da Igreja Cristã, de H. Bettenson

* História da Igreja Católica, Philip Hughes, Dominus

* História Universal, H.G. Wells

* Instituto São Thomás de Aquino - Fundação para Ciência e Tecnologia - Dominicanos de Lisboa - Portugal.

Foram essas as fontes CITADAS no meu Site. Sentir-me-ei honrado com a sua visita :

http://www.geocities.com/jeffersonhpbr/Niceia2.html

Alter-ego escreveu:Acossado de todos os lados e demovido de sua posição inicial até por seus pares, apelou, então, para uma única alternativa: desmoralizar o oponente, questionando as suas motivações para o embate. Acontece, que qualquer pessoa com um mínimo de capacidade discursiva saberá que pouco importa a motivação ideológica do oponente, mas, isso sim, a validade da sua argumentação.

Acossado ??? De novo movido pela cólera ? Mas que feio. Onde estão os ensinamentos da Igreja ? Acossado são aqueles que jogam um assunto e fogem dos debates, temendo perseguição e deixando que outros o defendam.

Demovido não fui, até porque minhas convicções permaneceram e permanecem as mesmas. Não mudo uma vírgula das minhas assertivas anteriores. E as motivações de quem quer que seja, realmente, não fazem parte das minhas preocupações.

Alter-ego escreveu:Como o prezado colega feriu todos os princípios mais elementares para uma discussão limpa, demonstrando, absoluta incapacidade para debater, dou por encerradas as discussões no presente tópico, guardando munição para outra ocasião, mais própria, e outro forista, melhor habilitado.
Se os abutres agora o quiserem, mãos, ou melhor bicos, à obra.
Até mais!

Discussão limpa sempre procurei manter, embora fosse ofendido em diversas ocasiões. Mas também reconheço o excelente tratamento dispensado por verdadeiros debatedores.

Talvez, capacidade para debater faltou-lhe, haja vista a sua ausência inconteste no teor das mais de 5 páginas, com excessão 2 ou 3 aparições, se muito, e mesmo assim, não debateu, só tentou ironizar. E se sua habilitação ao diálogo civilizado atingir, algum dia, níveis compatíveis ao que se espera de quem recebeu ensinamentos Cristãos ( embora existam ateus e céticos muito mais educados e intelectualizados - Pude perceber isso aqui mesmo ), estarei, como muitos, disposto a uma conversa amigável.

Abutres ? Mas que maneira deselegante de se referir aos demais Foristas. Sempre tive respeito por todos e jamais me reportei desse modo a quem quer que seja.

Editado pela última vez por Benetton em 13 Jul 2006, 15:50, em um total de 9 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Ike

Mensagem por Ike »

Este Fórum é muito engraçado. Da Diabolização de uns salta-se para a diabolização de outros. Acho que isso acontece por causa da retórica inflamada... que sempre transvaza.

O Meu Julgamento: São todos Diabólicos? :emoticon13:

Zangari tenta destruir Vitor... e agora Vitor tenta destruir Zangari. Farinha do mesmo saco. Vão os 2 terminar sem dentes como dizia o Ghandi... :emoticon12:

Ike

Mensagem por Ike »

Ide todos á merda... Desapareçam os dois... :emoticon12:

Julio Siqueira

Mensagem por Julio Siqueira »

-
-
Meu Deeeeuuuussss! Li agora o tal "Dossiê Aurélio". Tô chocado! :emoticon19:

Até link remetendo do blog linha cética para o site pessoal dele (onde ele ofertava todo o livro do Carl Sagan online...) tinha (agora ele já retirou..., tanto o link quanto o site!).

:emoticon17: :emoticon17: :emoticon17:

Bem, Pelo menos agora tá todo mundo no lugar certo... E cumprindo as penas devidas!

Imagem

:emoticon262:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Passeando pela pesquisa deste Fórum, reli este tópico. E ele é bem antigo.

Na época, houve uma enxurrada de mensagens em sequência que tornava quase impossível responder com a acuidade necessária ao conteúdo e proposições das mesmas.

Mas, no caso específico dessa mensagem, a resposta não foi completa. Talvez o Acauan nem dê mais importância a esse fato, pois já faz muito tempo, mas se alguém levantar esse tópico de novo em favor do catolicismo como expoente da filosofia mundial, terá que levar em conta as argumentações reiteradas abaixo e com mais detalhes, e que alguns aqui teimaram em não aceitar, seja por inclinações e simpatias pelo autor do assunto ( Alter-Ego ), seja por antipatia ao Espiritismo ou pelo simples fato de não querer enxergar o óbvio.

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:Seria realmente espantoso se o Espiritismo, que mal completou 150 anos, tivesse mais expontes Filosóficos do que uma religião que tem aproximadamente 1675 anos ( sua fundação oficial foi no Concílio de Nicéia ). Qualquer filósofo anterior a essa data, não pertenceria, oficialmente aos quadros da igreja, mas certamente a mesma tratou de incorporá-los. Realmente, as comparações estão bem proporcionalizadas ...

Mais importante que o tempo de existência de uma escola filosófica é a força de suas proposições.

Claro, e desde que contassem com o apoio, proteção e a espada de quem detinha o poder que, no caso, era a igreja católica. Sabemos muito bem o que acontecia quando um não-católico expunha suas idéias, naquela época. Era fogueira ou ... fogueira.

Acauan escreveu:Escolas com proposições fracas são rapidamente refutadas ou absorvidas por concepções filosóficas mais abrangentes, terminando por desaparecer ou deteriorar-se na forma de ideologias ou misticismos.

O interessante é que os grande filósofos católicos como Santo Agostinho ( 354 ), Thomás de Aquino ( 1225 ) floreceram e se firmaram, respectivamente, justo no período em que a Igreja nasce sob a espada de Constantino ( 325 ) que fundou o império Católico e quando o Papa Gregório IX, em 1233 editou a bula "Licet ad capiendos" e, em 1252, o Papa Inocêncio IV editou a "extirpanda", que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários de seus inimigos, quem ela entendesse como inimigo, ou simplesmente quem discordasse dos seus ditames, fossem eles de ordem cultural, teológica, filosófica, científica, etc, acusando-os de hereges, por vários séculos.

Muitos teimam em esquecer que o Papado eliminou milhões de mártires cristãos não católicos retardando sua conseqüente multiplicação. Ou será que ninguém sabe o que aconteceu, por exemplo, com o mais famoso filósofo do Renascimento e teólogo Giordano Bruno ( 1548 ) ? Sempre contestador, não tardou a atrair contra si próprio opiniões contrárias e perseguições pelo despotismo da Igreja. Em 1576 abandonou o hábito ao ser acusado de heresia por duvidar da Santíssima Trindade ( vejam só ! ). Iniciou, então, uma peregrinação que marcou sua vida e culminou na fogueira da Inquisição. Sua língua é cortada pela mordaça de ferro. Nessa cena observou-se o medo que a igreja tinha de que o filósofo falasse, no momento derradeiro, alguma palavra “perigosa” ao povo, significando que a igreja sabia o crime contra a humanidade que estava cometendo. O seu principal acusador, o cardeal Bellarmino, foi mais tarde canonizado e, em 1930, proclamado “Doutor da Igreja”. Vejam só o naipe da elite e dos "doutores" dessa santa igreja...

Escolas foram encerradas, filósofos assassinados, bibliotecas queimadas, obras de arte destruidas e um clima de terror religioso instalou-se durante 1500 anos. São torturados DE Leon, DE Grajal, DE Contolepiedra, exímios professores da universidade de Salamanca. Esses homens, influenciados pelos escritos de Eckhart e de Nicolau de Cusa denunciavam a extrema teorização das verdades religiosas e anunciavam o chamado “realismo teológico”. Wyclif, grande intelectual da universidade de Oxford, Jerônimo de Praga, John Huss, Eckhart e outros foram impiedosamente perseguidos, impedindo assim a expansão filosófica dos que discordavam da Igreja. Esse clima e essa "época animalesca" só acabaram com o triunfo do laicismo que retirou o poder da igreja.

Assim fica fácil se perpetuar como qualquer coisa, inclusive com filósofos que, mesmo que não se firmem no início, acabam adquirindo o cabedal e o apoio necessários à sua difusão, ainda que impositivos, e ao seu desenvolvimento.

Acauan escreveu:Se a filosofia cristã se desenvolveu ao longo de séculos foi justamente porque seus fundamentos eram de tal modo originais e revolucionários que sustentaram discussões que consumiram vidas inteiras de homens de brilho, por muitas e muitas gerações sucessivas.

E desde que não sofressem quaisquer interferências e impedimentos daqueles que detinham o poder. O interessante é que, nem de longe se cogita essa hipótese. Mesmo que de início, as concepções filosóficas fossem de bom nascedouro, mas não fossem de berço católico, logo seriam sumariamente extirpadas.

Mas neste caso, alguns hoje diriam, confortavelmente em suas poltronas, que elas eram fracas e não prosperaram devido às suas próprias bases ... Putz!

Acauan escreveu:Só para se ficar em dois exemplos, nossa concepção de indivíduo e nossa percepção histórica da realidade foram desenvolvidas pela filosofia cristã, cujos postulados extrapolaram os limites de suas origens religiosas doutrinárias e se tornaram a base do pensamento ocidental, junto com a filosofia socrática-aristotélica.

Vamos separar bem o que era concepção Cristã e concepção católica. A Igreja, com mais de 1600 anos, impondo, nem que fosse à força, sua idéias, o que se poderia esperar? Bem ou mal, as concepções ocidentais teriam absorvido tais abstrações de qualquer jeito ( entenda-se "jeito" como porrete na cabeça ), mesmo que tivessem qualidade duvidosa, pois praticamente não se conhecia outra coisa mesmo ...

Acauan escreveu:Diante de tal currículo, qualquer pretensão do espiritismo de reinvindicar comparações neste terreno exigiria muito mais que desculpas erguidas sobre a juventude da doutrina.

Parece que as desculpas de não querer enxergar as idéias impostas a golpes de espada são mais ululantes do que a juventude de qualquer Doutrina.

Acauan escreveu:A força da filosofia socrática e da filosofia cristã estavam presentes já em suas origens e se elas se desenvolveram pelos séculos seguintes é justamente porque continham em seu nascedouro as características que identificam a verdadeira filosofia.

Seria muito fácil fortalecer quaisquer características filosóficas, desde que contassem com apoio de quem detinha o poder de eliminar pela espada ou pelo fogo quem ousasse criticar os santos e irretocáveis filósofos daquela época.

Quanto à filosofia Socrática ( que nada tem a ver com a Filosofia daquela igreja ), farei pequenos comentários mais adiante.

O mais estranho é que a Filosofia católica floresceu debaixo das asas da ICAR, poderosa e intolerante. Quando a Igreja começa a perder o poder no início do século passado e mais célere a partir do meio do mesmo século ... Sumiram os "grandes" filósofos históricos da Igreja ... mas que grande coincidência, não?

Mas talvez alguém, no afã de proteger argumentos decaídos, ainda ouse citar René Guénon ou até mesmo Olavo de Carvalho como grandes expoentes da Filosofia católica contemporânea ... Putz!

Acauan escreveu:Nada disto vemos no espiritismo, cuja carência de idéias originais ou de proposições filosóficas relevantes é tão óbvia quanto a ausência de nomes ligados ao espiritismo ao qual se possa atribuir o título de filósofo.

Em condições tão diferentemente gritantes, em circusntâncias tão desfavoráveis ao surgimentos de pensadores que pudessem reunir adeptos, que fica até desconfortável falar sobre algo tão óbvio. Kardec não detinha o poder de mandar ninguém que discordasse dele para a fogueira, como fizeram católicos e protestantes. E nem seria o caso, pois uma filosofia que se fortalece sob guaridas desse naipe, revelam em que bases elas só conseguiram florescer.

Acauan escreveu:Nos primeiros cento e cinquenta anos de filosofia socrática, a escola motivou Platão e Aristóteles, sendo que suas respectivas academias dissertaram sobre todos os ramos do conhecimento humano existente na época, logrando progressos notáveis em praticamente tudo que fizeram.

Sócrates, Platão e Aristóteles são todos anteriores ( e bem anteriores ) ao período de dominação católica. Todos esses filósofos viveram uns 300 anos antes de Cristo e a Igreja Católica só surgiu oficialmente em 325 depois de Cristo, no Concílio de Nicéia. Ou seja, há uns 600 anos separando esses dois períodos.

Note bem que o Alter estava comparando a Filosofia da sua querida igreja católica com a Doutrina Espírita. Logo, o que está registrado na história antes desse período é muito bonito e muito citado, mas em nada tem a ver com os Filósofos da ICAR.

Acauan escreveu:Os primeiros cento e cinquenta anos das idéias cristãs simplesmente revolucionaram o modo de pensar do mundo antigo, lançando os fundamentos de uma nova civilização que manteve o Ocidente agregado após a queda do Império Romano.

Volto a repetir. Filosofia Cristã não é exatamente a mesma coisa do que Filosofia católica.

O primeiros 150 anos da Igreja Católica, ou seja, a partir de 325, e não do Cristianismo, não revolucionaram absolutamente nada o modo de pensar do mundio antigo. Mesmo Santo Agostinho que nasceu 129 anos depois da criação da Igreja, só teve seus trabalhos analisados, claro, muito tempo depois e só foram reconhecidos muito mais tempo depois ainda. Thomás de Aquino, então, nem se fala. Ele só apareceu 1.000 anos depois. Cite aí alguns Filósofos reconhecidos DA IGREJA CATÓLICA, entre 325 e 475, para que a comparação tenha um mínimo de equidade, já que o cotejo agora são os primeiros 150 anos da ICAR com os 150 anos da D.E.

E embora sujeitos ao austero controle do Santo Ofício e obedecendo a cânones estéticos e iconográficos impostos pelo Concilio de Trento, uma gama de artistas conseguiu escapar a essa "camisa de força" produzindo, em condições especialíssimas, em terras ibéricas ou no exterior, expressões de aversão, crítica e condenação ao Tribunal e sua nefasta atuação. Discutem fundamentalmente o papel desempenhado pela Arte e pelos artistas em suas relações com o Tribunal do Santo Ofício na Idade Moderna. Talvez daí tenham surgido muita contribuição Filosófica do CRISTIANISMO, e não do CATOLICISMO.

Acauan escreveu:Os primeiro cento e cinquenta anos do espiritismo produziram..., produziram..., quem souber que conte.

Vou contar. É impressionante como o fato da repressão não é considerada em momento algum, quando se quer comparar uma Doutrina a outra.

Quer saber porque os 150 anos de Espiritismo não revolucionaram filosoficamente a sociedade? O estranho é que Você, informado que é, sabe perfeitamente o quanto o Espiritismo foi reprimido, mesmo muito tempo depois da Inquisição, mas mesmo assim, esse "pequeno" detalhe, Você não cita de jeito nenhum.

Mas vamos refrescar a memória de quem ainda quer porque quer fechar os olhos a essas particularidades que, certamente incomodam e fragilizam os argumentos de quem compara computadores com tomates.

Todos sabem muito bem o que aconteceu no episódio do Auto-de-fé, em 1861, na cidade de Barcelona, ou seja, apenas 4 anos após a publicação do primeiro Livro de Kardec, que deu início oficial à Codificação Espírita.

Maurice Lachâtre, editor francês, mantinha uma livraria em Barcelona quando solicitou a Kardec, uma partida de livros espíritas, para vendê-los na Espanha e assim difundir um pouco do pensamento filosófico dessa Doutrina. Mas ... o que aconteceu ?

Quando os livros chegaram ao país, foram apreendidos na alfândega, por ordem do Bispo de Sevilha, sob a alegação de que "A Igreja católica é universal, e os livros, sendo contrários à fé católica, o governo [[ que governo ? O dele próprio ? ]] não pode consentir que eles venham a perverter a moral e a religião de outros países". O mesmo eclesiástico condenou-as à destruição pelo fogo.

O auto-de-fé ocorreu na esplanada de Barcelona, de manhã. Conforme lista oficial transcrita na "Revue Spirite", foram queimados os seguintes títulos :

- Revista Espírita, dirigida por Allan Kardec;
- A Revista Espiritualista, dirigida por Piérard;
- O Livro dos Espíritos, por Allan Kardec;
- O Livro dos Médiuns, por Allan Kardec;
- O que é o Espiritismo?, por Allan Kardec;
- Fragmento de sonata, atribuído ao Espírito de Mozart;
- Carta de um católico sobre o Espiritismo, pelo doutor Grand;
- A História de Jeanne d'Arc, atribuído a Joana D'arc pela médium Ermance Dufaux;
- A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta, pelo barão de Guldenstubbé.

Assistiram ao evento :

-Um padre, com as roupas sacerdotais, trazendo a cruz numa mão e a tocha na outra;
-Um notário encarregado de redigir a ata do auto-de-fé;
-Im funcionário superior da administração da alfândega;
-Três serventes da alfândega, encarregados de manter o fogo;
-Um agente da alfândega representando o proprietário das obras condenadas pelo bispo; e
-Uma multidão, que vaiava o religioso e seus auxiliares aos gritos de "Abaixo a inquisição!"

O evento causou viva impressão através da imprensa de todo o mundo à época, evocando as antigas fogueiras do Santo Ofício, chamando a atenção para as obras espíritas.

===============

Mas, e mais recentemente, o Espiritismo sofreu repressão e, consequentemente, atrasou sua difusão e adeptos ? Bem, no Brasil, temos claros exemplos :

Na época do Estado Novo, a posição da comunidade médica brasileira sobre o Espiritismo, parecia acompanhar os acontecimentos históricos e políticos relacionados a essa Religião no Brasil. A perseguição feita aos Espíritas durante governo do Presidente Getúlio Vargas, parece ter influenciado a posição da comunidade médica, na época, o que a tornou francamente avessa ao Espiritismo, do contrário, seria tachada de subversiva.

Face à pressão exercida pela ditadura Vargas, durante as décadas de 1920 e 1930, a Liga de Higiene Mental passou a consider o Espiritismo como um problema de saúde psíquica ( Costa, Jurandir Freire. 1976. História da Psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro. Documentário ). O Dr. Murillo de Campos e o Dr. Antônio Xavier de Oliveira, médicos que integravam a liga, escreveram sobre o Espiritismo e outras religiões mediúnicas como um problema social ( Ribeiro, L. e Campos, M. 1931. O Espiritismo no Brasil. Contribuição ao Seu Estudo Clínico e Médico-Legal. São Paulo. Editora Nacional ).

Durante esse período, muitas Sociedades Espíritas foram fechadas ( Hess, D. 1991. Spiritists and Scientists. Ideology, Spiritism, and Brazilian Culture. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press ).

Porém, para que se tenha uma idéia de como essa perseguição era estúpida, encravadas em mentiras e politicamente asquerosa, temos diversas teses em contrários. Podemos, como exemplo, citar um trabalho científico de Doutorado a respeito do assunto, embora existam outros muito bem embasados por médicos não comprometidos com perseguição político-religiosa.

Para os que se interessam pelo estudo da Fenomenologia das Experências Mediúnicas relacionada à Área Médica, poderão baixar uma Tese de Doutorado, em .pdf, de Alexandre Moreira de Almeida, da Faculdade de Medicina da USP.

Objetivo : Definir o perfil sociodemográfico e a saúde mental em médiuns espíritas, bem como a fenomenologia e o histórico de suas experiências mediúnicas.

Métodos : 115 Médiuns em atividade foram selecionados aleatoriamente de centros espíritas de São Paulo. Numa primeira etapa foram aplicados os questionários: sociodemográfico e de atividade mediúnica,(...)

Conclusões : Os Médiuns estudados evidenciaram alto nível socioeducacional, baixa prevalência de transtornos psiquiátricos menores e razoável adequação social. A Mediunidade provavelmente se constitui numa vivência diferente do transtorno de identidade dissociativa. A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância, e estas, atualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias, que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia.

O link para o download dessa Tese está mais ao final da página a seguir :

http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... 005-160501

Estão aí, os 1675 anos de Catolicismo e a TOTAL LIBERDADE DE EXPRESSÃO usufruída pelos seus adeptos.

Estão aí, os primeiros 150 anos de Espiritismo e a BRUTAL REPRESSÃO sofrida por seus adeptos.

Se alguém ainda quer comparar 1675 anos da Igreja católica, com toda a liberdade de expressão e sempre com a espada em riste e uma fogueira acesa contra aqueles que tivessem idéias contrárias com 150 anos de Espiritismo com todo o ódio e perseguição dos seus antagonistas, que o faça.

Mas só duas hipóteses cabem nesse caso : Ou é ignorância pura dos fatos históricos ou é fanatismo inconteste que cega o indivíduo e o faz pensar que tais episódios em nada influenciariam o desenvolvimento dos conceitos filosóficos e o direito à livre expressão do pensamento.

Editado pela última vez por Benetton em 22 Set 2008, 13:19, em um total de 28 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apo
Gênero: Feminino

Re: Filosofia: catolicismo X espiritismo

Mensagem por Apo »

Ou é ignorância pura dos fatos históricos ou é fanatismo inconteste que cega o indivíduo e o faz pensar que tais episódios em nada influenciariam o desenvolvimento dos conceitos filosóficos e o direito à livre expressão do pensamento.

Como é mesmo o nome disto? Salada de Frutas?

Se está falando de tais episódios, é porque existiram e você admite. Como pode ser ignorância acerca destes fatos? Contradição estranha... :emoticon26:
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Você leu tudo? Tudo mesmo? Pelo visto...

Refiro-me à ignorância DE QUEM faz vista grossa a esses episódios e continua a firmar seus argumentos sem levar em conta tais fatos.

Contradição estranha? Não. É falta de atenção mesmo.

Autor Desconhecido.

Apo

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:Você leu tudo? Tudo mesmo? Pelo visto...

Refiro-me à ignorância DE QUEM faz vista grossa a esses episódios e continua a firmar seus argumentos sem levar em conta tais fatos.

Contradição estranha? Não. É falta de atenção mesmo.

Não li porque sempre que li, cheguei ao final um tanto arrependida. Mas deve ser mesmo por isto que achei contraditório. Me desculpa Ben? :emoticon1:
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

"Está perdoada. Vá e não peques mais..." :emoticon12:

Imagem

e

:emoticon257:

Conto com o seu bom humor, tá Apo?

Autor Desconhecido.

Apo

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:"Está perdoada. Vá e não peques mais..." :emoticon12:

Imagem

e

:emoticon257:

Conto com o seu bom humor, tá Apo?

Eu já nasci palhaça meu filho. Eu não tenho mais correção. Pareço braba , mas não valho nada.

Beijinhos.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton,

As bases de sua argumentação são extremamente frágeis.

Segundo você:

1. O poder imperial romano, sob Constantino, favoreceu a primazia intelectual católica;

2. Há uma correlação direta entre atribuídos séculos de terrorismo promovidos pela Igreja Católica e o sucesso intelectual de seus filósofos;

3. O Espiritismo não produziu filósofos por ter sofrido repressão.

Poderia apontar vários erros históricos na sua preleção, como falar em milhões de mártires cristão eliminados pelo papado ou associar René Guenon ao catolicismo, mas vamos nos ater ao essencial.

1. Sob Constantino o poder imperial romano vivia seu último período. Depois viria a queda de Roma e a Europa Ocidental passaria a ser governada pelos bárbaros, na maioria pagãos. Contribuiu muito mais para a filosofia católica o esforço de seus pregadores missionários em encontrar um discurso compreensível e convincente que convertesse os bárbaros, do que as benesses de um império moribundo.
Assim como foi muito mais impactante na conversão de determinadas tribos as convicções dos mártires que morreram por sua fé, que as artimanhas dos políticos eclesiásticos – que também tiveram seu papel, claro.
Além disto, não se pode alegar que o Império Romano favoreceu o desenvolvimento da filosofia cristã porque os próprios romanos não desenvolveram uma filosofia relevante naquele período.
A isto some-se que a melhor parte da filosofia cristã medieval é construída no Ocidente, acossado pelos bárbaros e depois pelo Islã, mais que no poderoso e estável Império Bizantino, também cristão, o que não deveria ocorrer segundo suas premissas.

2. A Escolástica, escola fundamental do pensamento cristão na Idade Média, se desenvolveu ao largo dos conflitos políticos da época, em um ambiente profundamente intelectual, inicialmente nos mosteiros e depois nas universidades católicas. Naquele ambiente, os debates de idéias ocorriam em profusão e liberdade tal que frequentemente despertavam franca hostilidade de Roma, por ignorarem a tutela do papado ou mesmo se oporem a ele. O mérito católico reside em ter construído aqueles oásis do pensamento refinado, onde os estudos formais poderiam durar mais de trinta anos até que o estudante fosse considerado apto a ensinar.

3. Alguns dos maiores filósofos do mundo nasceram e viveram sob perseguições de algum tipo. Basta ver a lista de filósofos judeus oriundos dos guetos ou lembrar que a consolidação do cristianismo e de suas idéias fundamentais passou pelos períodos das perseguições romanas.
No mais, não me consta que os espíritas sofreram tanto assim, que foram presos, censurados ou assassinados em massa por se filiarem àquela doutrina. Pelo contrário, por um bom tempo na Europa, ser espírita ou esotérico de algum outro tipo era considerado chique entre os chamados bem nascidos, embora, nem sempre, bem pensantes.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan,

Estou saindo agora, mas amanhã lhe respondo. Mas posso adiantar que suas premissas são mais frágeis ainda, além de encontrar nelas, algumas contradições, mesmo Você tendo editado e corrigido sua primeira postagem.

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:Benetton,

As bases de sua argumentação são extremamente frágeis.

Segundo você:

1. O poder imperial romano, sob Constantino, favoreceu a primazia intelectual católica;

Constantino marca o início e a fundação Oficial da Igreja católica. Daí por diante, todos aqueles que aderissem aos decretos desse ditador, seriam agraciados com as benesses do império. Todos os outros que discordassem seriam banidos ou mortos. Basta ver como foi o Concílio de Nicéia e a "inauguração" da famigerada "Santíssima Trindade" que perdura até hoje. Claro, um dogma que só fortalecia as bases da igreja deveria ser mantido pelo clero, pois só apresentava vantagens para a cúpula. Foi um golpe de mestre : Aprovar dogmas que ainda hoje a ICAR explora.

Estava aí formada a base para o assentamento dos sectários dessa trupe de exploradores da fé alheia. Constantino transformou a fé romana em uma instituição romana. E como instituição romana agregou-se a sua fé o caráter imperial-administrativo, hierárquico e político. Apesar de Constantino ter legislado no âmbito da igreja, a união da mesma e do estado ainda não estava completamente sacramentada. Mas desde o momento que Constantino impôs seu credo, perseguições começaram a se levantar contra os que não o aceitavam.

"O estado passou a se subordinar a igreja e a igreja ao estado, impondo as crenças em que a população poderia crer. “Em 386, em Trier, Alemanha, os bispos executaram Priscillian e seus seguidores por duvidarem da trindade”. Em 550 o imperador Justiniano matou multidões de cristãos dissidentes para impor sua ortodoxia cristã (Perseguições Religiosas – Ediouro – pág 53).

"Em 380, o imperador Teodósio proclama oficialmente o cristianismo como a única religião do estado. Em 12 anos todos os outros cultos diferentes do católico são definitivamente proibidos” ( Lado negro do Cristianismo, de Jacopo Fo, Sérgio Tomat e Laura Malucelli ).

Em 361, houve a dança das cadeiras no Império Romano. É eleito Juliano o qual fora forçado a aceitar o cristianismo formalmente, mas a morte de parentes seus nas mãos do governo cristão e o estudo que fez de filosofia em Atenas o levaram a se tornar um seguidor do Neoplatonismo. Ele retirou da Igreja Cristã os privilégios e restaurou a liberdade plena de culto. Todas as condições favoreceram-no no avanço da filosofia e da religião pagã.

Acauan escreveu:2. Há uma correlação direta entre atribuídos séculos de terrorismo promovidos pela Igreja Católica e o sucesso intelectual de seus filósofos;

Veja bem, Acauan, quando se estabelece uma forma de governo teocrática e imperialista durante séculos ( na verdade durou quase dois milênios ), aqueles que aderem ao poder e dispõem de tempo o suficiente para discernir, analisar, refletir, concluir, etc, têm toda a base e equilíbrio necessário para voltarem-se para si mesmos e iniciarem estudos que se caracterizam pela intenção de ampliar a compreensão daquilo que existe efetivamente, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, através da busca da realidade capaz de abranger todas as outras, tornando-se o homem tema inevitável de suas considerações. Não se vê constrangido em nenhuma de suas atribuições, desde que não contrarie os horizontes delineados pelo império. E assim, ficam estabelecidas as condições mínimas de se terem "Pensadores" a favor da Côrte, o que unia o útil ao agradável, tanto para aqueles que governavam quanto para a aqueles que gostavam e se inclinavam para as Artes e Filosofias.

Estranhamente, o período da filosofia helenística coincidiu com o extraordinário aumento de poder da República Romana. Culturalmente, tal período é marcado pelas escolas filosóficas que se desenvolveram e, entre as quais, se distinguem o platonismo, o aristotelismo, o estoicismo, o epicurismo, etc. O catolicismo fincou raízes especialmente nas cidades, em comunidades presididas especialmente por bispos. Neste período, as atitudes cristãs para com a filosofia eram muito diversas. Alguns dos primeiros autores cristãos como Justino Mártir, um ex-platónico convertido à nova religião, serviu-se de fragmentos dos diálogos de Platão para defender a perspectiva católica, sustentando que Platão sofrera ascendência pela Bíblia hebraica.

Acauan escreveu:3. O Espiritismo não produziu filósofos por ter sofrido repressão.

Não produziu muitas coisas devido à repressão, inclusive os segmentos da arte e Filosofia. Se as bases da D.E não podiam contar nem com o mínimo necessário para se consolidar como Religião/Doutrina, como poderia se dar ao luxo de produzir Filósofos? Para quê? Para serem lançados à fogueira ( Idade média, refiro-me aos simpatizantes da fenomenologia ) ou serem tomados como loucos ? ( Idade Moderna ). O aspecto moral da doutrina, resutante do seu aspecto filosófico, foi posteriormente confundido e amalgamado com um aspecto religioso. Por possibilitar, através de sua filosofia, uma religação efetiva com a dimensão espiritual do homem, o Espiritismo adere a um sentimento de religiosidade, e aí começa a incomodar a tão poderosa Igreja que vê, nesse sentido, uma leve ameaça ao seu domínio secular e então, através de atitudes animalescas como o Auto-de-Fé de Barcelona, já citado por mim, no post anterior, e com a discreta intervenção da igreja no Estado, face à sua significativa abrangência neste país que perdurou até meados da década de 70, isso para citar apenas dois exemplos, começam as torpes tentativas de sufocar um movimento que poderia criar raízes e gerar frutos. Desses frutos, consequentemente, estariam elencados uma face Filosófica dessa Doutrina que, mal nasceu e já incomodava os poderosos e ditadores.

Acauan escreveu:Poderia apontar vários erros históricos na sua preleção, como falar em milhões de mártires cristão eliminados pelo papado ou associar René Guenon ao catolicismo, mas vamos nos ater ao essencial.

- "A Inquisição católica promoveu o extermínio de aproximadamente 20 milhões de pessoas ao longo de quase 1000 anos. Embora a Inquisição tenha alcançado seu apogeu no século XIII, suas origens remontam ao século IV." ( Hélio Cordeiro, História das Inquisições, Ed. Companhia das Letras ).

- Inquisição - Milhões de vítimas ( David Bay - O Vaticano e as Sociedades Secretas )

- O pesquisador Justine Glass afirma que cerca de nove milhões de pessoas foram acusadas e mortas, entre os séculos que durou a Inquisição.

Existem, é claro, discrepâncias entre os números, mas a ordem de gradeza é a mesma, ou seja, milhões de pessoas.

Bom, se quiser refutar esses números, posso até adiantar que o Orlando Fedeli vocifera contra tudo isso, e diz que a sua santa igreja matou APENAS 42 pessoas. Ou seja, a igreja não era tão má assim como apregoam, coitadinha ... ( Mas esse Fedeli é tremendo cara-de-pau, desgraçado e filho da ... )

A associação de Guénon ao catolicismo repousa no respaldo de alguns expoentes do catolicismo, como os britânicos Angus Macnab, Bernard Kelly e William Stoddart. Walter Shewring foi outro reputado acadêmico católico, mestre de Ampleforth College, que prestou tributo ao exercício seminal e fértil de Guénon : “René Guénon foi um dos raros escritores de nosso tempo cuja obra é realmente importante... Ele sustenta a primazia da pura metafísica sobre todas as outras formas de conhecimento.... Os escritos de Guénon enfatizam o declínio intelectual do Ocidente desde a Renascença e expõem as superstições da ciência e do 'progresso'. A maior parte de suas teses mostra maior concordância com a autêntica doutrina Tomista [ ou seja, Doutrina escolástica do famoso São Tomás de Aquino da ICAR ] do que muitas opiniões de cristãos pouco instruídos.” (The Weekly Review, Londres, 1942).

Acauan escreveu:1. Sob Constantino o poder imperial romano vivia seu último período. Depois viria a queda de Roma e a Europa Ocidental passaria a ser governada pelos bárbaros, na maioria pagãos. Contribuiu muito mais para a filosofia católica o esforço de seus pregadores missionários em encontrar um discurso compreensível e convincente que convertesse os bárbaros, do que as benesses de um império moribundo.
Assim como foi muito mais impactante na conversão de determinadas tribos as convicções dos mártires que morreram por sua fé, que as artimanhas dos políticos eclesiásticos – que também tiveram seu papel, claro.
Além disto, não se pode alegar que o Império Romano favoreceu o desenvolvimento da filosofia cristã porque os próprios romanos não desenvolveram uma filosofia relevante naquele período.
A isto some-se que a melhor parte da filosofia cristã medieval é construída no Ocidente, acossado pelos bárbaros e depois pelo Islã, mais que no poderoso e estável Império Bizantino, também cristão, o que não deveria ocorrer segundo suas premissas.

O nascimento da igreja teve por base o imperio romano, mas depois de séculos de dominação, a igreja passa a expandir-se com seus próprios meios, ainda que eivadas pela infuencia de Roma. Havia Doutrinas teológico-filosóficas dominantes na Idade Média remanescentes sobretudo na Europa Central, sob a influência do vasto império da Igreja católica na Áustria, cuja capital era então a maior cidade da Europa. Mas a a Itália e Espanha sofreram forte continuidade dessa influência. Um dos escolásticos remanescentes, Storchenau, jesuíta austríaco, editou publicações acerca da Lógica e metafísica. Eram textos lidos até mesmo no Brasil Império. Persistia a escolástica no século 18 sobretudo nas Ordens religiosas, por força do tradicionalismo que a caracteriza.

Até o século XI, duas grandes tradições convivem no interior do cristianismo : A Latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império romano do Oriente, com sede em Constantinopla, atual Istambul.

Por volta do ano de 1095, a ICAR, na figura do Papa Urbano II, diante da pobreza que rondava seus domínios, instiga a todos os deserdados da sorte e os Senhores Feudais, e ainda... os ladrões, as prostitutas e toda sorte de párias da época a combater os infiéis no Oriente, que estavam profanando o túmulo de Cristo, através das Cruzadas. Atenuar a situação que ameaçava ficar descontrolada, era a escusa pretensão de Urbano II.

Historiadores afirmam que as Cruzadas se apresentaram como uma estratégica e oportuna forma de expansão do catolicismo, circunscrito ao solo europeu, e com ele, a hegemonia temporal do Papa de Roma. Pequenos reinos são fundados na terras conquistadas. Surgem o Reino de Jerusalém e o Principado de Antioquia. Durante aproximadamente duzentos anos, houve um fluxo quase contínuo de reis, príncipes, nobres, cavaleiros, clérigos e gente do povo, da Inglaterra, da França, da Alemanha, da Espanha e da Itália, para a Ásia menor.

Ostensivamente, essas migrações tinham fins religiosos, levando consigo muitos aventureiros, cujo objetivo era a exploração e a difundir os ditames da Igreja.

No período das grandes navegações e descobrimentos, após o século XV, as ordens monásticas e religiosas exercem papel decisivo na difusão do catolicismo na Ásia e nas Américas. Império Romano a essa altura? Para que serviria ? O I.R serviu como um forte ponta-pé na trilha do poder eclesiástico. A base foi suficientemente sólida ao ponto da ICAR seguir com seus próprios recursos, após a queda do citado império. Mesmo sem o I.R, a igreja continuou a se expandir substancialmente.

Acauan escreveu:2. A Escolástica, escola fundamental do pensamento cristão na Idade Média, se desenvolveu ao largo dos conflitos políticos da época, em um ambiente profundamente intelectual, inicialmente nos mosteiros e depois nas universidades católicas. Naquele ambiente, os debates de idéias ocorriam em profusão e liberdade tal que frequentemente despertavam franca hostilidade de Roma, por ignorarem a tutela do papado ou mesmo se oporem a ele. O mérito católico reside em ter construído aqueles oásis do pensamento refinado, onde os estudos formais poderiam durar mais de trinta anos até que o estudante fosse considerado apto a ensinar.

Por escolástica entende-se a especulação filosófico-teológica que se desenvolveu nas escolas da Idade Média propriamente dita, ou seja, de Carlos Magno até a Renascença. Carlos Magno pretendia dar uma unidade espiritual ao seu vasto império e, portanto, educar intelectual, moral e religiosamente os povos bárbaros que o constituíam. Deste modo restauraria a civilização e a religião, a cultura clássica, o Catolicismo e daria assim o incremento necessário ao seu intento. Para tanto, o meio natural eram as escolas, e o clero se apresentava como o mais apto e preparado docente, pelo seu suposto caráter de mestre. A intenção de Carlos Magno era formar seus subordinados, adequados para as escolas, ou seja, um clero direcionado às sua inteções, educar, em seguida, a massa popular, seu objetivo final, além de preparar uma classe dirigente, em especial, os funcionários do império.

Acauan escreveu:3. Alguns dos maiores filósofos do mundo nasceram e viveram sob perseguições de algum tipo. Basta ver a lista de filósofos judeus oriundos dos guetos ou lembrar que a consolidação do cristianismo e de suas idéias fundamentais passou pelos períodos das perseguições romanas.

Ah, nisso Eu concordo. Saindo do nascedouro da igreja católica, podemos citar Orígenes de Alexandria, considerado até hoje, o mais eminente e importante teólogo de toda a história. Exegeta e Teólogo ( 185 - 235 D.C ). Em suas obras : De Principiis e Contra Celsum, Orígenes tinha reconhecido, abertamente, a existência da alma antes do nascimento e sua dependência de ações passadas. Ele pensava que certas passagens do Novo Testamento poderiam ser explicadas somente à luz da pluralidade das existências. Estudioso da Filosofia Grega, a qual foi levada ao seu maior brilho, graças à atuação desse notável intelectual. É apontado por vários historiadores como um dos maiores gênios cristãos de todos os tempos e dono da mais vasta cultura que se possa imaginar. Estabeleceu as regras de conservação e interpretação da Bíblia e lançou os fundamentos da reflexão cristã para os séculos vindouros. Apologista de grande valor e de rara fecundidade literária, tentou uma fusão entre o Cristianismo e o Platonismo ( Doutrina caracterizada pela preocupação com os temas éticos, visando toda a meditação filosófica ao conhecimento do Bem, conhecimento este que se supõe suficiente para a implantação da justiça entre os Estados e entre os homens ).

Fonte : http://us.geocities.com/jeffersonhpbr

Acauan escreveu:No mais, não me consta que os espíritas sofreram tanto assim, que foram presos, censurados ou assassinados em massa por se filiarem àquela doutrina. Pelo contrário, por um bom tempo na Europa, ser espírita ou esotérico de algum outro tipo era considerado chique entre os chamados bem nascidos, embora, nem sempre, bem pensantes.

Ah, não sofreram tanto assim? Não foram censurados? Já esqueceu o auto-de-Fé, de Barcelona? Já esqueceu o que acontecia com os Espíritas na era Vargas?

Demonstre, por obséquio que, ser Espírita na Europa era chique, com datas, países, circunstâncias, densidade dessa afirmação embasada em número de adeptos, livros, obras, autores, etc.

Quanto ao irônico "Bem Pensantes", Kardec derruba, de cara, esse preconceito.

“Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdum (Suíça), tornou-se um dos discípulos mais eminentes desse célebre professor, e um dos zelosos propagadores do seu sistema de educação, que exerceu uma grande influência sobre a reforma dos estudos da Alemanha e na França”.

“Dotado de uma inteligência notável e atraído para o ensino pelo seu caráter e as suas aptidões especiais, desde a idade de quatorze anos, ensinava o que sabia àqueles de seus condiscípulos que tinham adquirido menos do que ele. Foi nessa escola que se desenvolveram as idéias que deveriam, mais tarde, colocá-lo na classe dos homens de progresso e dos livres pensadores”.

(...).

“De 1835 a 1840, fundou, em seu domicílio, à rua Sèrvres, cursos gratuitos, onde ensinava química, física, anatomia comparada, astronomia, etc.: empreendimento digno de elogios em todos os tempos, mas sobretudo numa época em que um bem pequeno número de inteligências se aventurava a entrar nesse caminho” (Obras Póstumas, pág. 11-12).

Além de sua língua pátria, Kardec falava fluentemente inglês, alemão, italiano, espanhol e tinha conhecimentos no idioma holandês.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns

Sir Arthur Conan Doyle, Victorien Sardou, Victor Hugo, Robert Owen, Cesare Lombroso, William Crookes, Oliver Lodge, Camille Flammarion, Charles Richet, Shiaparelli, Chiaia, Brotasi, Bozzano, Carlos Imbassahy, J. Herculano Pires, Johann Karl Friedrich Zöllner, professor de física e astronomia da Universidade de Leipzig e elaborador da hipótese da teoria sobre a quarta dimensão do espaço; professor Wilhelm Edward Weber, de física e autor da doutrina da Vibração das Forças; Schneiber, matemático de renome na Universidade de Leipzig; Gustav Friedrich Fechner, físico e filósofo na mesma Universidade, Hernani Andrade, etc, são apenas alguns exemplos que não coadunam com essa tentativa de denegrir a imagem de uma jovem Doutrina, mesmo que as características desses representantes estejam mais voltadas à Ciência do que à Filosofia, comparada à milenar igreja que teve tempo imensamente superior para formar muito mais eruditos voltados para a ciência.

Ah, além de muitas argumentações minhas não refutadas, pois Você preferiu não respondê-las segmentadamente, ficaram diversas indagações sem resposta, como os supostos "grandes vultos" filosóficos do catolicismo, nos primeiros 150 anos, ou seja, de 325 a 475, para que se pudesse comparar com os 150 anos da DE.

Ou quem sabe o assassinato cometido pela igreja, apenas para citar UM exemplo, do grande filósofo Giordano Bruno, o qual foi eliminado por temor do clero de que ele era uma influência nefasta aos interesses da "santa" igreja.

Ou ainda, a estranha coincidência do término de grandes filósofos católicos com o também término da hegemonia do catolicismo no Brasil e no mundo.

Ah, mas a atitude da igreja em eliminar os Filósofos não-católicos foi duro de passar batido, não? Ou será que devemos esquecer que escolas foram fechadas, filósofos assassinados ( são torturados DE Leon, DE Grajal, DE Contolepiedra, exímios professores da universidade de Salamanca ), bibliotecas queimadas, obras de arte destruidas e um clima de terror religioso foi implantado pela igreja católica durante 1500 anos ?

Bom, talvez uma boa parte da Filosofia Cristã, não-católica, ou seja, e repetindo, uma gama de artistas conseguiu escapar a essa "camisa de força" produzindo, em condições especialíssimas, em terras ibéricas ou no exterior, expressões de aversão, crítica e condenação ao Tribunal e sua nefasta atuação. Discutem fundamentalmente o papel desempenhado pela Arte e pelos artistas em suas relações com o Tribunal do Santo Ofício na Idade Moderna. Talvez daí tenham surgido muita contribuição Filosófica do CRISTIANISMO, e não do CATOLICISMO.

Ou talvez Você considere o Auto-de-Fé, ocorrido em Barcelona, apenas ... apenas ... um pequenino detalhe, um minúsculo acidente de percurso na divulgação do pensamento Espírita, não é mesmo ? Ainda que tenha havido a repressão aos espíritas do Estado Novo, na era Vargas, em um país considerado como o maior do mundo em número de adeptos dessa Religião, não faz parte do seu escopo justificar, sob esse prisma, a não expansão filosófica doutrinária da DE, claro.

Editado pela última vez por Benetton em 19 Set 2008, 18:04, em um total de 4 vezes.

Autor Desconhecido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:
Acauan escreveu:Poderia apontar vários erros históricos na sua preleção, como falar em milhões de mártires cristão eliminados pelo papado ou associar René Guenon ao catolicismo, mas vamos nos ater ao essencial.

- "A Inquisição católica promoveu o extermínio de aproximadamente 20 milhões de pessoas ao longo de quase 1000 anos. Embora a Inquisição tenha alcançado seu apogeu no século XIII, suas origens remontam ao século IV." ( Hélio Cordeiro, História das Inquisições, Ed. Companhia das Letras ).

- Inquisição - Milhões de vítimas ( David Bay - O Vaticano e as Sociedades Secretas )

- O pesquisador Justine Glass afirma que cerca de nove milhões de pessoas foram acusadas e mortas, entre os séculos que durou a Inquisição.

Existem, é claro, discrepâncias entre os números, mas a ordem de gradeza é a mesma, ou seja, milhões de pessoas.

Benetton,

Na boa, seja sincero.
Você sabe alguma coisa sobre estes assuntos ou apenas pegou o primeiro lote do google que lhe pareceu conveniente?

Pergunto porque o livro "A História das Inquisições", editado pela Companhia da Letras, foi escrito por Francisco Bethencourt e não por Hélio Cordeiro.

Se não posso confiar que você sequer checou a autoria de suas fontes, e você as citas às centenas, me sinto desanimado em conferir uma por uma.

Mesmo porque, qualquer pessoa minimamente informada sobre a Inquisição sabe que este papo de milhões de mortos é bobagem e caso tenha interesse em saber porquê, sem este tom de desafio, posso resumir os fatos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:

Benetton,

Na boa, seja sincero.
Você sabe alguma coisa sobre estes assuntos ou apenas pegou o primeiro lote do google que lhe pareceu conveniente?

Pergunto porque o livro "A História das Inquisições", editado pela Companhia da Letras, foi escrito por Francisco Bethencourt e não por Hélio Cordeiro.

Se não posso confiar que você sequer checou a autoria de suas fontes, e você as citas às centenas, me sinto desanimado em conferir uma por uma.

Mesmo porque, qualquer pessoa minimamente informada sobre a Inquisição sabe que este papo de milhões de mortos é bobagem e caso tenha interesse em saber porquê, sem este tom de desafio, posso resumir os fatos.

Não entendi as edições que Você fez. Primeiro foi uma enorme resposta, depois se resumiu a uma única refutação. Fui responder cotando e sumiu quase tudo. Confusão total. Mas vamos, pelo menos, ao que sobrou da sua réplica.

Hélio Cordeiro realmente não é autor do Livro. Ele remete fatos da Inquisição em outra Obra, acerca do Judaísmo.

Mas mesmo assim, sendo Bethencourt o autor, tal fato invalida o conteúdo?

Ah, sim gostaria de fontes confiáveis que provem que, ao invés de milhões, foram apenas meia-dúzia de gatos-pingados ( Como quer o Orlando Fedeli ), os mártires da inquisição.

Não tenho a intenção de desafiar ninguém, visto que o meu objetivo aqui é de dialogar e aprender.

Por favor, não vá me citar fontes de autores católicos, principalmente recomendados pelo site Site Montfort, do excelentíssimo, respeitável, inquestionável e digníssimo sr. Fedeli ... ( que Deus me perdoe a calúnia ... :emoticon12: )

Autor Desconhecido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:
Acauan escreveu:
Benetton escreveu:

Benetton,

Na boa, seja sincero.

Não entendi as edições que Você fez. Primeiro foi uma enorme resposta, depois se resumiu a uma única refutação. Fui responder cotando e sumiu quase tudo. Confusão total. Mas vamos, pelo menos, ao que sobrou da sua réplica.

Erro de copy & past, prontamente corrigido. Para isto existe o botão editar.

Benetton escreveu:Hélio Cordeiro realmente não é autor do Livro. Ele remete fatos da Inquisição em outra Obra, acerca do Judaísmo.
Mas mesmo assim, sendo Bethencourt o autor, tal fato invalida o conteúdo?

Não invalida o conteúdo porque o conteúdo em questão - os milhões de mortos - simplesmente não conta da obra citada. Você repetiu um hoax de Internet e insiste em defendê-lo.

Benetton escreveu:Ah, sim gostaria de fontes confiáveis que provem que, ao invés de milhões, foram apenas meia-dúzia de gatos-pingados ( Como quer o Orlando Fedeli ), os mártires da inquisição.

The Spanish Inquisition, de Henry Kamen

Benetton escreveu:Não tenho a intenção de desafiar ninguém, visto que o meu objetivo aqui é de dialogar e aprender.
Por favor, não vá me citar fontes de autores católicos, principalmente recomendados pelo site Site Montfort, do excelentíssimo, respeitável, inquestionável e digníssimo sr. Fedeli ... ( que Deus me perdoe a calúnia ... :emoticon12: )

Bem, até aqui, o único que insiste em citar Fedeli e a Monfort é você.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:Não invalida o conteúdo porque o conteúdo em questão - os milhões de mortos - simplesmente não conta da obra citada. Você repetiu um hoax de Internet e insiste em defendê-lo.

Você tem o livro em Pdf? Se tivesse, eu agradeceria muito se pudesse ler essa obra na íntegra.

Você deve ter lido tal Obra. Então, qual o número de mártires que o Livro apresenta? Sim, porque um Livro com o Título de "História das Inquisições", com certeza aborda essa parte e revela, nem que seja por aproximação, uma idéia de quantos foram as vítimas das barbáries da igreja.

Além disso, Você teria argumentos para refutar os autores e pesquisadores como Justine Glass ou David Bay, os quais mencionam como "milhões" os mortos na inquisição?

Ah, por favor, haveria algo a desabonar acerca da organização "The Cutting Edge", que afirma que foram de 75 a 100 milhões de mortos na inquisição ? -> http://www.cuttingedge.org/news/n1676.cfm :

"We will quote Catholic documents just as they were printed, so you can see the true face of this beast that slaughtered 75-100 million people over 1,200 years "

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:Ah, sim gostaria de fontes confiáveis que provem que, ao invés de milhões, foram apenas meia-dúzia de gatos-pingados ( Como quer o Orlando Fedeli ), os mártires da inquisição.

The Spanish Inquisition, de Henry Kamen

Por favor, poderia me dizer a ordem de gradeza de quantos foram os mártires da inquisição, segundo Karmen?

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:Não tenho a intenção de desafiar ninguém, visto que o meu objetivo aqui é de dialogar e aprender.

Bem, até aqui, o único que insiste em citar Fedeli e a Monfort é você.

E você não gostou? Desculpe-me. Pensei que Você admirasse esse dissidente da TFP.

Brincadeiras à parte, aguardo suas assertivas acerca dos números da "Santa" inquisição.

Autor Desconhecido.

Trancado