O velho testamento

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

Re: O velho testamento

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Levando-se em consideração que o deus dos hebreus apareceu muitos anos depois dos outros deuses, é meio que prepotente dizer que ele é, foi e sempre será o único.
Segundo as escrituras sagradas o monoteísmo apareceu primeiro que o politeísmo, pois Deus colocou um casal no mundo e ensinou a eles a sacrificarem ao Senhor. Caim teria matado Abel por ciúmes.
O sacrifício era tão antigo quando Deus criou o primeiro casal. Os outros deuses foram aparecendo com tempo, pois a geração de Caim esqueceu do Deus de Adão,Abel e Sete.
Deus ainda foi tão bom com Caim que colocou nele um sinal para que servisse de exemplo para sua geração que um único Deus tinha visitado sua família.
Com certeza muitos não acreditaram e os deuses vieram a aparecer.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Exatamente. Chegou no ponto que eu queria.
Nunca que deus disse que iria ressucitar Isaque se Abraão o sacrificasse.
Quando Abraão respondeu ao filho que deus iria prover o cordeiro, era para não assustar Isaque. Somente quando Abraão provou a sua fé para deus, é que ele mandou um cordeiro.
Essa estória tinha uma boa chance de acabar com Isaque sendo morto à mando de deus.
Eu não sei aonde voce está querendo chegar, mas Abraão pela fé que tinha ele poderia acreditar que se Deus matasse seu filho ele poderia também ressucitá-lo. A bíblia não diz que Deus ia matar e ressucitar, mas deixou bem claro que podia pois Deus tinha prometido a ele que em isaque seria chamado a tua descendência. Seria portanto herdeiro de uma grande promessa.
Voce precisa estudar antes de falar qualquer palavra sem sentido. Abraão sabendo da promessa tinha fé para acreditar que Deus poderia ressucitar seu filho.
Pesquise antes de sair falando coisas que não entende. Voce está se enganando a sí próprio.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Ou seja: PAREM DE ENROLAR.

Voce está se enrolando porque não quer entender o ponto de vista religioso. :emoticon38:
Cuidado pra não ficar maluco. Seria bom voce até descansar a sua mente um pouco.
Vai ler livros, caminhar na praia, fazer ums exercícios físicos e depois volte com mais calma. :emoticon45:

E por que não deveria ressuscitar?
Você gostaria que Deus fizesse a mesma coisa com você?
Se Deus matasse toda a sua família, você baixaria a cabeça e diria que "Deus tem seus motivos" ?
Se você não sabe quais foram, não sabe se eram bons e justos.
Quais? Onde está dito isto? Provas?
E, logo depois de dar este mandamento a Moisés, Deus manda que os levitas saiam pelo acampamento matando suas próprias famílias.
Obrigado. Mais uma para a minha lista de besteiras crentes.
E você, que não fala nem inglês, entende a linguagem semítica?
O que mais posso acrescentar para dar as explicaçãoes?
Eu não sou um artista nato em teologia, mas procuro sempre me informar no básico de cada questão.
Até inglês eu sei ler um pouco.

- Simples, porque não foi ele que a escreveu.
- Putaqueupariu !!!!
Não importa quem foi. Eu queria saber porque a mitologia não foi acabada antes de ele morrer. Porque? Porque?

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

Erivelton escreveu:
- Simples, porque não foi ele que a escreveu.
- Putaqueupariu !!!!

Não importa quem foi. Eu queria saber porque a mitologia não foi acabada antes de ele morrer. Porque? Porque?

Caro Erivelton,

- Você juntou duas respostas minhas dadas em posts diferentes em um quote só, isso dá uma impressão errada de nosso diálogo a quem começa a ler agora, o ideal seria que você separasse e respondesse um de cada vez para evitar confusão.

- Quanto a seu questionamento, eu não entendi o que você deseja, uma vez que a mitologia se tratava da estória dele, nada mais lógico que ela se acabasse quando ele morresse oras, isso é óbvio!

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Aranha escreveu:Quanto a seu questionamento, eu não entendi o que você deseja, uma vez que a mitologia se tratava da estória dele, nada mais lógico que ela se acabasse quando ele morresse oras, isso é óbvio!
Abraços,
Mas não acabou.
Qualquer mitologia tem um início e um fim. Pela lógica o livro de moisés teria de acabar ali por ser uma mitologia. Deus teria ajudado ele a entrar na terra, matado todos os seus inimigos e não haveria mais livros adiante como Josué etc...Então o Deus da mitologia de Moisés teria terminado.
Deu para perceber o que estou tentando dizer sobre uma mitologia?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Erivelton escreveu:
Aranha escreveu:Quanto a seu questionamento, eu não entendi o que você deseja, uma vez que a mitologia se tratava da estória dele, nada mais lógico que ela se acabasse quando ele morresse oras, isso é óbvio!
Abraços,
Mas não acabou.
Qualquer mitologia tem um início e um fim. Pela lógica o livro de moisés teria de acabar ali por ser uma mitologia. Deus teria ajudado ele a entrar na terra, matado todos os seus inimigos e não haveria mais livros adiante como Josué etc...Então o Deus da mitologia de Moisés teria terminado.
Deu para perceber o que estou tentando dizer sobre uma mitologia?

Caro Erivelton,

- Agora entendo o que quer dizer, mas... e daí?

- O Budismo continuou depois de Buda, o Confucionismo continuou depois de Confúcio, o Islamismo continuou depois de Maomé, o Mormonismo continuou depois de Joseph Smith, o Espiritismo continuou depois de Alan Kardec e o Mickey Mouse continuou depois de Walt Disney.

- Poderia citar vários outros exemplos, sua alegação não quer dizer absolutamente nada

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Exatamente. Chegou no ponto que eu queria.
Nunca que deus disse que iria ressucitar Isaque se Abraão o sacrificasse.
Quando Abraão respondeu ao filho que deus iria prover o cordeiro, era para não assustar Isaque. Somente quando Abraão provou a sua fé para deus, é que ele mandou um cordeiro.
Essa estória tinha uma boa chance de acabar com Isaque sendo morto à mando de deus.
Eu não sei aonde voce está querendo chegar, mas Abraão pela fé que tinha ele poderia acreditar que se Deus matasse seu filho ele poderia também ressucitá-lo. A bíblia não diz que Deus ia matar e ressucitar, mas deixou bem claro que podia pois Deus tinha prometido a ele que em isaque seria chamado a tua descendência. Seria portanto herdeiro de uma grande promessa.
Voce precisa estudar antes de falar qualquer palavra sem sentido. Abraão sabendo da promessa tinha fé para acreditar que Deus poderia ressucitar seu filho.
Pesquise antes de sair falando coisas que não entende. Voce está se enganando a sí próprio.

Mas você sabe muito bem que deus é genioso. Se ele quisesse mudar de idéia, ele mudaria.
E mais uma coisa. Abraão não tinha certeza de nada. Ele já estava resignado a perder o seu filho. Mas, se ele fosse colocar na balança o amor de seu filho ou a ira de deus (que já tinha destruído duas cidades e afogado o mundo) o que você acha que ele faria?
É lógico que Abraão estava mais com medo de deus chogar um raio na cabeça dele do que outra coisa. Não foi por amor ou fé a deus que ele sacrificaria a Isaque e sim temor a deus.

Estude as entrelinhas.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:
Judas escreveu:Você ignora SISTEMATICAMENTE o fato de deus ser OMNISCIENTE, ele não pode voltar atrás em dicisão alguma, pois já sabia que assim seria desde o principio. Ele não pode ficar triste em função de ter sido "surpreendido " com o que viu em "tempo real", ele já sabia muito bem até onde o ser humano poderia chagar(não foi ele mesmo quem criou?) , sabia também o que faria em ralação a isso, ele já sabia que aconteceria o dilúvio.
Você ignora SISTEMATICAMENTE o fato de deus ser OMNIPOTENTE, poderia fazer qualquer coisa, mas resolveu afogar todo mundo. O que isso tem de bom? Por quê ele não estalou os dedos e fez todos sumirem do planeta? Pra quê a dor, o desespero o sadismo? Entendeu porque seu deus é um desgraçado filho da puta?
O que as escrituras nos revela é um Deus que tudo pode, mas devemos levar em consideração que os atributos invisíveis de Deus não estão todos ao nosso alcance. Quem é Deus, como é, de onde veio, sua natureza, sua pessoa, enfim nada sabemos.
Ainda que tenha imperfeições ainda sim seria um Deus.
Nos deu vida e quem não aceita que busque a morte.

Como é que vocÊ diz isso na maior cara limpa?! Como assim vocês não conhecem a deus? Pelo juízo que fazem dele, dizendo que ele é bom e justo, mesmo estando escrito na bíblia exatamente o contrário?
Se não sabemos nada sobre deus, não temos condição de julgá-lo, não podemos dizer se ele está certo ou errado no que faz. No entanto, no meu entendimento, é imoral matar crianças de peito. Por enquanto não vejo nada que justifique isso, se tal ato for praticado por seres humanos falíveis e limitados.
Agora imagine UM DEUS propor uma coisa dessas?
Cabeça fechada é dose!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Levando-se em consideração que o deus dos hebreus apareceu muitos anos depois dos outros deuses, é meio que prepotente dizer que ele é, foi e sempre será o único.
Segundo as escrituras sagradas o monoteísmo apareceu primeiro que o politeísmo, pois Deus colocou um casal no mundo e ensinou a eles a sacrificarem ao Senhor. Caim teria matado Abel por ciúmes.

Só porque está na Bíblia, não quer dizer que seja verdade.
A Bíblia foi escrita depois de outros livros sagrados.
Os judeus eram politeístas e aos poucos foram se tornando monoteístas.

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu: A ciência pertence a Deus. Aliás nenhum cientista tem resposta para inúmeras perguntas complexas. É aí que Deus existe.

O velho argumento da ignorância, "O que não conseguimos explicar, chamamos de deus e pronto, tudo resolvido, não precisamos pensar mais, chega de procurar as respostas lúcidas, vamos partir para a loucura e a fé."
Ainda não conseguimos as respostas para todas as perguntas, mas já sabemos que a terra é redonda e gira em torno do sol, coisa que nem o "dono da ciência" (como você disse), sabia quando mandou um bando de idiotas escrever a bíblia.

Erivelton escreveu: Meu amigo, Deus deu a lei para o seu povo os hebreus, quanto aos outros povos, Deus nunca proibiu ninguém de adorar a seus deuses.

E o livre arbítrio dos Hebreus ?foi pro ralo?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Erivelton escreveu:
Dragão Invisível escreveu:MATAI, POIS, TODOS OS VARÕES, MESMO OS DE TENRA IDADE, E DEGOLAI AS MULHERES QUE TIVERAM COMÉRCIO COM HOMENS; MAS RESERVAI PARA VÓS AS DONZELAS E TODAS MULHERES VIRGENS Números 31: 17,18
Como conciliar este texto com o "Amor de Deus"?
Acho que nenhum versículo da Bíblia é mais representativo do "amor" de Deus pelas suas criaturas do que este acima.

Quantas mulheres e crianças foram mortas?
O sentido figurado deste contexto está na idéia de moisés amedrontar as prostitutas que não mais cometessem pecados com os homens de Deus. Vejam que as outras deixassem vivas.

Quando é que os crentes conseguirão me explicar quais versículos são literais ou não!?! Espero que seja antes da segunda vinda :emoticon37: ... Por que, a sua interpretação nada mais é do que uma adequação a sua crença!
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Judas

Mensagem por Judas »

Minha interpretação da bíblia:

Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

O ministterio da saúde deveria exigir isso aqui no Brasil :

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:

Só porque está na Bíblia, não quer dizer que seja verdade.

Eu posso estar enganado, mas acho que li em algum lugar que antes a concepção de deus, era um casal. A parte masculina tinha criado o mundo e a parte feminina, a vida na terra. Mas como eles não queriam que as mulheres tivessem os mesmos direitos que os homens, a deidade feminina foi "abosrvida" pela masculina e este se tornou o único criador (o que é engraçado é falar que o homem é feito a imagem e semelhança de deus sendo que deus pariu todos os seres vivos, função esta da parte feminina).

Essa repressão foi tão grande que Lilith também foi considerada carta fora do baralho, levando-se em conta que ela foi criada nos mesmos moldes que Adão. Novamente, para que as mulheres não tivessem direito a nada, Lilith desapareceu dos livros sagrados dando lugar à Eva, uma mulher que "nasceu" da costela de Adão, tornando-a assim, um exemplo de escravidão e servidão ao homem.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:Minha interpretação da bíblia:

Imagem

Perfeita!

Uma vez, na PUC, meu professor de religião ( padreco FDP com um carrão zero e pitando charuto em plena aula), horrorizou-se na aula dele porque eu fui honesta e respondi à pergunta academicamente irrelevante e proselitista dele:

- Qual o lugar da Bíblia em sua vida?
- Na prateleira da casa dos outros.

Pagava um fortuna por aqueles malditos inúteis créditos de "Cultura Religiosa" para ser acusada de heresia!!!

Não sei como não tive cabeça para meter um processo naquele imbecil. Eu era muito infantil porque era adolescente ainda! :emoticon9: :emoticon9: :emoticon9:
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:O ministterio da saúde deveria exigir isso aqui no Brasil :

Imagem

HAHAHA! No Brasil? Forget it!
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Dragão Invisível escreveu:MATAI, POIS, TODOS OS VARÕES, MESMO OS DE TENRA IDADE, E DEGOLAI AS MULHERES QUE TIVERAM COMÉRCIO COM HOMENS; MAS RESERVAI PARA VÓS AS DONZELAS E TODAS MULHERES VIRGENS Números 31: 17,18
Como conciliar este texto com o "Amor de Deus"?
Acho que nenhum versículo da Bíblia é mais representativo do "amor" de Deus pelas suas criaturas do que este acima.

Quantas mulheres e crianças foram mortas?
O sentido figurado deste contexto está na idéia de moisés amedrontar as prostitutas que não mais cometessem pecados com os homens de Deus. Vejam que as outras deixassem vivas.

Quantas foram mortas? Todas, exceto as meninas virgens. Por que esta pergunta?

Mas por que ele matou todos os meninos, virgens ou não, e só poupou as meninas virgens?

Por que as pessoas sempre dão um jeito de justificar suas perversidades por meio da religião?

Se Moisés gostasse de garotinhos, teria mandado matar as menininhas e poupar os garotos.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Aranha escreveu:Caro Erivelton,
- Agora entendo o que quer dizer, mas... e daí?
Acho que não entendeu não, pois deu uma resposta totalmente fora de contexto.
- O Budismo continuou depois de Buda, o Confucionismo continuou depois de Confúcio, o Islamismo continuou depois de Maomé, o Mormonismo continuou depois de Joseph Smith, o Espiritismo continuou depois de Alan Kardec e o Mickey Mouse continuou depois de Walt Disney.
Qual destas tiveram seus livros mitológicos não terminados igual ao livro de Moisés?
- Poderia citar vários outros exemplos, sua alegação não quer dizer absolutamente nada
Abraços,
Voce está confundindo uma coisa com outra.
Exemplos de mitologias existentes existem várias, mas escritos mitológicos terminados todos eles possuem.
Ao passo que a mitologia de moisés não terminou.
Veja se agora voce entendeu.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Estude as entrelinhas.
Lúcifer as suas questões já estão em ritmo de desespero.
Seus argumentos estão acabando e começa inventar coisas que acha que está certo.
Eu conheço o judaísmo e o cristianismo e nada vai conseguir distorecer o verdadeiro sentido teológico. Suas inversões contrárias só vai favorecer seu ateísmo.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Só porque está na Bíblia, não quer dizer que seja verdade.
E também não quer dizer que seja mentira.
E o que haver isto?
Nem a teologia possui e voce tens prova documentadas de como as escrituras foram todas escritas num só livro no caso do pentateuco?
Fernando voce só fala coisas para se prejudicar mais ainda.
Onde existem provas que judeus eram politeístas? Fala sério.
Seus argumentos só servem para que os foristas entendam que voce não entende nada de religião.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Judas escreveu:O velho argumento da ignorância, "O que não conseguimos explicar, chamamos de deus e pronto, tudo resolvido, não precisamos pensar mais, chega de procurar as respostas lúcidas, vamos partir para a loucura e a fé."
O que não se consegue explicar é porque não existe explicação.
Somente uma inteligência superior poderia nos explicar os fatos.
Ainda não conseguimos as respostas para todas as perguntas, mas já sabemos que a terra é redonda e gira em torno do sol, coisa que nem o "dono da ciência" (como você disse), sabia quando mandou um bando de idiotas escrever a bíblia.
O dono da vida disse nas escrituras: A CIÊNCIA E O SABER SE MULTIPLICARÁ
E o livre arbítrio dos Hebreus ?foi pro ralo?
Implantar leis não quer dizer que eles perderam seu livre arbítrio. Todos os que obedecem possuem liberdade para tudo.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Dragão Invisível escreveu:Quando é que os crentes conseguirão me explicar quais versículos são literais ou não!?! Espero que seja antes da segunda vinda :emoticon37: ... Por que, a sua interpretação nada mais é do que uma adequação a sua crença!
Voce precisaria comprender um pouco sôbre a cultura da língua semítica. Eles tinham o costume de escrever em linguagem figurada apresentando bastante alegorias. A explicação se dava por metáforas.
Procure pesquisar, conversar com alguém que entende e vais ter grande surpresa.
Eu tinha um estudo muito bom sobre este tema mas não sei onde guardei. Vou procurar e depois volto para lhe dizer onde está.
A serpente do paraíso por exemplo é algo de cultura semítica. Não era uma cobra e sim o próprio diabo.
Muitas outras coisas existem na linguagem semítica que dá a possibilidade de entender em vários ângulos e como Deus é amor temos que partir do princípios para interpretar coisas boas. Entendeu?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

http://www.pilb.t5.com.br/idiomaBiblia.htm
Um pouco da linguagem semítica.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

[quote="Judas"]Minha interpretação da bíblia:[quote]Judas, porque voce resolveu se tornar tão incrédulo em relação a bíbia a ponto de se comportar como vemos?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Essa repressão foi tão grande que Lilith também foi considerada carta fora do baralho, levando-se em conta que ela foi criada nos mesmos moldes que Adão. Novamente, para que as mulheres não tivessem direito a nada, Lilith desapareceu dos livros sagrados dando lugar à Eva, uma mulher que "nasceu" da costela de Adão, tornando-a assim, um exemplo de escravidão e servidão ao homem.
Voce está estudando muito a cabala judaica. Enfim voce quer descobrir como surgiu a mitologia judaica. Não? :emoticon13:

Trancado