A Política de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:No meu post sobra inteligência, você nasceu assim ou fez curso?

Sim, tanta inteligência que chega a ser espantoso.
Fabi escreveu:Vestibular é bom, testa os conhecimentos, é justo. Sorteio é que nem loteria, injusto, depende de sorte.

Sim, muito justo.
Filhinho de papai que sempre teve do bom e do melhor, compete com trabalhador que veio do nordeste, batalhou a vida inteira e ainda conseguiu se dedicar a estudar algo com muito esforço, mas perde porque não tem um conhecimento teórico que nem é necessário pra estudar o curso que pretendia.
Mesmo com todo o esforço, perde porque não teve as mesmas oportunidades do filhinho de papai, que desde criança estudou na melhores escolas e nunca se esforçou pra estar lá.

Quem tem mérito aqui?
O justo é o filhinho de papai preencher uma vaga em uma universidade publica, sendo que poderia sem o menor esforço pagar por uma boa universidade?
Já o João ninguém que se esforçou tanto, não pode pagar por uma particular e como a vaga dele foi preenchida por quem podia, ele fica sem se formar...
Isso é o justo pra você?
O nome disso é filtro social.

Nesse caso, nada mais justo que a sorte decidir.
Fabi escreveu:A questão das cotas é simples os cotistas (e a favor) reclamam que não tiveram a mesma oportunidade de conhecimento pra poder passar no Vestibular, alegam que os ricos podem pagar as melhores escolas, aí que tá, que o governo transforme o ensino público num ensino bom e não fique criando cotas.

Ok, que faça isso depois de sortear as vagas.
Muito cômodo quando o problema não é conosco, esperar pela solução mágica.
O certo é ter vagas pra todos, mas até lá, vamos sorteando as vagas que temos.
Fabi escreveu:Aliás, gostei da idéia do sorteio, eu vou sortear se amanhã você deve ter emprego ou não, o que acha? vou tirar no cara e coroa. Se você achou isso de sortear pra ver se você terá emprego ou não um absurdo então imagine como soa a sua idéia idiota.(na falta de outros adjetivos)

Primeiro que emprego é diferente de vaga em faculdade, estamos falando sobre duas coisa distintas.
Segundo que em muitos casos não seria má idéia não, elimina o problema de preconceito do entrevistador com o candidato, de gente que escolhe o candidato via numerologia do nome, por indicação de algum amigo, etc...

Vamos fazer entrevistas pra entrar nas faculdades então, vamos preencher as vagas com quem tiver o melhor currículo, falar mais idiomas, for mais extrovertido, sem passagem pela policia, que tenha boa aparência e bom relacionamento interpessoal, bem como saiba estudar em equipe, etc...

Percebe que existem diferenças pertinentes entre as duas coisas?

Se você quer que as vagas sejam preenchidas por mérito e não por sorte, então deixe-me definir os méritos a ser avaliados... pois estudar a vida toda em boas escolas não é mérito, não passa de pura sorte. :emoticon3:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

NadaSei escreveu:Tudo o que eu disse é só uma questão de bom senso...

Imagem

NadaSei escreveu: coisa em falta nesse país...

... como tuas opiniões demonstram...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

NadaSei escreveu:Sim, muito justo.
Filhinho de papai que sempre teve do bom e do melhor, compete com trabalhador que veio do nordeste, batalhou a vida inteira e ainda conseguiu se dedicar a estudar algo com muito esforço, mas perde porque não tem um conhecimento teórico que nem é necessário pra estudar o curso que pretendia.

Ninguém mandou os pais deles o terem. E filhinho de papai é quem chama.

NadaSei escreveu:Mesmo com todo o esforço, perde porque não teve as mesmas oportunidades do filhinho de papai, que desde criança estudou na melhores escolas e nunca se esforçou pra estar lá.

Não se esforçou é o car*alho. Quem não se esforça é o vagabundo que não quer estudar, e tá cheio desses no Nordeste e nas escolas públicas também, muitos dos quais só vão à escola para comer a merenda, e não estudam p*rra nenhuma porque sabem que não serão reprovados mesmo.

Daí, depois que tomam um SARRAFO no Vestibular, ficam choramingando pelos cantos por quotas.

NadaSei escreveu:Quem tem mérito aqui?

Quem tem mérito aqui são OS PAIS do garoto que está na escola particular, porque, além de pagarem os impostos para financiar a educação pública, ainda escolheram um bom momento para terem filhos, ao contrário de muitos casos que vemos de famílias que mais parecem chocadeiras e que acham que todo mundo tem que sustentar a sua prole.

NadaSei escreveu:O justo é o filhinho de papai preencher uma vaga em uma universidade publica, sendo que poderia sem o menor esforço pagar por uma boa universidade?

Filhinho de papai é quem chama.

NadaSei escreveu:Já o João ninguém que se esforçou tanto, não pode pagar por uma particular e como a vaga dele foi preenchida por quem podia, ele fica sem se formar...
Isso é o justo pra você?
O nome disso é filtro social.

Quem disse que se esforçou? Quem disse que não ficou a adolescência inteira fumando maconha e ouvindo pag*de e f*nk?

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Fedidovisk

Re.: A Política de Cotas nas Universidades Públicas Brasilei

Mensagem por Fedidovisk »

Poindexter você já estudou em escola pública... mesmo que você queira estudar, é praticamente impossíivel relevante aos alunos e professores... tem que estudar aparte, e ainda sim com toda dedicação fica lesado a educação. Isso levando-se em consideração quem tenha que ter dinheiro para bancar livros de física e etc... já que o estado so fornece de matemátia e português... isso pq no final do ano eles tomam o livro.

Poindexter

Re: Re.: A Política de Cotas nas Universidades Públicas Bras

Fedidovisk escreveu:Poindexter você já estudou em escola pública... mesmo que você queira estudar, é praticamente impossíivel relevante aos alunos e professores... tem que estudar aparte, e ainda sim com toda dedicação fica lesado a educação. Isso levando-se em consideração quem tenha que ter dinheiro para bancar livros de física e etc... já que o estado so fornece de matemátia e português...

E você sabe de quem é a culpa disso? É do povão, mesmo! A culpa é do pessoal que mais frequenta as escolas públicas, e sabes por quê?

Porque na última pesquisa o povão APROVOU o Ensino Público brasileiro!

Veja bem o que eu escrevi na frase acima: não é nem que o povão esteja insatisfeito com o ensino mas não tenha coragem de reclamar... não é isso! Ele está SATISFEITO com ele!!!!

Então, se está SATISFEITO com ele, por quê raios então reclama quotas? Num segundo ele é bom e no seguinte ele é ruim?

Quanto aos livros, alguém aqui acha que minha família simplesmente os "ganhou"? Que "caíram do céu"?

Claro que não! Meus pais tiveram que pagar, e caro, por eles! Só que, logicamente, eles ao invés de terem filhos aos 12 anos, esperaram bem até que tivessem as condições financeiras de tê-los (e isso incluía o ensino particular, porque eles já sabiam que o ensino público já era uma droga na época), e mesmo assim tiveram poucos, e não 847!

Enfim, é tudo uma questão de escolha.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Como disse anteriormente, é tudo uma questão de escolha.

Há os que escolhem dar boas condições aos seus filhos, e exigem qualidade dos serviços que recebem.

Já os outros, e aí se inclui grande maioria da população brasileira, que estão gostando (como as últimas pesquisas mostraram) de ter ensino de má qualidade e que definem escola como o lugar onde o Estado lhes dá a merenda.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Fedidovisk

menos dos que estão estudando ¬¬

Entendo seu ponto de vista, mas tente observar o circulo vicioso por trás disto...

Poindexter

Eu também te entendo, Fedidovisk. Eu já fui mais piedoso quando mais jovem, mas o que em geral acontece é que, como paciência tem limite, com o tempo as pessoas cansam, e isso explica em parte o fato de as pessoas tenderem a se tornarem mais direitistas na medida em que envelhecem.

Chega uma hora em que as pessoas tomam maior consciência de que, como não são eternas, simplesmente não aproveitarão quase nada do que produziram na vida se não pararem rapidamente de gastar seus dias tentando conscientizar pessoas que acham que escola é "sopa di grátis"!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Fedidovisk

Uma forma de romper esse circulo, seria nada menos que medidas por parte daqueles que nao fazem parte do ''problema'', já que os mesmos dentro deste, são afetados por tais. Essas mesmas classes que alegam dos privilegios da burguesia, não fazem muito para tornarem-se iguais, exceção a cotas, e privilégios em oposição a ''capacidade'' de desfrutá-los... entrar na faculdade sem o devido preparo.

Por essa razão acredito que a ação há de vir da ''burguesia'', já que a única forma de se mudar tal realidade é através do voto... e se no poder se encontra um demagogo, a quem culpar ? A ''direita'' não poderia simplesmente tomar de assalto ações e exigir que os pais obriguem seus filhos a frequentar a escola, que os prefeitos sejam devidamente fiscalizados e obrigados a alcançar metas... Cada povo com o governo que elege? Sim. Mas sem medidas, seja pro manifestações ou ações de ''externos'' isso continuará por mais 4 anos... 4 anos... 4 anos...
Editado pela última vez por Fedidovisk em 10 Mar 2007, 10:35, em um total de 1 vez.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

E a grande solução é sortear... Nossa quando eu penso que já ouvi de tudo... :emoticon18:
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

NadaSei escreveu:
Apáte escreveu:NadaSei, cala a boca.

Vem calar! se for macho o bastante pra isso... :emoticon3:

Um dia eu já tive esperança que nosso nobre administrador instalasse o botão ignore user.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Poindexter escreveu:Como disse anteriormente, é tudo uma questão de escolha.

Há os que escolhem dar boas condições aos seus filhos, e exigem qualidade dos serviços que recebem.

Já os outros, e aí se inclui grande maioria da população brasileira, que estão gostando (como as últimas pesquisas mostraram) de ter ensino de má qualidade e que definem escola como o lugar onde o Estado lhes dá a merenda.

Só complementando:
Primeiro, como no meu caso, há alunos que recebem BOLSA INTEGRAL de uma escola particular.
Segundo, nem todo pai que bota o filho numa escola particular é acionista majoritário de uma multi-nacional. Há aqueles com uma visão mais empreendedora, que mesmo não tendo grana sobrando, colocam o filho numa escola boa porque: 1º vão economizar, e muito, quando chegar a faculdade. 2º Porque isso vai influenciar, e muito, em favor de um futuro melhor para o seu filho.
Poindexter escreveu:Eu também te entendo, Fedidovisk. Eu já fui mais piedoso quando mais jovem, mas o que em geral acontece é que, como paciência tem limite, com o tempo as pessoas cansam, e isso explica em parte o fato de as pessoas tenderem a se tornarem mais direitistas na medida em que envelhecem.

:emoticon3: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Fedidovisk escreveu:Por essa razão acredito que a ação há de vir da ''burguesia'', já que a única forma de se mudar tal realidade é através do voto... e se no poder se encontra um demagogo, a quem culpar ?

Vide tópico de minha assinatura.
Editado pela última vez por Apáte em 10 Mar 2007, 00:49, em um total de 2 vezes.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

6º página! :emoticon138:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

E mais 28 páginas de outro tópico.

Apo

Mensagem por Apo »

Alguém aqui tava assistindo Malhação....tsc
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Um colega de trabalho chegou todo feliz por que a filha passou numa universidade federal (Bahia) para medicina. Ao ver a ficha, está lá: COTISTA. A moça é quase loira, aliás, deve ser Loira mesmo pois escreveu que mora em Serjipe. Vai ver que ela anda muito de Willys...

Agora imagino quantos médicos, juízes, advogados, etc... virão por aí...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Creio que existem cotas também para pobre-descendentes.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Eu concordaria com as tais cotas se tivessem um sistema de análise de perfil do candidato. Se ele tem condições de estudar, tem um mínimo de conhecimento que não impeça-o de avançar nos estudos, etc... Do jeito que estão fazendo, é o mesmo que pegar qualquer um na rua e dizer: Você vai ser médico. Ainda se fose só para advogados, tudo bem, afinal... :emoticon22:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Johnny escreveu:Eu concordaria com as tais cotas se tivessem um sistema de análise de perfil do candidato. Se ele tem condições de estudar, tem um mínimo de conhecimento que não impeça-o de avançar nos estudos, etc... Do jeito que estão fazendo, é o mesmo que pegar qualquer um na rua e dizer: Você vai ser médico. Ainda se fose só para advogados, tudo bem, afinal... :emoticon22:

Se fosse só para advogados o seu rabo.

E seria contra as cotas do mesmo jeito. Vestibular não é só para medir se o aluno tem capacidade de entrar na Universidade, mas, devido ao número restrito de vagas, selecionar os melhores.
E preto não é melhor que branco.

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Um colega de trabalho chegou todo feliz por que a filha passou numa universidade federal (Bahia) para medicina. Ao ver a ficha, está lá: COTISTA. A moça é quase loira, aliás, deve ser Loira mesmo pois escreveu que mora em Serjipe. Vai ver que ela anda muito de Willys...

É um circo de horrores!

Aqui depois que saíram as listas, fizemos pequeno apanhado da situação e constatamos as barbaridades que estão sendo praticadas:

- Estudantes que se mataram estudando ( eu os conheço pessoalmente, sei que são alunos esforçados, alguns são pobres e filhos de funcionários das escolas particulares, por isto estudam com bolsa ou meia bolsa), tiraram argumentos muito superiores aos que se declararam negros ou pobres. Não conseguiram passar. Os outros, só porque se dizem pobres ou negros ( a metade nem é negro droga nenhuma) pegou a vaga. Só não digo que roubou, porque está amparado pela lei.

Aberrações. Isto apenas alimenta a baixa de qualidade, o desestímulo ao esforço e aumenta o preconceito.
Injustiça é foda!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Apáte escreveu:
Johnny escreveu:Eu concordaria com as tais cotas se tivessem um sistema de análise de perfil do candidato. Se ele tem condições de estudar, tem um mínimo de conhecimento que não impeça-o de avançar nos estudos, etc... Do jeito que estão fazendo, é o mesmo que pegar qualquer um na rua e dizer: Você vai ser médico. Ainda se fose só para advogados, tudo bem, afinal... :emoticon22:

Se fosse só para advogados o seu rabo.

E seria contra as cotas do mesmo jeito. Vestibular não é só para medir se o aluno tem capacidade de entrar na Universidade, mas, devido ao número restrito de vagas, selecionar os melhores.
E preto não é melhor que branco.

Perfeito e mais. Que profissionais teremos? Vão me dizer que quem não teve base têm condições de tirar todos os atrasos dentro do ambiente acadêmico? Mentira populista!

Que se mexa na base, o que nunca é feito! Tudo isto é a fórmula mais estúpida que se pode inventar para fraudar o mérito e o esforço individual e premiar vagabundo ( que deveria ter vergonha de ter entrado pela porta dos fundos e não dizer que passou nas provas).
Imagem

Anansi

Mensagem por Anansi »

Johnny escreveu:Um colega de trabalho chegou todo feliz por que a filha passou numa universidade federal (Bahia) para medicina. Ao ver a ficha, está lá: COTISTA. A moça é quase loira, aliás, deve ser Loira mesmo pois escreveu que mora em Serjipe. Vai ver que ela anda muito de Willys...

Apo escreveu:Que se mexa na base, o que nunca é feito! Tudo isto é a fórmula mais estúpida que se pode inventar para fraudar o mérito e o esforço individual e premiar vagabundo ( que deveria ter vergonha de ter entrado pela porta dos fundos e não dizer que passou nas provas).

É vergonhoso que haja pais que compactuem com isso. Eles merecem os filhos que tem.

Apo

Mensagem por Apo »

Anansi escreveu:

Apo escreveu:Que se mexa na base, o que nunca é feito! Tudo isto é a fórmula mais estúpida que se pode inventar para fraudar o mérito e o esforço individual e premiar vagabundo ( que deveria ter vergonha de ter entrado pela porta dos fundos e não dizer que passou nas provas).

É vergonhoso que haja pais que compactuem com isso. Eles merecem os filhos que tem.

Não, eles merecem o governo que têm, e com ele o futuro que terão seus pobres filhos, com baixa auto-estima e a sensação de que basta ser alguma coisa de que se compadeçam as pessoas, para arranjar uma portinha falsa para passar.
É como mentir que está grávida ( sendo considerado grávida como um problema) para furar as filas.
Imagem

Anansi

Mensagem por Anansi »

Se essas crianças forem educadas "corretamente" duvido que se sintam humilhadas por arranjar uma portinha falsa. Afinal usar o Jeitinho é sinal de ispertesa.

Apo

Mensagem por Apo »

Anansi escreveu:Se essas crianças forem educadas "corretamente" duvido que se sintam humilhadas por arranjar uma portinha falsa. Afinal usar o Jeitinho é sinal de ispertesa.

Este país aplaude a cara dura e chama de igualdade social. para mim é pura falta de caráter.
Imagem

Trancado