Fragmentos de Kundera sobre animais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Najma escreveu:
Pug escreveu:...

Respire fundo, Pug... empreste alguma autoridade às suas palavras e pergunte ao dantas:

"- Dantas, por que você ainda perde tempo com quem não quer ouvi-lo? " :emoticon4:

Porque eu me importo com você, é claro... :emoticon16:
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Carmen

Re: Re.: Fragmentos de Kundera sobre animais

Mensagem por Carmen »

Gilghamesh escreveu:Vc está sem alimento, só transportando uma garrafa de água, e sabe que se não encontrar alimento, vc vai morrer.

Se vc encontrar um lagarto no deserto, vc vai deixa-lo viver, ou vai mata-lo para obter alimento e continuar vivendo?

ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ Carmita! :emoticon16:

Nessa hora, vc vai conseguir pensar na melhor forma de não causar dor ao bichinho? :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Gil, em outro post voce fala em "crença no vegetarianismo"...tenho minhas dúvidas, mas pode até ser ideologia, como colocado antes, mas não é fé religiosa ! :emoticon17:

Embora eu já sinta repugnância por carne hoje em dia, provávelmente nesta situação só pensasse num jeito de matar o lagarto.

Sky

Mensagem por Sky »

Carmen escreveu:
Sky escreveu:Um bebé pode não possuir memes como um adulto, e por isso pode não sentir as coisas como um cérebro capaz de ver e sentir como um adulto. Alguém aqui se lembra das frustações da vida de bebé? Isso só é posísvel quando a mente é invadida pela linguagem. Portanto, num certo sentido os bebés muito precoces são tão irracionais como os outros animais. Têm tanta noção do sentido e lembrança do sofrimento como eles. Mas como são os nossos bebés, e como a natureza fez com que amassemos os nossos bebés, tal como nos fez omnivoros, nós damos um desconto a eles e lhes damos o mesmo estatuto moral que um ser humano plenamente consciente...

Essa história de memes não é só uma teoria longe de ser comprovada ? Dá prá levar a sério ? Sei não...
Voce disse que "bebês muito precoces são tão irracionais como os outros animais", só por não falarem ? Parece claro que eles sentem tudo da mesma forma que um adulto. Se eu queimar uma criança de dois anos, um camundongo ou um humano adulto com um ferro em brasa, existe alguma maneira objetiva de dizer quem sentiu mais ou menos ? Gostaria de saber. E se o sofrimento que causei na criança for o menor, isso me permite continuar a torturá-la ? Não, porque ela é humana, critério de supremacia sómente religioso...

A ideia dos memes não é ciência, mas a arte também não é ciência mas não deixa de ser verdadeira. Memes é um neologismo aplicado á transmissão cultural e serve para salientar que o cérebro humano, apesar de nascer com disposição para a linguagem, precisa de palavras e memes para ser inteiramente humano.

Outros primatas podem transmitir cultura através da linguagem e humanos com disfunções cerebrais não. Tomara que comecem a levar isto em conta como verdadeiro para ser "ser humano".

Carmen... os humanos com disfunções cerebrais são dos nossos, como os bebés humanos. Por isso também damos um desconto para eles. E os chimpazés, não têm linguagem do tipo que os seres humanos têm. Se alguém chegar á tua beira e disser para tu imaginares uma vaca a saltar á corda, não tens nenhuma difilculdade. Mas um chimpazé, mesmo sabendo identificar uma corda e uma vaca, duvido que saiba imaginar tal coisa ou inventar sequer tal ideia. A cultura dos chimpazés acontece por outra via: Talvez behaviorista (por repetição e reforço) e não por por associção através da linguagem...

Luis Dantas
Contato:

Oi, Miguel.

Sky escreveu:Carmen... os humanos com disfunções cerebrais são dos nossos, como os bebés humanos. Por isso também damos um desconto para eles. E os chimpazés, não têm linguagem do tipo que os seres humanos têm. Se alguém chegar á tua beira e disser para tu imaginares uma vaca a saltar á corda, não tens nenhuma dificuldade. Mas um chimpazé, mesmo sabendo identificar uma corda e uma vaca, duvido que saiba imaginar tal coisa ou inventar sequer tal ideia. A cultura dos chimpazés acontece por outra via: Talvez behaviorista (por repetição e reforço) e não por por associção através da linguagem...

Deixando de lado a dificuldade em ter essa certeza de que chimpanzés não tem linguagem (pelo que sei se constatou que podem pelo menos aprender algumas palavras), ainda fica a questão de que linguagem é necessária pare expressar sensações, não para tê-las. Não é por não ter linguagem que animais deixam de sofrer. Sofrem sim, e por isso temos um grau de responsabilidade sobre esse sofrimento.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Sky

Re.: Fragmentos de Kundera sobre animais

Mensagem por Sky »

Claro que os animais sofrem. A dor é uma resposta do organismo a uma agressão. As plantas também sofrem... porque também reagem a agressões.

Sky

Re.: Fragmentos de Kundera sobre animais

Mensagem por Sky »

Sabem... se os animais para consumo fossem bem tratados antes de irem para o prato, o sofrimento deles seriam infinitamente menor do que o sofrimento dos restantes animais que vivem na natureza e que têm de se preocupar com lutar contra machos rivais pela posse da fémea... ou fugir de predadores.

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Luis Dantas escreveu:
Gilghamesh escreveu:A questão é, se uma situação extrema pode levar sua crença no vegetarianismo prás cucuias, que razão há em defendê-la?

Isso é ilógico. :emoticon16:

Não entendi, Gil. Qual é o problema de tentar fazer o melhor possível? Você não está dizendo que um vegetariano tem de ser fundamentalista para merecer o seu respeito, está?

Quero crer que poucos vegetarianos (mesmo vegans radicais) entrariam em conflito por algo tão inevitável como esse cenário que você propõe. E menos ainda desistiriam do vegetarianismo por isso. Seria como esperar que os Sobreviventes dos Andes passassem a defender o consumo regular de carne humana.

Vegetarianismo não é (ou pelo menos não acho que deveria ser) algum tipo de alto tabu que desonra quem não consegue ser 100% fiel a ele independentemente das circunstâncias.

Ah, é que eu esqueci de mensionar que me referia aos vegans "fundamentalistas", ou "radicais", vamos assim dizer, por não deixar isso claro, enfiei no mesmo saco, todo mundo. :emoticon16:
Eles defendem o vegetarianismo como sendo a única saida para a sobrrevivência "saudável".
Mas...
Quando o calo dói, mermão, as crenças vão pro espaço com toda a certeza!

Quando a sobrevivência do "eu" é ameaçada, até os preceitos morais deixam de existir!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Luis Dantas
Contato:

Gilghamesh escreveu:Quando o calo dói, mermão, as crenças vão pro espaço com toda a certeza!

Quando a sobrevivência do "eu" é ameaçada, até os preceitos morais deixam de existir!

Ué, mas não é assim que deve ser?
Editado pela última vez por Luis Dantas em 17 Jan 2006, 14:47, em um total de 1 vez.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Carmen... os humanos com disfunções cerebrais são dos nossos, como os bebés humanos. Por isso também damos um desconto para eles. E os chimpazés, não têm linguagem do tipo que os seres humanos têm. Se alguém chegar á tua beira e disser para tu imaginares uma vaca a saltar á corda, não tens nenhuma difilculdade. Mas um chimpazé, mesmo sabendo identificar uma corda e uma vaca, duvido que saiba imaginar tal coisa ou inventar sequer tal ideia. A cultura dos chimpazés acontece por outra via: Talvez behaviorista (por repetição e reforço) e não por por associção através da linguagem...

Parece que não é bem assim, Miguell. E a chimpanzé Washoe, que foi criada por uma família humana que usava a linguagem de sinais ? Ela elaborava frases. E ensinou a linguagem a seu filho.

PS.: ...o que vem a ser "uma vaca a saltar a corda" ??????

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Gilghamesh escreveu:Quando a sobrevivência do "eu" é ameaçada, até os preceitos morais deixam de existir!

Para a maioria das pessoas é isso mesmo, o apego fala mais alto e o instinto de sobrevivência cumpre seu papel naturalista de perpetuação da espécie...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Luis Dantas escreveu:
Gilghamesh escreveu:Quando o calo dói, mermão, as crenças vão pro espaço com toda a certeza!

[colo=#80d0ff]Ué, mas não é assim que deve ser?[/color]

Sim, é assim, então, qual o motivo de perder tempo defendendo radicalmente um conceito aparentemente lógico que, pode ele mesmo, mudar radicalmente, dependendo da situação?

Esse é o ponto, sacou?

O ponto em que a aparente lógica, torna-se ilógica! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Gilghamesh escreveu:
Najma escreveu: se algum dia tivermos a capacidade de criar carne sintética com as mesmas características e o mesmo poder alimentício da carne animal..."

É, realmente seria muito bom.

Isso me lembra uma vez que estava passeando no supermercado e acabei comprando uma lata de salsichas feitas com carne vegetal, fabricada pelos adventistas...

Meu, os caras devem comer aquilo como forma de penitência!!!! :emoticon12:

É ruim demais o troço!

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilgaaaaaaaaa! :emoticon12:

É que tem que "preparar" o troço. Eu já comi feijoada vegetariana temperada com essa salsichinha que é uma delícia e não deixa nada a desejar pra qualquer uma feita com carne de porco. Os meus amigos hare-krishna que tinham um restaurante vegetariano aqui na cidade ainda colocam uns "bagulhos" desfiados de jaca-verde dentro do feijão que tem a consistência da carne e "pega" o gosto do tempero melhor do que a carne de soja. Fica gostoso e eu não to brincando. :emoticon16:

Beijos!
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Gilghamesh escreveu:
Luis Dantas escreveu:

Sim, é assim, então, qual o motivo de perder tempo defendendo radicalmente um conceito aparentemente lógico que, pode ele mesmo, mudar radicalmente, dependendo da situação?

Esse é o ponto, sacou?

O ponto em que a aparente lógica, torna-se ilógica! :emoticon12:

Desculpe, Gil, continuo sem entender. Por que esse radicalismo teria de existir?

Tranca

Mensagem por Tranca »

Najma escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Najma escreveu: se algum dia tivermos a capacidade de criar carne sintética com as mesmas características e o mesmo poder alimentício da carne animal..."

É, realmente seria muito bom.

Isso me lembra uma vez que estava passeando no supermercado e acabei comprando uma lata de salsichas feitas com carne vegetal, fabricada pelos adventistas...

Meu, os caras devem comer aquilo como forma de penitência!!!! :emoticon12:

É ruim demais o troço!

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilgaaaaaaaaa! :emoticon12:

É que tem que "preparar" o troço. Eu já comi feijoada vegetariana temperada com essa salsichinha que é uma delícia e não deixa nada a desejar pra qualquer uma feita com carne de porco. Os meus amigos hare-krishna que tinham um restaurante vegetariano aqui na cidade ainda colocam uns "bagulhos" desfiados de jaca-verde dentro do feijão que tem a consistência da carne e "pega" o gosto do tempero melhor do que a carne de soja. Fica gostoso e eu não to brincando. :emoticon16:

Beijos!

O dia que reproduzirem um torresmo crocante, daqueles que otimamente acompanham uma cerveja gelada, páro para prestar atenção em comida vegetariana. :emoticon16:

Luis Dantas
Contato:

Tranca-Ruas escreveu:O dia que reproduzirem um torresmo crocante, daqueles que otimamente acompanham uma cerveja gelada, páro para prestar atenção em comida vegetariana. :emoticon16:

Tem uns restaurantes vegetarianos aqui em Brasília que me impressionam, Tranca. Fazem até feijoada vegetariana das boas. A maioria é dirigida por adventistas, e por isso fecha aos sábados e abre aos domingos.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Luis Dantas escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:O dia que reproduzirem um torresmo crocante, daqueles que otimamente acompanham uma cerveja gelada, páro para prestar atenção em comida vegetariana. :emoticon16:

Tem uns restaurantes vegetarianos aqui em Brasília que me impressionam, Tranca. Fazem até feijoada vegetariana das boas. A maioria é dirigida por adventistas, e por isso fecha aos sábados e abre aos domingos.

Bom, nesse caso, bom que eles são sabatistas.

Dia de comer feijoada é domingo mesmo... e segunda é dia dela fazer efeito. :emoticon16:

Até hoje não consegui achar graça em comida vegetariana.

Talvez nunca tenha ido aos (poucos) lugares certos.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Venham prá cá que vamos almoçar num que tem um bife de glúten à milanesa que é famoso ! :emoticon4:

Acho essas imitações de carne muito boas para quem está começando, com o tempo perde-se o hábito.

Bjs.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Carmen escreveu:Venham prá cá que vamos almoçar num que tem um bife de glúten à milanesa que é famoso ! :emoticon4:

Acho essas imitações de carne muito boas para quem está começando, com o tempo perde-se o hábito.

Bjs.

Carmita, quando for para Curitiba quero almoçar com você!

^_^

Carmen

Mensagem por Carmen »

rapha... escreveu:
Carmen escreveu:Venham prá cá que vamos almoçar num que tem um bife de glúten à milanesa que é famoso ! :emoticon4:

Bjs.

Carmita, quando for para Curitiba quero almoçar com você!

^_^

Tá combinado. Será uma honra !

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Luis Dantas escreveu:

O Todorov tem um bom ensaio sobre isso, tratando das ações morais em situações extremas.

Ele estuda, em especial, os campos totalitários nazistas e soviéticos.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Tranca-Ruas escreveu:
Luis Dantas escreveu:

Bom, nesse caso, bom que eles são sabatistas.

Dia de comer feijoada é domingo mesmo... e segunda é dia dela fazer efeito. :emoticon16:

Até hoje não consegui achar graça em comida vegetariana.

Talvez nunca tenha ido aos (poucos) lugares certos.

Pois eu acho...

Sou bem "eclético" com comida e me orgulho muito disso!

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Luis Dantas escreveu:
Najma escreveu:
Pug escreveu:...

Respire fundo, Pug... empreste alguma autoridade às suas palavras e pergunte ao dantas:

"- Dantas, por que você ainda perde tempo com quem não quer ouvi-lo? " :emoticon4:

Porque eu me importo com você, é claro... :emoticon16:

O Pensêitor acaba de ganhar concorrência séria ao futuro Red Monkey "óleo de peroba".

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Tranca-Ruas escreveu:Tem uns restaurantes vegetarianos aqui em Brasília que me impressionam, Tranca. Fazem até feijoada vegetariana das boas. A maioria é dirigida por adventistas, e por isso fecha aos sábados e abre aos domingos.

Quais são de adventistas?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Luis Dantas
Contato:

Flavio Costa escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Tem uns restaurantes vegetarianos aqui em Brasília que me impressionam, Tranca. Fazem até feijoada vegetariana das boas. A maioria é dirigida por adventistas, e por isso fecha aos sábados e abre aos domingos.

Quais são de adventistas?

Entre outros, o Rei do Glúten e o Naturama.

Luis Dantas
Contato:

Ateu Tímido escreveu:
Luis Dantas escreveu:Porque eu me importo com você, é claro... :emoticon16:

O Pensêitor acaba de ganhar concorrência séria ao futuro Red Monkey "óleo de peroba".

É mesmo? De quem, Bruno?

Trancado