Bit escreveu:Segundo eles (os simpatizantes) é o maior filósofo de todos...![]()
Nao passa de filosofia New Age...

Bit escreveu:Segundo eles (os simpatizantes) é o maior filósofo de todos...![]()
Shanaista escreveu:NadaSei escreveu:A religião procura ensinar ao homem como adquirir controle de sua própria mente, de modo que possa aprender a usar o livre-arbitrio, "libertando" sua mente de tudo que a prende (o verdadeiro livre-pensamento), proporcionando ao homem maior "liberdade" fisica e mental, bem como aumentando sua capacidade intelectual.
E será que a religião encontra-se preparada para lidar e aceitar as causas disso???
Shanaista escreveu:nadaSei escreveu:A religião procura ensinar como podemos levar nossa mente ao estado "desperto", como podemos "acordar".
Esse despertar ocorreu com o surgimento do Iluminismo...
Shanaista escreveu:O Iluminismo idem... raciocinio e lógica
Sim, pois quem colocou o maya religioso na sola do sapato foi o Iluminismo... não a ciência...
Shanaista escreveu:Para a maioria dos Iluministas o conceito é mesmo... porém... o despertar Iluminista é contrário ao religioso... e em minha opinião mais eficaz
Shanaista escreveu:O mesmo ocorreu com o Iluminismo... cuja a finalidade e propósito foi exatamente este... invalidar essas técnicas... e conseguiram!!!
Shanaista escreveu:Refutar isso não é complexo... basta responder a questão: quais desses pregam milagres??? Cientistas ou religiosos???
Shanaista escreveu:Mas isso os Iluministas já fizeram...
Shanaista escreveu:E adequar a mente a ene estados... atualmente não é preciso de técnicas apresentadas pela religião... a psicologia por exemplo... também denominada Filosofia da Mente... tanto observa quanto lapida com técnicas próprias a mente... e sem a necessidade de técnica religiosa nenhuma...
Shanaista escreveu:NadaSei escreveu:Quem duvida, prove que não funciona ou prove que leva a enganos de percepção.
Apartir do momento em que o ônus da prova é apresentado, cabe a quem duvida apresentar o seu ônus da prova.
Isso já esta provado... e resultados para isso frente a qualquer técnica religiosa é o que menos faltam...
Shanaista escreveu:Bit escreveu:Segundo eles (os simpatizantes) é o maior filósofo de todos...![]()
betossantana escreveu:Que maluquice, hein???? No Antigo Testamento O PRÓPRIO DEUS fala com as pessoas em várias ocasiões, como é que isso se adequa ao que você está dizendo, a não ser pela sua vontade psicopática de validar TODAS as religiões de alguma forma?? O Deus do Antigo Testamento é repleto de emoções humanas como a raiva e o descontentamento, ele é um PERSONAGEM, uma INTELIGÊNCIA de características próprias, delimitadas e MUITO DIFERENTE das pessoas que o cultuam!
betossantana escreveu:Ai, que lindo, simples assim!!! E a psiquiatria inteira vai toda pelo ralo, impressionante! Aliás TODA não, você disse "a maioria das doenças mentais", provavelmente as que tem causa orgânica ficariam de fora, não sei. Este mundo é TÃO CHEIO DE MISTÉRIOS, né.
NadaSei escreveu:A psiquiatria é uma das ciências mais mal utilizadas que tenho conhecimento e, esta enganada ao pensar que alterando o funcionamento "normal" e "saldável" de digamos, um "depressivo", e fazendo o "cérebro" desse depressivo funcionar igual ao de um não-depressivo, está fazendo algum bem.
Eles não sabem a "causa" da depressão e, mesmo assim, criam drogas para "modificar" o funcionamento de uma maquina da qual eles pouco sabem (o cérebro) e que está em seu funcionamento normal e, que escolheu por conta própria trabalhar de forma "diferente".
Essas drogas devem ser criadas, mas não devem ser usadas da forma que se faz hoje em dia.
Ao contrario da psicologia e psiquiatria, na religião é identifica e tratada as causas de doênças como TOC, depressão, paixão e outras mais, que não passam de "sintomas" de uma mesma falta de controle mental.
Eu inclusive sou muito mais fã da filosofia clinica que da psicologia.
NadaSei escreveu:Quem precisa estar preparado é o homem, não "a religião", pois ela é uma "coisa" morta, não passa de textos escritos em papel.
NadaSei escreveu:hauhauhauhauhauhauhu hauhuahuh uahuah
Eu estou falando sobre um "despertar" comparável a diferença entre o estado de "vigilia" e o do sono REM, ou comparável a diferença entre uma pessoa sóbria com uma tão bêbada que não consegue nem parar em pé.
Adiquirir conhecimento é sim um tipo de "despertar", Platão faz uma analogia interessante sobre isso no mito da caverna.
A religião como fonte de conhecimento, também proporciona esse tipo de "despertar", como qualquer fonte de conhecimento.
O "despertar" que falo aqui, é algo muito mais intenso que isso e é um conceito diferente de "despertar", como eu já disse, comparável a diferença entre o sono REM e a vigilia, só que maior.
Bit escreveu:Ken wilbour e outros que gostam de falar do mundo usando linguagem obscura, mística ou lirica (Os Paulos Coelhos desta vida)... nao passam através do meu filtro.
Dizes bem. Todos nós temos os nossos filtros. Eu nao leio sobre astrologia porque aquilo é tudo uma porcaria. É o
Vou fazer uma comparaçao.
O que seria da cabeça humana se nao existissem filtros?
Seria como a internet sem motores de busca com critério. Seria uma net onde as buscas seriam ao acaso e onde levarias com 99,9% de merda no meio da testa...
Shanaista escreveu:O Iluminismo fez exatamente isso... fez o homem se voltar em todos aspectos, mentais principalmente, para o próprio homem... inclusive foi isso quem deu origem a outros segmentos racionalistas cujos se tornaram a base de toda psicologia!!!
Shanaista escreveu:Por outro lado... o que se encontra fora de controle... não é a razão humana... mas os anseios humanos cujos são repremidos por religiões...
Shanaista escreveu:O sofrimento por exemplo hora é interpretado como karma... devido enes fatores fictícios... ou então a vontade de um deus pela razão desse assim querer... ou quem sabe por desejar demais sem saber porque se deseja... etc, etc, etc...
É nesse proselitismo que o método religioso esta balizado...
Shanaista escreveu:Quais provas mais você necessita???
betossantana escreveu:Sim, chuchu, sim, sim, sua sapiência me deixa bestificado. Parece muito óbvio pra mim que todos os médicos psiquiatras da história da humanidade estão errados e que todas as pesquisas médicas sobre transtornos psíquicos foram erigidas sobre castelos de nuvens e que você descobriu isso lendo textos religiosos. Cristalino, ululante. Sente-se mentalmente mal de alguma forma? Não procure um médico, pra quê? Procure o NadaSei, ele vai lhe dizer como sair dessa. Após diagnósticá-lo, com sua experiência e conhecimento específicos sobre doenças mentais, NadaSei lhe receitará os textos religiosos mais adequados ao seu caso e também a maravilhosa película Quem Somos Nós?, que irão ABRIR OS SEUS OLHOS E A SUA MENTE. Ele paira sobre tudo com a palavra mais sábia para o fim dos seus problemas, fruto do estudo persistente e dedicado das palavras dos grandes mestres da humanidade. TODA a comunidade médica está simplesmente ERRADA: NadaSei, Buda, Cristo, o Monstro de Espaguete Voador e o Caralho Alado é que estão certos.
Shanaista escreveu:betossantana escreveu:Sim, chuchu, sim, sim, sua sapiência me deixa bestificado.
São duas as pessoas bestificadas...
NadaSei escreveu:Jeanioz escreveu:Nunca disse isso, e o argumento eu já apresentei no primeiro post, se quizer, tente refutar.
Comprovar os bens da meditação não comprova que os dogmas das religiões do mundo são verdadeiros!!! Não comprova a existência de deuses, espíritos, anjos, demônios, vida pós-morte, apocalipse, etc.. E sim apenas um mistério da mente que NADA tem haver com religião nenhuma!!!
O meu argumento não foi esse.
Você claramente não o entendeu, pois eu jamais disse que essas pesquisas provam tudo o que a religião ensina.
Eu apenas argumentei sobre qual o objetivo da religião, o porque de seus ensinamentos e como em parte a ciência vem comprovando a veracidade de "algumas" afirmações sobre a tecnica apresentada pela religião.
Isso não prova que a religião está certa, mas evidência o fato de que ela tem um objetivo que se mostra "funcional" até onde se pode verificar cientificamente e, que "pode" ou "não" ser verdadeiro.
Como ela apresenta a tecnica que permite comprovar suas afirmações, cabe a quem afirma que é tudo "fantasia", provar essa afirmação.
O correto do ponto de vista do ceticismo cientifico, seria não afirmar que ela é verdadeira ou falsa, mas sim uma "possibilidade" plausivel, que deve ser estudada sem preconceito.
O titulo do tópico é provocativo, na realidade não é quem "duvida" que deve provar, mas quem "afirma" que se trata de falsidade e ilusão, ou que religião não proporciona conhecimento de qualidade sobre a mente humana, bem como sobre a realidade a nossa volta. Ou quem "afirma" que a tecnica é falsa ou leva a enganos de "percepção" ou quem "afirma" que a vigilia é um estado mais desperto de consciência que o estado de "iluminação".
"Duvidar", devemos faze-lo sempre, inclusive colocando em duvida, descobretas cientificas e "provas" que nunca vimos nem comprovamos pessoalmente. Nada mais que um exercicio constante de ceticismo.
NadaSei escreveu:Desculpe meu amigo, mas se você acha que a psiquiatria sabe as causas de doênças como TOC, sindrome do pânico, drepressão, ansiedade generalizada e outras mais... sinto informar, mas você está iludido por uma crença pseudo-cientifica, com base em idéias próprias sobre uma ciência que você não conhece.
Informe-se ou ilumine-me, diga a causa das doenças citadas.
NadaSei escreveu:André escreveu:1)A religião é baseada na fé em algo sobrenatural, Deus ou Deuses.Se quer negar isso bem ai complica.
1)Sim, eu nego isso e cito o exemplo do Budismo original, uma religião que nada fala sobre "Deus".
A base da religião é a mente humana e o problema dela se encontrar atualmente em um estado de "sono".
Para "ajudar" essa mente a dispertar, a maioria das religiões fala sobre "algo" que não pode ser "conceituado" e que chamam de "Deus". Algumas criam o conceito "deus pessoal" e falam sobre esse "conceito", mas é um conceito que não é o "Deus real", apenas um "conceito" que permite falar sobre esse "algo" inconceituavel.
Outras falam sobre o "conceito" Deus impessoal, outras sobre o "conceito" Deus interior.
O Hinduismo fala sobre os três conceitos, "Deus pessoal", "Deus impessoal" e "Deus interior".
Não só falam sobre esses três conceitos, como Krishna deixa claro que são conceitos que visam apenas nos dar um vislumbre, uma vaga noção do que seria esse "algo" inconceituavel ao qual eles chamam Deus.André escreveu:Claro que existem ensinamentos, mas quanto a provar isso é subjetivo pois os meus critérios de evidencias, que permitem a chegar a uma conclusão satisfatória, as religiões simplesmente passam longe pois prescindem de evidencias empíricas.Por exemplo, querer negar a evolução das espécies e argumentar que todos os animais sempre foram como são.Isso já foi demonstrado como falso, mas não impede de que instituições religiosas repitam isso.
2)Ok, não temos motivos nenhum para "acreditar" na religião, pois evidencias impiricas e que só podem ser vivenciadas por individuos, não são provas materiais objetivas.
A questão é querer com base nisso, "acreditar" que então, na religião não se fala sobre realidades, mas sim apenas sobre fantasias bobas.
A religião, não deveriam ser difamadas e consideradas como crenças pré-historicas desnecessarias.
Deveria é ser estudada de forma séria e com a ajuda de meios cientificos, acompanhados da pratica da própria religião.
Quanto a evolução, a opinião do vaticano ou de qualquer instituição humana ou crentes criacionistas, não é a religião.
Se eu sou formado em filosofia, crio uma instituição filosofica e afirmo que a terra é quadrada, deveriamos passar a considerar a filosofia como fantasiosa???
Porque então cometem esse erro com a religião?André escreveu:2)Artifício autoritário que em discurso diz que os infiéis irão sofrer pela sua não crença no Deus verdadeiro.Típico de varias religiões, e f(...)m.Alias elas interpretam como artifício de promoção de medo, e convencimento por temor, a muito tempo.
3)Sim qualquer coisa pode ser ensinada assim.Mas a religião o é com mais freqüência do que qualquer outra.
3)Então o estudo das ciências também é mais prejudicial que benefico.
Você está analisando a forma como as sociedades usam a religião e, não a religião em si.
O homem perverte todo tipo de conhecimento.
O estudo das ciência tem sido usado na criação de armas, bem como na manutenção do sistema de "classes", onde ricos pagam por estudos e garantes um futuro financeiramente melhor, enquanto que os pobres que não podem pagar por ele, ficam com os sub-empregos.
O diploma de nivel superior, é usado como "freio" social.
São as instituições humanas, governos e pessoas quem tem usado qualquer tipo de conhecimento, de forma a escravizar as pessoas.
A religião não tem sido nem mais, nem menos projudicial que qualquer outra fonte de conhecimento.André escreveu:Ponto 1 seu: Negativo muita gente segue os ensinamentos práticos, mas está presa ao doutrinamento de forma fundamentalista.Os ensinamentos práticos não garantem a libertação da doutrinação.
Ponto 1 não confere.
4)Não, o problema é justamente o fato da pessoas não seguirem os ensinamentos praticos.
Todos continuam mentindo, todos tem vicios e não buscam elimina-los, todos continuam tendo "maus" pensamentos, etc...
O problema nesse caso é a auto ilusão.
Discuta com qualquer "crente" e veja se ele pratica o "dar a outra face".
Depois que ele não praticar isso, pergunte a ele o porque.
A resposta mais comum é: Ninguém tem sangue de barata.
Eles normalmente julgam que que basta ser "bonzinho" e "justo", basta "acreditar" em Deus, que irá pro "céu" depois que morrer.
Eles se iludem com isso tudo e, não praticam o que é ensinado.André escreveu:Ponto 3 seu: Ok.Mas negar os problemas, das religiões seja na doutrina ou das (...)justificar guerras, escravidão (no passado) e ter maior controle, ou levar as pessoas a um conservadorismo de aceitar sua situação.
5)Como eu já disse, toda fonte de conhecimento é mal usada, bem como qualquer idéia e ideologia.
Os EUA ja justificaram uma guerra em nome da "liberdade" que era ameaçada pelo terrivel comunismo, já justificaram uma guerra pelas "armas de destruição em massa" criadas com o conhecimento cientifico, etc...
Muitos usam a exaltação a "razão", para justificar que homens tem direitos, enquanto animais não e com isso, dão brechas para que o mesmo argumento seja usado contra humanos.
A TV (fruto do conhecimento cientifico), lava nossas mentes desde a mais tenra idade, nos ensinado a um conservadorismo mitico de "amor perfeito", bem como nos prende a conceitos distorcidos de "beleza" e muitas outras coisas.
A maior delas é nos levar a passividade e aceitação. "Se for assaltado não reaja", nos bombardeiam com a corrupção politica desde sempre, o que nos "anestesia" e nos deixa "acostumados" a situação, dessa forma não reagindo a ela.
A TV distorce mais a realidade que qualquer outra coisa, bem como é um dos poderes e é usada como tal, existindo uma censura silenciosa, seguida a "propaganda" da liberdade de expressão.
A pior censura é aquela que nos é imposta de forma que pareça não existir. Se não sabemos que existe censura, não lutamos contra ela.
E esse é o uso que se faz do conhecimento cientifico.
Porque quando o assunto é religião, o problema é visto e a religião difamada, mas quando o assunto é ciência o problema é ignorado e a ciência exaltada?
Isso é distorção da realidade e é isso que eu estou atacando e argumentando.
Religião é ciência.André escreveu:Sou favorável ao estudo das religiões, doutrinas, filosofia, e praticas.Sendo que existem coisas que caracterizaria como boas, e ruins, aproveitáveis, descartáveis, em todas as arenas.Negar essa complexidade e caracterizar as religiões como algo de forma inerente positiva não confere, e esconde sua complexidade.
6)Eu não digo que ela é apenas positiva.
O que eu defendo, é que ela é fonte de ciência tão importante quanto qualquer outra área do conhecimento humano, como a fisica, a filosofia, a matemática ou a psicologia.
Ela não é nem melhor, nem pior que nenhuma delas.
Eu só acho que as outras áreas, seriam melhor aproveitadas por mentes "despertas", mas ciencias como a psicologia e filosofia, também fazem parte desse processo de "despertar", só não levam ao objetivo final desse processo, isso é ramo da religião.André escreveu:4)Ela não supera, ele é diferente.(...) (Dados na Galileu desse mês apontam para isso), facilita intolerância com diferentes religiões.
6)Eu usei a palavra errada, eu quis dizer que ela vai "além". Ou que "supera em determinados pontos".
A filosofia não vai "além" do questionamento e das idéias, coisa que a religião faz, ela vai "além" de meras idéias, tendo uma coisa mais "pratica" e que nos permite o controle das funções mentais.
Nesse caso a filosofia também vai "além" no quesito idéias discutidas e "questionamentos" feitos.
A religião vai além da psicologia no quesito resolver problemas mentais, ela permite que a própria pessoa cura a "causa" da maioria da doenças mentais, como panico, TOC, fobia social, depressão, ansiedade generalizada e outras mais.
A religião, ao contrario da psicilogia, conhece a "causa" desses transtornos, e ensina a própria pessoa a corrigir essa causa.
A psicologia vai "além" da religião, no quesito ajudar aqueles que não estão em condições mentais de fazer isso sozinho, bem como tem conhecimentos sobre "condicionamentos" que não aprendemos com a religião.
A psicologia ainda é muito mais sistematica e de mais facil compreensão e isso é muito importante.André escreveu:As religiões têm erros na doutrina tb.Essa da estratégia do temor a Deus é um dos famosos, e eles se baseiam na Bíblia para isso, e outras religiões que defendem algo similar em seus livros sagrados.Mas são sagrados para eles não para mim, e tenho liberdade para discordar, e achar isso algo autoritário, e arrogante.Por isso foi preciso tirar a religião dos céus e trazer ela para Terra.
7)Eu não chamaria isso de "erro", pois é proposital.
Nem todo mundo funciona na base da explicação e compreensão, alguns tem que ser "incentivados" com o uso da recompensa e punição.
Nem todo mundo é igual, alguns compreendem melhor a linguagem da "crença", outros do "ceticismo" e é por esse motivo, que temos religiões que falam as duas linguas.André escreveu:A religião cumpre funções que vc não abordou, pelo menos não vi.De suavizar a dor, em relação a morte por exemplo, de fornecer uma ilusão de felicidade futura, substitua a felicidade aqui.Isso não é imaginação minha, religiões na pratica tiveram esses papeis.Merecem criticas nesses momentos.
8)O objetivo da religião nunca foi esse e, pra quem tem conhecimento da religião isso é uma baita ilusão.
A morte é 100 vezes mais preferivel, á uma vida de sofrimento "eterno", como poderia então, a "eternidade" aplacar o medo da "morte".
A mensagem da religião, é também a de que estamos iludidos nesse momento, em um tipo de "transe", bem como a de que somos "escravos" (cristianismo incluso aqui).
Que tipo de conforto essa mensagem pode trazer?
Saber disso, é motivo de pânico, não de "ter a dor suavizada".
Só tem a dor aplacada pela religião, quem não compreendeu a mensagem que ela está transmitindo, pois a mensagem é terrivel. Pode ser "esperançosa", mas é terrivel.André escreveu:Não se deve pegar religião como um todo e ignorar as experiências reais, ao mesmo tempo que não se deve pegar exemplos de comportamento e generalizar para toda história, e toda teoria em que esse exemplo surgiu.Logo é necessário, para os interessados, fazer ambos, estudar os códigos e filosofias, separando o joio do trigo, e as experiências reais.Ai tirando suas conclusões conforme sua perfectiva.
Sabendo que nem todos fazem isso, e entender como os outros lidam com a questão é importante inclusive para compreender a questão.
9)Sim, concordo, mas isso é motivo para estudar e explicar corretamente o que é religião, não para difama-la e pregar sua abolição. Mesmo porquê, o mesmo ocorre com todas as outras fontes de conhecimento.
O maior critico da religião foi Cristo, que foi pregado na Cruz justamente por atacar o mal uso que as pessoas estavam fazendo do judaismo. Ele tanto atacou os sacerdotes e interpretes das escrituras da época, que acabou morto por isso.
Jeanioz escreveu:Discordo. Quando os religiosos tentam impor sobre a ciência e sobre a sociedade laica os seus dogmas, suas verdades absolutas, ela está apresentando uma teoria: a sua religião e seus ensinamentos.
Jeanioz escreveu:Na condição de criadores de tal teoria, cabe aos religiosos o ônus da prova, ou seja, cabe a eles apresentar evidências que comprovem que sua teoria é verdadeira de fato.
Jeanioz escreveu:Diante de tais evidências, caberá agora aos céticos refutarem tais evidências, ou aceitarem a teoria como verdadeiro.
É assim que a ciência funciona!!!
Jeanioz escreveu:Se alguém cria uma teoria e não apresenta evidências para defende-la, como acontece com a religião, não há porque a teoria ser levada a sério pela ciência ou pela sociedade laica.
Jeanioz escreveu:Os religiosos, até hoje, não apresentarem nenhuma evidência plausível de que sua religião fosse verdadeira (e isso vale para todas as religiões). E a meditação também não é prova a favor de religião nenhuma.
betossantana escreveu:Dã, já foi dito e redito que a ausência de uma explicação satisfatória não autoriza adotar qualquer uma como verdadeira. Se for assim, já que as causas de TOC, síndrome do pânico e depressão não são ainda totalmente conhecidas, eu posso dizer que a causa de todas é a falta do meu caralho. Meu pau é mágico e se cada pessoa que sofra de doenças mentais me fizer um boquete, curada ficará. Grande bosta.
NadaSei escreveu:betossantana escreveu:Sim, chuchu, sim, sim, sua sapiência me deixa bestificado. Parece muito óbvio pra mim que todos os médicos psiquiatras da história da humanidade estão errados e que todas as pesquisas médicas sobre transtornos psíquicos foram erigidas sobre castelos de nuvens e que você descobriu isso lendo textos religiosos. Cristalino, ululante. Sente-se mentalmente mal de alguma forma? Não procure um médico, pra quê? Procure o NadaSei, ele vai lhe dizer como sair dessa. Após diagnósticá-lo, com sua experiência e conhecimento específicos sobre doenças mentais, NadaSei lhe receitará os textos religiosos mais adequados ao seu caso e também a maravilhosa película Quem Somos Nós?, que irão ABRIR OS SEUS OLHOS E A SUA MENTE. Ele paira sobre tudo com a palavra mais sábia para o fim dos seus problemas, fruto do estudo persistente e dedicado das palavras dos grandes mestres da humanidade. TODA a comunidade médica está simplesmente ERRADA: NadaSei, Buda, Cristo, o Monstro de Espaguete Voador e o Caralho Alado é que estão certos.
Desculpe meu amigo, mas se você acha que a psiquiatria sabe as causas de doênças como TOC, sindrome do pânico, drepressão, ansiedade generalizada e outras mais... sinto informar, mas você está iludido por uma crença pseudo-cientifica, com base em idéias próprias sobre uma ciência que você não conhece.
Informe-se ou ilumine-me, diga a causa das doenças citadas.
Apocaliptica escreveu:Esse NadaSei tá de tiração...só pode.