Alter-ego escreveu:Já lhe disse, em outro tópico, que "sois deuses", na tradição judaica significa "princípes, filhos do Rei" e não deuses no sentido que entendemos. Até o Liquid que é judeu disse a mesma coisa. Mas pra você não importa, porque você está sempre certo, não é mesmo?
E que já refutei essa besteira, mas pra você isso não importa, não é mesmo?
Você continua querendo ignorar o contexto em que Cristo usa esse argumento e contradiz o que é dito na bíblia.
Deuses, se refererir a Príncipes ou filhos do rei, ou ainda a filhos de Deus, não muda nada, somos todos filhos de Deus, igualzinhos a Cristo.
A "trindade" (que não é uma trindade) funciona assim: Pai (Deus) espirito santo (o universo, conceito de Deus impessoal) e os filhos (todos nós, deuses filhos de Deus)
Cristo que usa o "sois deuses" como argumento de que não existe mal nenhum nele sendo homem, se dizer um com Deus.
não
Veja:
João 10
30 Eu e o Pai somos um.31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa,
mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.VEJA COMO CRISTO SE DEFENDE!
34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?
Você não pode querer ignorar o claro contexto disso, ele argumenta que não tem nada demais ele se dizer Deus, pois somos todos deuses e as escrituras não podem ser anuladas.
Eles não tentaram apedreja-lo, por se dizer "príncipe ou filho do Rei", mas por dizer que ele e Deus são "um".
Alter-ego escreveu:E o fato de sermos um com Jesus não implica em panteísmo algum. A liturgia católica diz que, após o casamento, eu e minha esposa somos um. E? Nem por isso ela se torna eu, ou eu ela. Ser um com Deus, não nos faz ser deuses (no sentido latino da palavra, não no judaico).
Faz sim.
Veja que você está usando dois pesos e duas medidas.
Quando Cristo se diz "um" com Deus, você interpreta que Cristo é Deus, mas quando diz que somos "um" com eles, você interpreta como tendo outro significado... Bem isso até seria "possível", mas antes, vamos ver o que Cristo diz sobre isso...
João 17
11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, ASSIM COMO nós.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, COMO tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, COMO nós somos um.23
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Veja que Cristo, não fala sobre ser "um", de uma forma "diferente" como você propõe, mas diz para que sejamos "um" DA MESMA FORMA que ele e Deus são um.
Veja também que a separação é ilusória, a separação é apenas uma "ilusão" de nossa mente "embotada", pois já somos "um" com Cristo e Deus.
João 14
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Ele diz que "naquele dia", ele entenderá isso, mas que ele já está no pai e em nós.
Veja que mais uma vez, Cristo não diferencia... Ele compara o fato dele estar em Deus, com o fato de estar em nós, DA MESMA FORMA, sem nenhuma diferença.
Ele diz: "eu estou no pai, o pai em mim, eu em vós e vós em mim." Não faz qualquer diferenciação entre a "forma" como ele está no pai, com a "forma" como ele está em nós, além de nas passagens anteriores ele dizer: "que estejam em nós COMO eu estou em você, para que estejamos em UNIDADE", ou seja, da mesma forma.
A única forma de negar o panenteísmo dessas passagens, seria negar a divindade de Cristo... mas mesmo isso não funcionaria, por causa de outras passagens.
João 14
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.B
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Se observar o contexto, ele acaba de dizer CLARAMENTE que ele é Deus e que nós também somos.
Ele é Deus porque Deus está nele e, nós somos deuses, porque ele está em nós.
Precisa mais que isso?
Mateus 25
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá:
Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
Porque ao negar alguma coisa a alguém, estaremos negando a Deus?
Simples, PANENTEÍSMO, Deus está em tudo e todos, Deus é TUDO e TODOS, ele é tudo do "Alfa" até o "Ômega", ele é a vida, a existência.
Quando você nega algo a uma pessoa, está negando a Deus, pois Deus é "um" com essa pessoa.
Quer mais?
Uma passagem muito conhecida já da outra indicação do panenteísmo:
Apocalipse 1:8
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Sem contar a passagem onde ele diz que é a própria "vida".
Os problemas para se tentar negar o panenteísmo são MUITOS e, você teria que arrumar diferentes explicações para cada uma dessas passagens e, isso não pode ser feito sem contradição e sem ignorar o contexto do que está sendo dito.
Depois, além de fazer esse "milagre", ainda teria que explicar o que torna esses quatro evangelhos válidos, e permite descartar evangelhos como o de Tomé, Felipe e outros.
Veja que esses, continuam de acordo com o mesmo panenteísmo dessas passagens já citadas.
Tomé
77 Jesus disse: "Eu sou a luz que está sobre todos eles. Eu sou o todo. De mim surgiu o todo e de mim o todo se estendeu. Rachai um pedaço de madeira, e eu estou lá. Levantai a pedra e me encontrareis lá."
Felipe
33. Pai e Filho são nomes simples; Espírito Santo é um nome duplo. Eles de fato encontram-se por toda parte: em cima, embaixo, no secreto, no visível... O Espírito Santo está naquilo que é manifesto; está embaixo, no secreto, acima...
Como pode ver, eu não estou ignorando nada... é você quem está tentando negar o inegável.
Depois disso tudo, você vai insistir no erro?