"Se Deus não existe, tudo é permitido"?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: "Se Deus não existe, tudo é permitido"?

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:Como Kardec chegou a essa conclusão? observando as diferenças, e ai pode ter se equivocado talvez chegando á uma generização!

Ele errou nisto e pode ter errado em todo o resto.
videomaker escreveu:Os selvagens são inferiores por razões obvias! se não se aceita isso, o problema é outro! Agora o ser humano se adapta e aprende seja indio ou branco!

Vou repetir: Kardec não disse que os selvagens viviam como selvagens e sim que eram geneticamente inferiores.
Segundo ele, era perda de tempo tentar catequizar selvagens pois eles não teriam capacidade mental para entender.
Isto é racismo. Kardec errou ou os espíritos erraram.
Não dá para confiar neles, mesmo se existirem.

emmmcri

Re: ....

Mensagem por emmmcri »

Steve escreveu:o mundo descambado na decadencia..mesmo com religiao em alta...

Religião em alta?
Não sei, não sei, mas sei q religiosidade em alta deveriam melhorar o mundo.
Pelo menos teóricamente.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Legal, agora vamos notar uma coisa:

videomaker escreveu:Agora o ser humano se adapta e aprende seja indio ou branco!

Isso se contradiz com o que é ensinado por Kardec:

Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.)

Ou seja, como o Fernando Silva disse:

Fernando Silva escreveu:Segundo ele, era perda de tempo tentar catequizar selvagens pois eles não teriam capacidade mental para entender.
Isto é racismo. Kardec errou ou os espíritos erraram.

Então, já está mais que claro que, realmente, a doutrina espírita, de fato, ensina sim dogmas racistas!

Inclusive, o próprio Kardec se refere aos "espíritos não-finos" como raças:

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127)."

Hotentote= grupo étnico do sudoeste da África.

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).

E tal racismo está bem claro inclusive nas suas próprias palavras:

videomaker escreveu:Os selvagens são inferiores por razões obvias! se não se aceita isso, o problema é outro!

Tal racismo do século retrasado não tem mais lugar em nossa sociedade. Não sei por quê os espíritas ainda ostentam esse tipo de asneira!!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

videomaker

Mensagem por videomaker »

Tal racismo do século retrasado não tem mais lugar em nossa sociedade. Não sei por quê os espíritas ainda ostentam esse tipo de asneira!!!!

Dizer que um sujeito que come outro sujeito e que acha que o sol é um deus e a lua é outro, é um atrasado! é racismo?
Eu chamo de constatação!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Kardec errou ou os espíritos erraram.

E com os homens não acontecem o mesmo! espiritos são os mesmos homens sem corpo! Faliveis.
E agora tu vai dizer o que?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:

Dizer que um sujeito que come outro sujeito e que acha que o sol é um deus e a lua é outro, é um atrasado! é racismo?
Eu chamo de constatação!

Então eu também posso dizer que um sujeito que destrói a natureza de modo desenfreado, toma banho uma vez por mês, e que acha que há um deus que fez a Terra que seis dias também é atrasado?

E posso chamar isso de constatação também?
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

videomaker

Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:

Eu chamo de constatação!

Então eu também posso dizer que um sujeito que destrói a natureza de modo desenfreado, toma banho uma vez por mês, e que acha que há um deus que fez a Terra que seis dias também é atrasado?

Em relação ao que não destroi a natureza, toma banho todo dia, e sabe que a terra tem milhões de ano, ele é atrasado sim!
O atraso pode ser cientifico e moral, sendo que o moral é mais prejudicial!
No caso especifico dos Selvagens e dos Europeus e bem evidente o atraso em ciencia! que conta tambem!

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:

Eu chamo de constatação!

Em relação ao que não destroi a natureza, toma banho todo dia, e sabe que a terra tem milhões de ano, ele é atrasado sim!
No caso especifico dos Selvagens e dos Europeus e bem evidente o atraso em ciencia! que conta tambem!

Sabe qual é o problema? Kardec achava que esse atraso era por causa do "espírito não-fino", de modo que ele passava a discriminar as "raças menos-evoluidas" pelo espírito e pela raça de modo injusto e preconceituoso:

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.)

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127)."

Note nessa última citação que o racismo de Kardec é tanto que ele nem considera as pessoas negras como seres humanos (qualquer semelhança como Hitler e judeus é mera coincidência?)!!!

Se uma cultura é primitiva, isso é motivo para lkhe tirar a humanidade?
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

videomaker

Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:

Eu chamo de constatação!

Sabe qual é o problema? Kardec achava que esse atraso era por causa do "espírito não-fino", de modo que ele passava a discriminar as "raças menos-evoluidas" pelo espírito e pela raça de modo injusto e preconceituoso:

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.)

Note nessa última citação que o racismo de Kardec é tanto que ele nem considera as pessoas negras como seres humanos (qualquer semelhança como Hitler e judeus é mera coincidência?)!!!

Se uma cultura é primitiva, isso é motivo para lkhe tirar a humanidade?

Link á respeito disso :http://www.espirito.com.br/portal/artigos/paulosns/allan-kardec-um-racista.html

Jeanioz

Re.: "Se Deus não existe, tudo é permitido"?

Mensagem por Jeanioz »

Li algumas partes do artigo, bem longo mesmo...

Tem muito da história dele, sua formação, seu apego ao espiritismo, fala um pouco mal da igreja, blá, blá, blá...

Mas vamos comentar a parte que interessa: as citações racistas das obras dele.

Fredelli escreveu:Allan Kardec explicita seu racismo brutal e grosseiro na resposta que dá a essa pergunta, por ele mesmo feita:

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

Como é possível se imprimir e difundir, ainda hoje, uma doutrina racista tão brutal e tão grosseira?

É patente, nas frases citadas, que Allan Kardec considerava a raça branca -- a caucásica -- superior à raça hotentote.

E Kardec chega ao absurdo de levantar a hipótese de que um hotentote não seria um homem!

Hitler aprovaria a doutrina racista de Kardec.

O que o crítico não faz nenhuma questão de ressaltar é que essa não é a opinião de Kardec, pois se fosse ele não colocaria “dir-se-á”, ou seja, parte de uma hipótese que poderia ser sustentada por qualquer pessoa. Em todo esse trecho é sempre empregada a condicional, por isso Kardec usa a conjunção “se”. Portanto, não se trata de Kardec estar dando sua opinião. Até mesmo no desenrolar do texto isso fica claro, só não o vê o nosso crítico “porque o ódio o cega”, quem sabe. Quanto à questão da superioridade entre as raças já abordamos isso anteriormente.

Indiferente de essa ser ou não a opinião sincera de Kardec. Esse racismo é levado a sério pelos espíritas de hoje.

Você mesmo, videomaker, ficou um tempão aqui defendendo essa idéia dos negros serem inferiores porque "comiam gente", "pensavam no sol e lua como deuses", etc.

Antes desse comentário, o site ainda assume:

Partimos de um fato patente, incontestável: a desigualdade das aptidões e do desenvolvimento intelectual e moral e verificamos que nenhuma das teorias correntes o explica, ao passo que uma outra teoria lhe dá explicação simples, natural e lógica.

Explicação simples: Preto tem espírito ruim. Branco tem espírito bom. :emoticon12:

Fredelli escreveu:Quero citar dele novos textos, comprovantes desse evolucionismo bruto e grosseiro do espiritismo kardecista.

No mesmo livro A Gênese, que já mencionei, se pode ler o seguinte:

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake - Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187. O negrito é do original e o sublinhado é meu).

Nesse texto do fundador do espiritismo moderno, está explicita a tese de que Kardec considerava os selvagens e a raça negra como inferiores.

O que é racismo bruto e grosseiro.

Kardec está ressaltando a questão da evolução do espírito que, em sua trajetória rumo à perfeição, passa a habitar corpos físicos apropriados a seu nível evolutivo. Afirma que isso é uma regra para todos e que também todos irão atingir a perfeição, como ainda todos conseguirão um dia estar junto a Deus. A doutrina do céu e do inferno é que demonstra racismo, não a da reencarnação progressiva do espírito.

Transcreveremos parte do texto “Frenologia Espiritualista e Espírita”, onde se fala da “Perfectibilidade da Raça do Negro”, citada ao final desse último texto de Kardec. Mas é bom ressaltar que àquela época ainda existia a escravidão. A guerra de sucessão, nos EUA, em 1865, tinha como pano de fundo a questão da libertação dos escravos. No Brasil, a escravatura durou até 13 de maio de 1888, quando da promulgação da Lei Áurea. Não lembramos de nenhuma participação da igreja contra esse estado de coisas. Assim, é dentro deste contexto que Kardec faz as seguintes considerações:

“A raça negra é perfectível? Segundo algumas pessoas, esse questão está julgada e resolvida negativamente. Se assim é, e se essa raça está votada por Deus a uma eterna inferioridade, a conseqüência é que é inútil se preocupara com ela, e que é preciso se limitar a fazer do negro uma espécie de animal doméstico adestrado para a cultura do açúcar e do algodão. No entanto, a Humanidade, tanto quanto o interesse social, requer um exame mais atento: é o que iremos tentar fazer; mas como uma conclusão dessa gravidade, num ou noutro sentido, não pode ser tomada levianamente e deve se apoiar sobre um raciocínio sério, pedimos a permissão para desenvolver algumas considerações preliminares, que nos servirão para mostra, uma vez mais, que o Espiritismo é a única chave possível de uma multidão de problemas insolúveis com a ajuda dos dados atuais da ciência...”.

Olha só:

A raça negra é perfectível? Segundo algumas pessoas, esse questão está julgada e resolvida negativamente. Se assim é, e se essa raça está votada por Deus a uma eterna inferioridade, a conseqüência é que é inútil se preocupara com ela, e que é preciso se limitar a fazer do negro uma espécie de animal doméstico adestrado para a cultura do açúcar e do algodão."

Negro é animal doméstico???

RACISMO!!!!!

Vamos ler mais:

Fredelli escreveu:E Allan Kardec considerava raças inferiores não só os indígenas e negros, mas também os indivíduos de raça amarela.

Raça superior seria só a branca.

Para o racista grosseiro e bruto que foi Allan Kardec também os chineses seriam de uma raça inferior.

Eis a prova do que estou afirmando, retirada de outro livro de Allan Kardec:

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).

Portanto, para Kardec e para os espíritas, também os amarelos (japoneses, chineses, etc.), teriam que se reencarnar em raças superiores ou mais adiantadas. Hitler não diria muito diferente.

Aqui, caro leitor, temos certeza que já poderá até adivinhar o que iremos fazer. Realmente, não poderá ser diferente, pois, conforme já demonstramos deste o início, o nosso crítico quer distorcer o pensamento de Kardec colocando parte dos textos, aquilo o que aparentemente achou que iria justificar sua deliberada intenção de denegrir Kardec para atingir, por tabela, a Doutrina Espírita. Vejamos todo o pensamento de Kardec, que extraímos do livro O que é o Espiritismo:

139 - Por que há, sobre a Terra, selvagens e homens civilizados?

Sem a preexistência da alma, esta questão é insolúvel, a menos que se admita que Deus criou almas selvagens e almas civilizadas, o que seria a negação da sua justiça. Por outro lado, a razão recusa admitir que, depois da morte, a alma do selvagem permaneça perpetuamente num estado de inferioridade, nem que ela esteja na mesma posição da do homem esclarecido.

Admitindo-se, para as almas, um mesmo ponto de partida, única doutrina compatível com a justiça de Deus, a presença simultânea da selvageria e da civilização sobre a Terra é um fato material, que prova o progresso que uns cumpriram e os outros podem realizar.

A alma do selvagem alcançará, pois, com o tempo, o grau de alma civilizada; mas, como todos os dias morrem selvagens, sua alma não pode alcançar esse grau senão nas encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas e apropriadas ao seu adiantamento, passando por todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos.

Hum...

"A alma do selvagem alcançará, pois, com o tempo, o grau de alma civilizada; mas, como todos os dias morrem selvagens, sua alma não pode alcançar esse grau senão nas encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas e apropriadas ao seu adiantamento, passando por todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos."

Ou seja: o infeliz só vai parar de ser discriminardo quando morrer e virar branco...

Enquanto não for um europeu, vai continuar sendo chamado de "animal doméstico"...

Puta que pariu!!!!! Esse artigo é mais racista que o próprio Kardec!!!!!!!!
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

videomaker

Porque não admitir os fatos? Porque insistir que Selvagens Negros e Europeus Brancos são iguais, quando se sabe que não são?

Ou seja: o infeliz só vai parar de ser discriminardo quando morrer e virar branco...

Onde no texto se fala na cor do sujeito?
"A alma do selvagem alcançará, pois, com o tempo, o grau de alma civilizada; mas, como todos os dias morrem selvagens, sua alma não pode alcançar esse grau senão nas encarnações sucessivas, cada vez mais aperfeiçoadas e apropriadas ao seu adiantamento, passando por todos os graus intermediários entre os dois pontos extremos."

Então ficamos assim vc achando que não existe diferença, que os selvagens eram tão adiantados quanto os europeus!
E os livros que contam a historia dos povos continuarão chamando os selvagens de selvagens e civilizados de civilizados! Certo!

videomaker

Explicação simples: Preto tem espírito ruim. Branco tem espírito bom.

Não!, o selvagem tem um espirito atrasado. o europeu tem um espirito adiantado!
Agora, qual era a cor predominante do selvagem?
Agora, qual era a cor predominate do europeu?
Vc entende que baseado nessa observação é que se chegou a uma conclusão!

Se não, paro por aqui!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:
Kardec errou ou os espíritos erraram.

E com os homens não acontecem o mesmo! espiritos são os mesmos homens sem corpo! Faliveis.
E agora tu vai dizer o que?
:emoticon5:

Já disse: não dá para confiar neles. Você leu?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:
Explicação simples: Preto tem espírito ruim. Branco tem espírito bom.

Não!, o selvagem tem um espirito atrasado. o europeu tem um espirito adiantado!
Agora, qual era a cor predominante do selvagem?
Agora, qual era a cor predominate do europeu?
Vc entende que baseado nessa observação é que se chegou a uma conclusão!

Se não, paro por aqui!

O espiritismo diz que quem nasce selvagem vai morrer selvagem porque não é possível educá-los como gente, porque o cérebro deles é inferior (ou como você disse, o espírito é inferior).

Isto é mentira. Se uma criança selvagem for educada na Europa, como européia, será igual aos europeus intelectualmente.

Se isto é mentira, então o espiritismo está errado. Ponto final.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:Porque não admitir os fatos? Porque insistir que Selvagens Negros e Europeus Brancos são iguais, quando se sabe que não são?

Onde no texto se fala na cor do sujeito?

Então ficamos assim vc achando que não existe diferença, que os selvagens eram tão adiantados quanto os europeus!
E os livros que contam a historia dos povos continuarão chamando os selvagens de selvagens e civilizados de civilizados! Certo!

Isso é uma diferença cultural. O problema é que o espiritualismo atribui essa diferença ao espírito (espírito ruim/atrasado e espírito bom/adiantado).

Kardec achava que um se europeu e um selvagem nascessem na mesma família, fossem criados pelos mesmos pais, tivessema a mesma educação, os mesmo amigos, etc., o europeu com certeza seria bem mais inteligente que o selvagem, por causa do "espírito atrasado" do selvagem.

Isso é discriminação!!! Isso é racismo!!!

Na verdade, se um selvagem for criado com padrões europeus, ele pode ser sim tão importante quanto um europeu!!!

Do mesmo modo, se um europeu for criado numa tribo primitiva de selvagens, ele pode ser tão primitivo quanto um selvagem!!!
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Maicon escreveu:Mais um racista. O fórum está cheio de gente assim. Isso me dá nojo.

O Videomaker não tem culpa. Ele nasceu com um espírito inferior e isto o impede de compreender as coisas :emoticon16:
Aguarde mais algumas reencarnações e ele chega lá.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Fernando Silva escreveu:
Maicon escreveu:Mais um racista. O fórum está cheio de gente assim. Isso me dá nojo.

O Videomaker não tem culpa. Ele nasceu com um espírito inferior e isto o impede de compreender as coisas :emoticon16:
Aguarde mais algumas reencarnações e ele chega lá.

O pior é saber que o próprio videomaker é negro!!!

Essa gente é doente...
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Jeanioz escreveu:O pior é saber que o próprio videomaker é negro!!!

Tá mais pra pardo, não?
É um problema espiritual, chupe pau!

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

betossantana escreveu:
Jeanioz escreveu:O pior é saber que o próprio videomaker é negro!!!

Tá mais pra pardo, não?

Não sei direito, só li o encosto postar algo assim em um tópico que não me lembro.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Jeanioz escreveu:Tá mais pra pardo, não?

Não sei direito, só li o encosto postar algo assim em um tópico que não me lembro.[/quote]

O Video é moreninho.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado