KARDECISMO e voo 447 - Hora de prestar conforto espiritual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cabula
Gênero: Masculino

Re: KARDECISMO e voo 447 - Hora de prestar conforto espiritual

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:É claro, se está procurando uma explicação para a vida sempre existirá por aí, a única diferença é a qual se encaixa mais no seu perfil.

Cabula, não quer mudar o seu nick para Conselheiro Acácio?

Não.

Botanico escreveu:Lógico que estou à procura de algo que se encaixe no meu perfil, ASSIM COMO TODOS OS OUTROS NESTE MUNDO, Ô MEU! Até o presente momento, o que melhor se encaixou no meu perfil é o Espiritismo. Nada de alternativo que me foi apresentado serviu.

Na verdade não. Muitas pessoas procuram o" Deus verdadeiro" ou a "verdade"

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:O mundo é caótico e as religiões estão aí para tentar amenizar isso.

Pois é. E é por isso que os céticos/ateus devem se sentir muito frustrados em suas tentativas de desmoralizar as religiões, acreditando que apenas isso bastaria para eliminá-las.

Eu não me sinto frustrado, eu compreendo que muitos não tem a capacidade de admitir a realidade. Se precisam ir ao psicólogo que vão, se precisam ir ao pastor que vão mesmo que o cara só queira ganhar dinheiro contando estorinhas para ela ou se ela precisa apenas desabefar, se ela se sente bem é melhor do que surtar.

Botanico escreveu:Esquecem eles de que ter uma comida insossa para comer é melhor do que não ter coisa alguma...

Verdade, isso é comida insonssa

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Muitos tem necessidades de suporte moral então eles só estarão satisfeitos se acharem algo que tente explicar nesta ótica.

NÃÃÃOOO! Só contaram pra você! Bem, eu já achei o que me deixou satisfeito. Mas se puderem me apresentar coisa melhor...

Aí está: inventaram o judaísmo e para alguns foi a coisa melhor, o cristianismo idem, o islamismo idem, o espiritismo idem

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Acontece o mesmo com os cristãos - muitos vivem mudando de igreja até que acham uma que se encaixe na sua visão de mundo e nessa ficam.

Não sei exatamente se essa sua afirmação está correta, quanto a cristãos ficarem mudando de igreja como se isso fosse o padrão. O padrão é FICAREM na igreja em que se formaram religiosamente mas, caso no momento em que começarem a pensar verificarem que não se encaixa no perfil deles, então sim partirão para outra.

É Claro que não são todos, mas são muitos, os que questionam ou que acham que aquela igreja está querendo tirar dinheiro demais. É claro que existem os tradicionais e os que acham que Deus não pode estar em outro lugar. Por exemplo: entre as igrejas evangélicas existe algum rodízio até eles se acomodarem.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:Eu também adoro crianças e achei essa notícia um horror.
Agora, segundo o DE todos esses serezinhos inocentes PEDIRAM para morrerem desse modo, nessa encarnação. Quando a gente coloca as crenças em cheque, até os seguidores ficam horrorizados. Perceba que até para quem crê, essa receita é de difícil digestão. Para mim isso é de um non sense sem tamanho

E quem disse que segundo a DE todos pediram para morrer desse jeito ?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:Dizem por aí que vêem espíritos mas eu não vejo porque? porque você não é sensível nem desenvolvido o bastante.
e como eu posso saber se é verdade? uma pessoa sensível vai te guiar e te você vai perceber.
etc

sempre explicações que não valem para todos e sim para uns "escolhidos"

Não vejo escolhidos, Cabula, vejo investigação e conhecimento e de preferência por conta própria porque esse papo de seguir algum pseudo mestre geralmente dá é em encrenca.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:
Se a reencarnação existiu sempre e foi sempre responsável pelo desenvolvimento espiritual por que demorou tanto para ser codificado o espiritismo?

Boa parte do conteúdo do espiritismo está espalhado nas religiões antigas. Parte da detratação é feita baseada nesse fato.

mig....

Mensagem por mig.... »

A verdade é que o teólogo que diz que Deus está fora do tempo, ou o espírita que fala sobre evolução espiritual, ou o cientologista que diz que existem 46 milhões de espiritos extraterrestres por cada ser humano... estão a falar coisas sobre as quais nada podem saber.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

mig.... escreveu:A verdade é que o teólogo que diz que Deus está fora do tempo, ou o espírita que fala sobre evolução espiritual, ou o cientologista que diz que existem 46 milhões de espiritos extraterrestres por cada ser humano... estão a falar coisas sobre as quais nada podem saber.

Miguel ?

mig....

Mensagem por mig.... »

Yo

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

mig.... escreveu:Yo

Há quanto tempo ... bom te encontrar rapaz :emoticon4:

mig....

Mensagem por mig.... »

Viva Salgueiro.
Não leio o fórum á meses. Como vão as coisas?

Cabula

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:
Se a reencarnação existiu sempre e foi sempre responsável pelo desenvolvimento espiritual por que demorou tanto para ser codificado o espiritismo?

Boa parte do conteúdo do espiritismo está espalhado nas religiões antigas. Parte da detratação é feita baseada nesse fato.

Ah, é verdade! inclusive os faraós eram colocados nas pirâmides acreditando-se que no futuro eles poderiam reencarnar no próprio corpo, essa aí pode ser desmentida porque eles não voltaram. Bastou juntar as coisas em que já se acreditavam e dar as desculpas necessárias, tipo: o esquecimento é importante encarna-se em outros corpos novos, etc. Muito bom esse Allan.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

mig.... escreveu:Viva Salgueiro.
Não leio o fórum á meses. Como vão as coisas?

Também fiquei ausente por um bom tempo. As coisas estão em clima de bonança, filhos formados
e com bons empregos. E com vc ?

mig....

Mensagem por mig.... »

Estou a fazer mestrado em microbiologia...
Quanto a filhos... não tenho e não quero :emoticon13:

Quem tem filhos? O Encosto e a Anna já casaram?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

mig.... escreveu:Estou a fazer mestrado em microbiologia...
Quanto a filhos... não tenho e não quero :emoticon13:

Quem tem filhos? O Encosto e a Anna já casaram?

Esse é mesmo o caminho Miguel, não dá para parar de estudar.

Que eu saiba nenhum dos dois tem filhos e a Anna está casada mas não com o Ezinho :emoticon12:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:Ah, é verdade! inclusive os faraós eram colocados nas pirâmides acreditando-se que no futuro eles poderiam reencarnar no próprio corpo, essa aí pode ser desmentida porque eles não voltaram. Bastou juntar as coisas em que já se acreditavam e dar as desculpas necessárias, tipo: o esquecimento é importante encarna-se em outros corpos novos, etc. Muito bom esse Allan.

Conhecimento parcial dos antigos não é de se surpreender.

Depois de tanto tempo ainda engatinhamos nesse tal de conhecimento.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:

Porque sim, como diria o Conselheiro Acácio.

Bem, meu caro, a Terra sempre girou em torno do Sol desde a sua origem, mas só depois de 1700 AD e lá vai fumo é que a Santa Madre Igreja Católica admitiu isso...

Preciso explicar a codificação do Espiritismo ou já entendeu?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:agora eu já sei porque o mundo dos bichos é tão sanguinário e injusto. Os bichos matam um ao outro para se alimentar ou para defender seu território ou até mesmo para garantir sua reprodução, então, como ele é espírito, na outra encarnação escolhe ser um bicho qualquer que tenha uma vida com um desfecho tal que pague todos os assassinatos que ele cometeu anteriormente. E assim o ciclo continua. E os homens que matam os animais "escolhem" pagar por isso também?

Os animais não têm espíritos. O que neles os anima é o chamado "princípio inteligente", que é um espírito ainda em fase inicial de evolução, sem consciência de si mesmo. Logo ele não pode escolher: é conduzido no processo.

Sim, o homem que mata animais por razões abusivas, por diversão, por esporte, etc e tal, quando se dá conta de seu erro moral, vê-se na contingência de pagar por eles.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:É porque eles acham que o espiritismo é científico, desta maneira estão mais próximo dos céticos então nós é qua não estamos entendendo a DE porque ela seria lógica.

O Espiritismo é científico somente no que se refere ao experimental mediúnico, mas aqui no Brasil isso não tem feito nenhuma falta.
Não estamos próximos dos céticos: eles é que estão mais próximos dos clérigos cristãos quando desfiam seus argumentos contra nós.
Lógica tem várias medidas, o que é necessário para caber no cérebro de cada um...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:Mas então...eles que expliquem o sentido da cadeia alimentar vista pelos dois ângulos: o do devorador e o do devorado.

A cadeia alimentar é necessária para a manutenção da vida material. Assim sendo, o devorador necessita buscar a matéria que irá sustentar o seu corpo em vegetais ou em outros animais (mesmo que o tal animal seja o humano - vivo ou morto). O devorador, assim como o devorado, sendo ambos animais, têm o princípio inteligente que apenas pode somar suas experiências de forma inconsciente, pois não têm consciência de si mesmos.
Quanto ao devorador humano, ele serve-se da morte de outros animais para também se sustentar. A evolução do cérebro humano está ligada à alimentação carnívora, pois nesta o rendimento proteína-gordura é bem maior do que a massa vegetal equivalente. Contudo, o próprio humano também tem feito a seleção e processamento de vegetais, que lhe permite obter atualmente fontes de proteína e gorduras sem necessidade de que animais sejam mortos por conta disso, mas o costume arraigado e gosto pela coisa ainda persiste.
A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é. É como dizia o Lamarck: "Haverá um dia no qual o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será o mesmo que um crime contra a humanidade".

mig....

Mensagem por mig.... »

"A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é."

Eu sabia. O espiritismo é uma conspiração Vegan...

mig....

Mensagem por mig.... »

"Haverá um dia no qual o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será o mesmo que um crime contra a humanidade".

Não é sequer possível conhecer o intimo de outro Ser humano...

http://www.clarku.edu/students/philosop ... /nagel.pdf

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:É claro, se está procurando uma explicação para a vida sempre existirá por aí, a única diferença é a qual se encaixa mais no seu perfil.

Cabula, não quer mudar o seu nick para Conselheiro Acácio?

Cabula escreveu: Não.

Tudo bem, eu o mudo por minha conta.

Botanico escreveu:Lógico que estou à procura de algo que se encaixe no meu perfil, ASSIM COMO TODOS OS OUTROS NESTE MUNDO, Ô MEU! Até o presente momento, o que melhor se encaixou no meu perfil é o Espiritismo. Nada de alternativo que me foi apresentado serviu.

Cabula escreveu:Na verdade não. Muitas pessoas procuram o" Deus verdadeiro" ou a "verdade"

Conselheiro Acácio, acho que você não entendeu: O HOMEM é que FAZ DEUS À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. Idem na mesma data em relação à verdade. Há verdades que podem ser verificadas independentes de crença, mas esta aí determinará se as tais verdades serão aceitas ou não. Um bom testemunha de jeová sempre aceitará que o Corpo Governante é o Escravo Fiel e Discreto, que fala por Jeová Deus aqui na Terra. E cabe a ele, o bom testemunha de jeová, SEMPRE ACATAR E ACEITAR TUDO O QUE VIER DESSE TAL CORPO GOVERNANTE. Mesmo que eu mostre a esse bom testemunha de jeová (já fiz isso mais de uma vez) que suas publicações trazem pontos doutrinários contraditórios entre si, ele não aceitará isso e buscará explicações e justificativas que só ele consegue aceitar como válidas.

Inclusive com os céticos também é assim. Não importa que um eminente cientista como William Crookes tenha feito pesquisas com médiuns e, até onde sei, não houve quem demonstrasse que ele estava errado em seus procedimentos. Os céticos não aceitam o que ele fez porque seus dados contradizem os DOGMAS científicos. Porém os mesmos céticos ACEITAM QUALQUER BESTEIRA que os ajude a sustentar sua fé cética. Ainda aí no caso do Crookes: o jornalista Jules Bois veio em 1912 com uma publicação, dizendo ter sido amante de uma das médiuns com a qual Crookes fez pesquisas e que esta lhe teria confessado que enganara o cientista com truques bobos e infantis. E Bois até diz testou os truques revelados e confirmou a plena viabilidade deles. Os céticos NÃO DUVIDAM que Bois falou a verdade. Não perguntam quais foram esses truques bobos e infantis e nem veem necessidade disso. A palavra do jornalista já é o bastante. Para os céticos, Crookes poderia ter mentido; mas o jornalista jamais o faria.

É assim que a verdade caminha.

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:O mundo é caótico e as religiões estão aí para tentar amenizar isso.

Pois é. E é por isso que os céticos/ateus devem se sentir muito frustrados em suas tentativas de desmoralizar as religiões, acreditando que apenas isso bastaria para eliminá-las.

Cabula escreveu:Eu não me sinto frustrado, eu compreendo que muitos não tem a capacidade de admitir a realidade. Se precisam ir ao psicólogo que vão, se precisam ir ao pastor que vão mesmo que o cara só queira ganhar dinheiro contando estorinhas para ela ou se ela precisa apenas desabefar, se ela se sente bem é melhor do que surtar.

Você talvez não, mas fico pensando nos céticos militantes que dão as caras aí na mídia, fundam sociedades e lançam publicações...
Ah... O que é a realidade? Você conhece toda ela?

Botanico escreveu:Esquecem eles de que ter uma comida insossa para comer é melhor do que não ter coisa alguma...

Cabula escreveu:Verdade, isso é comida insonssa

Bem, o tal Pilatos perguntou ao suposto Deus em pessoa:
_ O que é a verdade?
E ficou sem resposta.

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Muitos tem necessidades de suporte moral então eles só estarão satisfeitos se acharem algo que tente explicar nesta ótica.

NÃÃÃOOO! Só contaram pra você! Bem, eu já achei o que me deixou satisfeito. Mas se puderem me apresentar coisa melhor...

Cabula escreveu:Aí está: inventaram o judaísmo e para alguns foi a coisa melhor, o cristianismo idem, o islamismo idem, o espiritismo idem

Inclua também o ateísmo, ceticismo e outros ismos. Mas como eu disse, só o Espiritismo é que me deixou satisfeito. E não tenho nada a dizer da satisfação dos outros. Eu não sou eles.

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Acontece o mesmo com os cristãos - muitos vivem mudando de igreja até que acham uma que se encaixe na sua visão de mundo e nessa ficam.

Não sei exatamente se essa sua afirmação está correta, quanto a cristãos ficarem mudando de igreja como se isso fosse o padrão. O padrão é FICAREM na igreja em que se formaram religiosamente mas, caso no momento em que começarem a pensar verificarem que não se encaixa no perfil deles, então sim partirão para outra.

Cabula escreveu:É Claro que não são todos, mas são muitos, os que questionam ou que acham que aquela igreja está querendo tirar dinheiro demais. É claro que existem os tradicionais e os que acham que Deus não pode estar em outro lugar. Por exemplo: entre as igrejas evangélicas existe algum rodízio até eles se acomodarem.

Bem, se alguém já esta INSATISFEITO com a igreja na qual cresceu, aí será mais crítico na hora de escolher alguma outra... Ou o ateísmo.

Botanico

Mensagem por Botanico »

mig.... escreveu:"Haverá um dia no qual o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será o mesmo que um crime contra a humanidade".

Não, não podemos conhecê-lo. Contudo, um humano, usando a si mesmo como referência, pode supor o que se passa no íntimo de outro humano. Já com o que se passa no íntimo dos animais, é mais complicado. Mas quem sabe um dia...

Botanico

Mensagem por Botanico »

mig.... escreveu:"A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é."

Tô fora dela: como carne e não me acho tão errado. Mas se no futuro o meu espírito sentir que tal não pode mais ser aceitável...

mig....

Mensagem por mig.... »

Botanico escreveu:
mig.... escreveu:"A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é."

Tô fora dela: como carne e não me acho tão errado. Mas se no futuro o meu espírito sentir que tal não pode mais ser aceitável...

Estás a falar de coisas sobre as quais nada podes saber, não estás?

mig....

Mensagem por mig.... »

Botanico escreveu:
mig.... escreveu:"Haverá um dia no qual o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será o mesmo que um crime contra a humanidade".

Não, não podemos conhecê-lo. Contudo, um humano, usando a si mesmo como referência, pode supor o que se passa no íntimo de outro humano. Já com o que se passa no íntimo dos animais, é mais complicado. Mas quem sabe um dia...

Porque nós seres humanos podemos conversar. Quem sabe um dia falemos com os animais tb. Já aconteceu com um tal de Balaão e seu Jumento :emoticon12:

Trancado