IN MEMORIAM

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: IN MEMORIAM

Mensagem por Samael »

Eu nunca vi um idiota sequer conseguir recuperar seu amado carro roubado INTACTO de uma delegacia ser "molhar a mão" de policiais por aqui. E isso já ocorreu por aqui duas vezes com meu pai. Com meus tios e primos, conto mais de dez.

Da mesma forma, já fui agredido verbalmente por um policial. Já tive amigos que apanharam e muito de PMs sem nem motivo haver.

A maioria dos que morreram não tinham sequer a preocupação moralista expressa no tópico, estavam apenas na hora errada, no lugar errado. E, certamente, BONÍSSIMA parte deles estava envolvido em corrupção. Não é uma morte em confronto com traficantes que faz homens serem ou deixarem de ser corruptos.

Apocaliptica

Re: Re.: IN MEMORIAM

Mensagem por Apocaliptica »

Usuário deletado escreveu:Ser policial no Rio de Janeiro ou São Paulo deve ser deveras estressante, isso explica um pouco o fato de aparecerem mais notícias de casos de corrupção nesses dois estados do que nos outros estados da federação.

Que coisa! Pare de justificar as ações criminosas do profissionais que devem zelar pela segurança e aderem ao crime, branco....se é estressante para eles, que chorem deitados no colo da mãe! Ou se matem! Não precisa virar bandido! Caramba.

Apocaliptica

Samael escreveu:Eu nunca vi um idiota sequer conseguir recuperar seu amado carro roubado INTACTO de uma delegacia ser "molhar a mão" de policiais por aqui. E isso já ocorreu por aqui duas vezes com meu pai. Com meus tios e primos, conto mais de dez.

Da mesma forma, já fui agredido verbalmente por um policial. Já tive amigos que apanharam e muito de PMs sem nem motivo haver.

A maioria dos que morreram não tinham sequer a preocupação moralista expressa no tópico, estavam apenas na hora errada, no lugar errado. E, certamente, BONÍSSIMA parte deles estava envolvido em corrupção. Não é uma morte em confronto com traficantes que faz homens serem ou deixarem de ser corruptos.

Isto não é de hoje, o que derruba totalmente a justificativa de que é estressante e que a coisa saiu do controle ou que ganham mal.

Na década de 70 e 80 muitos amigos meus foram covardemente abordados por policiais sedentos por " serviço ". Muitos foram humilhados, apanharam, foram "recolhidos" e ameaçados sob a mira de armas ...e um irmão de um namorado meu foi levado da parada de ônibus ( onde desceu cansado depois de um dia de trabalho ) para uma DP e torturado com uma mangueira no ânus e agulhas sob as unhas. Detalhe, ainda era portador de uma deficiência física!

Filhos de uma puta! :emoticon6:

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Usuário deletado escreveu:Ser policial no Rio de Janeiro ou São Paulo deve ser deveras estressante, isso explica um pouco o fato de aparecerem mais notícias de casos de corrupção nesses dois estados do que nos outros estados da federação.

Que coisa! Pare de justificar as ações criminosas do profissionais que devem zelar pela segurança e aderem ao crime, branco....se é estressante para eles, que chorem deitados no colo da mãe! Ou se matem! Não precisa virar bandido! Caramba.

Não estou negando a culpa deles, só estou mostrando o que pode gerar esses crimes.

Aqui em Minas não se tem notícia de corrupção policial, por que será?

Desculpa, mas não creio nisto...aqui no RS sempre houve.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Samael escreveu:Eu nunca vi um idiota sequer conseguir recuperar seu amado carro roubado INTACTO de uma delegacia ser "molhar a mão" de policiais por aqui. E isso já ocorreu por aqui duas vezes com meu pai. Com meus tios e primos, conto mais de dez.

Ora, Samael, que MÁ VONTADE para com nossos ESPETACULARES policiais. Eu acho incrível é que seus familiares tivessem que ser COMPELIDOS a DAR UM AGRADINHO pra esses NOBRES MEMBROS DA CORPORAÇÃO quando a coisa mais natural é que a própria vít... cidadão SE SINTA compelido, com tantos policiais maravilhosos ABUNDANDO por aí, a prestar suas devidas homenagens em forma de algumas notinhas.

Samael escreveu:Já tive amigos que apanharam e muito de PMs sem nem motivo haver.

Exceção, exceção. Gente apanhando da polícia? SEM "motivo"? Exceção, raríssimo caso sui generis. Acredito no nosso colega Skipper, a verdadeira imagem da polícia é de um efetivo composto de pessoas delicadíssimas e de muito bom gosto, que sabem tratar com civilidade, educação e atenção aos direitos e garantias fundamentais a população a que serve. Tanto que as pessoas SE ATROPELAM pra tirar qualquer coisa da carteira e dar a eles, de tanta FELICIDADE que a polícia nos proporciona todos os dias. O guarda é seu amigo!
Editado pela última vez por betossantana em 21 Mai 2007, 20:29, em um total de 1 vez.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

Apocaliptica escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Não estou negando a culpa deles, só estou mostrando o que pode gerar esses crimes.

Aqui em Minas não se tem notícia de corrupção policial, por que será?

Desculpa, mas não creio nisto...aqui no RS sempre houve.

É, mas nada me leva a acreditar que aqui haja corrupção generalizada da corporação. Por isso não posso afirmar isso.

Não espera que toda a corrupção que rola venha à tona não é? Por isto prefere crer que eles sejam honestos...olhe as coisas que vêm à tona e pode projetar isto para quase toda a instutuição mais coorporativista de existe ( depois da Igreja huhuhuhuhu).

betossantana
Contato:

Não posso resistir a uma homenagem aos membros de forças policiais do mundo inteiro com essa capa que vi nesse site com (algumas das) piores capas de disco do mundo!

Imagem

Gilson

Mensagem por Gilson »

Algum forista, não sei precisar, questinonou sobre o fato da polícia transportar, como bagagem, criminosos ou suspeitos detidos sob qualquer argumento.
O "BANDIDO"( para que não prevaleça nenhuma dúvida qanto ao juízo que faço em relação a figura), Lúcio Flávio Vilar Lírio, glamorizado pela colonizada mídia tupiniquim, disse com lapidar conhecimento de causa que "BANDIDO É BANDIDO, POLÍCIA É POLÍCIA".
Me acudam! Existe uma lei, votada e aprovada, que normatiza o transporte de pessoas(não há, na lei, distinção quanto a situação cível-criminal do indivíduo ) em veículos motorizados.
O policial está acima da lei??? Porquê, eu, cidadão cumpridor de meus deveres, em dia com minhas responsabilidades fiscais, trabalhistas e , como pessoa física ou jurídica , absolutamente
fiel às normas vigentes. sou, em rito sumário, condenado a pagar multa por transportar, no banco do "carona", à minha direita , um outro cidadão que não usa o cinto de segurança???
A polícia não é polícia??É bandida??
Não que seja uma situação extrema, mas é sintomática.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Samael escreveu:
SickBoy escreveu:"é culpa da sociedade"

quem diria hein?

O livre-arbítrio agora sumiu, né? :emoticon12:

isso é hilário, eu tomo porrada de todos os lados quando faço uma associaçãozinha entre a criminalidade e pobreza (e todos os outros males que ela abrange), e vejo essa complacência com os "pequenos erros" dos policiais. Coisas mínimas como chacinar, extorquir, espancar. Só consigo concluir que quem não está no grupo dos "três pês" , conforme dito pelo skipperj05, acaba achando boas essas "medidas preventivas"

Apocaliptica

Usuário deletado escreveu:Nem resquícios da suposta corrupção da corporação mineira vem à tona. Isso me leva a acreditar que a corrupção Isso me leva a acreditar que a corrupção generalizada não existe, até que se prove o contrário.

Branco, não há lógica alguma em acreditar nisto. Minas é Brasil. E mesmo que não fosse. Não existe crime sem acobertamento policial. Isto é um fenômeno mundial.

Alguns trechos, só para lembrar de casos acontecidos em Minas.

...Parece-nos, dadas as devidas proporções, que a população de Minas Gerais está
vivendo o clima da Inglaterra e de sua neura com o Exército Republicano Irlandês -
IRA. A Capital mineira se transformou em palco de uma verdadeira onda de atentados a
bomba. Foram 6 em um período de 45 dias, atingindo seus alvos numa seqüência lógica
que requer um verdadeiro estrategista. Agora, tivemos a sétima bomba, que atingiu a
guarita de uma escola.
Vamos pensar nos atentados. O primeiro ocorreu no Cine Nazareth-Liberdade, dias após
um policial civil ser barrado quando queria dar uma "carteirada" - entrar no cinema
sem pagar, apresentando carteira de policial. O segundo, contra a casa do Coronel
aposentado da PM Felisberto Egg, dias após ele ter prendido, juntamente com outros
policiais militares, um policial civil que entrara em alta velocidade num pátio de um
hospital, provocando alvoroço e revolta.
Ocorridos os dois primeiros atentados, começaram os movimentos pedindo apuração dos
fatos e punição dos responsáveis. Quem centralizou as discussões foi o Sindicato dos
Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, em cuja sede ocorreu o terceiro atentado.
Ato contínuo, o jornal "Estado de Minas" notificou com estardalhaço a bomba no
sindicato e pediu apurações rigorosas. Próximo atentado? Contra o jornal "Estado de
Minas".
Nesse instante, a justiça começa a se movimentar. Órgãos de defesa dos direitos
humanos e a OAB iniciam um trabalho de denúncia e um movimento de repúdio pela ação
terrorista. Motivo suficiente para que os dois próximos alvos fossem o Fórum Lafayete
e a sede da OAB, justamente quando acontecia um ato público contra os atentados.
Percebe-se, claramente, uma ligação entre todos os atentados. Mas foi no da OAB que
começou a grande farsa. Por ter ido duas vezes ao banheiro minutos antes do último
artefato explodir, o tesoureiro da CUT Austen Hamendani Mudado é detido como
suspeito, com a presença do próprio Secretário da Segurança Pública. As testemunhas,
três outras pessoas que também foram ao banheiro e que, a caminho ou dentro dele,
encontraram Austen.
Mas o que determina que uma pessoa seja suspeita e outra testemunha? No episódio, o
que se pôde provar é que quatro pessoas foram ao banheiro antes da bomba explodir,
portanto, todas estariam nas mesmas condições. Mas a Polícia Civil preferiu
considerar o sindicalista suspeito e os funcionários da OAB e um "motorista"
testemunhas. Vejam, senhores. A única testemunha que em seu depoimento disse ter visto Austen com
um embrulho ao entrar no banheiro foi o "motorista" Jaime da Cruz Melo, que, por
incrível coincidência, é policial civil aposentado. Agora, depois de uma tremenda
discussão entre a Bancada do PT e o Secretário Santos Moreira, que esteve a meu
pedido na Assembléia Legislativa, a Polícia Civil decidiu considerar o "motorista"
suspeito. Além do depoimento omitir que Jaime é policial civil aposentado, ele, ao
dar seu endereço, mentiu, o que mudou sua condição dentro do caso.
O mais incrível de toda essa situação é que o Governador Eduardo Azeredo e seu
Secretário da Segurança Pública insistem em dizer que o estado democrático não está
sendo ameaçado, contrariando todas as evidências. Se o próprio Secretário disse em
entrevistas que as ações deveriam estar sendo realizadas por grupos insatisfeitos com
sua política, que estes grupos deveriam pertencer à Polícia Civil, que são pessoas
que participaram de torturas nos anos difíceis da ditadura e que provavelmente são
policiais civis aposentados, já está passando da hora do Sr. Secretário abrir os
nomes, deixando de lado a hipocrisia de aceitar armações, como a que ocorreu no caso
da OAB....
As bombas foram utilizadas pelos grupos autoritários, a maioria
deles entrincheirados nos órgãos de repressão política e militar, sendo pagos pelo
erário público para conspirar contra a população.

Não admitiremos que essa história se repita. E esperamos que o Governo Eduardo
Azeredo não sirva de guarida para a reedição do terrorismo político. Esperamos que o
Secretário de Segurança Pública, Santos Moreira, que, reconhecemos, tem se empenhado
para desmontar esquemas de corrupção na Polícia mineira, tenha também a autoridade,
que lhe concede o cargo que hoje ocupa, para chegar até o fim nas investigações,
entregando à justiça os culpados.

E também, aguardamos do Governo um pronunciamento público, isentando de culpa o
companheiro Austen Hermendani Mudado, erroneamente acusado por policiais civis da
autoria do atentado à bomba na Ordem dos Advogados do Brasil.

http://www.almg.gov.br/dia/A_1995/04/L130495.htm

Caso Cleves:

Segundo Cleves, cerca de um mês antes do assassinato
de sua esposa, Wagner Seixas, editor do Caderno Gerais, encomendou
a ele uma série de reportagens sobre a venda ilegal de armas em Belo
Horizonte. O jornalista começou a investigar, foi a diversos pontos
clandestinos de venda de armas. E, certa vez - quando ainda estava
cobrindo o caso dos caça-níqueis -, teve que ir até a casa de jogos
eletrônicos, onde Natalício trabalhava. Ele precisava ouvir o dono da
casa, Durval dos Santos, que estava sendo investigado pelo Ministério
Público.
Foi então que observou o cabo da PM manuseando um
revólver Taurus, calibre 38 e teve a idéia de fingir que estava
interessado em comprá-lo. Isso era comum em seu trabalho. Muita
vezes, usava disfarces, criava personagens fictícios para prosseguir
suas investigações, tudo em nome da apuração jornalística.
Cleves disse a Natalício que um caminhoneiro de nomeOrlando, amigo do repórter, estava precisando de uma arma para
proteger-se e começou a negociação. O PM deu o preço e ainda contou
que precisava de dinheiro para consertar seu carro. Naquele
momento, o repórter teve a certeza de que muitas das armas do crime
organizado saíam da própria polícia. Mas, decidiu não efetivar, naquela hora, a compra do revólver.

http://www.portcom.intercom.org.br/expo ... ial/73/192

Como declarou José Cleves, depois de inocentado:

depoimento
josé cleves
"O erro que aconteceu no meu caso foi exatamente isso: o repórter
confiar, acreditar na autoridade policial como se ela fosse a verdade absoluta."

E lembro-me desta também, que custei a encontrar...não sei o desfecho.

...Existe ainda a ligação efetiva que esse cidadão tem com os dois Promotores que acusei nominalmente, com provas, e esta Casa não se dignou a fazer exigências do caso ao Tribunal de Justiça. Sobre a questão do crime de responsabilidade, poderia ter processado o Presidente do TJ pelo não-envio dessa documentação. E esta Assembléia omitiu-se. Pretendemos, a partir de agora, acompanhar essa história do começo ao fim. Todos os passos foram fechados. Hoje, a própria imprensa mineira tem noção de que, onde pula um traficante, esse Deputado pula na frente para defendê-lo. E, normalmente, esses bandidos estão no perímetro de Ribeirão das Neves e Contagem. Usaremos todos os nossos direitos para buscar a verdade. Esta Casa já abafou uma CPI com provas cabais do envolvimento de Juizes mineiros, e também de Promotores, no tráfico de drogas por meio de solturas e aliciamentos. Agora, o círculo fechou-se, porque tem até Deputado envolvido. Desta vez, apuraremos os fatos, seja como for. Chega de termos, em Minas, o crime sob o patrocínio de políticos, além de parte do Judiciário, parte do Ministério Público, parte da PM e da Polícia Civil. E agora, parte da nossa Assembléia Legislativa. Buscaremos tudo o que pudermos para esclarecer a opinião pública. Esconder-se atrás de mandato para proteger o tráfico de drogas não será mais aceito. Muito obrigado.

Fonte: Deu uma síncope aqui e eu perdi a fonte... :emoticon4:

* Como diz presidente da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo:
"De acordo com ele, “uma organização criminosa não pode funcionar sem cumplicidade dentro da polícia; em qualquer interação entre o poder público e a sociedade existe o risco de corrupção. E no caso dos organismos de controle, polícia e tal, o risco de corrupção chega ao paroxismo. É onde você tem mais riscos. Até porque tem contato permanente com a criminalidade, então você tem ali um caldo de cultura propício ao estabelecimento de conluios, cumplicidade, organizações”

e disse:

" “Mas não nos esqueçamos dos advogados. Nenhuma organização funciona sem comunicação. Essa comunicação entre o indivíduo que está dentro da cadeia e o sujeito que está fora, é propiciada, talvez por familiares também, mas muitas vezes por advogados, que são parte do esquema criminoso. Tudo isso configura corrupção direta, é acompanhado de propina etc., e também de uma corrupção mais generalizada, que diz respeito à forma como essas relações são geridas”, disse Abramo. “Isso só pode acontecer com a cumplicidade desses três grupos (polícia, administração penitenciária e advogados).”

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/27879.shtml

São apenas alguns exemplos...Não vejo nenhum motivo para Minas ser assim tão diferente da "normalidade" ou do "padrão" brasileiro. A menos que não haja organizações criminosas em Minas, não vejo o por quê de não haver corrupção também...

Agora vejamos alguns dados:

EM BELO HORIZONTE:

1.ROUBO
a) 9,2 % da população foi vítima de roubo no último ano (2,6% mais de uma vez)
b) 73 % não acionaram a polícia

2. FURTO
a) 14,4 % da população foi vítima de furto nos últimos doze meses (3,8% mais de uma vez)
b) 70,8 % não acionaram a polícia

3. AGRESSÕES SEXUAIS
a) 0,4 % foram vítimas de agressões sexuais noúltimo ano (metade delas mais de uma vez)
b) 86% não acionaram a policia

4. CORRUPÇÃO POLICIAL
a) 2% da população jã foi extorquido pela PM, 2,5 % foi extorquido pela PC.

54% da população acha que a PM desempemha bem o seu papel.
51% da população acha que a PC desempemha bem o seu papel.

....

MAIS DADOS DE BELO HORIZONTE

FURTO

14,4% da população foi vítima de furto nos últimos doze meses (3,8% mais de uma vez)
88,4 %da população foi vítima de furto nos últimos cinco anos
A mediana do prejuízo foi de R$ 150,00
70,8 % não acionaram a polícia

Razões para não chamar a polícia:

47,4% não chamaram porque achavam que a polícia não poderia fazer nada
31,3% acharam que o incidente não era importante o suficiente para chamar polícia
7,2% não queriam a polícia envolvida

Atendimento da polícia

Quem acionou a polícia esperou menos de 30 minutos para ser atendido
Em 90,4 % dos casos ninguém foi preso

95 % não pensou em nenhuma forma de vingança a respeito do assunto

Locais e circunstâncias do crime
46% dos furtos ocorrem em casa e em ruas e locais do bairro
70% dos casos acontece em dias de semana pela manhão ou tarde
53% das vítimas tiveram prejuízos até R$ 100,00

ROUBO

9,2% da população foi vítima de roubo no último ano (2,6% mais de uma vez)
7,1% foram vítimas de tentativa de roubo
22,7% da população já foi vítima de roubo alguma vez na vida (8,7% mais de uma vez)
Em geral os roubos acontecem em dias de semana à tarde (31,4%) ou à noite (13%)
73% não acionaram a polícia

Razões para não chamar a polícia

52% não chamaram porque achavam que a polícia não poderia fazer nada
32% acharam que o incidente não era importante o suficiente para chamar polícia

Atendimento da polícia
66,7 % de quem acionou a polícia esperou até 30 minutos para ser atendido
Em 80 % dos casos ninguém foi preso

AGRESSÕES SEXUAIS

0,4 % foram vítimas de agressões sexuais nos últimos doze meses (metade delas mais de uma vez)
0,8% sofreram tentativas de agressões sexuais
Em 78,6% dos casos as vítimas não sofreram ferimentos
86% não acionaram a policia

38% não chamaram porque achavam que a polícia não poderia fazer nada
25% não queria a polícia envolvida

Atendimento da polícia

75% que acionou a polícia esperou até 30 minutos para ser atendido
Em 66 % dos casos ninguém foi preso

AGRESSÕES FÍSICAS

4,3 % foram vítimas de agressão física no último ano (2,0% mais de uma vez)
Tentaram agredir fisicamente 4,3% dos entrevistados nos últimos doze meses

28% não chamaram porque achavam que a polícia não poderia fazer nada
42% acharam que o incidente não era importante

Atendimento da polícia

68% que acionou a polícia esperou até 30 minutos para ser atendido
Em 88% dos casos ninguém foi preso.

Quer um panorama completo do crime em Minas, consulte a fonte:

http://www.crisp.ufmg.br/atlasmg.htm

Texto interessante:
http://www.espacoacademico.com.br/025/2 ... erucha.htm

Apocaliptica

SickBoy escreveu:
Samael escreveu:

quem diria hein?

isso é hilário, eu tomo porrada de todos os lados quando faço uma associaçãozinha entre a criminalidade e pobreza (e todos os outros males que ela abrange), e vejo essa complacência com os "pequenos erros" dos policiais. Coisas mínimas como chacinar, extorquir, espancar. Só consigo concluir que quem não está no grupo dos "três pês" , conforme dito pelo skipperj05, acaba achando boas essas "medidas preventivas"

Empresta-me as tuas palavras? Eu precisava dizer isto também....

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Samael escreveu:

quem diria hein?

O bandido não é "vítima da sociedade", o bandido é "produto da sociedade".
Ele não deve ser tratado como um coitadinho.
Ele é apenas uma versão muito pior do imbecil que fura fila ou joga lixo pela janela do apartamento.
É só uma questão de graduação.

Sim, pensando deste modo, podemos falar em "culpa da sociedade", mas sempre levando em conta que ela não é homogênea e a culpa não é necessariamente de todos nem no mesmo grau.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Um colega de trabalho já recuperou o dele, dias depois. A foto estava no site que mostra carros recuperados. O carro estava intacto e não foi preciso molhar a mão de ninguém.

Em compensação, outro foi parado numa falsa blitz e teve que tirar dinheiro do caixa automático para poder ir embora.

Pessoalmente, já fui parado "n" vezes ao longo das décadas, mas nunca tive problemas.

Isto me leva a crer que a corrupção é um grande problema mas não atinge 100% da polícia, o que não me impede de ter medo dela, já que eu não sei com que tipo de policial eu estarei lidando.

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:
Um colega de trabalho já recuperou o dele, dias depois. A foto estava no site que mostra carros recuperados. O carro estava intacto e não foi preciso molhar a mão de ninguém.

Em compensação, outro foi parado numa falsa blitz e teve que tirar dinheiro do caixa automático para poder ir embora.

Pessoalmente, já fui parado "n" vezes ao longo das décadas, mas nunca tive problemas.

Isto me leva a crer que a corrupção é um grande problema mas não atinge 100% da polícia, o que não me impede de ter medo dela, já que eu não sei com que tipo de policial eu estarei lidando.

Se for entre 70 e 90% muda alguma coisa?

betossantana
Contato:

Fernando Silva escreveu:Em compensação, outro foi parado numa falsa blitz e teve que tirar dinheiro do caixa automático para poder ir embora.

Bom, embora isso PAREÇA ter sido um puro e simples ROUBO, seu colega teve muita SORTE de não ter levado UNS TABEFES pra aprender a RESPEITAR nossos valorosos policiais amigos e não obrigá-los a uma perda de tempo como essa. Todo mundo tem que levar seu trocadinho na carteira pro ladrão e pro policial amigo.

Mudaaaaaaaaaaaaaaaando de assunto... hoje tive que mostrar a um dos PMs do meu Juizado um processo em que ele foi condenado a pagar custas judiciais por não ter ido no dia da audiência... o valor era pouco mais de R$300,00... ele tinha pedido dispensa das custas por NÃO TER CONDIÇÕES DE PAGÁ-LAS... o juiz acatou, com algo como "defiro o pedido face à baixa remuneração da parte autora". Eu então pedi a ele que assinasse a folha do despacho pra ficar ciente... ele, hesitando um pouco:
- Ciente ou recebido?
- Ciente.
E escreveu, após pensar uns segundos: "SIENTE".

Não estou contando isso pra falar nada a respeito de "falta de educação" ou "truculência" da classe policial. Conto pra dizer a TRISTEZA TÃO GRANDE que senti quando percebi que a maior parte do efetivo da polícia realmente nem tem mesmo como pagar uma quantia dessas. E pior, quando ele escreveu a palavra errado, uma tristeza pior ainda por ver que até em termos de educação formal aquele colega de trabalho não é razoavelmente bom. Um homem já grisalho, que trabalha portando uma arma, que tem por responsabilidade garantir a segurança e o bom andamento do serviços em um órgão do Judiciário... nunca me senti tão triste por imaginar o modo de vida de um policial.

Inda são evangélicos, os PMs do meu Juizado, affffffff.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

SickBoy escreveu:
Samael escreveu:

quem diria hein?

Exatamente. E eu te juro que se você não tivesse percebido, isso me passaria totalmente em branco.

Ótima sacada, sick.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:
Samael escreveu:

quem diria hein?

O bandido não é "vítima da sociedade", o bandido é "produto da sociedade".
Ele não deve ser tratado como um coitadinho.
Ele é apenas uma versão muito pior do imbecil que fura fila ou joga lixo pela janela do apartamento.
É só uma questão de graduação.

Sim, pensando deste modo, podemos falar em "culpa da sociedade", mas sempre levando em conta que ela não é homogênea e a culpa não é necessariamente de todos nem no mesmo grau.

O que pouca gente percebeu ainda é que não é a existência de uma base material sólida que sirva como explicação para a miséria psicológica e moral de alguém, levando este mesmo alguém a ser tornar um "bárbaro" que atenua a culpa desse mesmo indivíduo.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:

Nem parece que moramos tão próximos.

Já viu uma Quantum sem pneus no pátio de uma delegacia? Pois então, é mais ou menos por aí.

skipperj05

Mensagem por skipperj05 »

BETOSSANTANA,

"Em compensação, outro foi parado numa falsa blitz e teve que tirar dinheiro do caixa automático para poder ir embora."

"Bom, embora isso PAREÇA ter sido um puro e simples ROUBO, seu colega teve muita SORTE de não ter levado UNS TABEFES pra aprender a RESPEITAR nossos valorosos policiais amigos e não obrigá-los a uma perda de tempo como essa. Todo mundo tem que levar seu trocadinho na carteira pro ladrão e pro policial amigo."

Não sei se entendi errado, mas me pareceu que quando o FERNANDO mencionou "falsa blitz" estava se referindo a uma blitz promovida por marginais, e não por policiais. Os marginais é que teriam levado o amigo dele a um caixa eletrônico, para sacar dinheiro mediante ameaça.

Aqui no RJ, em bairros das zonas norte e oeste, marginais fortemente armados com fuzis AR-15 (ou M-16, conforme queiram!) fazem "blitzes" parando veículos e assaltando os ocupantes. Caso encontrem algum policial, é melhor ele se preparar para morrer trocando tiros, no próprio local, pois se deixar que o levem para dentro da favela, será barbaramente torturado antes de morrer. Eu tenho maior medo de ser parado em uma "blitz" dessas, pois minha vida terminará ali mesmo e quiçá também de quem esteja me acompanhando (Minha filha? Minha mulher? Minha mãe?).

O caso aqui no RJ virou guerra civil declarada. Como a PM está "sufocando" as "bocas-de-fumo" (buscando os aurtores da morte de dois PM's que faziam a segurança do local onde mataram o João Hélio--aquele garoto arrastado por 6 KM), os assaltos a transeuntes e coletivos aumentaram quase 30% (um terço é muita coisa!).
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

Apocaliptica

O Rio me apavora do jeito que está... :emoticon8:

skipperj05

SAMAEL,

Mas muitas vezes apreendemos o carrro já semi-depenado, na entrada das favelas. Com a chegada da viatura policial, os moradores que depenavam o veículo saem correndo (mulheres com crianças no colo inclusive!).

Isto não quer dizer que existam maus policiais (na verdade, bandidos usando carteira de polícia!) que "depenam" o veículo apreendido, o que causa enormes transtornos para quem não tem nada com isso. Aqui no RJ, atualmente, qualquer veículo recuperado nem passa pela delegacia. Vai direto para o "PÁTIO LEGAL", administrado por uma firma criada pelas seguradoras especificamente para gerir a apreensão e entrega de veículos. O carro recuperado antes de entrar no pátio desta firma, é periciado e fotografado em seus mínimos detalhes, indo as fotos para a INTERNET.

Desta forma o dono, antes mesmo de ir ao local, já sabe o estado em que estava o carro quando de sua recuperação. Se você ficar parado na entrada do PÁTIO LEGAL por uma hora, verá chegarem muitos carros em perfeito estado (eu diria que a maior parte!).

No início deste ano (dia 29/01) eu fui ao PÁTIO LEGAL para ajudar um amigo a "desembaraçar a papelada" para liberação da S-10 dele, roubada em 1998 e recuperada praticamente inteira em uma "blitz" policial.
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

Apocaliptica

Infelizmente tem muito policial que fica com a "carga" também. Sempre foi assim.

skipperj05

APOCALIPTICA,

"Isto não quer dizer que não existam maus policiais (na verdade, bandidos usando carteira de polícia!) que "depenam" o veículo apreendido..."

Errei na frase acima. Releia com a modificação que fiz e voc6e entenderá o que estou dizendo.

Lógico que existem maus policiais, assim como maus médicos, maus gerentes de banco e maus juízes. Apenas o que eu quiz dizer que não é com a incidência que a sociedade imagina---100%!

Veja, eu me aposentei com 46,5 anos, após trabalhar 23 anos na polícia. Não fiquei nem um mês além do tempo necessário à minha aposentadoria. Se eu, por exemplo, fosse corrupto, não teria pedido a aposentadoria, pois ficaria privado daquele dinheiro "por fora".

Tenho duas faculdades (ambas em biologia na UFRJ) e quando me aposentei estava apenas um cargo abaixo de Comissário. Ganho R$2.700,00 bruto por mês, só vivo "pendurado" no cheque especial e meu carro é um Escort 1.0 1994. Minha casa é simples e moro em um subúrbio a cerca de 45 Km do centro do RJ. Será que me enquadro no estereótipo de policial corrupto?

O que eu tentei dizer é que assim como eu, muitos outros colegas policiais são boas pessoas, razoavelmente honestas (não existe este maniqueísmo de honesto--uma vestal incapaz de qualquer ilegalidade-- e corrupto--um bandido sangüinário sem qualquer escrúpulo), levando uma vida humilde e sem ostentações e orgulhosos de suas carreiras (assim como eu, pois apesar dos meus erros ajudei muitas pessoas em situações críticas!). Eu diria que a maioria (pelo na Polícia Civil, onde trabalhei) são bons policiais, uma minoria são bandidos infiltrados, e uma pequena parte precisa de constante vigilância por parte de seus chefes, pois são bem capazes de "pular a cerca").

Quanto a você ter medo do RJ, vou te confessar uma coisa: Eu também. Nasci e me criei aqui, mas tenho pensado seriamente em me mudar para uma cidade menor e logicamente menos violenta. Chega de guerra...(O descanso do guerreiro!)
Aleixo Belov

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Samael escreveu:Nem parece que moramos tão próximos.

Já viu uma Quantum sem pneus no pátio de uma delegacia? Pois então, é mais ou menos por aí.

Talvez porque eu tenha passado uns 26 anos andando de carro velho, sem valor nem para a polícia nem para os ladrões.
Num carro velho, você se torna quase invisível.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

skipperj05 escreveu:Não sei se entendi errado, mas me pareceu que quando o FERNANDO mencionou "falsa blitz" estava se referindo a uma blitz promovida por marginais, e não por policiais. Os marginais é que teriam levado o amigo dele a um caixa eletrônico, para sacar dinheiro mediante ameaça.

No Rio, há falsas blitzen de policiais e de bandidos. O meu colega foi vítima da polícia.
skipperj05 escreveu:O caso aqui no RJ virou guerra civil declarada.

Bandidos armados e organizados controlam territórios, impõem suas leis, tentam derrubar helicópteros com armas antiaéreas, elegem candidatos, corrompem autoridades, incendeiam ônibus com gente dentro.

Ações da polícia resultam em confontros armados, não com bandidinhos fugindo em perseguições espetaculares, como num filme de ação, mas numa guerra com mortos dos dois lados.

Granadas e balas traçantes cruzando os céus e refugiados sem ter onde dormir são coisas frequentes no Rio.

Não sei se o exército está preparado para combater em zona urbana, mas, se não está, deveria começar o treinamento com urgência. A velha desculpa de que "exército é para lutar na guerra" não se aplica mais.

Estamos em guerra.

Trancado